VERDE É A COR DA… DISNEY!

Palmeiras é o campeão da Florida Cup/2020. E “eles” não ficaram nem com o vice…

Willian Bigode fez o gol de mais um título internacional conquistado pelo Palmeiras

Meus amigos.

Apesar do título e da linha fina acima, não serei ingênuo a ponto de comemorar a conquista da Florida Cup obtida neste sábado pelo Palmeiras após vencer o New York Citiy/EUA, de virada, por 2 a 1 – e nem mesmo o fato de o time “deles” ter sido apenas o penúltimo colocado no torneio. Da mesma forma, se não a tivéssemos ganhado também não seria estúpido a ponto de criticar a equipe. A competição nada mais foi do que um treinamento de luxo, e as duas partidas que disputamos serviram infinitamente mais para que Wanderley Luxemburgo pudesse começar a decidir como montará a equipe nestes primeiros meses de 2020.

Sendo assim, compartilho com cada um de vocês minha opinião sobre o que vi do Verdão nos Estados Unidos, dividindo nosso time por posições. Sendo assim, ei-la:

Goleiros – A dispensa de Fernando Prass, embora tenha aborrecido grande parte da torcida, se explica não apenas pela avançada idade do agora camisa 1 do Ceará/CE mas também à qualidade técnica de Weverton e Jaílson.
Conclusão: ambos estão no mesmo nível e não teremos com o que nos preocupar nesta posição.

Laterais – Aqui a conversa muda de figura. Marcos Rocha e Diego Barbosa são razoáveis no apoio, mas limitados na marcação. Mayke é apenas mediano em ambas as funções, enquanto Victor Luís só sabe marcar – e olhe lá. Por isso gostaria muito de ter visto em campo Lucas Esteves, mas infelizmente ele acabou não jogando um único minuto no torneio.
Conclusão: a vinda de um novo lateral-direito seria uma boa, assim como um novo lateral-esquerdo caso Esteves não esteja, mesmo, preparado.

Zagueiros – A decisão de Luxa em recuar Felipe Melo para este setor pode dar certo, mas creio que levará um certo tempo. No primeiro jogo, ele nem sempre guardou posição e, na partida de hoje, errou feio no lance do gol dos americanos. Gustavo Gómez, enquanto estiver conosco, será titular absoluto. Já Luan, Pedrão e Émerson Santos não comprometeram e podem compor o banco.
Conclusão: Felipe Melo poderá perder a posição para Vítor Hugo e, se isso acontecer, pode ter certeza de que irá chiar e criar um clima ruim. Talvez a decisão de sua improvisação na zaga deva ser repensada.

Volantes – Se teve um jogador que aproveitou por completo esta Florida Cup foi Gabriel Menino. Destaque no primeiro jogo, foi quase tão bem também na segunda partida. Ainda precisa amadurecer, claro, mas é nome para ser, até mesmo, titular. Patrick de Paula também tem futuro, mas sentiu demais o peso de jogar no time de cima e necessitará de mais um tempo até se acostumar. Bruno Henrique manteve a média, porém talvez desfalque o time por alguns jogos devido à contusão que sofreu agora há pouco.
Conclusão – Ramires não, pelo amor de Deus!!! Não é nem 5% do jogador que foi no Cruzeiro/MG, no Chlesea/ING e na Seleção Brasileira. Está completamente fora de sintonia e parece longe, muito longe de poder ajudar.

Meias – Wanderley está apostando todas as suas fichas em Lucas Lima, e pelo menos nestes dois primeiros jogos o cara parece ter entendido que, no Palmeiras, esta será sua última oportunidade. Está brigando pela posse de bola, marcando a saída adversária e criando jogadas. Zé Rafael foi mais do mesmo: ora bem, com bons lances, ora dispersivo e lento. Alanzinho merece ser melhor avaliado e ter mais chances, pois pareceu ter um ótimo passe e jogar de cabeça erguida.
Conclusão: Raphael Veiga não dá. Ele não é mau jogador, mas não rende no meio, não rende pelo lado esquerdo, não cria, não conclui. Em síntese: é um jogador, mas não para um time do gigantismo do Palmeiras. Também por isso não abriria mão de Gustavo Scarpa neste momento.

Atacantes – Creio não ser preciso falar de Dudu, certo? Segue – e seguirá – sendo nosso principal jogador e o cara que terá a bola nos pés em todos os nossos ataques. Nestes dois jogos, porém, perdeu duas chances claras, uma no começo de cada partida, e precisa melhorar neste ponto. Luiz Adriano já mostrou ser um bom finalizador, mas precisa ser municiado. Se a bola não lhe chegar, será um peso morto. Willian Bigode, se em forma, é uma ótima opção tanto para o comando do ataque como para os lados do campo. Gabriel Veron é diferenciado, sim, e tem de fazer parte do grupo. Só não sei se a titularidade lhe faria bem neste momento, já que ainda é um adolescente.
Conclusão – Gostei demais de Wesley. Pode não ser tão habilidoso quanto Keno, por exemplo, mas mostrou personalidade em jogadas individuais, assistências e conclusões. Em minha opinião, deveria começar o ano como titular. Mas o maior reforço para este setor foi, sem dúvida, a saída de Deyverson. Muito obrigado, Getafe!

Para finalizar, vale lembrar que a fase de testes continua. A partir da próxima quarta, começaremos a disputar mais um Paulistinha.

10 Responses to VERDE É A COR DA… DISNEY!

  1. Discordo em relação ao Jailson. Reconheço que fez um grande ano em 2016 mas não está a altura de ser um goleiro titular do Palmeiras. Sempre é bom começar o ano ganhando um título, se a gambazada tivesse ganho pode ter certeza que estariam comemorando e zoando a gente.

    Abraços e um bom 2020 pra todos nós.

  2. Roberto Alfano

    Boa tarde, caro Trevisan, valeu a raça no segundo tempo e a molecada já está dando conta.

    Só acho na minha opinião que o Felipe Melo, tem que jogar como volante.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Então, Alfano, vamos dar um tempo para o FM na zaga.

      Se não der certou, ou ele volta para a cabeça-de-área ou sai do time.

      Abs.

  3. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    BOM DIA MARCIO … vc foi novamente perfeito na sua opinião. Mas, acho que a diretoria esta meio que “obrigando” o Luxa a escalar o Lucas Lima para novamente valoriza-lo e conseguir vende-lo. Prá mim esse rapaz jamais devera ser titular no verdão, ele parece ter lombriga e com lampejos de bom futebol, a mim não engana. Ganha 1 milhão por mês com contrato de 5 anos, esta preocupado em ser titular? Na minha opinião se o FM for para o banco, racha o elenco (ele é zica). Nossos laterais realmente estão muito abaixo do que nós torcedores querendo daqui pra frente. Falta um meio de campo que pense rapido e mais um atacante para ser titular. Quanto a base, parabens, mas base é base é leva um tempo para assimilarem o que significa vestir o manto sagrado. Claro, que exceções existem.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Ildebrando.

      Em relação ao LL, acredite: conheço bem o Luxa e com ele não existe este negócio de impor a escalação de jogadores.

      Abs.

  4. Fábio P. R.

    Pofexô começou bem!

  5. Concordo com quase tudo.
    Estou esperando o Weverton jogar 10 % do futebol do Marcos nos jogos decisivos.
    O Felipe Melo ou vai ou racha o grupo de jogadores.
    O Ramires da uma sensação em nós de absoluta tristeza ! O homem parece que esta com 50 anos de idade !
    O Raphael Veiga tem que urgentemente ser negociado !
    Abcs.

    • Márcio Trevisan

      Jair: creio que Weverton, por melhor que jogue, nunca jogará 10% do que jogou Marcos em quase todos os jogos decisivos de que participou.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>