PARA VOLTAR À NORMALIDADE

Após 1º tempo horrendo, Palmeiras “acorda” graças ao VAR e garante vaga na Liberta com goleada

Meus amigos.

Nós, os palmeirenses, somos um bicho pra lá de esquisito, mesmo. Como já disse aqui várias vezes, não é nada fácil nos agradar, pois podemos ganhar 10 jogos seguidos que, se perdermos um ou alguns na sequência, a pressão sobre jogadores e Comissão Técnica é quase que insuportável. Outro detalhe que nos torna únicos é que mesmo quando vencemos por goleada, caso específico da noite de hoje, nem todos nós ficamos totalmente satisfeitos.

Neste último caso, você bem sabe, encontra-se este jornalista. Se analisarem com atenção as notas e as avaliações que apliquei, verão que estes 4 a 0 sobre o Godoy Cruz/ARG podem até ter classificado o Verdão às quartas de final da Copa Libertadores da América sem que tal feito seja questionado, mas não foram suficientes para me deixarem tranquilo em relação ao desempenho do nosso time.

Sei que, quase sempre, sou bem mais exigente do que a maioria dos alviverdes, mas desta vez talvez até aqueles mais fanáticos aos quais o que só importa é o resultado positivo concordem comigo. Para tanto, explicarei de forma bem didática o que vi nesta noite de terça-feira em uma Arena Palestra Itália mais uma vez linda e, também, quase lotada.

1 – O nervosismo da equipe foi flagrante desde o apito inicial do falante uruguaio Esteban Ostojich. Irritantes erros de passes, constantes falhas em conclusões, inexistência da armação de jogadas no meio-campo e um inócuo apoio dos laterais tornaram a atuação do Palmeiras previsível, enfadonha e, claro, inofensiva.

2 – A prova do parágrafo acima é que, no primeiro tempo, não tivemos uma única chance clara de gol, talvez porque o esquema tático adotado pelo Godoy Cruz/ARG, com três zagueiros, tenha surpreendido nosso velho treinador. Isso, claro, sem que falemos do baixo rendimento de jogadores como Bruno Henrique e Willian Bigode

3 – O panorama parecia nada propenso a mudanças até que, aos 12 minutos do segundo tempo, o árbitro de vídeo Gery Vargas conseguiu ver um pênalti para o Palmeiras. Até entendo a interpretação que o boliviano deu ao lance, pois mesmo que o zagueiro argentino de fato não tenha tido a intenção de colocar o braço na bola, quando esta desce em direção ao gramado sua mão a desvia para um pouco mais próxima de seus pés e, com tal gesto, impede que Borja tivesse alguma chance de tocá-la. Mas, utilizando um jogo de palavras, que este é um lance pra lá de discutível, ninguém discute.

4 – Só então, com 1 a 0 no placar e a vantagem ainda maior, é que nossos jogadores se tranquilizaram e souberam aproveitar tantos os espaços dados pelo pequeno time da Argentina e, também, os erros cometidos por seus jogadores – como a do goleiro Mehring no lance do segundo gol, por sinal ridícula. Daí em diante, a goleada se tornou não só possível, mas também mais do que provável e, claro, merecida.

O que quero dizer, amigo palmeirense, é que está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas… Mas acabou a moleza. Nosso próximo adversário na Liberta, a menos que o Libertad/PAR consiga uma proeza incompatível com sua humilde história, será o Grêmio/RS, sem dúvida alguma o mais “copeiro” dentre todos os times do Brasil. Sei que temos um elenco superior ao do clube gaúcho e que decidiremos a vaga mais uma vez diante de nossa torcida, mas sinceramente isso não garante, em meu modo de ver o futebol, nenhum favoritismo ao Verdão. De qualquer forma, vitória é sempre vitória e, de repente, esta poderá trazer à equipe um pouco mais de tranquilidade. Se isso acontecer, o bom futebol também poderá voltar e, com ele, também uma boa sequência de triunfos.

E melhor ainda se o primeiro vier já neste domingo, você sabe contra quem.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 5
REGULAR

GUSTAVO GÓMEZ – 5,5
  SATISFATÓRIO

DIOGO BARBOSA – 5,5
  SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 6
  BOM

BRUNO HENRIQUE – 5
  REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 5
  REGULAR

BORJA – 7
ÓTIMO

DUDU – 7,5
  ÓTIMO

LUIZ FELIPE SCOLARI – 7
ÓTIMO

GUSTAVO SCARPA – 8
EXCELENTE

HYORAN – 5,5
SATISFATÓRIO

DEYVERSON – 5,5
SATISFATÓRIO

Créditos Fotos: César Greco (Palmeiras/Divulgação)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

17 Responses to PARA VOLTAR À NORMALIDADE

  1. O que foi aquela entrevista do senhor Felipão após o jogo ??? Que absurdo….fiquei estarrecido quando vi aquilo.

  2. Bom dia a todos!
    Márcio, excelente análise.
    Primeiro tempo horroroso. Estava preocupado se tomassemos um gol.
    Mas oque importa é que enfiamos 4 no 2 tempo e estamos classificados.
    Realmente fica a impressão que quando pegarmos um time mais estruturado, será um Deus nos acuda.
    Gostaria que vc explicasse detalhadamente as notas de RV e Dudu.
    Ambos inexistiram no 1 tempo.
    RV se jogou 2 vezes.Ridiculo.
    Gostei da personalidade em bater o pênalti,mas na minha opinião é muito fraco.
    Dudu não acertava nada.
    E a coletiva de imprensa do Felipão?
    Que asneira que ele falou do avião.
    Provavelmente ele queria se referir à alguém que está vazando informações, mas foi muito infeliz.
    70 anos, experiência internacional e me dá uma dessa. Foi vergonhoso.
    Muita burrice e arrogância.
    Era tudo que a imprensa gambá queria

    • Márcio Trevisan

      Silva: analiso os jogadores durante todo o jogo.

      Ambos forma muito mal no primeiro tempo, mas melhoraram bastante na etapa final.

      Quanto à entrevista do nosso velho treinador, nenhuma surpresa – ele é assim mesmo.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito bom seu comentário caro Trevisan, realmente somos muito exigentes.

    Gostei da raça do Borja em campo, gostaria de vê-lo no próximo Domingo, pois o bicho vai pegar, não sei se terá condições para tal.

    Valeu Verdão, com raça chegaremos mais longe.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Seria ótimo Borja ter uma sequência, mas acredito que isso não será possível.

      Abs.

  4. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … eu concordei com o arbitro, o zagueiro muda a direção da bola, mas tambem concordo que o lance sera uma boa desculpa para os “antis” dizerem que ganhamos ali. Realmente o time estava nervoso demais no primeiro tempo, sera que é devido as nossas cobranças? Sei de uma coisa, se ganharmos de 1-0 no domingo, tudo volta a normalidade. Enfim, acredito que em 4 rodadas já seremos lideres novamente do Brasileirão.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: toda e qualquer vitória nossa será contestada pelos antis.

      E se vencermos “eles” voltaremos ao Céu.

      Abs.

  5. Bom dia, Márcio.

    Você escreveu muito bem a crônica de hoje. O time estava tenso e errando passes de meio metro. Sofrível!

    O pênalti “Mandrake” marcado pelo árbitro de vídeo tirou uma tonelada das costas do Palmeiras e permitiu que a porteira se abrisse. Daí em diante o Palmeiras passeou e o Godoy Cruz perdeu a cabeça, cometendo faltas absurdas, como a “tesoura” dada em Dudu.

    Aliás, esse VAR me dá arrepios! Pau que bate em Chico também bate em Francisco e daqui a pouco tem algo semelhante acontecendo com o Verdão. Eu jamais daria um pênalti daquele, uma mão na bola totalmente sem intenção. O que era para ser a solução dos problemas está virando um poço de polêmicas e contradições.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Agradeço o elogio.

      Respeito sua opinião sobre o lance do pênalti, mas se você revir o lance com calma verá que aconteceu exatamente o que eu descrevi no texto: quando a bola desce pelo braço do zagueiro, ele espera que ela chegue até sua mão e a toca para trás, e isso caracteriza o penal.

      Abs.

      • Foi muito pênalti. O tapinha bem discreto que ele dá na bola, tão discreto que muita gente não viu e por isso essa dúvida se foi ou não, mas é só prestar atenção, foi um desvio suficiente pra tirar a bola do alcance do Borja.

  6. Joel Ferreira

    Olha pelo que vi, nosso time está muito mal treinado, se não fosse um pênalti fantasma, acho que terminaria 0×0, o Borja demonstrou vontade, mas vamos dizer a verdade ele amassa a bola, não consegue dar uma passe certo, ainda bem que contrataram mais dois quem sabe agora melhora.

    • Márcio Trevisan

      Então, Joel, pelo menos vontade o Borja mostrou, algo que não vinha acontecendo.

      Quanto aos dois centroavantes, na verdade trata-se de apenas um: Luís Aadriano. Henrique Dourado é tão ruim que nem pode ser considerado centroavante.

      Por fim, o lance do penal eu expliquei no texto.

      Forte abraço.

  7. Trevisan, noto que vc observou positivamente a entrada do Scarpa, e eu concordo, acho que a entrada dele modificou o jogo e se ele estiver bem é bem melhor do que o Veiga. O Dudu também arrebentou com o jogo e merecia o gol, é bom o Dudu voltar a jogar bem. E agora, bóra ganhar dos gambhás lá no Entulhão. AbÇs.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: se ganharmos “deles”, daremos um bico na crise.

      Mas não quero nem pensar se perdermos.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>