WEVERTON 1 x 0 CEARÁ/CE

Com atuação “divina”, goleiro garante vitória do Palmeiras na Arena Palestra Itália

“Atenção, torcedor. O sistema de som da Arena Palestra Itália informa a escalação do Palmeiras: Oberdan; Leão, Valdir de Moraes, Jaílson e Velloso; Marcos, Fernando Prass, Bruno e Nascimento; Gilmar e Jurandyr. Agora, os suplentes: Fábio Crippa, Raul Marcel, Bernardino, Sérgio, Aymoré Moreira, João Marcos e Chicão”.

Curioso, não? Pois é. Estes são apenas 18 dos 119 goleiros que já vestiram a camisa 1 do time principal do Palmeiras em pelo menos uma partida. E hoje um deles, Weverton, pareceu ter encarnado aquilo que de melhor tem ou teve cada um de seus antecessores. A atuação do camisa 21 do Verdão foi de encher os olhos, de ficar marcada na memória de todos os que a assistiram e, se algo ainda improvável e maravilhoso nos estiver reservado, certamente se transformará na marca maior de um grande feito.

Os dois parágrafos acima podem ser muito positivos, mas paradoxalmente apontam um sério problema que o nosso time teve nesta que foi a 100ª vitória obtida dentro de sua nova casa: se nosso goleiro foi o melhor homem em campo, é porque alguma coisa (ou melhor: algumas coisas) não deram certo. Por exemplo: em nenhum momento do jogo fomos superiores ao Ceará/CE – no máximo, equilibramos as ações. Outro detalhe: ao contrário do que acontecera no meio da semana, diante “delas”, nossas finalizações, tanto as corretas quanto as incorretas, foram bem menos constantes. E o pior de tudo: o Verdão foi surpreendido por um adversário desfalcado de alguns titulares e que teve seus dois melhores jogadores poupados de parte do jogo.

Daí a minha estupefação ao assistir à coletiva de Imprensa de Mano Menezes. Nosso treinador não teve o menor pudor em admitir que não esperava um Ceará/CE tão ofensivo, fato este que me deixa preocupado em relação ao que ainda está por vir, tanto neste quanto no próximo ano. Afinal, se ele admite ter sido pego de surpresa por um humilde time nordestino, o que podemos esperar de adversários bem mais conceituados? Outro fator que me colocou mais algumas pulgas atrás das orelhas é que se nosso adversário desta noite de sábado se impôs dentro de nossa casa e nem de longe merecia sair derrotado, é porque encontrou condições para tanto. Por isso, é bom que o Palmeiras esteja ciente de que, desta vez, tudo acabou bem, mas nada nos garante de que será sempre assim.

Mas eu não poderia terminar esta crônica pós-jogo sem que falasse novamente do personagem principal desta partida. Ao defender o pênalti (que, por sinal,  foi confirmado tanto pelo árbitro de campo quanto pelo árbitro de vídeo mas que nem em sonho aconteceu, já que Vítor Hugo visivelmente acertou a bola primeiro) e ao praticar pelo menos outras duas excepcionais defesas e outros dois verdadeiros milagres, pelo nesta noite ele foi divino.

Ou como diz o jornalista Milton Neves, Weverton foi o “Ademir da Guia do gol”.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 10
DIVINO

MAYKE – 6,5
MUITO BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 6
BOM

VÍTOR HUGO – 5,5
  SATISFATÓRIO

DIOGO BARBOSA – 5,5
  SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 6
  BOM

BRUNO HENRIQUE – 6,5
  MUITO BOM

GUSTAVO SCARPA – 5,5
  SATISFATÓRIO

DUDU – 6,5
MUITO BOM

DEYVERSON – 5
REGULAR

ZÉ RAFAEL – 7,5
  ÓTIMO

MANO MENEZES – 5
REGULAR

JEAN – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 5
REGULAR

HENRIQUE DOURADO – 5
REGULAR

Créditos Fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

15 Responses to WEVERTON 1 x 0 CEARÁ/CE

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito boa sua crônica caro Trevisan, o que jogou o Weverton não esta escrito, em compensação o Time poderia jogar melhor o segundo tempo.

    Está difícil, mais vamos lutar até o fim da matemática!!!!!!

    Abraço.

  2. Salve Marcio e amigos,

    Notaram como caiu o futebol do DB. Nunca foi craque mas está muito abaixo, inclusive desistindo da jogada sem voltar para recompor.
    A lentidão do FM está assustadora, tá precisando descansar um pouco para dar lugar para o TS.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: em relação a DB, concordo.

      Aliás, acho que ele irá embora no fim do ano.

      No que diz respeito a FM, creio que vc exagerou. De qualquer forna, estamos em fim de temporada e ele já tem uma certa idade.

      Abs.

  3. Roberval Vicente Rosa

    Eu achava que não iria comentar nada sobre o Verdão pelo menos até 2050. Confesso que não vi o jogo contra o Ceará, mas não resisti ao ler a tua análise, querido Márcio. Se não, vejamos: Se ganhamos com um mísero 1X0 graças a uma intervenção miraculosa de San Genaro, que se incorporou mediunicamente no Weverton, porque na tua análise NENHUM jogador, teve uma nota RUIM? Se TODOS foram de regulares para ÓTIMO (inclusive o goleiro, obvio), então o time teve uma atuação BOA? Confesso que não entendi a notação. Volto a repetir: não vi o o jogo, apenas me atenho à tua análise, querido amigo.

    Um grande abraço.

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Roberval: são duas coisas diferentes.

      O fato de o rival ter sido melhor em campo não significa que nossos jogadores jogaram mal, apenas que o Ceará/CE teve méritos para se impor mesmo jogando fora de casa.

      Abs.

  4. O Deyverson gente, não é possível esse rapaz ser jogador de futebol profissional, ele é muito ruim, mas muito, muito, muito ruim, ele atrapalha até as comemorações dos gols. Prestem atenção.

    • Márcio Trevisan

      Pois é Ed.

      Mas foi titular com Cuca, Felipão e agora com Mano.

      A entrega dele em campo encanta os treinadores.

      Abs.

  5. Jota Ferreira

    Quando a gente acha que vai melhorar, temos que ver Deyverson jogar bola.

  6. Weverton literalmente calou minha boca, mas eu gosto disso, triste é quando o jogador não cala minha boca. Atuação sensacional. Mano Menezes é muito retranqueiro e medroso, fui no jogo ontem e vendo de trás do gol por diversas vezes o time está atacando mas para e volta a bola pro campo de defesa. É nítido que ele prefere ficar tocando a bola em zona segura do que tentar atacar e perder a bola.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vamos com calma em relação a Weverton.

      Ele teve uma – repito: uma – excepcional atuação. Nada além disso.

      Abs.

  7. 1º Comentário no meu MODULO matemático/CHATOTORIX !
    Tirando o Weverton que teve uma atuação de gala, os 13 PICARETAS que DESFILARAM pelo Allianz ontem tiveram somados 74,5 pontos, média de 5,73 por cabeça.
    Ou seja, segundo a sua tabela de avaliação de atuações na média eles quase atingiram o critério 6,0 BOM !
    Isto esta correto ?

    2º Comentário no meu MODULO histórico/SARCÁSTICO !
    Você cometeu uma MONUMENTAL injustiça, não mencionou o Martorelli, o P…, digo o MELHOR goleiro da história do Palmeiras !!!
    KKKKKKKKKKKKK

    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Jair: tanto as minhas avaliações quanto as suas estão corretas.

      É que cada um de nós vê o jogo como quer ou pode.

      No caso do Martorelli, ele nem de longe está entre os piores goleiros da nossa história.

      Palavra de historiador.

      Abs.

  8. jorge farani

    Se fosse um jornalista, “após ver o que não gostaria de ter visto” a minha manchete hoje seria essa: “NO DIA DOS FINADOS O QUE O PALMEIRAS FEZ EM CAMPO NENHUM DEFUNTO QUIS VER”.

    Uma vergonha total ver um time caro como esse que tem o Palmeiras levando um banho de bola e ser envolvido 90 minutos por um time com um orçamento pequeníssimo, e o que é pior, com um técnico que assumiu o time dias atrás.

    A essa altura estou achando que o ano está demorando de passar, pois quero ver o que essa diretoria vai fazer para o próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>