A PRAGA DO BRAGA

Palmeiras enfrenta Bragantino/SP pela 21ª vez fora de casa. E perde a 8ª…

Meus amigos.

Se existe uma cidade na qual o nosso time normalmente encontra mais dificuldades do que o comum esta cidade é Bragança Paulista/SP. Muito embora já tenhamos vencido o time local em nove oportunidades, em outras 12 – ou seja: em 57.1% – não retornamos de lá com um bom resultado. Daí que a derrota deste domingo, ainda que decepcionante, não pode ser considerada surpreendente.

 Por sinal, os 2 a 1 que levamos do Bragantino/SP são facilmente explicáveis: perdemos porque, no primeiro tempo, não conseguimos criar uma única jogada de perigo. E por que isso aconteceu? Porque mesmo diante da boa exibição (aliás, mais uma) de Gabriel Menino, os outros dois homens de meio-campo não repetiram as ótimas atuações dos últimos jogos – Ramires e Lucas Lima estiveram bem abaixo e, por isso, nosso setor de criação simplesmente não existiu na etapa inicial.

As duas alterações promovidas por Wanderley Luxemburgo já no intervalo poderiam ter melhorado bastante o Verdão, só que o nosso treinador errou em quem deveria sair. Se perdíamos, jamais um dos escolhidos deveria ser um de nossos jogadores mais agudos, Wesley. Não que ele estivesse jogando o fino da bola, mas pelo menos seria uma boa opção de velocidade que, claro, Willian Bigode não poderia realizar. Já ao optar por sacar Menino e manter Ramires quando mandou a campo Zé Rafael foi uma decisão equivocada, porém explicável: Luxa quer dar ritmo de jogo ao veterano jogador porque aposta que sua experiência pode ser fundamental na Libertadores da América.

Vou finalizar esta crônica dizendo algo polêmico que, sempre que escrevo, me gera críticas por parte de quase todos vocês: esta derrota veio em ótima hora. Sabem por quê? Porque se tivéssemos virado o jogo e conseguido um excelente resultado, diminuiriam ainda mais os apelos pela vinda de mais reforços que não apenas Viña. Agora, podem ter certeza de que no decorrer deste mês mais um ou dois jogadores serão contratados.

Nosso time já é bom, sim, prezado internauta, mas não o suficiente para chegar aos títulos a que tanto almejamos nesta temporada.

WEVERTON – 6
BOM

MARCOS ROCHA – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 5
REGULAR

GUSTAVO GOMEZ – 5
REGULAR

VICTOR LUÍS – 6
BOM

GABRIEL MENINO – 6
BOM

RAMIRES – 4,5
RUIM

LUCAS LIMA – 4,5
RUIM

WESLEY – 5,5
SATISFATÓRIO

DUDU – 4,5
  RUIM

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

WANDERLEY LUXEMBURGO – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO SCARPA – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 4,5
RUIM

CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO


 

16 Responses to A PRAGA DO BRAGA

  1. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário final da sua crônica , caro Trevisan, precisamos melhor e muito para disputar o Brasileirão e Libertadores.

    Só temos o Dudu para fazer tudo lá na frente!!!!!

    Abraço.

  2. S.E.P.PRUDENTE

    MARCIO … PERDEMOS PORQUE JOGAMOS MAL DEMAIS. COMO VOCE MESMO DISSE, ESSA DERROTA VEIO EM BOA HORA. JOGADOR DE SALTO ALTO NÃO PODE FICAR DE TITULAR, NÃO MASCAROU A NECESSIDADE DE CONTRATAÇOES URGENTES E ETC … LUCAS LIMA VOLTOU A SER O LUCAS LIMA … ACHO QUE ATÉ O LUCAS NETO JOGARIA MELHOR QUE ELE ONTEM…RSSSS

    • Márcio Trevisan

      lldebrando: se você fala do Lucas Netto jornalista, meu amigo há mais de 30 anos, concordo – Rs…

      Abs.

      • S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

        SE ELE COBRIU UM MONTE DE COPAS DO MUNDO, COM CERTEZA MANJA DE FUTEBOL E APESAR DA IDADE DEVE JOGAR MAIS QUE O L.L MESMO…RSSSS

  3. Roberval Vicente Rosa

    O maior treinador que o Palmeiras teve desde 1950, Osvaldo Brandão (considero o Luxa como segundo), dizia que time para ser campeão não deve perder pontos para time pequeno. Tanto é verdade que no Paulistão de 1972, não perdeu NENHUM ponto para pequenos, tendo sido campeão com APENAS 7 pontos perdidos. E o São Paulo F.C., vice-campeão, havia perdido UM ponto para os pequenos (8 pontos perdidos). Isso é que eu queria comentar.

    • Márcio Trevisan

      Roberval: Brandão foi o melhor técnico da história do futebol brasileiro.

      Só que o futebol de hoje não tem nada a ver com o futebol daquela época. Daí que tal afirmação, antes verdadeira, hoje não se aplica mais.

      Abs.

  4. Márcio, respeitosamente vou parafrasear dois pontos do seu ótimo texto sobre o jogo apresentando meu ponto de vista:

    1) No primeiro tempo não conseguimos criar nenhuma jogada de perigo. E por que ? Simples. O Bragantino tem bons marcadores.

    2) Os outros dois homens de meio-campo não repetiram as ótimas atuações dos últimos jogos – Ramires e Lucas Lima estiveram bem abaixo e, por isso, nosso setor de criação simplesmente não existiu na etapa inicial. E por que ? Simples, o Bragantino não é o time de bêbados como foram Ituano e Oeste.

    É por isso que não me iludi com a goleada contra o Oeste, aliás, os caras tomaram de 5 da Ferroviária em casa. Até um time de crianças golearia esse time do Oeste. Aquele jogo valeu só pela movimentação, mas nunca que o William vai ficar tantas vezes na cara do gol como ficou no jogo contra o Oeste pois o Bragantino mostrou que contra bons defensores eles tem dificuldade de criar e o Luxemburgo vai ter que corrigir isso, ou então vão ter que contratar jogadores que resolvam se não quisermos repetir o fiasco de 2019. No Luxemburgo eu confio, mas esses jogadores eu já conheço e sei que se escondem nos grandes jogos.

    Uma observação sobre o Luiz Adriano. Podem correr urgentemente atrás de um 9. Esse daí é padrão Borja de qualidade.

    • Caro amigo Palmeirense Ed
      Num passado não muito distante você e eu mantivemos aqui, quase que solitariamente, uma cruzada tentando mostrar o BRUTAL anti-profissionalismo do popular “El Mago chileno”.
      Será que agora vamos ter que fazer outra “CRUZADA”, novamente solitária, pra dizer que um time que conta somente com um atacante de certa qualidade como o Dudu, jamais ganhará a Libertadores da América ?

      • Concordo amigo palmeirense Jair, e digo mais, nossos laterais são fraquíssimos. Espero que esse uruguaio que foi contratado seja bom pois não salva um, nem na esquerda nem na direita.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc tem razão.

      Talvez seja o Braga o único time do Interior em condições de atrapalhar a vida dos grandes.

      Em relação a Luiz Adriano, ele realmente começa a temporada bem abaixo do que eu esperava, o que é preocupante.

      Mas é simples: ou volta a jogar bem e marcar gols ou, então, verá um novo centravante ser contratado.

      Abs.

  5. Antônio Manara

    Boa noite Márcio. Concordo com sua análise e notas do Palmeiras na tarde de hoje. Concordo também com os jogadores abaixo do nível normal, Dudu, Lucas Lima, Luiz Adriano Ramires e Zé Rafael. Na minha opinião o Luxemburgo foi infeliz na escolha das substituicoes, sendo na minha opinião a saída do Lucas Lima, por Raphael Veiga ou Scarpa, Luís Adriano por Willian e Ramires por Patrick de Paula.

  6. Como o futebol é uma coisa maravilhosa !
    Lendo o seu comentário concordo em 100 % com você.
    Analisando as notas, concordo com quase todas, inclusive as notas pro futebol PÉSSIMO do Ramirez, Luiz Adriano, Zé Rafael e mais uma vez do Dudu (que esta muito mal).
    Mas por misericórdia … você considerou que o Vitor Luiz fez uma boa partida !
    A unica coisa boa do Vitor Luiz é o EMPRESÁRIO dele, esse sim, é ESPETACULAR porque conseguiu fazer com que esse jogador absolutamente MEDÍOCRE vista a camisa titular de um GIGANTE a nível mundial chamado PALMEIRAS !
    Precisamos URGENTEMENTE contratar 1 atacante, pois com o Dudu de principal jogador é impossível ganharmos a Libertadores da América e o Mundial de Clubes !!!

    • Márcio Trevisan

      Jair: VL fez um bom jogo no aspecto defensivo, tanto na marcação quanto na cobertura.

      Daí soa nota e avaliação.

      Em relação a reforços, vc está certo: só com Dudu como protagonista não vai dar.

      Abs.

  7. Antônio Manara

    Boa noite Márcio, concordo totalmente com suas opiniões e notas. Na minha opinião houve 4 jogadores abaixo do padrão, Zé Rafael, Lucas Lima, Luiz Adriano e Dudu. Já o Ramires achei satisfatório. Gostaria de ver o time do jogo anterior na próxima partida contra a Ponte Preta em Campinas.

    • Márcio Trevisan

      Manara: é possível que uma ou outra alteração aconteça, como por exemplo a volta de Gabriel Veron.

      Mas não acredito que Luxa mudará muito o time.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>