WILLIAN TRIGODE!!!

Atacante vive noite de gala e conduz o Palmeiras a mais uma goleada no Paulistinha

Meus amigos.

A partida desta noite, contra o Oeste/SP, no Pacaembu, foi a de número 6.023 de toda a história do Palmeiras, e em nada menos do que 242 delas um único jogador havia feito, pelo menos, três gols.

Se analisarmos sob estes dados, o feito obtido por Willian Bigode diante da equipe que nasceu em Itápolis/SP mas que já há algum tempo se mudou para Barueri/SP pode parecer até certo ponto trivial – afinal, este foi o 243º jogo em que o fato se deu.

Mas há um outro dado, muito mais atual e que, ao mesmo tempo, prova que o tal do “hat-trick” obtido pelo nosso atacante merece ser, sim, muito destacado: nos últimos 10 anos – isso mesmo: 10 anos! – foi apenas a 6ª vez que isso se deu – e neste período o Verdão jogou exatas 692 vezes.

Desta forma, o jogador repetiu as façanhas obtidas por Robert (14.03.2010, Santos/SP 3 x 4 Palmeiras), Henrique Dourado (02.10.2014, Palmeiras 4 x 2 Chapecoense/SC), Lucas Barrios (16.09.2015, Fluminense/RJ 1 x 4 Palmeiras), Borja (16.05.2018, Palmeiras 3 x 1 Junior Barranquilla/COL), Hyoran (08.07.2018, Alajualense/CR 0 x 6 Palmeiras) e Luiz Adriano (10.09.2018, Palmeiras 3 x 0 Fluminense/RJ). Além disso, Bigode – ou melhor: TRIgode – se isolou ainda mais na condição de segundo maior artilheiro palmeirense na década, com 43 gols (supera-o apenas Dudu, com 68).

O detalhe, porém, é que sua excelente atuação nada mais é do que apenas exatamente isso: um detalhe. Muito mais importante do que as redes que por três vezes fez balançar e até mesmo de mais uma goleada neste Paulistinha foi poder ver o quanto a equipe vem crescendo tática e até mesmo tecnicamente em tão pouco tempo. É claro que não sou idiota de considerar o pequenos times interioranos parâmetros para seja lá o que for, mas é inegável que o Palmeiras de 2020, ao contrário do Palmeiras de 2019 e até mesmo de 2018 joga muito mais leve, é infinitamente mais ofensivo, marca sob pressão por muito mais tempo, incluindo-se aqui a saída de bola adversária (a chamada “marcação alta”), possui uma qualidade de toque de bola bastante interessante e propicia, na maior parte dos jogos, poucas chances de ataque ao oponente.

Tudo isso prova que o Verdão é um timaço? Claro que não. Aliás, é esta a minha única preocupação no momento – que as vitórias e as goleadas possam dar à diretoria o direito de achar que está tudo muito bom e que, por isso, reforços não precisam ser contratados. Precisam, sim, pois com o elenco atual até poderemos, talvez, ganhar o 23º Paulistinha, mas nem em sonho teremos chances de levar ao 2ª Libertadores.

Por fim, não poderia terminar esta crônica sem mencionar que, além Willian, outros nomes também se destacaram, como Gustavo Scarpa, Marcos Rocha e o jovem Gabriel Veron. Mas prefiro destacar um outro jovem, Wesley, que mais uma vez mostrou que pode, sim, ser uma ótima opção pela ponta esquerda.

Quem sabe se, com o tempo, ele não consiga se equiparar ou até mesmo superar Keno?

 

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

MARCOS ROCHA – 6,5
MUITO BOM

LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GOMEZ – 5,5
SATISFATÓRIO

VICTOR LUÍS – 6
BOM

RAMIRES – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ RAFAEL – 6
BOM

LUCAS LIMA – 6,5
MUITO BOM

GABRIEL VERON – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 9
QUASE PERFEITO

GUSTAVO SCARPA – 7
ÓTIMO

WANDERLEY LUXEMBURGO – 7
ÓTIMO

WESLEY – 6,5
MUITO BOM

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

RAPHAEL VEIGA – S/N
SEM AVALIAÇÃO


CRÉDITO FOTOS: CESAR GRECO/AG. PALMEIRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

15 Responses to WILLIAN TRIGODE!!!

  1. Antônio Manara

    Eu penso que o Luxa quis provar que existe time sem Dudu.

  2. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Apesar da máxima da torcida de que “goleou um time fraco, não faz mais que a obrigação”, eu ainda prefiro golear do que os 1×0, 0×0 e 0×1 que tomávamos até uns anos atrás.
    Acho que essa “poupada” foi pra, além de testar novos jogadores, mandar um recado pros titulares de que, se eles acomodarem, vão ser trocados.

    • Márcio Trevisan

      Léo: concordo com o que vc diz sobre o placar. Tô nem aí se é time fraco ou não.

      Quanto aos jogadores poupados, não foi isso, não: eles treinaram em dois períodos ontem.

      Na verdade, Luxa quis ver o que poderia ser feito sem três dos quatro principais jogadores da equipe.

      Abs.

  3. Junior Colletti

    Bom dia!

    Cara, que saudades do Palmeiras jogar como Palmeiras. E esses meninos são gratas surpresas mesmo, que tenhamos, todos, paciência com a evolução deles, que está acontecendo jogo após jogo.

    No meu modo de ver, é perfeito esse rodízio de jogadores. Dá rodagem e mostra cenários daquilo que Luxa tem em mente, se é possível, ou não. Que ele continue focado no campo, onde ele é imbatível no Brasil.

    Como nem tudo são flores, também endosso a posição de que não devemos nos acomodar com as peças do elenco, muito menos, em depositar responsabilidades exageradas nos meninos. Devem trazer caras que cheguem vestindo a camisa e botando banca!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      É por aí, Colletti.

      Temos de ter paciência com os garotos, que vez ou outra jogarão mal, e também trazer reforços. Não creio que precisem ser muitos – um lateral-esquerdo e um atacante de lado para mim já estariam de ótimo tamanho.

      Se bem que a cada jogo gosto mais do Wesley…

      Abs.

  4. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Bom dia Marcio, alias que belo dia. O “TRI gode” virou a sombra que eu queria que o Luiz Adriano tivesse. Como você disse, meu medo tambem é a direção achar que estamos “ótimos” e decidirem não mais contratar. Se fizerem isso, desisto do ano (e olha que sou otimista pra k …). Paulista é uma coisa, Brasileiro é outra e Libertadores outra muito alem dos dois primeiros. Se queremos ser fortes, contratem ainda um lateral esquerdo, um meia e um atacante que cheguem e se sintam donos da camisa.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Ildebrando.

      Os bons resultados e o bom futebol deste começo de ano não podem iludir a diretoria.

      Abs.

  5. Esta ESCANCARADO que o Luxemburgo tirou 4 pra não tirar somente o Dudu e criar um enorme Tsunami no Palmeiras !
    Eu tenho certeza absoluta que ele até conversou com o Felipe Melo sobre isto.
    Será que é mais uma teoria conspiratória que eu invento !!!
    Abcs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: ninguém é louco de tirar Dudu do time porque ele foi muito mal em um jogo.

      Pode ter certeza de que, sim, esta é mais uma teoria conspiratória de sua parte – rs…

      Abs.

  6. Bom dia, Márcio.

    É muito bom ver as vitórias acontecendo da forma como estão acontecendo, mas prefiro encarar estes primeiros jogos de 2020 como puramente preparatórios. Respeito os clubes grandes que jogamos até o momento (Atlético Nacional, New York City, Ituano e Oeste) e o pequeno SPFC, mas ainda estamos buscando o time ideal (claro que essa foi uma piadinha de mau gosto).

    Você sabe que sou fã do trabalho do Luxa, mas não entendi muito bem essa folga concedida a Dudu, FM, Luiz Adriano e cia. Terceiro jogo da temporada e os caras não jogam nem meio tempo? Se a ideia era dar chance para os jogadores que subiram da base isso é compreensível, mas cá entre nós: é muita mamata!

    De qualquer forma, gosto do trabalho do Luxa e de como os jogadores – principalmente da base – vem atuando. Espero que a evolução seja constante e que tenhamos um ano promissor.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: os jogadores poupados não ficaram de folga.

      Treinaram em dois períodos ontem para aprimorarem e forma física.

      Abs.

  7. Não tem o que comentar de um jogo desse. Adversário muito fraco mas valeu pra pegar entrosamento.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: todos os times interioranos são muito fracos e não servem de parâmetro.

      Mas a forma como o time vem jogando neste início de ano, a posse de bola e as chances criadas independem do adversário. Foi isso o que eu analisei.

      Abs.

  8. Fábio P. R.;

    É uma alegria voltar a ter um Palmeiras ofensivo, não acham?

    • Márcio Trevisan

      Com certeza, Fábio.

      E eu já esperava por isso, pois com WL é sempre assim.

      E digo mais: ele joga desta maneira em todos os jogos, mesmo diante de adversários mais fortes. Lembra do Vasco 4 x 4 Flamengo do Brasileirão?

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>