SEM DUDU É ISSO AÍ!

Na primeira sem seu craque, Palmeiras consegue perder – de novo – para o ridículo time do maior rival

Meus amigos.

Seria muito fácil colocar a culpa de mais uma derrota para o fraquíssimo time do Corinthians/SP nas costas de Weverton. Afinal, o goleiro foi mal demais no lance do gol de Gil e, mesmo tendo a bola levemente desviado em Felipe Melo, tal detalhe não diminui em nada o grotesco erro que cometeu.

Seria ainda mais fácil, aliás, apresentar como desculpa para mais uma vergonha que passamos a ótima atuação de Cássio. Mas se é verdade que o camisa 1 corintiano fez, pelo menos, quatro grandes defesas, também é verdade que nosso poder de finalização esteve bem aquém do que se esperava, mesmo levando em consideração o sentimento de viuvez em relação a Dudu que, podem esperar, ainda durará um bom tempo.

Mas o problema é que o buraco é mais embaixo, bem mais embaixo. Pra começar, o nossa escalação inicial foi errada. Na situação em que estava – e ainda está – nosso adversário, jamais poderíamos começar a partida com Zé Rafael, e muito menos com ele quase que fixo pela direita (justamente setor onde jogava o agora ex-atacante palmeirense). Além disso, todos sabemos que se trata de um jogador sem fibra, sem vibração e que nas raras vezes em que consegue algum destaque o faz apenas diante de pequenas equipes. Outro grave erro cometido por Wanderley Luxemburgo foi apostar em Mayke que, totalmente sem ritmo, foi uma nulidade tanto defensiva quanto ofensivamente. E detalhe: só foi substituído porque se contundiu.

Clássicos, como todos sabemos, são decididos nos detalhes, mas também tem grande peso o fator psicológico. Como iniciamos já classificados devido à derrota do Novorizontino/SP para a Ponte Preta/SP, a acomodação foi a principal característica da nossa equipe. Para tentar resolver esta questão, Luxa começou a mexer na equipe e a fazer uma bobagem depois da outra. A saber:

1 – Se precisávamos de raça, de tesão, jamais Lucas Lima deveria ter entrado em campo, pois se trata de um jogador que, no Palmeiras, quase sempre tem na apatia sua principal característica. Qual o problema com Gustavo Scarpa? Ele é tão inferior assim?

2 – Se estávamos perdendo o jogo, jamais Willian Bigode, mesmo sem brilhar, poderia ter sido substituído, pois sua saída tornou nossa equipe ainda menos efetiva no quesito ofensividade.

3 – Se Rony, mais uma vez, disputava uma partida ridícula, deveria ter sido substituído muito antes do que apenas aos 25 minutos do segundo tempo.

4 – Se todos sabem que Raphael Veiga jamais rendeu no Verdão, por que insistir tanto neste cara? Será que no grupo não tem um único meia que possa receber mais oportunidades?

E antes que alguém diga que, após as mudanças, o Palmeiras sufocou o Corinthians/SP, explico: isso só aconteceu porque nosso rival, ciente das inúmeras limitações que possui, fez o que melhor sabe fazer há anos: fechou-se todo em seu campo de defesa e apostou em seu goleiro que, ao contrário de alguns outros, sempre cresce nos chamados “jogos grandes”.

Mas o pior disso tudo isso, torcedor alviverde, é que nosso treinador acredita que consegue enganar todo mundo. Em sua coletiva pós-jogo, teve a coragem de dizer que o palmeirense pode olhar pra frente com otimismo, pois “o Palmeiras está no caminho certo”.

Só se for no caminho certo para as derrotas.


WEVERTON – 4,5
RUIM

MAYKE – 4,5
RUIM

FELIPE MELO – 5
REGULAR

VÍTOR HUGO – 5,5
SATISFATÓRIO

VIÑA – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

PATRICK DE PAULA – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

RONY – 4,5
RONY

WANDERLEY LUXEMBURGO – 4
MUITO RUIM

LUCAS LIMA – 4,5
RUIM

DIOGO BARBOSA – 4,5
RUIM

 

RAPHAEL VEIGA – 4,5
RUIM

 

GABRIEL MENINO – 4,5
RUIM

 

WESLEY – 4,5
RUIM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

26 Responses to SEM DUDU É ISSO AÍ!

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Boa tarde Marcio, estou de volta … Nosso meio de campo esta ridiculo: Patrick, tem raça, mais nada. Lucas Lima, Zé Rafael, Bruno Henrique, devem estar com dengue. Rony, meu Deus, melhor nem falar nada. Luxemburgo, precisa abrir seus olhos, senão vai ter que assumir ser um treinador ultrapassado. Necessitamos com urgência de 2 meias, 1 lateral direito e 1 atacante.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Ildebrando.

      Mas anote: se ganhar o Paulistinha, não vai contratar ninguém.

      Só que acho que não ganharemos nem esta porcaria de campeonato.

      Abs.

  2. Fábio P. R.

    Parece que desde que o Galiote assumiu o Palmeiras desaprendeu a jogar dérbis (em oposição ao Nobre período anterior). O pessoal não tem mais aquela “fome”, aquela necessidade de ganhar o clássico. Viraram uns “lordes”…

  3. Acho que todos os Palmeirenses pensaram a mesma coisa na hora , Márcio …. perdemos!

    Tirando a base dou zero para todos. Groselhas !!!

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Trevisan, após um leve intervalo, voltamos, espero todos bem de saúde.

    Agora quanto ao clássico, concordo plenamente contigo, é nítida a diferença no elenco, e mesmo assim o Palmeiras “sem Dudu” não jogou para ganhar.

    Vamos ver contra o Santo André, pois já está definido e é mata-mata!!!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: não será simples, mas acho que passaremos por eles.

      Mas daí em diante, sei não…

      Abs.

  5. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Simplesmente vergonhoso.
    Perder para um time ridículo, endividado e com salários atrasados.
    Nosso goleiro dos gols defensáveis de novo falhou e dizem que é de seleção.Mamãe
    Os demais pipoqueiros já não suporto nem falar o nome.
    Perspectivas nada boas.
    Com esses pipoqueiros será mais um ano pra esquecer.

  6. Concordo em 100 % com a sua análise do jogo.
    DISCORDO em 100 % com o titulo da matéria, pois o Dudu sempre amarelou e não jogou absolutamente NADA no campo dos marginais.
    Sobre o jogo tinha certeza absoluta que este elenco daria mais um vexame perdendo pro time mambembe dos marginais.
    PREOCUPANTE;_
    1º) Weverton mais 1 vez falha. Falhou contra o Boca em La bombonera e no Allianz Parque., falhou contra o cruzeiro pela copa do Brasil, falhou contra o Gremio no gol do cebolinha pela Copa Libertadores, etc..
    Na minha modéstia opinião JAMAIS fará 1 atuação de Marcos !

    2º) Maike, Vitor Hugo,Diego Barbosa, Zé Rafael, Bruno Henrique (lento e velho) não tem
    condições de serem titulares do Palmeiras.

    3º) Raphael Veiga, Bibelozinho, jogador de condomínio, vai jogar mais 30 anos e não acrescentar nada ao Palmeiras.

    4º) Rony ?????????

    Mas, mas E mas….QUE ALEGRIA de o Luxemburgo não ter escalado e colocado em campo o jogador mais caro agora do elenco, o SEPTUAGENÁRIO Ramirez !!!
    Nossos olhos, nervos e coração foram milagrosamente POUPADOS !!!

    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: Dudu realmente não fez grandes jogos contra “eles”, mas pelo menos seria uma válvula de escape para nossas jogadas ofensivas.

      Quanto a Weverton, já passou da hora de Jaílson ter uma nova oportunidade como titular, pois nunca decepcionou quando as teve.

      Já com relação aos outros jogadores citados, concordo contigo. E me preocupa muito o caso do Rony: será que fomos enganados?

      Abs.

  7. LAMENTAVEL, COLOCÁ A MULECADA, E PRONTO, ESSES VELHOS JÁ DERAM ANO PERDIDO R

  8. Bom dia, Márcio.

    Apesar de estar feliz com a volta do futebol, eu não esperava grande coisa. Afinal, foram 127 dias sem disputar uma partida oficial e esperar uma grande atuação de qualquer clube após esse período fatídico seria uma grande inocência.

    Porém, confesso que fiquei preocupado com o que vi ontem por uma razão: não vejo boas perspectivas no futuro. A menos que uma mudança drástica de postura aconteça, nosso time é de mediano para baixo. Tecnicamente falando, não existe lampejos de criatividade e nem poder ofensivo. O Palmeiras é um time previsível, constituído de lançamentos de longa distância e muita correria. Mais nada.

    Perder para este time do Corinthians/SP é inaceitável. Se o estádio dos caras estivesse lotado, vá lá, mas com meia dúzia de fotografias de torcedores nas arquibancadas é vexatório. O time dos caras é tão ruim que estava brigando para não ser rebaixado para a série A2. Precisa dizer mais alguma coisa?

    Para finalizar, gostaria de lhe fazer uma pergunta: como é que pode um cidadão entrar em uma arena de futebol profissional e pichar no gramado do estádio um 8×0 do tamanho da pequena área sem que ninguém veja ou impeça esse ato de vandalismo? Antes que você dê o seu palpite, vou dar o meu: isso foi feito por alguém do próprio clube.

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: vc foi muito feliz em suas colocações.

      Perder um clássico é normal, mas perder para “eles” na fase em que eles se encontram, tanto dentro quanto fora do campo, é digno de vergonha.

      E em relação ao vandalismo, concordo: está muito estranha esta história. Vamos ver se as câmeras de segurança apontam quem, de fato, fez o que fez.

      Abs.

  9. E o Luxemburgo dando entrevista após o jogo elogiando o Diogo Barbosa, disse que foi uma grata surpresa. Meu Deus !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: conheço bem o Luxa.

      Ele sabe que fomos muito mal no primeiro tempo e que a culpa foi principalmente dele.

      Ele se aproveitou do fato de as perguntas serem feitas pela assessoria de Imprensa do clube e respondeu aquilo que lhe era mais propício.

      Abs.

  10. É inacreditável como esse goleiro sempre entrega a rapadura em jogos importantes. Não engulo até hoje aquele primeiro gol que ele tomou contra o Grêmio. Outros dois jogadores: Lucas Lima e Raphael Veiga, deve ter algo estipulado no contrato desses caras que eles devam jogar pois não é possível essa insistência neles, nunca jogam absolutamente nada e continuam insistindo… insistindo… insistindo…

    • Márcio Trevisan

      Ed: LL ainda tinha um passado, uma história, quando foi contratado. Daí todos os técnicos esperarem que, de repente, o cara volte a jogar o que jogou no Santos/SP.

      Já o caso do RV é diferente: está mais do que provado que se trata de um jogador para time pequeno ou médio.

      Abs.

  11. Sem goleiro também é isso aí. Abraços Márcio tava com saudade de escrever aqui, mas sempre tô de olho nas publicações. Saúde a todos.

    • Márcio Trevisan

      Fala, Ed.

      Não considero Weverton ruim, só acho que Jaílson e Prass lhe são superiores.

      E se você estava com saudades, amigo, imagine eu.

      Abs.

  12. Caro Márcio e amigos,

    Como gostamos de reabilitar eles?!
    Nos ultimos tempos, É sempre assim, o timeco deles ganha da mesma forma quando joga conosco, e isso, aconteceu com todos os técnicos que passaram pelo nosso comando.
    Será que na tal famosa preleção do professor ele esqueceu de avisar o principal: “não tomar gol bobo no começo pois eles vão se fechar e se garantir com o Cássio”.
    Enfim, a boa notícia é que o futebol voltou, como faz falta essa paixão.
    ABS

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo, salve.

      É o mesmo filme quase toda vez, e o final é sempre muito ruim… para nós.

      Quanto ao futebol, vc tem razão: para mim, é como um vício.

      Abs.

  13. JOSE APARECIDO M CRUZES

    É REVOLTANTE PERDER DESTA MANEIRA E PRINCIPALMENTE PARA O NOSSO MAIOR RIVAL, E PIOR UM TIME RIDÍCULO.
    NO GOL DELES, NOSSO TIME PARECIA UM SUB9. TODOS PERDIDOS. NOSSO GOLEIRO DOS GOLS DEFENSÁVEIS NEM ME FALE, APESAR QUE O TREMENDO ENGANADOR E HORRIVEL FM O ATRAPALHOU.
    ESTRANHEI A ESCALAÇÃO DO BUNDA GRANDE ZR, MAS SE NÃO FOSSE ELE , SERIAM OUTROS IMPRESTÁVEIS LL, RV, OU GS, QUE PRA MIM NÃO MUDARIA MUITA COISA E OQUE REALMENTE ACONTECEU.
    ACHO QUE JÁ PASSOU DA HORA DE DAR MAIS OPORTUNIDADES PARA OS MAIS NOVOS.
    NÃO VEJO PERSPECTIVAS DE GRANDES CONQUISTAS ESTE ANO COM ESTE BANDO DE PIPOQUEIROS.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      E o pior é que, quando os caras abriram o placar, falei para o me filho: “Perdemos”.

      É a mesma história de quase todas as partidas.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>