DUDU NOBRE

Atacante emprestado ao Al-Duhail do Catar já é um dos principais jogadores da história do Palmeiras

A saída de Dudu pegou todos os palmeirenses de surpresa. Assim que começaram as especulações, no começo deste mês, até que a transação fosse concluída, na última quarta-feira, inúmeros foram os torcedores que rezaram para que, de última hora, algo desse errado e o jogador desse continuidade à sua trajetória no clube que, até agora, durou cinco anos e meio.

E não é para menos. O desempenho que Dudu obteve em sua passagem pelo Verdão já o coloca entre os melhores e mais importantes nomes de toda a mais do que centenária história do clube, e ainda que existam aqueles (poucos, muito poucos, é verdade) que prefiram minimizar a importância do atacante dentro do Palmeiras, o fato é que seus números são inquestionáveis. Sendo assim, ei-los:

 

1 – Dudu disputou 305 partidas

Mesmo levando em conta que outros 28 atletas não só alcançaram mas também igualaram tal marca, vale lembrar que, ao todo, foram 1.559 os profissionais que vestiram a camisa verde e branca até hoje. Ou seja: isso representa apenas 1.87%. Em outras palavras: Dudu conseguiu o que outros 1.530 jogadores não conseguiram. E mais: o último a obter tal façanha foi o goleiro Sérgio, que atingiu os mesmos 305 jogos em 17.09.2005 (Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro/MG). Ou seja:fazia quase 15 anos que um jogador não conseguia o que Dudu conseguiu.

2 – Dudu jogou 284 partidas como titular (93.5%)

Neste quesito foram, ao todo, 34 os nomes que atingiram ou superaram esta marca. Mais uma vez, em termos percentuais isso significa muito pouco, já que somente 2.2% dos que já defenderam o Palmeiras o conseguiram. E mais: o último a obter tal façanha foi o meia Zinho, que atingiu os mesmos 284 jogos como titular em 07.10.1999 (Cruzeiro/MG 3 x 0 Palmeiras). Em outras palavras: fazia quase 21 anos que um jogador não conseguia o que Dudu conseguiu.

3 – Dudu obteve 174 vitórias

Além do, agora, já ex-palmeirense, outros 28 atletas atingiram ou superaram este número. Percentualmente, porém, outra vez isso se torna insignificante: 1.87%. E mais: o último a obter tal façanha foi o goleiro Marcos, que comemorou sua 174ª vitória no dia 16.02.2008 (Palmeiras 4 x 0 Juventus/SP). Em outras palavras: fazia mais de 12 anos que um jogador não conseguia o que Dudu conseguiu.

4 – Dudu marcou 70 gols

Outro ponto que o atleta merece destaque. Afinal, foram apenas 31 os jogadores que conseguiram superar esta marca – ou, 2.01% deles, se preferirem. Isso sem contar, claro, as 76 assistências (passes que resultaram em gols) que o atacante propiciou. E mais: o último a obter tal façanha foi o inesquecível Edmundo, que atingiu os mesmos 70 gols em 02.03.2006 (Palmeiras 3 x 0 Atlético Nacional/COL). Em outras palavras: fazia mais de 14 anos que um jogador não conseguia o que Dudu conseguiu.

5 – Dudu obteve 3 títulos nacionais

Sem dúvida nenhuma, de todos os feitos que conseguiu em sua passagem pelo nosso time deste é o que mais Dudu pode se orgulhar. Obviamente, muitos foram os jogadores que obtiveram igual ou superior façanha – como, por exemplo, os goleiros Fernando Prass e Jaílson, que comemoraram com o próprio atacante as conquistas da Copa do Brasil de 2015 e dos Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018. No entanto, os últimos jogadores que haviam conseguido tal feito faziam parte da Primeira e da Segunda Academias: Ademir da Guia, Dudu (o nosso eterno Olegário), Edu Bala, Eurico, Leão, Luís Pereira, Pio, Zé Carlos e Zeca faturaram o tri nacional em 1969, 1972 e 1973. Em outras palavras: fazia inacreditáveis 45 anos que ninguém conseguia o que Dudu conseguiu!!!

Se Dudu irá ou não retornar ao Palmeiras em julho do ano que vem somente o tempo poderá dizer. Se o fizer, certamente melhorará ainda mais os seus já brilhantes números. Mas, se decidir permanecer no mundo árabe definitivamente, pode ficar tranquilo: já terá escrito seu nome na vitoriosa história do maior campeão do Brasil.

7 Responses to DUDU NOBRE

  1. Números que pra mim não refletem 100 % a realidade desse jogador que sim foi importante, conquistou 3 nacionais (não foi decisivo em nenhum deles), um jogador que 90 % dos jogos decisivos, onde não se podia refugar…ele refugou, mas enfim….não tenho nada contra, é bom para os dias de hoje. Abraços.

  2. Boa noite, Márcio.

    Há tempos não nos falamos, por isso espero que esteja tudo bem com você e sua família, especialmente durante esse momento delicado que vivemos.

    Vejo essa negociação do Dudu muito abaixo daquilo que um jogador como ele merecia. Ele é certamente um dos principais destaques do futebol Brasileiro na atualidade e ser negociado por 18 milhões de Euros (se não me engano) faz com que essa transação seja incompatível com sua qualidade. Se esse for o valor de mercado para um jogador como ele só temos a lamentar a falência dos clubes Brasileiros – que vendem jogadores desse nível por essa cifra – e a falta de valorização do nosso futebol.

    Por não acreditar que isso seja verdade, penso que pesou muito nessa negociação os problemas particulares vividos por ele. Não creio que ele seria preso, mas teria sérios problemas de aceitação da torcida feminina do Palmeiras. Protestos certamente aconteceriam e ele não teria cabeça para jogar o futebol que sabe.

    Esse período de ausência servirá, acima de tudo, para a poeira baixar e ele voltar com essa condição mais amenizada.

    Qual a sua opinião a respeito?

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Agradeço o contato e informo que, por aqui, “seguiamo tutto bene”.

      O valor inicial é 7 milhões de euros pelo empréstimo até 31.07.2021. Caso, após este período, o clube do Catar e o jogador decidam pela continuidade do trabalho, o Palmeiras receberá mais 8 milhões de euros, totalizando assim 15 milhões de euros – e não 18 milhões de euros.

      Concordo quando você diz que o valor é baixo, mas devemos levar em consideração o fato de que Dudu já tem 28 anos e que, com esta idade, o mercado europeu já não mais existe para ele.

      Em relação a seus problemas particulares, estes devem, sim, ter pesado um pouco em sua decisão de “dar um tempo” por aqui – daí a negociação ter sido feita por empréstimo, e não em definitivo, o que era de se esperar para um jogador do seu nível. Para mim, ele voltará no ano que vem para cumprir o restante de seu contrato.

      Forte abraço. E não se esqueça: a partir de 22/07/2020, voltaremos à normalidade por aqui.

  3. Rodrigo Henrique

    Sinceramente não tinha noção desses números do Dudu.Pela minha idade peguei pouco da carreira do Edmundo e Evair, mas vi Alex, Marcos , Arce e o privilégio de ser palmeirense e poder ter como ídolo dessa geração atual (na minha opinião) Dudu.E assim como Prass, nos deixando órfãos tavez,de alguem que nos represente dentro de campo.O que nos restam nesse momento é a esperança do surgimento de alguem que venha a suprir essa ausência.

    Avante meu Palestra,e boa sorte ao Dudu!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Nem você e nem ninguém tinha noção destes números do Dudu.

      A matéria só foi possível porque, como historiador do clube, tenho dados de toda a nossa mais do que centenária história.

      Em relação a um novo ídolo, acredito que demorará um pouco para que tenhamos alguém no nível do Dudu, mas isso acontecerá, é certo.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas ao nosso site. Escreva sempre!

      Abs.

  4. Salve Marcio !
    Bom retorno.
    Depois de centenas e centenas de vezes acessando o site, felizmente tem esta matéria espetacular (como sempre) sobre o nosso pequeno Gigante Dudu.
    Sem dúvida nenhuma os números e situações apresentadas no ótimo levantamento que você fez são INQUESTIONÁVEIS !
    Mas……Marcio me desculpe por ser extremamente exigente na minha analise sobre o que é ser um jogador ETERNO no Palmeiras.
    Vamos lá:-
    Na aurora da minha vida nos anos 60 do século passado, meu saudoso pai me levou pra ver meu 1º jogo do Palmeiras, em Taubaté, contra o Taubaté.
    Resultado:- Vi uma das maiores atuações de um jogador de futebol na minha vida.
    O nosso inesquecível Djalma Santos, teve uma atuação de gala no campo do adversário.
    Mais, não podemos esquecer da atuação do Marcos contra o River Plate em Buenos Aires, pela Libertadores da América em 1.999.
    Eu sei que é covardia falar do Ademir da Guia !
    Mas peguem as filmagens do canal 100, e vejam quantas autuações de gala do Ademir jogando no Maracanã, no Mineirão, na Vila, no Morumbi, em Porto Alegre, na Espanha nos torneios Ramon de Carranza, etc…
    Eu sei que você deve estar pensando, mas por que o Jair esta falando tudo isso !
    Simplesmente por que nestes 5 anos eu não vi NENHUMA atuação de gala do Dudu fora do Allianz PARQUE !
    Posso estar equivocado mas não houve nenhuma atuação que passasse pra história do Dudu
    atuando no Maracanã, Mineirão, em Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Morumbi, Vila Belmiro, inclusive no campo dos marginais.
    Pra mim respeitosamente trata-se de um bom jogador com ótimas partidas no Allianz Parque, porém jogador inexpressivo atuando no campo dos adversários.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Agradeço suas palavras e asseguro: as saudades eram imensas da minha parte também. Em quase 32 anos de Jornalismo, jamais havia passado tanto tempo sem escrever ou comentar sobre futebol profissionalmente.

      Em relação ao que você escreveu, concordo: as melhores atuações de Dudu foram, de fato, em nossa casa, diante de nossa torcida. Mas meu objetivo na matéria foi apenas apresentar dados que, ao meu ver, o tornam um dos principais jogadores de nossa história.

      De qualquer forma, nem passou pela minha cabeça compará-los aos nossos eternos ídolos.

      Forte abraço.

      P.S.: A partir de quarta-feira, 22/07, tudo voltará ao normal por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>