FELIZ ANO NOVO, VERDÃO!

Empate na Bahia praticamente elimina chances de título neste ano

Meus amigos.

Vou ser bem sincero com todos vocês: a palavra “praticamente” que escrevi no subtítulo desta crônica pós-jogo é apenas uma forma de mascarar a verdade. Sim, eu sei, matematicamente o Palmeiras ainda tem chances de ser campeão brasileiro, mas para isso o Flamengo/RJ só poderá somar um dos 12 que ainda tem a disputar e nós, claro, ganharmos os 15 que ainda nos restam. Impossível? Não. Mas provável? Evidentemente que não.

Desta forma, a verdade é que chegou a hora de começarmos a pensar no ano que vem. Quem merece permanecer no elenco, quais os jogadores que terão de ser dispensados e, principalmente, quais as contratações que precisarão ser feitas. Neste ponto, creio ser óbvio que os atletas escolhidos terão de ser ponta, ou seja, terão de chegar para jogar – até porque, como estamos todos carecas de saber, nomes para compor o elenco já os temos aos montes.

Não compartilho da opinião de que, apenas pelo fato de termos passado um ano sem conquistas, uma gigantesca renovação necessita acontecer. Pelo contrário: no meu modo de enxergar o futebol, o Verdão precisa de um lateral-esquerdo, de um zagueiro, de um meia de armação e de dois atacantes de beirada de campo (antigamente conhecidos como pontas). Neste último caso, por sinal, creio que nem mesmo contratações sejam necessárias – bastará repatriar Artur, emprestado ao Bahia/BA, e promover Gabriel Veron, campeão mundial pelo Sub-17 do Brasil neste domingo.

Entendo que você, na condição de torcedor, espera que o Palmeiras seja campeão todo ano, preferencialmente faturando todos os torneios que disputar e, se possível, vencendo todas as partidas. Mas o futebol não é assim, nunca foi assim e jamais será assim. Existe o ano do plantio, existe o ano da colheita e, entre ambos, existe também o ano da entressafra. Portanto, amigo palmeirense, calma: neste ano muito provavelmente não vai dar, mas no ano que vem será uma nova história.

Que venha logo 2020!!!

O jogo – A partida de Salvador/BA foi quase um replay do derby da semana passada, quando não fomos bem no primeiro tempo e sobramos na etapa final. Aliás, assim como contra “eles”, só não vencemos hoje porque nos faltou poder de finalização, ainda que Borja tenha sido nosso melhor jogador. O gol que sofremos, responsabilidade direta de Vitor Hugo e, principalmente, Deyverson (o cara já não ajuda no ataque e agora resolveu atrapalhar na defesa…), foi um erro ridículo, que nem mesmo equipes juvenis são capazes de cometer.  

De nada adiantaram as três ótimas alterações promovidas por Mano Menezes, até porque ele não pode ser responsabilizado pelo gol feito que Willian Bigode perdeu, certo? Além disso, a sorte também não esteve do lado verde, já que Bruno Henrique normalmente não erra o lance que errou e a bola que bateu na barriga de Borja só não entrou porque a ponta da luva de Douglas impediu.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 6
BOM

LUAN – 6,5
MUITO BOM

VÍTOR HUGO – 5
  REGULAR

DIOGO BARBOSA – 5
  REGULAR

THIAGO SANTOS – 6
  BOM

BRUNO HENRIQUE – 4,5
  RUIM

GUSTAVO SCARPA – 4
  MUITO RUIM

DUDU – 7
ÓTIMO

DEYVERSON – 4
MUITO RUIM

ZÉ RAFAEL – 5
  REGULAR

MANO MENEZES – 7
ÓTIMO

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

BORJA – 7
ÓTIMO

LUCAS LIMA – 6,5
MUITO BOM

Créditos Fotos: Divulgação CBF

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

12 Responses to FELIZ ANO NOVO, VERDÃO!

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio … bom dia. Acho que a renovação descrita por vc ainda é pouco. Pra que ficar no elenco com Deyverson, Lucas Lima,Carlos Eduardo, Dracena, Antonio Carlos, Vitor Luiz, Hyoran, Rafael Veiga, Dourado, Jean, Prass e Ramires? Com a sua indicação de contratação, eu concordo e acrescento mais, da pra subir uns 4 moleques da base para compor elenco (Angulo, Gabriel Menino, Gabriel Veron e um outro que esqueci o nome). O que mais me irrita ultimamente é ver o “morto” do Bruno Henrique em campo e ainda de capitão.

  2. José Aparecido da Silva

    Boa tarde a todos!
    Ano pra esquecer
    Totalmente frustrante.
    Decepção com vários vagabundos.
    Não ganhamos nem do horroroso time deles.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde, agora só resta planejar 2020, para não cometer os mesmos erros!!!!!!

    Agora já pensou se o Dudu sair, que será do Palmeiras, pois foi o único que suou a Camisa.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: um dia o Dudu irá embora do Palmeiras, e o Palmeiras continuará.

      Mas que ele fara falta, isso fará. E muita.

      Abs.

  4. Bom dia Márcio e colegas!

    Infelizmente essa diretoria não está preocupada em ganhar títulos, estão preocupados somente em encher os próprios bolsos e os jogadores percebendo isso também não estão nem ai. Abs.

    • Márcio Trevisan

      A impressão que eu tenho, Maciel, é que os jogadores do Palmeiras contam os minutos para que chegue o fim do ano.

      Abs.

  5. Paulo Bergo

    Elenco de groselhas … sem mais.

  6. As vezes, futebol é muito simples de se entender. Não precisa ser um profissional remunerado como o Mattos, pra ver que com Deyverson não existe a menor possibilidade de conquistar nem torneio de bocha. Gente, eu não acredito que passaram o ano insistindo nesse jogador limitadíííísssiimoo. Ah mas ele é esforçado e por isso os técnicos gostam dele. Esforçado eu também sou, nem por isso sou jogador de futebol. É um desrespeito com a camisa do Palmeiras e também com grandes centroavantes do passado que tivemos como Evair, Leivinha, etc, e que eram cobrados por muito menos (Evair inclusive chegou a ser afastado por deficiência técnica) e hoje basta ser esforçado. O que virou o Palmeiras???

    • Corrigido a tempo minha falha, Leivinha era meia e não centroavante. Troque por César Maluco.

      • Márcio Trevisan

        Ed, salve.

        Leivinha chegou a jogar algumas partidas como centroavante, sobretudo no período em que César Maluco foi afastado por indisciplina. Aliás, na Copa de 74, Zagallo preferiu dar ao meia a função de comandante de ataque em detrimento ao próprio César. Isso aconteceu nos três primeiros jogos, e só não foi mantido porque Leiva se machucou e não pôde mais atuar na Alemanha.

        Em relação ao Evair, apenas uma correção: ele não foi afastado por Nelsinho Baptista por deficiência técnica, mas sim porque se desentendeu com o então preparador físico do Verdão, Flávio Trevisan (que, apesar do sobrenome, não é meu familiar).

        Abs.

        • Essa história do Leivinha eu não sabia Marcio e quanto ao Evair sempre achei que tinha sido afastado por deficiência técnica, foram os comentários a época. Obrigado por me esclarecer. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>