LUXA. OU MAIS UM GOLAÇO DO PALMEIRAS.

Se um bom filho a casa torna, um ótimo treinador também pode retornar

Meus amigos.

Todos vocês sabem que fui assessor de Imprensa do Palmeiras. E, naquele período, um dos treinadores – aliás, o primeiro – com quem trabalhei foi Wanderley Luxemburgo. Por isso, sem nenhuma falsa modéstia, creio estar muito qualificado para analisar seu retorno ao nosso clube. E lhes garanto: nossa diretoria não poderia ter escolhido melhor.

“E o Sampaoli, Trevisan?”, deve ser a pergunta que todos vocês se fazem neste momento. Sim, o argentino seria uma grande contratação, mas leva uma enorme desvantagem em relação a Luxa: não tem a menor ideia da pressão que é trabalhar no maior campeão do Brasil e conviver com a torcida mais exigente do País. Outro detalhe: o estilo “vaca louca” que aplicou com sucesso no Santos/SP no último Brasileirão de fato foi encantador, mas as goleadas que sofreu durante a temporada para Ituano/SP e para o próprio Palmeiras e, principalmente, a ridícula eliminação na Copa Sul-Americana frente ao inexpressivo River Plate do Uruguai, em pleno Pacaembu, jamais ficariam impunes se ele estivesse à frente do Verdão.

Já o currículo de Luxemburgo fala por si só: oito títulos paulistas (sendo quatro pelo Palmeiras), um carioca, um capixaba, cinco brasileiros (dois destes pelo Verdão), uma Copa do Brasil, dos Torneios Rio-São Paulo (um com a nossa camisa), dois mineiros, um pernambucano e a Copa América de 1999 pela Seleção Brasileira. Os muitos que estão contra a sua volta – e aqui incluo principalmente torcedores palmeirenses – podem alegar que tudo isso faz parte do passado e que há muito tempo o “pofexô” não ganha nenhum título expressivo. Ok: mas em minha opinião, não apenas salvar o horrendo time do Vasco da Gama/RJ de mais um provável rebaixamento mas, principalmente, classificá-lo à Sul-Americana do ano que vem são duas façanhas que tranquilamente podem ser inseridas em seu histórico de conquistas.

No que diz respeito à Imprensa, esta quase que em sua totalidade também criticou asperamente a decisão do Palmeiras, considerando a recontratação de Luxemburgo um retrocesso. Afinal, o título a que o Palmeiras mais almeja, o bi da Libertadores, ele nunca ganhou. É verdade: e até menos de um mês atrás, o português Jorge Jesus por acaso já o tinha ganhado? E Sampaoli, já o ganhou alguma vez? Na verdade, muitos dos meus colegas – e aqui incluo até os que torcem pelo Verdão – gostam mesmo é de atormentar a vida do clube e de levar você, torcedor, a fazer o mesmo. Isso dá mais audiência, mais cliques, mais acessos. Entenderam?

Wanderley Luxemburgo volta ao Palmeiras. E, com ele, os títulos também voltarão.

Pois bem: então, Wanderley não tem defeitos, certo? Claro que os tem – e não são poucos. Por exemplo: ele jamais une grupo algum – com ele, não existe a tal “família”. Outra coisa: normalmente, poucos dias após assumir um clube, ele afasta algum jogador – age assim para “marcar território” e mostrar quem é que manda. Querem outro? Durante um bom tempo, inventou que além de ser técnico teria de ser também “manager”, ou seja: queria comandar todas as categorias de base e até mesmo o Departamento de Futebol dos clubes pelos quais era contratado. Com toda a certeza, a queda que sofreu em sua carreira se deve em muito a esta postura, hoje já abandonada.

Só que tem o outro lado desta história: Luxemburgo é um treinador com DNA ofensivo, que consegue tirar o máximo de cada atleta. Dirigidos por Luxa, jogadores medianos costumam se destacar e até subir de patamar. No que diz respeito a conhecimentos táticos, sempre esteve muito à frente dos demais colegas de profissão. Adepto da tecnologia desde que iniciou sua carreira inovou em conceitos, em formas de treinamentos e na adoção de esquemas táticos que sempre priorizaram o ataque. E é mais do que certo que todo o sucesso que fez e todos os títulos que ganhou foram decorrentes desta filosofia de trabalho – por sinal, justamente a que todos nós, alviverdes, sonhamos ver de volta à nossa equipe após tantos Felipões e Manos da vida.

Aliás, prezado internauta, é bom lembrar que, toda vez que pôde contar com grandes elencos, o cara realizou grandes trabalhos – e os palmeirenses foram as maiores testemunhas disso. E como tenho certeza de que em 2020 teremos um grupo ainda mais forte…

Para finalizar, para quem já teve de torcer por Marcelo Villar, Celso Roth, Diede Lameiro, Estevam Soares, Gílson Kleina, Marco Aurélio, Paulo Bonamigo, Róger Machado, Sérgio Clérice e outros que tais, torcer por Wanderley Luxemburgo é uma grande moleza. 

24 Responses to LUXA. OU MAIS UM GOLAÇO DO PALMEIRAS.

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … QUANDO INICIAREMOS A VER NOTICIAS DO PALMEIRAS AQUI?

  2. JORGE FARANI

    Caro Márcio,
    Você bem sabe que o nosso querido Luxa está vindo com pelo menos 5 anos de atraso, pois em 2014 quando o Paulo Nobre era o presidente, antes de contratar o Ricardo Gareca ele mandou o Brunoro se encontrar com o Luxa no Rio de Janeiro e acertar a volta dele e depois de tudo acertado, quando Brunoro voltou e ia entregar para o presidente anunciar a volta, Luxemburgo se antecipou e publicou na rede social que estava de volta ao Palmeiras e com isso contrariou o presidente.
    Agora com a volta dele independente de desejar toda a sorte do mundo com o nosso Palmeiras, gostaria de deixar uma mensagem que serve para todos nós admiradores do bom futebol e que digo sempre aos meus amigos:

    “SE SER CHAMADO DE ULTRAPASSADO É REJEITAR A MEDIOCRIDADE, PODE ME INCLUIR NO MEIO DOS ULTRAPASSADOS, COM MUITO ORGULHO”.

  3. Isabel Lisanda de Sales

    Boa tarde Trevisan.
    Eu sou muito grata ao Pofexô que tirou o nosso Verdão da fila em 1993 e que em 1996 montou a Máquina de jogar futebol.
    Seja bem vindo pofexô, vamos todos juntos fazer mais história em 2020.

    Bella, desde Londrina-PR

    • Márcio Trevisan

      Olá, Isabel.

      Vc está certa: faremos história em 2020.

      Aproveito para lhe dar as boas-vindas a esta seção.

      Escreva sempre, ok?

      Márcio Trevisan

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde, caro Trevisan agora é só deixar o professor trabalhar, garanto que ele entende e sabe montar esquema tatico, o bom é que joga para frente na busca do gol!!!!!!

    Abraço.

  5. gleimar rubio luciano

    Marcio, boa tarde.

    Bem antes do Felipão e depois do Roger, eu preferia o Luxemburgo.

    Fora todas suas manias e defeitos ele é um grande técnico, entende muito de futebol e sabe mudar a cara do time durante o jogo.

    O triste é ver parte da imprensa ridicularizando o Luxa, talvez por algum motivo inconfessável.

    Quem agora ridiculariza vai ter uma grande surpresa por o Luxemburgo é bom demais.

    Finalmente, uqero dizer que foi bom não abrirmos demais as pernas ao Sampaoli,
    porque ele se acha melhor do que efetivamente é, e estava aproveitando a oportunidade para extorquir dinheiro do Palmeiras.

    Um abraço.

    Gleimar.

    • Márcio Trevisan

      Gleimar: confesso que não esperava tantas críticas por parte dos meus colegas.

      Parece que muitos jornalistas não gostam nem um pouco do Luxa.

      E o curioso é que nomes como os de Felipão ou Muricy, que sempre trataram os cronistas com desrespeito e falta de educação, são bajulados.

      Abs.

  6. Boa tarde, Márcio.

    Suas preces foram atendidas! Na ausência de Sampaoli, que venha o “pofexô”.

    Posso lhe dizer uma coisa? Eu gostei, e muito! O Luxa pode até ter os problemas que você citou em sua crônica, mas nunca mereceu o ostracismo que vinha recebendo. É um técnico vencedor e as conquistas que você também citou em sua crônica reforçam isso. Torço muito pelo sucesso dele nessa nova passagem pelo Verdão, que eu acredito ser a última de sua carreira. Afinal, já com seus 67 anos de idade, não acredito que terá uma nova oportunidade no futuro.

    Por esses motivos, espero que realmente abrace a causa e nos traga muitas alegrias. Torço para que consiga realizar um bom trabalho.

    Quanto ao Sampaoli, vou te dizer uma coisa: esse cara deve ser um mala sem alça para trabalhar. Prepotente, viu no Palmeiras uma máquina de fazer dinheiro e achou que poderia impor o que quisesse. Faltou alguém avisar para o argentino uma coisa: aqui é Palmeiras, não o Santos.

    Um abraço.

    Valter

  7. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Se ele chegar, e o/os atleta/s a serem afastados for/em Deyverson e Borja, não será demonstração de ego, mas, sim, de obrigação e entendimento mínimo de futebol!

    No mais, que ele venha “cá pica apontada po xéu”, distribuindo patadas marotas e chamando a responsa pra ele. Difícil, sou muito fã do cara. Sou da geração anos 80, então, ele é referência de sucesso e alegrias que alcançamos na década de 90.

    Sardinhas e Cheirinho foram os times elogiados pelo futebol praticado neste ano. Sinto informar a imprensa brasileira, mas, em 2020 podem colocar o Verdão neste grupo!

    E, torcida alviverde: preparai vossos corações, pois, grandes e inesquecíveis momentos nos aguardam nos próximos campeonatos!

    Abraços!

  8. Já imaginaram se o argentino tivesse fechado como seria a relação com o clube após ter todas suas frescuras atendidas ???? O cara iria chegar se achando o dono do clube, iria querer mandar até na piscina. Graças a Deus não deu certo, nunca, jamais, o clube deve se submeter aos caprichos de uma pessoa por melhor que ela seja. O Palmeiras é um clube que qualquer pessoa deve ter o sonho de trabalhar e quando a oportunidade aparece não pensa duas vezes, não o que esse argentino folgado fez. O Palmeiras é gigante demais, os treinadores devem ceder em suas preferências pra poder trabalhar no clube e não o contrário, fazer mais e mais exigências. Quem esse cara pensa que é ???? Ganhou o que de importante fora a Copa América ????? Eu já teria mandado ele se catar na primeira semana de negociação, nem teria durado um mês.

  9. Obrigado Sampaoli por toda sua frescura e arrogância que nos levou a ter de volta o Luxemburgo. Valeu mesmo e agora vá fazer exigência na pqp…

    Seja muito bem vindo Pofexô !!!

    • Márcio Trevisan

      Ed: tenho para mim que Sampaoli pediu o que pediu para o Palmeiras não aceitar e ele ir para o Flamengo/RJ.

      Jesus? Talvez venha a ser ele o segundo técnico estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira.

      Aguardemos.

      Abs.

  10. Marcio
    Texto maravilhoso, perfeito, digno do extraordinário jornalista/historiador que o escreveu.
    Eu analiso muito na prática o que vai acontecer no time do Palmeiras.
    O que Luxemburgo vai fazer quando o Weverton falhar num jogo decisivo, como ele tem falhado em todos até aqui?
    O que Luxemburgo vai fazer com a ineficiência dos 4 laterais do elenco ?
    O que Luxemburgo vai fazer com a lentidão de Felipe Mello e Bruno Henrique ?
    Ele vai puxar o Felipe Mello pra zaga ?
    O que Luxemburgo vai fazer com o super craque Deyverson ?
    A unica coisa que eu sei é que ele vai conviver bem com os “bibelozinhos” Hyoran e Raphael Veiga, pois ele já conviveu bem até com o “bibelozinho” Lenny !

    • Márcio Trevisan

      Jair: muito obrigado pelos elogios que me fez.

      Creio que você está um pouco pessimista demais. Luxa não aceitou o convite do Palmeiras por dinheiro, pois pode ter certeza de que ele já é milionário – e faz tempo.

      O que ele quer é provar para todos que o criticam que ainda é um grande treinador. E ele já começou a fazer isso no Vasco/RJ.

      Abs.

  11. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO, não gosto do Luxemburgo em nenhum aspecto, mas como Palmeirense raiz que sou, irei apoia-lo o maximo possivel. Minha intuição é que não chegara a maio, mas como quero ter que engolir minhas palavras, a se quero. Ao assumir ele deve mesmo “marcar espaço”, pois alguns dos nossos atletas estão muito, mas muito mal acostumados. Mudança de atletas na equipe titular e principalmente mudança de postura no que tange a velocidade do meio pra frente e jamais esquecer a nossa zaga. Acredito que uns 5 atletas pontuais resolveria nosso problema. Quem seriam eles? Isso precisa ser analisado com calma.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: creio que 4 jogadores para serem titulares é um pouco exagerado.

      Para mim, se vierem um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meia e um atacante de beirada já estará de ótimo tamanho.

      Abs.

  12. Roberval Vicente Rosa

    Bom dia Trevisan.
    Faço minhas tuas palavras sem mudar uma vírgula!
    Depois do Filipão e do Mano Menezes, quando estive atormentado por uma tremenda desilusão em relação às campanhas futebolísticas do nosso time, eis que me congratulo por esta volta do “velho” Vanderlei.Você e o “mundo mineral” (como diz o Mino Carta) sabem que eu, da velha guarda, sempre considerei o Luxemburgo o MELHOR técnico, depois do saudoso Osvaldo Brandão, que o Palestra/Palmeiras teve em sua gloriosa história, pelos mesmos motivos que você tão brilhantemente, como sempre, expôs.
    Confesso que neste triste ano de 2019, eu andava bem desanimado por tudo que acontece neste país, mas eis que no final aparece esta excelente notícia, que me fará voltar a acompanhar TUDO que acontece com nosso verdão.

    Um abraço e uma excelente semana

    Roberval

    • Fábio P. R.

      Eu SABIA que você iria gostar, rs.

      Eu também!

      • Márcio Trevisan

        Fábio: quem gosta do bom futebol, gosta de Luxa.

        Mas há também quem goste de Fábio Carille…

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Roberval.

      Agradeço muito as suas palavras.

      É o que eu disse: Luxa não é perfeito, mas pode ter certeza de que não iremos jogar apenas pelo 1 a 0.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>