OPERAÇÃO FLAMENGO/RJ

Clube carioca tem de ser campeão brasileiro neste ano. E, se precisar, vai contar com toda a ajuda.

O Palmeiras venceu o Internacional/RS, neste domingo, no Beira Rio: 2 a 1. O gol da vitória – de virada, por sinal – foi marcado quase ao final da partida por Bruno Henrique, após o árbitro Bráulio da Silva Machado ter dado vantagem depois de uma falta recebida por Willian Bigode e a bola ter sido tocada por Lucas Lima. Com o resultado, o Verdão chegou aos 48 pontos e ficou a apenas um do líder momentâneo do Campeonato Brasileiro.

O parágrafo acima, jornalisticamente conhecido como “lead”, deveria não só abrir este crônica pós-jogo como também todos os demais textos referentes a esta partida, mas devido a um erro grosseiro – ou será até mesmo proposital? – não só do árbitro central do encontro mas também de Wilton Pereira Sampaio, responsável pelo malfadado VAR, não aparecerá em lugar nenhum.

Por incompetência – ou será até mesmo desonestidade? -, ambos anularam o gol palmeirense em razão de Willian Bigode, EXCLUSIVAMENTE POR TER SOFRIDO A FALTA, ter tocado com seu braço direito na bola quando já estava caído no chão. Para aumentar sensivelmente o nível de já tamanho absurdo e mostrar o quão incompetentes – ou será até mesmo desonestos? – são, nem mesmo o lance faltoso apontaram em favor do Verdão, o que favoreceu o infrator, ou seja, o time gaúcho – ou será até mesmo o Flamengo/RJ?

Meus amigos: o futebol carioca vive há anos uma crise sem precedentes. Com exceção do rubro-negro, os três outros grandes locais atravessam períodos horrendos de suas histórias, montando times fraquíssimos e cumprindo campanhas vexatórias em competições nacionais. O último campeão em nível nacional do Rio de Janeiro foi o Fluminense/RJ, e isso lá em 2012. De lá para cá, Minas Gerais (com o Cruzeiro/MG) levou os Brasileirões de 2013 e 2014 e o futebol paulista abocanhou os últimos quatro – dois com a gente e dois com “eles”. Ou seja: está mais do que na hora dos cariocas serem campeões outra vez, e se isso puder acontecer com o Flamengo/RJ, melhor ainda – afinal, todo mundo sabe qual a equipe mais querida pelos poderosos de plantão, certo?

O jogo – Quando optou pela entrada de Hyoran desde o começo da partida, Mano Menezes cometeu um erro semelhante aos que cometia seu antecessor: mostrou ao adversário que temia pelo que estava por vir e, por isso, escalava a equipe de forma um pouco mais defensiva. O resultado, claro, foi o Inter/RS dominando toda a etapa inicial, passando a maior parte do tempo em nosso campo de defesa e só não terminando o primeiro tempo com uma vantagem ainda maior graças à sorte (levamos uma bola no travessão) e a uma grande defesa de Weverton.

Aprendida a lição, o treinador palmeirense voltou a fazer o que fizera nos últimos cinco jogos: sacou Hyoran e colocou em seu lugar Willian Bigode, titular da equipe. Foi o bastante para que o jogo mudasse completamente, pois não só empatamos como poderíamos ter virado o jogo, antes mesmo da sacanagem feita pelos árbitros de campo e de vídeo, o que só não aconteceu porque o goleiro Marcelo Lomba praticou um verdadeiro milagre após cabeçada de Vítor Hugo.

Empatar com o Internacional/RS em Porto Alegre/RS está longe, muito longe, de ser um mau resultado, mas se tivéssemos tido no primeiro tempo a postura que adotamos na etapa final, nenhum árbitro – seja ele de campo ou de cabine – teria conseguido impedir mais uma vitória do Palmeiras.

De qualquer forma, que nossa diretoria fique atenta: em 2016, o Flamengo/RJ tentou levar o Brasileirão no grito, e só não conseguiu porque nosso então presidente gritou ainda mais alto.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 4
MUITO RUIM

GUSTAVO GÓMEZ – 6,5
MUITO BOM

VÍTOR HUGO – 6,5
  MUITO BOM

DIOGO BARBOSA – 5,5
  SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 5
  REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 7
  ÓTIMO

GUSTAVO SCARPA – 7
ÓTIMO

DUDU – 5
  REGULAR

LUIZ ADRIANO – 4,5
RUIM

HYORAN – 5,5
  SATISFATÓRIO

MANO MENEZES – 6
BOM

BORJA – 5
REGULAR

LUCAS LIMA – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

Créditos Fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

22 Responses to OPERAÇÃO FLAMENGO/RJ

  1. Eu acho que o futebol já deu pra mim, e nem digo pelo roubo, mesmo que tivessem confirmado o gol depois…ficou uma coisa tão sem graça, mas tão sem graça…aquele êxtase de vc gritar e pular na hora que a bola entra, acabou, tiraram isso, destruíram o futebol. Prefiro um cinema, pelo menos as cenas do filme ainda não voltam.

    Abraços.

  2. O Var em todos os paises praticantes do futebol funciona PERFEITAMENTE !
    Só não funciona pra elucidar os lances e fazer justiça num Pais chamado BRASIL, onde só funciona PRA TUDO as falcatruas, sacanagens, roubos descarados de todos os tipos, corrupção, mentiras deslavadas, jogo de poder no sub mundo dos famosos “bastidores”, onde políticos de TODOS os partidos forman uma “ORQUESTRA” de ladrôes, vagabundos, facínoras, canalhas, etc…
    É MELHOR EU PARAR POR AQUI !
    Sobre o Palmeiras, eu vou te fazer uma pergunta Marcio:-
    ATÉ QUANDO NÓS VAMOS TER QUE AGUENTAR OS COCOZINHOS DO HYORAN E RAPHAEL VEIGA ?
    Abçs.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair.

      Mas parece que todos os técnicos gostam deles.

      De qualquer forma, sejamos ou não endecacampeões, haverá uma pequena reformulação no elenco a partir do ano que vem e ambos têm boas chances de dançar.

      Abs.

  3. Paulo Eduardo

    Boa tarde Márcio ! Ótima sua análise , mas Este Var cheira muito mal ! ABRAÇOS.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Paulo.

      Ainda espero que seja mais incompetência do que desonestidade. Mas já estou em dúvida.

      Abs.

  4. Caros, não podemos também nos esquecer do que fizeram contra nós no jogo contra o Bahia em SP. Para mim ainda foi pior do que o que aconteceu ontem contra o Inter. Abraços.

  5. Roberto Alfano

    Bom dia caro Trevisan, realmente não deixaram a vitória ao Palmeiras, pois a regra é clara o Willian sofre a falta antes, um absurdo!!!!!

    Vamos ver a próxima que eles vão aprontar!!!!!

    Abraço.

  6. Júnior Colletti

    Bom dia!

    É incrível como no Brasil tudo é usado para o lado desvirtuado da verdade, sempre há corrupção, sempre farão uso de bons valores para praticar o mau.

    O VAR deveria ser a solução, principalmente, dos nossos problemas, historicamente, o clube mais roubado do futebol Brasileiro. Mas, pasmem senhores, é o contrário: trata-se de mais um elemento em nos prejudicar.

    Quanto ao jogo, endosso a avaliação do erro na entrada do Hyoran. Seria, a meu ver, mais uma oportunidade para Carlos Eduardo mostrar a que veio. Embora, tenha sido positiva a correção já nos vestiários pelo Fratello – primeira vez desde sua chegada.

    Ainda há chances. Vamos acreditar! Avanti, Palestra!

  7. Paulo Bergo

    Bom dia a todos!

    Trevisan, será que só eu vi a bola bater no rosto do William ?

    Até quando vamos aguentar o Marcos Rocha ?

    Luis Adriano fora do Allianz ou Pacaembu, joga estático? Lamentável!

    • Márcio Trevisan

      Bergo: a bola bateu no bigode do Bigode, mas antes bateu também em seu braço direito.

      Ontem o MR foi muito mal, mas em outras partidas vinha bem. Isso acontece.

      Luiz Adriano não tem muita culpa. Ele realmente joga mais estático na área, mas se a bola lhe chegar aos pés ele não costuma desperdiçar.

      Abs.

  8. Bom dia, Márcio.

    Um absurdo o que aconteceu em Porto Alegre neste domingo. Um roubo descarado, sem precedentes.

    O que mais me chama a atenção é que a arbitragem brasileira – por pura incompetência ou má fé – está desmoralizando uma ferramenta que deveria minimizar os erros que acontecem em campo. É impressionante a maneira como estão conseguindo utilizar o VAR para fins completamente indevidos. Estão conseguindo transformar uma ferramente que, na sua essência, foi concebida para trazer justiça ao esporte em uma ferramente que direciona os resultados para rumos que são mais convenientes. É mole ou quer mais?

    Gostaria de lançar uma campanha nacional: todos contra o Flamengo! Que o Flamengo tenha que suar sangue para conseguir as vitórias daqui pra frente. Pode até ser campeão, mas vai ter que jogar mundos e fundos!

    Eu acredito que o Verdão vira o jogo, independentemente da máfia que cerca o futebol.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: não sei se teremos forças para tanto.

      Até porque, o Flamengo/RJ joga atualmente o melhor futebol do Brasil.

      Abs.

  9. Bom dia Márcio!

    Simplesmente vergonhoso o que vimos acontecer nas duas últimas rodadas. O VARzea no Brasil veio para ajustar os resultados, ou seja, beneficiar alguém. O pior é que o clube que tanto lutou pela implantação foi o mais prejudicado até aqui. CBF, Comissão de Arbitragem, Emissoras de TV tudo farinha do mesmo saco. Bando de vigaristas, deixando de lado o maior patrimônio que o futebol tem, o torcedor. Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Fagner.

      Sempre se paga pelas posturas que se adotam.

      O Palmeiras, com toda a razão, resolveu peitar a FPF e a Globo. Agora, teremos de aguentar.

      Abs.

  10. JORGE FARANI

    Marcio, bom dia!
    Concordo plenamente com você quando diz que tudo conspira a favor do futebol carioca, que se diga, o Flamengo.
    Ontem, por exemplo, quando o Palmeiras fez o 2×1 e vi a intromissão do VAR senti o que iria ocorrer, porém não entendi uma coisa: se tudo isso foi causado por uma falta que foi dada a vantagem, já que o VAR anulou o gol, porque então não retroceder e marcar a falta que gerou tudo isso, pois pelos menos teríamos um falta perigosa a nosso favor.
    Estou dizendo isso porque no primeiro jogo entre Flamengo e Emelec no Equador pelas oitavas da Libertadores, Emelec vencia o jogo por 2×0 e teve o terceiro gol anulado, porque o Var chamou a atenção do juiz para um lance de falta do jogador do Emelec, muito tempo depois, pois o lance aconteceu na intermediaria e o jogador faltoso lançou a bola para o ponta na direita que cruzou e o atacante de meio finalizou; portanto depois de tantos lances, o gol foi anulado e marcado a falta a favor do Flamengo.
    Outra coisa: não consegui entender o Palmeiras levar o primeiro tempo todo olhando o Inter jogar.

    • Leonardo Madureira

      Bom dia Márcio. Lembrei também de 2017, quando fomos impedidos pela arbitragem de chegar nos gambas. Agora eu juro que vi e revi o lance varias vezes, e não consegui ver o toque na mão do william. Pra mim ele sofre falta, a bola bate na mao do inter, no peito do william e no rosto, e vai pro lado. E mesmo se tivesse batido, como que pode dar mão depois de uma falta e mão do jogador do inter? Absurdo. Ademais, lembro de ter lido sobre a recomendação da fifa de que não é falta se o jogador está com o braço no chão, ou caindo com o braço em posição de apoio. É terrível ter que lutar contra o cheirinho, que de fato tem um time principal bom, e ainda a arbitragem. Se ganharmos esse ano, de fato será motivo de comemoração pelo feito hercúleo. Abraços.

      • Márcio Trevisan

        Leo: abola bateu no braço do Bigode antes de bater no bigode do Bigode.

        Em relação à recomendação da Fifa, infelizmente ela não se aplica a jogadas ofensivas. O que é um absurdo.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Farani: a anulação do gol foi um absurdo.

      Já a não marcação da falta a favor do Palmeiras a prova total da incompetência de ambas as arbitragens, tanto a de campo quando a de vídeo.

      Em relação ao nosso primeiro tempo, a resposta é simples: excesso de respeito por parte de Mano Menezes. Quando ele colocou o time mais à frente, o jogo mudou completamente.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>