TOALHA AO CHÃO? AINDA NÃO.

Tudo indica que hendeca não virá neste ano. Mas o futebol tem os seus caprichos…

Qualquer um que saiba somar 2 + 2 sabe que as chances do título brasileiro diminuíram para o Palmeiras. Afinal, a diferença para o líder momentâneo do torneio, que já era grande, aumentou ainda mais e, claro, agora falta uma partida a menos para o término da competição.

Além disso, nosso principal adversário na busca pela taça vive em estado de graça, tendo vencido não só as últimas cinco partidas que disputou como também ganhou em 12 das últimas 13 vezes em que entrou em campo pelo Brasileirão. Ou seja: ao que tudo indica, muito dificilmente a festa que vimos em 2016 e 2018 se repetirá em 2019.

Ocorre, porém, que o futebol tem lá os seus caprichos, e os deuses que o comandam, vez ou outra, costumam aprontar das suas. O time que todos apontam como campeão terá uma partida dificílima no meio de semana, cujo resultado, independentemente de qual seja, poderá influenciar seus desempenho no restante do ano – se for à final da Copa Libertadores, poderá inconscientemente se poupar para o jogo único e em campo neutro que terá diante de um grande clube argentino; se for eliminado, poderá conscientemente se abalar pois terá desperdiçado a chance de vencer a competição para a qual mais se preparou na temporada.

E é por isso que, acompanhando o mundo da bola há mais de 40 anos, sendo 31 destes profissionalmente, eu ainda não joguei a toalha.

O Jogo - Às vezes, uma equipe joga bem por causa do seu treinador. Noutras, joga bem apesar do seu treinador. Assim como já acontecera no meio de semana, hoje mais uma vez Mano Menezes foi mal demais no comando do Palmeiras. De cara, resolveu inventar um esquema tipo 4-4-2, mas com dois homens centralizados. Até aí, beleza, pois talvez isso deixasse o time com maior poder de finalização.

Só que, por outro lado, também obrigou o melhor jogador da equipe, Dudu, a voltar toda hora para ajudar na marcação, o que não apenas lhe causou um desgaste-monstro mas também o impediu de ser tão efetivo ofensivamente quanto poderia. Como tamanha asneira não deu certo (e para má sorte do treinador ainda por cima foi outro escolhido seu, Zé Rafael, o responsável direto pelo gol do Atlético/PR), ele só não corrigiu a bobagem que fizera já no intervalo para não passar recibo. 

Mano Menezes, porém, ainda teria tempo de atrapalhar um pouco mais o Verdão. Já no fim do jogo e quando nosso time mais pressionava em busca do gol da virada, ele tira um atacante – Willian Bigode – e coloca um meia – Raphael Veiga. Era óbvio que nosso poder de fogo, que só existia graças à gigantesca entrega de todo o time (algo que, aliás, merece ser ressaltado e elogiado), iria perder força.

Mas, como se sabe, empatar uma partida, sobretudo fora de casa, sempre foi considerado um bom resultado pelo nosso técnico.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 5,5
SATISFATÓRIO

JEAN – 4
MUITO RUIM

GUSTAVO GÓMEZ – 7
ÓTIMO

VÍTOR HUGO – 6
  BOM

DIOGO BARBOSA – 5
  REGULAR

FELIPE MELO – 5,5
  SATISFATÓRIO

BRUNO HENRIQUE – 5
  REGULAR

ZÉ RAFAEL – 4
MUITO RUIM

DUDU – 6
BOM

DEYVERSON – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 5
  REGULAR

MANO MENEZES – 4
MUITO RUIM

LUCAS LIMA – 5,5
SATISFATÓRIO

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

LUAN – 5
REGULAR

Créditos Fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

17 Responses to TOALHA AO CHÃO? AINDA NÃO.

  1. Bom dia a todos!
    No início do ano todos os Palmeirenses sem exceção estavam com a expectativa de uma grande conquista.
    Paulistinha não veio…tudo bem.
    Copa do Brasil não veio…na minha opinião faltou mais atitude dos jogadores.
    Libertadores não veio…com uma desclassificação vergonhosa e repugnante.
    Brasileirão…oque aconteceu com este time após Copa América é muito estranho.
    Perder faz parte, mas da forma que perdemos e estão jogando é detestável.
    Ontem o Boca foi eliminado, e a torcida aplaudiu os jogadores, pela demonstração de vontade e raça.
    Acho que estes vagabundos estão acomodados pois tem contratos longos e salários altos.

    • Márcio Trevisan

      Silva: nossa campanha neste ano é superior à do ano passado.

      Então, pergunto: também fomos vagabundos em 2018?

      Na verdade, meu amigo, o Flamengo/RJ é que está jogando demais.

      Abs.

  2. Boa tarde, Márcio.

    Seu otimismo é surpreendente, mas o Brasileirão 2019 é do Flamengo. Perdemos esse campeonato para nós mesmos, se considerarmos que um dia estivemos com essa mesma vantagem em relação ao clube do RJ.

    Estava eu ontem assistindo a um jogo de futebol muito mais interessante – Manchester United x Liverpool pelo campeonato Inglês – e enquanto assistia ao jogo me veio à mente o célebre discurso de Martin Luther King (Eu Tenho Um Sonho).

    Eu tenho um sonho de que um dia o futebol Brasileiro seja igual ao futebol Inglês. Um futebol feito de jogadores “raçudos”, árbitros que utilizam o VAR para lances realmente importantes e que nenhum jogador contesta a sua decisão e times que jogam para vencer em qualquer situação. Nosso futebol está tão fraco e sem graça que chega a dar preguiça de assistir.

    E já que é para sonhar, que o Palmeiras um dia jogue como o Manchester City!

    Um abraço.

    Valter

    • A diferença de qualidade do futebol inglês em relação ao brasileiro é absurda. Até a intensidade do jogo, a velocidade, os jogos aqui ficam parecendo replay em câmera lenta comparado ao jogo de lá.

    • Márcio Trevisan

      Valter: sonhar não é proibido – rs…

      Abs.

  3. O título esse ano já era. Tudo isso que vc disse que pode acontecer com o Flamengo de fato pode acontecer. Eu só não acredito que esse time sem vergonha (quando digo time estou me referindo aos jogadores) conseguiriam aproveitar e ultrapassa-los. São tão sem vergonhas, mas tão sem vergonhas que é capaz do Flamengo perder 5 e eles empatarem 5. Que mudem esse time o ano que vem pelo amor de Deus pois tem jogador ali que eu não suporto mais nem ver a cara.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: nossa campanha neste ano é superior à do ano passado.

      Então, pergunto: também fomos sem vergonha em 2018?

      Na verdade, meu amigo, o Flamengo/RJ é que está jogando demais.

      Abs.

      • Concordo que o Flamengo está jogando demais, mas o Palmeiras estar fazendo campanha superior ao ano passado mostram duas coisas: 1) o baixo nível técnico das equipes brasileiras pois mesmo o Palmeiras jogando um futebol preguiçoso e irritante, ainda assim foi suficiente pra ganhar a maioria dos jogos. 2) se tivessem a vontade e garra que os jogadores do Flamengo estão apresentando estariam disputando o campeonato ponto a ponto, mas é nítido que por terem sido campeões no ano passado acharam que esse ano não havia necessidade de se esforçar (esse é o mal de contratos longos com jogadores).

        São jogadores que escolhem o ano e time que querem jogar bola. Acomodados. Por isso os chamo de vagabundos, justamente por terem possibilidade de jogar mais mas não quererem.

        Abraços Márcio.

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde, está difícil mais não impossível, em 11 jogos temos que ganhar no mínimo 04 ou 05 vitórias e ainda torcer pelo primeiro lugar também perder!!!!

    Entrega não vai faltar, vamos fazer nossa parte.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: eu só jogarei a toalha quando a matemática me mostrar que minhas chances não existem.

      Abs.

  5. Opa !
    Gustavo Gomes voltou a ser um dos melhores em campo !
    Olha ai o que dá o Palmeiras aceitar a proposta de venda dele pro futebol inglês no fim do ano!
    D A L I C E N Ç A !
    Tem horas que chega a dar NOJO dos jogadores de futebol moderno !

    • Márcio Trevisan

      Jair: é possível, sim, que GG seja negociado.

      Mas seu vínculo com o Palmeiras é de empréstimo.

      Abs.

  6. Jorge Farani

    UTOPIA NR 01: achar que o Flamengo que ganha de todos, ter que perder 4 partidas.
    UTOPIA NR 02: achar que o Palmeiras que joga um monte de pontos fora, ter que ganhar todas as partidas restantes.
    Faz tempo que joguei a toalha e ainda vou ter que ficar vendo o Flamengo ganhar o Brasileirão e tudo mais que vier, pois se preparou para isso.

    • Márcio Trevisan

      Seus cálculos estão errados, Farani.

      Ainda restam 33 pontos em disputa e estamos 10 atrás.

      Abs.

      • Jorge Farani

        Minha conta está correta. Se tem 33 pontos em disputa, o Palmeiras ganhando todos os 33 + os 54 que tem, ele fica termina com 87. E se o Flamengo ganha 7 dos 11 jogos juntando com os 64 que ele tem ele fica com 85. Portanto continuo achando uma Utopia. Acho ate que antes do confronto contra o Palmeiras o Flamengo já estará com o titulo na mão e o jogo servirá para entrega das faixas, que é tudo que eles querem depois dos palmeirenses “sacanear” no ano passado com o tal do “cheirinho”.

  7. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … Esse Felipão é terrivel mesmo, como troca um atacante por um meia precisando vencer o jogo? Ahhh !!! não era o Felipão? Mas, parecia. Outro detalhe, até quando o BH vai permanecer no time titular e ainda mais como capitão? Ele esta andando em campo. EU JÁ JOGUEI A TOALHA. Minha reza é para ficarmos em segundo e assim, nos manteremos no auge desde 2016. Mas, trata-se de um auge falso, pois no Brasil vice não é nada. REFORMULAÇÃO DE ELENCO É OBSESSÃO. SE NÃO OCORRER UMA LIMPEZA NESSE ELENCO, VIVEREMOS SÓ NA ILUSÃO NOVAMENTE EM 2020. DÓI MEU CORAÇÃO, MAS O FLAMENGO JOGA O FUTEBOL MAIS BONITO DO BRASIL HOJE. LOGICO QUE VOU TORCER PARA O GREMIO NA QUARTA, MAS O BRASILEIRO JÁ É DELES.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: tudo indica que neste ano teremos mais do que apenas um cheirinho.

      Mas já vi tanta coisa acontecer no futebol…

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>