CARTA ABERTA A GABRIEL, VULGO “GABIGOL”

Sr. Gabriel (permita-me chamá-lo assim, e não por sua alcunha, já que não temos intimidade para tanto).

Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelas conquistas que seu clube obteve neste final de semana, aliás merecidíssimas, pois se alguém disser que o Flamengo/RJ não mereceu os títulos brasileiro e sul-americano ou estará cego pela paixão clubística ou, então, não entende absolutamente nada de futebol. Aproveito, também, para felicitá-lo pela excelente fase que viveu neste 2019, aliás a melhor de toda a sua carreira, e fico aqui me perguntando quais os motivos que o levaram, mesmo sendo tão qualificado, a fracassar de forma tão retumbante no futebol europeu – mas esta é uma outra história.

Só que o motivo principal desta carta aberta é um agradecimento. Sim, Sr. Gabriel, como palmeirense e um dos representantes de uma das maiores torcidas do País, quero lhe dizer um “muito obrigado” pelo fato de o senhor ter se lembrado do nosso Verdão durante as comemorações após a vitória do último sábado, sobre o River Plate/ARG (aliás, demorou, mas enfim entendi porque este clube argentino é conhecido como “galinha”). Obviamente, sei que sua intenção foi humilhar a S. E. Palmeiras e seus milhões de torcedores, e para tanto nem se preocupou com o tamanho da imbecilidade da frase que gritou, mas o detalhe é que o efeito acabou sendo justamente o contrário.

Ao bradar “O Palmeiras não tem Mundial” (e por acaso o senhor já o tem?) no momento de maior euforia de seu time nos últimos 38 anos (nossa, fazia tempo, não?), o senhor nada mais fez do que reconhecer não só o gigantismo, mas principalmente a supremacia palmeirenses. Afinal, se após vencer uma competição na qual sequer chegou a nos enfrentar o senhor fez questão de gritar, a plenos pulmões, o nome da nossa equipe, é porque no fundo (mas bem lá no fundinho, mesmo) sabe que nós voltamos a ocupar o lugar de destaque no futebol brasileiro que, com pequenos lapsos de tempo, sempre nos pertenceu. Afinal, como diz o antigo ditado, ninguém chuta cachorro morto, não é mesmo?

Mas, como jornalista profissional há mais de 31 anos, é meu dever informá-lo de que, se em sua opinião o Palmeiras não tem Mundial, o Flamengo/RJ também não tem. É que o título conquistado por Zico e cia., em 1981, é reconhecido pela FIFA como intercontinental, e não mundial. Para a entidade, apenas as edições de 2000 e a partir de 2005 é que foram mundiais, pois somente estes contara com representantes de todos os continentes (o senhor sabe o que são continentes, certo?). Todas as outras disputas são chamadas pela entidade máxima do futebol de “intercontinentais”, pois contaram somente com os campeões da Europa e da América do Sul. Já o título obtido pelo Verdão em 1951 é, para a Fifa, global, pois embora também tenha sido disputado apenas por times sul-americanos e europeus, teve oito clubes a disputá-lo. Mas, na verdade, Sr. Gabriel, tudo não passa de nomenclatura.

Se quiser mais informações sobre isso, sugiro que leia o livro “A História do Futebol para Quem tem Pressa”, lançado em junho último pela Editora Valentina e escrito por este que ora lhe dirige estas palavras (se quiser um exemplar autografado, basta pedir – eu não faço distinção clubística e nem mesmo cultural. Em outras palavras: trato o culto, o intelectual, com o mesmo respeito e consideração com que lido com o semianalfabeto ou o idiota).

Sabe qual é o maior problema de um jogador de futebol, Sr. Gabriel? É que ele acha que um gol, que dois gols ou mesmo que muitos gols vão durar pra sempre. E quando consegue marcá-los, acaba se considerando acima do bem e do mal, acaba tendo certeza de que, além de ser bom de bola, ele é também inteligente, eterno. Só que não: na verdade, por mais importantes que sejam tais feitos, eles passarão, e bastará uma fase ruim e algumas partidas seguidas sem balançar as redes que tudo isso cairá no esquecimento. Na verdade, Sr. Gabriel, a única coisa que jogador de futebol sabe, mesmo, é chutar bola.

Falando agora da conquista do hexacampeonato – sim, Sr. Gabriel, o Flamengo/RJ faturou o Brasileirão seis vezes, e não sete como os flamenguistas insistem, pois o campeão da edição de 1987, reconhecido por todas as esferas, foi o Sport do Recife/PE –, preciso lhe recordar de algo muito importante, e faço isso com uma frase bem curta, com a qual aproveito também para encerrar esta carta aberta:

QUEM TEM MAIS, TEM 10!!!

P.S.: Comunico aos internautas que, até o final deste ano, por motivos mais do que óbvios não mais publicarei as notas e as avaliações de nossos jogadores, limitando-me apenas a tecer comentários sobre os últimos jogos do Verdão nesta temporada. O deste domingo? É melhor nem tomar o seu tempo com isso.

  

36 Responses to CARTA ABERTA A GABRIEL, VULGO “GABIGOL”

  1. Júnior Colletti

    Grande Márcio!

    Como hoje é moda também nas mídias sociais, você é um “Tramontina”, ou seja, corte rápido. Cirúrgico!

    E não adianta ficarmos revoltados com o rapaz. É fruto de uma forçação de barra que o colocaram como novo Neymar. Como diria meu saudoso Nono: Má vá! Nem pra engraxar mio sapaton serve, cuesto mentecapto”!!! E duro que ele acreditou que é craque. Ano que vem recebe outra proposta da Europa, não vingará novamente, re-voltará(!) com os burros cheios de dinheiro e nunca terá acontecido.

    E o futebol assim que tem graça: a zoeira é parte, a troça, hoje os memes. Ficamos muitos anos impedidos em poder zoar e só sendo zoados. Hoje isso mudou, então, pros torcedores do cheirinho é válido. É do jogo!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Colletti, salve.

      Obrigado pelo elogio.

      Em relação a Gabigol, quis apenas esclarecer a alguém desprovido de cultura um pouco sobre a história do futebol.

      Tomara que ele a tenha aprendido.

      Abs.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … escrevi e deletei umas 3 vezes para expor minha opinião e não gerar mais polemica. Tambem não gostei nenhum pouco com o que ele fez, mas nossos atletas fizeram isso no ano passado (lembra do cheirinho?). Vejo com uma “zoeira” do futebol e vinda desse atleta apequenado na Europa, não me ofende, pois deve ser a educação que obteve em sua casa. Enfim, se nossa diretoria e alguns atletas tivessem vergonha na cara, hoje a historia poderia ser outra. 2020? eu, vou entrar bem humilde, pois tambem fui abraçado pela soberba em 2019 e quebrei a cara.

    • Márcio Trevisan

      Este é o nosso maior problema, Ildebrando: somos sempre muito seguros de que seremos os melhores.

      E quando isso não acontece…

      Abs.

  3. Bom dia Márcio, dou se leitor,há muito tempo, pela manhã é sagrado ! Eu só assisto jogos do Palmeiras, só vi do Flamengo contra nós. Interessante! Quando nós contratamos ano passado era farplay financeiro! E agora estes caras? Tem dinheiro para contratar e não pagaram alguns familiares das vítimas do incêndio! Já pensaram se fosse o Palmeiras? Estaria alijado dos campeonatos! Por isso só veja mídia palmeirense, outras canais, não! Em tempo você como grande escritor e jornalista, perder seu precioso tempo com Gabriel Barbosa, é oferecer pérola aos porcos! Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Canuso.

      Agradeço muito o seu constante e irrestrito apoio.

      Em relação a Gabigol, quis apenas ecslarecer a alguém desprovido de cultura um pouco sobre a história do futebol.

      Tomara que ele a tenha aprendido.

      Abs.

  4. Caros, eu vi o vídeo do Gabigol. Sinceramente, não achei nada. Acho que nós temos muito mais motivos para canalizar nossa raiva nessa maldita diretoria do Palmeiras que nos proporcionou isso aí. Temos um câncer que se instalou no Palmeiras chamado Alexandre Matos, esse barrigudo já está me fazendo lembrar do sapo-boi, aliás em matéria de corrupção o sapo-boi seria apenas um estagiário do câncer. O que o Banonóti está fazendo que ainda não mandou essa doença embora, ou será que tem algo na doença que beneficia o Bananóti?! A torcida já detectou que esse cara é um câncer, mais um mafioso instalado em nosso Palmeiras e pior, o cara não é palmeirense. Não, eu me nego a ter raiva de quem quer que seja que zue o Palmeiras enquanto essa situação não mudar. E olhem, o pior ainda está por vir, não quero nem ver o que vai acontecer no jogo contra o Flamengo.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: pode acontecer qualquer coisa no jogo contra o Flamengo/RJ.

      Mas o mais provável é que aconteça uma baita briga entre os jogadores.

      Abs.

  5. Tirando um pouco o foco dos jogadores, acho que está mais do que claro que Mano Menezes não dá né ??? O cara fala bem, tem um bom poder de argumentação, mas não fez absolutamente nada de diferente do que o Felipão já vinha fazendo. Seguiu a cartilha do presidente e diretoria. No Palmeiras joga quem eles mandam jogar. Já sabemos que não importa o que a torcida diga, não importa o quanto proteste, o Mano Menezes vai ser o técnico para 2020. E já sabemos onde isso vai dar. Mais uns 6 meses perdidos em 2020, até chegar maio ou junho e aí eles resolvem mudar novamente constatando o óbvio. Só que aí vai ser tarde de novo. Mais um ano vivendo no atraso.

    • Márcio Trevisan

      Ed: tenho informações que garantem a permanência de Mano Menezes, mas apenas se o Palmeiras for o vice-campeão brasileiro de 2019.

      Se terminar em 3º, as chances dele ser demitido aumentarão bastante.

      Abs.

  6. Quanto a zoeira dos flamenguistas, me desculpem mas não vejo nada demais, afinal, estamos zoando eles desde 2016 quando não nos alcançaram e os apelidamos de cheirinho. Ano passado após o jogo do título nossos jogadores passarem em frente a loja oficial deles, rindo e tapando o nariz fazendo alusão ao cheirinho. Natural que eles fossem revidar agora.

  7. Roberto Alfano

    Boa tarde, caro Trevisan, meus parabéns por está carta aberta muito bem publicada.

    Pena que o Time do Palmeiras não colaborou, ou melhor não jogou, quero só ressaltar o esforço do Dudu em campo e só.

    Quero só ressaltar a nossa imensa Torcida, não merecia isto!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      De fato, nossa torcida merece um time vibrante em todos os jogos. É o mínimo.

      Abs.

  8. Concordo em 100 % com o ótimo comentário.
    Estou extremamente preocupado com a FALTA de vergonha na cara com que os pseudos craques do Palmeiras vão enfrentar o Fluminense e o Cruzeiro nestas rodadas finais.
    Será que o time do Palmeiras vai entregar o jogo pro Cruzeiro da mesma forma VERGONHOSA que os jogadores do Atlético mineiro ha alguns anos atras entregaram a partida pro Cruzeiro tomando uma sonora goleada pro Cruzeiro não cair pra segundona ?
    Será que nós vamos ter que passar por mais essa humilhação em 2.019 ?

    • Márcio Trevisan

      Jair: muito obrigado pelo elogio.

      Olha: não acredito em entrega. Mas existe, sim, a chance de não vencermos nenhum dos quatro jogos que nos restam: Fluminense/RJ, Flamengo/RJ, Goiás/GO e Cruzeiro/MG.

      Por quê? Porque jogador só corre quando precisa, amigo, e como já estamos garantidos na Libertadores…

      Abs.

      • Oi, desculpe pegar carona no comentário mas vejo que falta para a diretoria, caso os jogadores não consigam entender, explicar que o segundo lugar vale muito e inclusive, vale dinheiro nos cofres. A diferença não é muita, R$ 31 mi para o segundo e R$ 29 mi para o terceiro. Não importa. Ser o vice significa que apenas um clube é melhor que o Palmeiras neste campeonato. E isso é muito importante.

        • Márcio Trevisan

          Olá, Marcelo.

          Em primeiro lugar, não é preciso se desculpar. O espaço neste site é sempre democrático.

          Concordo com você que terminar em 2º é, obviamente, melhor do que em 3º. O problema é convencer os jogadores disso, pois a premiação que eles receberão será a mesma (classificação à Libertadores independentemente da colocação).

          Abs.

  9. Bom dia Marcio e amigos,

    O Flamengo jogou muita bola neste segundo semestre e na minha opinião mereceu os dois títulos.
    Agora, fiquei impressionado com a cobertura realizada por todos os canais, nunca tinha visto algo assim, na emissora principal, antes de partida teve até uma novelinha com atores da casa, falando da historia do ultimo título.
    Escuto desde a chegada da CREFISA ao Palmeiras que nosso verdão tem uma espécie de doping financeiro, o que é uma grande mentira claro, pois a renda do Palmeiras é composta por diversas receitas sólidas, mas enfim, o que acontece com o Flamengo é o quê? E outra coisa, desde quando ele é beneficiado com valores e mídias muito superiores a qualquer time do Brasil? Desde sempre…
    Apesar do ano decepcionante do Palmeiras, tenho certeza que continuaremos crescendo, aprendendo com os erros e se consolidando com um dos maiores da America do Sul.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Você tem razão, e a prova é simples: em 2016, o Grêmio/RS venceu a Libertadores, assim como em anos anteriores outros clubes brasileiros também venceram.

      E a festa promovida pela mídia esportiva não chegou a 1/10 do que estamos vendo agora.

      O motivo? Simples: o Flamengo/RJ tem a maior torcida do mundo e, consequentemente, gera a maior audiência do mundo.

      Abs.

  10. Olá caros amigos de sangue verde. Márcio, parabéns pelo artigo. Eu acabei não entendendo uma coisa: o muleque fez isso na hora da comemoração do gol ou durante as festa já no Brasil?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      Foi no jantar pós-jogo, ainda em Lima/PER.

      Ele pegou um microfone e pediu para que alguns jogadores gritassem com ele.

      Agradeço o elogio.

      Abs.

  11. José Aparecido da Silva

    Bom dia a todos!
    Esse jogador comum está numa fase Boa e de muita sorte. Podem escrever aí este jogador vai cair no ostracismo logo logo.
    O flamengo ganhou essas competições com mérito, não podemos pensar diferente.
    Mas há ressalvas:
    No jogo de volta contra o Emelec na Libertadores, aquele pênalti mandrake ficou muito suspeito.
    E na final, o River deixou de matar a partida até os 43 do segundo tempo.
    Os caras estavam desesperados.
    No brasileirão, acho que foi o time mais beneficiado pelo VAR, que tem uma mãozinha da mamãe globo.
    E oque é pior, nosso time de vagabundos, safados e pipoqueiros novamente nos fizeram passar vergonha.

    • Márcio Trevisan

      Zé: Gabigol sempre foi um bom jogador.

      Mas a fase que viveu em 2019 é um ponto fora da curva. Por isso, não acredito que ele continuará tão bom assim daqui pra frente.

      Abs.

  12. Paulo Bergo

    Bom dia a todos.

    Que orgulho ler essa carta , Trevisan. Nada como.a educação para colocar um imbecil no seu devido lugar. Deus sempre fazendo a coisa certa. Por isso você é um excelente jornalista e eu um mero torcedor. Você resolveu na diplomacia. Já eu, como bom italiano, resolveria com um belo soco na face do cidadão Gabriel, apesar de saber também que a sua vontade também era dar um belo soco nesse moleque babaca que se acha por uma temporada Boa. Enfim. Parabéns Palmeiras que nos faz passar por essas situações graças às suas incompetência em 2019.
    Abçs Amigo.

    • Márcio Trevisan

      Muito obrigado, Bergo.

      Apenas uma correção: você não é um mero torcedor. Você é um dos 16 milhões de motivos que fazem o Palmeiras ser o gigante que é.

      Abs.

  13. Jorge Farani

    Caro Márcio, bom dia!

    Gostaria muito de comentar as coisas bem ou mal do nosso Palmeiras, porém, não posso deixar de fazer o maior elogio a sua crônica o que prova você ser um palmeirense de valor. Mas, sinceramente, só tomei conhecimento do acontecido agora através do seu comentário, pois as pessoas que me conhecem sabem que digo sempre que só assisto jogos do Palmeiras e com isso, infelizmente já sou forçado a assisti-los, pois contra alguém certamente o nosso time jogará.

  14. Dentro do contexto que o Palmeiras oferece (investimento e estrutura), esse é sem dúvidas em minha opinião o time mais vagabundo e sem vergonha que eu já vi.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: mesmo levando em conta investimento e estrutura, posso lhe assegurar que já tivemos times muito, mas muito piores.

      Abs.

      • Não falo pior em modo de jogar Márcio. Uma coisa é ter um time ruim pois os jogadores são ruins como foi em 2012, aí não tem o que fazer, outra coisa é ter um time sem um pingo de vergonha na cara que não joga por pura vagabundice mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>