O PRIMEIRO DEGRAU DE UMA LONGA ESCADA

Vitória na estreia mostra que caminho até o bi da Liberta existe, mas será árduo

Meus amigos.

Começar uma competição extremamente difícil como a Copa Libertadores da América com uma vitória é, sempre, um bom resultado. Se os primeiros três pontos são obtidos fora de casa, o adjetivo sobe de patamar – torna-se, então, ótimo. E se, por fim, o adversário superado é argentino, aí já se pode considerar o feito como excelente.

Por esta razão – ou melhor: por estas razões – é que todos nós devemos, sim, esfregar as mãos e lamber os beiços após os 2 a 0 que o Palmeiras impôs ao Tigre/ARG no Estádio José Dellagiovanna, em San Fernando (cidade que faz parte da Grande Buenos Aires/ARG). Afinal, em razão deste placar iniciamos nossa 20ª participação no mais importante torneio do continente já na liderança da chave, momentaneamente dividida com o Guarani/PAR. E o nosso próximo jogo pela competição, terça-feira da próxima semana, será exatamente contra a equipe paraguaia, e em nossa Arena. Ou seja: temos tudo para nos isolarmos em primeiro lugar do grupo.

Ocorre, porém, que nem tudo foram flores em terras portenhas nesta quarta. A verdade é que, sobretudo no primeiro tempo, nosso setor de marcação no meio-campo ficou muito comprometido. O motivo: tanto Bruno Henrique quanto Ramires são segundos volantes, o que significa que sabem marcar, mas não são, nesta função, aquela “Brastemp”. Daí os constantes e enormes espaços que o pequeno time da Argentina teve nesse pedaço do campo, com o qual poderia ter nos causado sérios problemas se seus jogadores não fossem tão desprovidos de talento, sobretudo na hora de finalizar.

Na verdade, Vanderlei Luxemburgo enfrenta um dilema: se optar por manter nos próximos jogos a dupla de hoje, terá um meio-campo mais rápido, mas também mais frágil quando tiver de marcar; se preferir promover a volta de Zé Rafael no lugar de um dos dois, terá um meio-campo um pouco mais protegido, porém muito, mas muito mais lento. Tal situação só poderá ser resolvida em um destes casos: ou nosso treinador volta a escalar Felipe Melo à frente da zaga, algo que, se conheço Luxa, ele dificilmente fará, ou então ele aguarda até que possa escalar Gabriel Menino em sua real posição, ou seja, a de primeiro volante.

Outro ponto a ser pensado é a presença de Dudu mais centralizado, quase que como um armador. De fato, jogando por ali nosso principal atleta participa muito mais da partida, toca muito mais na bola, mas com isso perdemos nossa melhor arma, que é a presença do camisa 7 pelas pontas. Sei que, com ele pelo meio, abre-se espaço para um ataque rápido e de muita qualidade com Bigode, Luiz Adriano e Rony, além de Gabriel Veron, ao que parece galgado à condição de 12º titular do Verdão. Mas não será em todo jogo que poderemos jogar tão abertos assim.

De qualquer forma, meus amigos, como disse aí em cima hoje todos temos de estar satisfeitos – até porque, vale lembrar, chutamos duas bolas no travessão, perdemos um gol incrível (que feio, hein, Rony!) e ainda não tivemos um pênalti claríssimo que o árbitro colombiano Vilmar Roldán fez de conta que não viu. Ou seja: se nossa estreia tivesse terminado com um placar de 6 a 0, tal placar seria facilmente explicado.

O caminho até o bi da Liberta, prezado palmeirense, será árduo. Mas o bom é que ele existe.


WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GOMEZ – 6,5
MUITO BOM

VIÑA – 6
BOM

BRUNO HENRIQUE – 5
  REGULAR

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 7,5
ÓTIMO

LUIZ ADRIANO – 6,5
  MUITO BOM

RONY – 5
  REGULAR

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6,5
MUITO BOM

ZÉ RAFAEL – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

GABRIEL VERON – 5
REGULAR

LUAN – 5
REGULAR

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

11 Responses to O PRIMEIRO DEGRAU DE UMA LONGA ESCADA

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, caro Trevisan, falou tudo e mais um pouco na sua crônica, muito bom, não vai ser fácil, mais o caminho só depende de nós.

    Bom teste vai ser na próxima terça – feira, da para brigar!!!

    Abraço,

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      O jogo contra o time que eliminou “eles” será mais difícil, mas como jogaremos em casa acredito que venceremos.

      O problema, amigo, será diante do Bolívar/BOL, pois já estive em La Paz/BOL e te garanto: não é nada fácil.

      Abs.

  2. Ótima vitória !
    Ótimos 3 pontos conquistados fora de casa !
    Concordo com os 2 temas principais que você abordou no comentário.
    1º) Os 2 jogadores de contenção, ou seja, Bruno Henrique e Ramires.
    Minha opinião :-
    Ramirez = EX-JOGADOR de futebol – ACABOU ! Só serve pra jogar em jogos benefícientes (?) de fim de ano, ou seja, amigos do Tiririca x amigos do Arrelia !
    Bruno Henrique = Uma verdadeira tartaruga em campo, ou seria um CAGADO ?

    2º) Dudu como armador = Mas nem daqui a 1.000 anos o nosso gigante vai ser armador de algum time de futebol !
    A razão é simples o cidadão,por sinal nosso melhor atacante, não passa a bola pra ninguém !

    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: Dudu já realizou esta função antes, e não foi mal.

      Talvez seja apenas uma questão de tempo para que ele possa se readaptar.

      Mas eu também prefiro que ele jogue pelos lados do campo, pois é por lá que rende muito mais.

      Abs.

  3. Ótima vitória !
    Ótimos 3 pontos conquistados fora de casa !
    Concordo com os 2 temas principais que você abordou no comentário.
    1º) Os 2 jogadores de contenção, ou seja, Bruno Henrique e Ramires.
    Minha opinião :-
    Ramirez = EX-JOGADOR de futebol – ACABOU ! Só serve pra jogar em jogos benefícientes (?) de fim de ano, ou seja, amigos do Tiririca x amigos do Arrelia !
    Bruno Henrique = Uma verdadeira tartaruga em campo, ou seria um CAGADO ?

    2º) Dudu como armador = Mas nem daqui a 1.000 anos o nosso gigante vai ser armador de algum time de futebol !
    A razão é simples o cidadão,por sinal nosso melhor atacante, não passa a bola pra ninguém !

    Abçs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Você resumiu muito bem o sentimento pós jogo. O resultado foi excelente.

    Gostei muito da escalação do Luxa, principalmente na composição do ataque. O fato de manter Luiz Adriano, Dudu, Rony e Bigode mostrou a força ofensiva que Luxa espera do Verdão. O meia campo, realmente, decepcionou e a razão para mim foi a escolha dos dois jogadores que você citou na crônica (Ramires e BH).

    Ramires e BH vivem fases muito ruins. O primeiro está completamente fora do ritmo que uma competição como a Libertadores exige e o segundo – não sei por que – despencou de rendimento. BH não é, nem de longe, o jogador que foi há pouco tempo atrás. Como resolver essa drama?

    O meia campo do Palmeiras me parece ser o setor mais fragilizado. Ali, precisamos de uma combinação de marcação, criação e pensamento rápido na tomada de decisão e não vejo nenhum jogador do elenco que apresente uma ou outra dessas habilidades. Os dois escolhidos claramente não possuem – no momento – essas características. Os reservas, muito menos.

    O que você propôs na crônica pode ser uma alternativa, sim. De qualquer forma, Luxa precisa pensar sobre como resolver esse que parece ser um dos poucos problemas que falta para ajustar o time.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: BH só renderá o que já rendeu quando atuar em sua real posição, ou seja, a de segundo volante.

      Como primeiro homem de marcação de meio-campo seu rendimento cai muito.

      Abs.

  5. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … No momento em que vi a escalação ja senti um frio na espinha, inclusive comentei isso num grupo de “organizada” que estou. Nosso ataque ficou forte, mas o meio de campo muito fragilizado. Se o Tigres fosse um pouco melhor, teriamos levado um gol. Tomara que o nosso tecnico reveja isso. Alias, ele precisa definir o time titular, pos daqui a pouco chegou o meio do ano e continuaremos nessa ladainha. De qualquer maneira começar com vitória é sempre bom e contra argentinos, melhor ainda. Abraço e até mais.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando, salve.

      Para resolver esta questão, há dois caminhos: ou ele recoloca Felipe Melo na cabeça-de-área ou define Gabriel Menino como titular da posição.

      Abs.

  6. Excelente resultado, libertadores é isso, ganhar em casa e empatar fora, ou seja, dobramos a meta.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: concordo.

      Só que demos espaço demais para um time fraco demais.

      Quando o bicho começar a pegar de verdade, teremos de ter mais cuidado.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>