APRENDENDO A APRENDER

Empate com Santos/SP serve para elenco conhecer com exatidão a forma como Luxa pensa o futebol

Meus amigos.

O Palmeiras termina o primeiro tempo empatando com o Santos/SP jogando diante da torcida santista – ou seja, meio que fora de casa. Além disso, muito embora o adversário não tenha criado nenhuma chance clara de gol, é dominado durante todo o período. Aí, já no intervalo, o técnico promove duas alterações pra lá de ofensivas, deixando bem claro que o objetivo da equipe, mesmo diante das condições acima descritas, era vencer.

Agora, pensem bem e respondam a si próprios: se o tal “técnico” acima citado fosse Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari ou outros que tais, a forma de pensar o jogo, de entender o futebol e de fazer o time jogar seria a mesma? Teriam estes “professores” promovido as mesmas alterações visando à vitória ou, se o empate prevalecesse (como prevaleceu) sairiam do Pacaembu esfregando as mãos com o pontinho obtido?    

Pois é: aí está a principal diferença entre Wanderley Luxemburgo e quase todos os demais treinadores brasileiros. Luxa tem vários defeitos, é claro, também é passível de erros, é óbvio, mas jamais se satisfaz com um resultado sem que a equipe que comanda busque outro melhor. Nesta tarde de sábado, pela ousadia (ou, como diz Felipe Melo, pela “ousadura”) de seu comandante, o Verdão mereceria ser o vencedor, pois quem mais coragem tem para buscar a vitória sempre deveria consegui-la.

O detalhe, porém, é que tanta vontade de ganhar pode, às vezes, gerar um sério problema: a precipitação. Ao mandar a campo Gabriel Veron e Rony nos lugares do horrendo Raphael Veiga e do preguiçoso Luiz Adriano e deslocar Dudu para o meio-campo (alterações que visivelmente melhoraram a equipe, que até superior ao Peixe foi na etapa final), o técnico ficou refém de suas próprias convicções. Quando perdeu Viña logo aos 13 minutos, ele passou a não mais poder alterar taticamente a equipe e, caso sofrêssemos ou mesmo marcássemos um gol, teríamos de nos virar com o que estava em campo. Além, claro, da chance de perdermos um jogador por contusão e termos de atuar o restante do clássico com um a menos.

Mas Wanderley Luxemburgo, gostem ou não, é assim: mesmo em situações adversas, jamais coloca o time de forma defensiva. E é bom que os jogadores que hoje comanda no Palmeiras estejam cientes disso, pois com ele só irá jogar quem entender que futebol se joga pra frente.

Com Luxa, o ataque será, sempre, a melhor defesa.


WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

GABRIEL MENINO – 5,5
SATISFATÓRIO


FELIPE MELO – 6,5
MUITO BOM

GUSTAVO GOMEZ – 7
ÓTIMO

VIÑA – 6
BOM

BRUNO HENRIQUE – 5
  REGULAR

ZÉ RAFAEL – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

LUIZ ADRIANO – 4,5
  RUIM

DUDU – 6
  BOM

WANDERLEY LUXEMBURGO – 6
BOM

DIOGO BARBOSA – 5
REGULAR

GABRIEL VERON – 5
REGULAR

RONY – 5,5
SATISFATÓRIO

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to APRENDENDO A APRENDER

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, parecia jogo treino, agora vamos ver se a partir de quarta-feira o bicho vai pegar!!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: nosso grupo na Libertadores é simples.

      O Tigre/ARG acaba de ser rebaixado à Segundona argentina, o Guarani/PAR é fraco de dar pena e o Bolívar/BOL só vai dar trabalho em La Paz.

      A Liberta começará para nós a partir das oitavas.

      Abs.

  2. Palmeiras com esse elenco.

    Campeonato Paulista:
    Tem até chances pelo nível técnico baixo.

    Copa do Brasil:
    Não tem chances por não ter um elenco copeiro.

    Brasileirão:
    Não tem a mínima condição. Abaixo de Flamengo, Grêmio, (Atlético que tomará jeito c o Sampaoli) e talvez SP do Diniz.

    Libertadores:
    Gabriel Menino (pela idade)
    Marcos Rocha e Maike (nunca se sabe como vão jogar)
    Barbosa e VL (reservas e olhe lá)
    Bruno H (sem perfil de liberradores)
    Zé Rafael (sem perfil de libertadores)

    R Veiga
    Scarpa
    LL
    L Adriano
    (sem sangue e perfil de libertadores)

    William (inconstante)
    Verón (pouca idade)

    WL parece o Muricy no Palmeiras em 2009. Calmo , calado e totalmente diferente das suas características principais, pelo menos no banco de reservas.

    Elenco sem ambição.

    Minha opinião!

    • JOSÉ SILVA - MOGI DAS CRUZES

      Boa noite a todos!
      Concordo plenamente nosso amigo Paulo Bergo.
      Só acrescento que nossa defesa também não é confiável.
      O FM como de costume vai deixar o time na mão ou fazer mais uma imbecilidade.
      Mas futebol tem suas caixinhas de surpresa e os Deuses do futebol, talves estejam a nosso favor.

    • Márcio Trevisan

      Bergo: acho que sua visão está pessimista demais.

      Vamos dar tempo ao tempo.

      Abs.

  3. Marcio e amigos,

    Gostaria de já ter visto o Palmeiras propondo o jogo desde o início, não dá mais para continuar vendo o Palmeiras querendo jogar no erro do adversário. Tá certo que o Luxa mexeu no time, mas fiquei decepcionado com a postura do Palmeiras diante do time fraco do Santos.

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: o Palmeiras só não propôs o jogo diante do Bragantino/SP e no primeiro tempo do clássico de hoje.

      Estamos jogando bem mais ofensivamente do que nos dois últimos anos.

      Abs.

  4. O Atlético Mineiro já foi eliminado da Copa Sulamerica e da Copa do Brasil pelo time do Afogados do Pernambuco, que vai disputar a serie D do Brasil.
    Pergunta do Post:-
    Será que o Atlético Mineiro vai devolver ao Palmeiras em caráter URGENTÍSSIMO o cocozinho Hyoran (que esta emprestado e não jogando absolutamente NADA), pro Hyoran disputar a posição de titular no Palmeiras com o cocozinho II chamado Rafael Veiga ?.
    Abraços

  5. Boa tarde, Márcio.

    Esse jogo entre Palmeiras e Santos deveria ser chamado do jogo da ressaca pós-carnaval. Eu nunca vi tanta “tiriça” em campo.

    Quem viu a foto do baile de carnaval em Salvador em que Dudu aparece com o Andrés Sanchez vai saber o que estou dizendo. É impossível que um atleta profissional, depois de uma cachaçada daquelas, venha demonstrar algum rendimento em campo. Se os demais atletas aproveitaram o carnaval da mesma forma está explicada essa partida tão monótona e pífia tecnicamente de ambos os times. Um dos piores clássicos do Palmeiras que eu já assisti.

    O time do Santos, com todo respeito, é muito fraco. Não digo que deveríamos ter saído vitoriosos, mas com certeza poderíamos ter saído vitoriosos. E por que não saímos?

    Na minha opinião, pela mais absoluta deficiência técnica que apresentamos nesta tarde de sábado. Ainda temos um longo caminho pela frente.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: vc tem razão.

      O caminho é longo e, pior, árduo.

      Mas temos potencial para crescer, e isso é o que importa.

      Abs.

  6. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … Você deu regular para o Bruno Henrique? Esse rapaz, anda sugando o sangue dos demais companheiros. Não esta jogando nada, errou passes faceis, não correu em campo, não ataca, não defende e etc. O Palmeiras precisa contratar um meia que pense e jogue rapido. A nossa lateral direita esta fraca, o Menino se esforça, mas não é dali. O nosso ataque precisa de um goleador urgente. Quanto ao Luxa, sei la, Deus queira que de certo.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: sempre que atua como primeiro volante, BH cai de produção.

      Na verdade, ele tem de jogar onde hoje está Zé Rafael.

      Abs.

  7. Eu não entendo a insistência nesse Raphael Veiga. Será que tem alguma cláusula no contrato ou o empresário é muito forte ? Esse cara não tem a menor condição de jogar por nenhum time grande do Brasil. É jogador pra Ponte Preta e olhe lá.

    Abraços.

    P.S: Precisamos de um centroavante. Deyverson foi embora mas deixou seu discípulo.

    • Márcio Trevisan

      Ed: todo técnico cisma com um jogador. Faz parte.

      Em relação à camisa 9, estão falando muito bem do tal do Luan Silva. Quem sabe?

      Abs.

  8. Palmeiras sempre joga com um a menos quando está com Rafael Veiga , caramba até quando isso , até renovaram o contrato dele será que todos estão errados,está dando raiva jogador muito fraco estou desanimando dessa situação

    • Márcio Trevisan

      Edilson: a renovação contratual foi estratégica, pois em caso de transferência a multa contratual ficará mais alta.

      Se conheço Luxa, a paciência dele com RV está no fim.

      Abs.

  9. JORGE FARANI

    Caro Márcio,
    Para mim, depois de Telê Santana, Luxemburgo é o treinador mais técnico do futebol brasileiro, tanto isso é verdade que, quando ele foi contratado tive a oportunidade de fazer meu comentário dizendo que isso já era para ter acontecido em 2014 na gestão do presidente Paulo Nobre. Só que tem uma coisa que gostaria de dizer que para chegar a ganhar títulos está muito difícil principalmente com alguns jogadores que ainda como esses três “meias-furadas” (Lucas Lima, Rafael Veiga e Gustavo Scarpa) e esse tal de Luiz Adriano. Não consigo entender como times do Brasil contratam bons jogadores latinos e o Palmeiras não consegue emplacar a contratação de dois jogadores para essas posições.
    No mais parabenizar pelo seu comentário.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Farani.

      Acho, sinceramente, que estamos tendo falta de sorte.

      Com exceção de RV, os outros dois meias tinham tudo para dar certo, mas até agora, infelizmente, forma no máximo medianos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>