BENDITO REGULAMENTO

Empate com dois gols fora de casa praticamente garante Palmeiras nas quartas da Libertadores

Ao contrário do que aconteceu na Copa do Brasil, a Libertadores manteve em seu regulamento o critério do gol marcado fora de casa. Ainda bem: graças a este detalhe, hoje o Palmeiras pode se considerar quase garantido nas quartas de final do torneio, já que na partida de volta, terça-feira que vem, só perderá a classificação se empatar por três ou mais gols ou, então, for derrotado pelo valente, porém pequeno Godoy Cruz/ARG, em plena Arena Palestra Itália.

Aliás, antes que eu, você ou qualquer outro torcedor do Verdão reclame deste empate por 2 a 2 na gelada Mendoza/ARG é bom repensarmos nossa posição. Tendo o pior começo de jogo dos últimos anos, nossa equipe levou os dois gols merecidamente e só não terminou o primeiro tempo com 3 a 1 nas costas porque Garcia, o gordinho centroavante uruguaio do time argentino, conseguiu cobrar tão mal o pênalti infantilmente cometido por Gustavo Gómez que até me fez lembrar do próprio zagueiro paraguaio quando se mete a fazer o mesmo. Não tivesse Weverton, que vacilou no segundo gol, conseguido defender com os pés, talvez o Palmeiras tivesse voltado para casa não só sem a vantagem, mas também com um placar bem difícil de reverter.

A pergunta que fica, porém, é simples: por que começamos tão mal? Somente nossos jogadores e, talvez, nosso velho treinador possam responder. Para mim, acho que uma sucessão de fatores contribuiu para um futebol tão bisonho em quase todo o primeiro tempo – a intranquilidade devido à eliminação da Copa do Brasil e aos protestos da torcida, que jogou pipoca nos atletas quando da chegada ao hotel em Fortaleza/CE; a derrota para o Ceará/CE sem jogar nada; o enorme susto no voo de ida à Argentina; e, claro, também a certeza da superioridade diante de um adversário que cumpriu apenas a 15ª campanha na Primeira Fase da Libertadores, não tem 0,1% da tradição palmeirense e que, claro, já está feliz da vida só por ter a chance de disputar a mais importante competição continental.

Bastaram, no entanto, a pequena dose de sorte ao não levar o terceiro gol e a conversa nos vestiários durante o intervalo para que tudo começasse a voltar ao normal e, na etapa final, o Palmeiras voltasse a ser… Palmeiras. Sem muito esforço, nosso time começou a tocar a bola, a criar jogadas ofensivas com qualidade e a sufocar o adversário em seu campo de defesa. O resultado disso tudo foi o gol de empate, marcado – graças a Deus! – por Borja, a inexistência ofensiva do Godoy Cruz/ARG e a quase virada, que poderia ter acontecido com Willian Bigode ou Bruno Henrique.

De qualquer forma, creio que devamos lamber os beiços com este 2 a 2, sobretudo se o susto por que passou o Verdão lhe sirva de aprendizado não só para o jogo da terça-feira que vem, mas para todos os demais que ainda terá nesta Libertadores.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 6
BOM

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 4
  MUITO RUIM

DIOGO BARBOSA – 4
  MUITO RUIM

FELIPE MELO – 6,5
  MUITO BOM

BRUNO HENRIQUE – 6
  BOM

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 5,5
  SATISFATÓRIO

BORJA – 6,5
MUITO BOM

DUDU – 5
  REGULAR

LUIZ FELIPE SCOLARI – 6
BOM

HYORAN – 4,5
RUIM

DEYVERSON – 5,5
  SATISFATÓRIO

Créditos Fotos: César Greco (Palmeiras/Divulgação)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

20 Responses to BENDITO REGULAMENTO

  1. Não consegui assistir o jogo, apenas vi os gols, então não vou opinar sobre atuações, apenas um comentário me baseando em sua nota Márcio, se o Diogo Barbosa jogasse o quanto pensa que joga…

  2. Boa noite a todos!
    Meus amigos escapamos de um vexame histórico.
    Ia ser gozação por uns 10 anos.
    Oque aconteceu com este time?
    O Godoy Cruz é muito fraco e quase se complicamos.
    A impressão que ficou que se enfrentarmos um time de mais tradição e estruturado iremos passar vergonha.
    A zaga que já não ganha uma pelo alto, agora é por baixo também.
    E a Av.Diogo Barbosa?
    E o RV, não cria,não marca, não chuta, e o teimoso deixa o jogo todo.
    Vai ser difícil, muito difícil.

    • Márcio Trevisan

      Silva: torçamos para que tenha sido apenas uma má fase temporária (que nos custou caro), e que tudo volte a normal a partir de sábado.

      Abs.

  3. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO DO CÉU, o que foi aquilo? Se o gordinho marca 3 gols e saissemos com a derrota, hoje meu dia estaria insuportavel diante da zoeira dos amigos. Minha esposa sempre reclama do meu fanatismo, mas nasci assim, até meu sangue é verde (rsss). Ela me disse ontem: Você vai parar no hospital desse jeito. Mas, enfim, não fui para o hospital e acho que iremos entrar numa nova fase e tudo retornara ao normal com duas vitorias seguidas até o classico contra “eles”. Rapaz, não sei porque, mas peguei uma bronca do Bruno Henrique.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: tranquilize sua esposa.

      Se fosse para ir ao hospital por causa do Palmeiras, você já teria ido após quase 17 anos sem a conquista de um título expressivo, dois rebaixamentos e um quase rebaixamento.

      A gente é casca dura, amigo.

      Abs.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde, valeu Verdão apesar do susto do incio do jogo, como já dito em sua boa crônica caro Trevisan.

    Com a raça do Felipe Melo e a vontade do Willian, temos que fazer a diferença no jogo de volta.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: fique tranquilo.

      Já estamos nas quartas.

      O problema é que certamente iremos pegar o Grêmio/RS, e aí será jogo grande.

      Abs.

  5. Junior Colletti

    Bom dia!

    Penso que ficaremos levantando inúmeras teorias sobre o desempenho da equipe no pós Copa América e não chegaremos a nenhuma conclusão. Esporte é isso, pra um ganhar, outro deve perder. Da mesma forma que caímos muito no aspecto técnico, o Cheirinho, por exemplo, teve quase 40% de baixa de jogadores titulares por lesões. Mesmo com o tempo de preparo e descanso do mesmo período.

    Não é justificar ou querer defender jogadores e comissão técnica. Mas, vamos torcer para que esta tenha sido a pior oscilação da temporada e tenha passado com o futebol apresentado no 2º tempo da peleja de ontem.

    W. Bigode é craque de bola. No primeiro tempo, em minha humilde opinião, foi o único que buscou alguma coisa, inclusive, criando condições para o primeiro gol. Mais uns 03 jogos estará no auge, seu normal.

    F. Melo foi um leão. Se todos tivessem sua vontade, Palmeiras se tornaria na máquina de ganhar títulos que o elenco sugere.

    Borja é aquela história. Nos primeiros jogos que volta depois uma bela passagem pelo banco, é o centroavante que precisamos e contratamos. Porém, se ficar 02 jogos sem marcar, já entra no modo soneca e pra sair, mais uns 10 jogos sem entrar como titular. Ontem, enfim, foi peça fundamental para a reação.

    Felipão é o mestre da teimosia. Deyverson necessita do mesmo tratamento do Borja. Só que pra sempre, rs!

    Abraços!

  6. PAULO EDUARDO

    Bom dia Márcio e amigos.
    Parece-me que o Gustavo Gomez quer ser vendido para a Lázio. Lembra-me o Vitor Hugo na Libertadores, quando foi vendido para a Fiorentina, que desaprendeu a jogar bola de uma hora para a outra. Os quase 20 milhões de palmeirenses não importam .

    Abraços

    • Márcio Trevisan

      Paulo, salve.

      É muito simples: se ele quer ir embora, que vá.

      Vítor Hugo já voltou.

      Abs.

  7. Por que será que Luan e Gustavo Gomes que eram disparado a melhor dupla de zagueiros do futebol brasileiro antes da PORCARIA da copa america se transformaram completamente numa dupla de zaga HORRENDA pós LIXO da copa america ?
    TEORIA CONSPIRATÓRIA !
    Será que a proposta dos 30 milhões de euros da Lazio pra adquirir o jogar junto ao Milan, proposta rechaçada pelo Palmeiras que barrou o negócio já garantindo que vai comprar os direitos do cidadão Gustavo Gomes, previsto no contrato de empréstimo, revoltou o dito cujo ?
    O que tenho observado?
    Nas ultimas partidas, a dupla de PATETAS, digo zagueiros, além de falhar em todos os jogos, estão ABSURDAMENTE agressivos com os adversários, desferindo pontapés de todos os jeitos e mais grave estão partindo pra cima dos arbitros e auxiliares de forma absurda, nitidamente tentando cavar expulsões.
    Ontem no lance do RIDÍCULO, ESTAPAFURDIO e GROTESCO penalti o SR, Gustavo Gomes falhou 5 vezes no mesmo lance.
    1º) Mal posicionado não fez a cobertura correta pra interceptar o chutão.
    2º) Tomou um drible no quique da bola.
    3º) Mal posicionado de novo tomou um jogo de corpo do gordo atacante do Godoi Cruz.
    4º) Ficou nervosinho e tentou dar um pontapé na altura da cintura do adversário.
    5º) Pra encerrar o DESASTRE o cara de costas pro gol, quase fora da área, sem nenhuma necessidade puxou a camisa do adversário na cara do auxiliar.

    Ainda bem que não partiu pra cima do arbitro, conforme já tinha feito o Luan quando foi marcado uma falta do Raphael Veiga na intermediária.
    O que esta por trás do comportamento medíocre e idiota da dupla de zaga do Palmeiras ?

    • Márcio Trevisan

      Jair: no que diz respeito a Gustavo Gómez, creio que vc já respondeu.

      Já no tocante a Luan, creio que a resposta é simples: Vítor Hugo.

      Abs.

  8. Bom dia, Márcio.

    Me permita discordar de parte do que você escreveu. Para mim, as razões pelas quais jogamos tão mal o primeiro tempo continuam sem ser respondidas e não são justificadas pelo que você mencionou.

    Fomos eliminados na Copa do Brasil porque também jogamos extremamente mal, não só no primeiro tempo, mas todo o jogo. O problema apareceu naquele jogo.

    Protestos da torcida? Pipoca no aeroporto de Fortaleza? Não é possível que profissionais do futebol não estejam acostumados a cobranças e atos desse tipo. Já viveram momentos muito piores do que esses, tenho certeza.

    A derrota para o Ceará também aconteceu porque – novamente – não jogamos nada. Logo, ainda temos o consequência, e não a causa do problema.

    Turbulência no voo? Não dá para engolir. Viajo de avião pelo menos uma vez a cada 15 dias, já vivi várias turbulências – inclusive com aeronave arremetida – e isso não abalou nem a mim, nem aos outros profissionais que estavam no avião para os seus compromissos.

    Apesar dessas negativas, eu também não sei ao certo o que está – ou estava, se consideramos que o segundo tempo indica que o futebol voltará – afetando o time. Difícil de explicar o que causa essa má fase. Prepotência, por achar que somos melhores que todos e ganharíamos tudo fácil? Elenco rachado por grana ou descontentamento de banco? Ego de alguns jogadores, que estão insatisfeitos e descontentes com o modelo de trabalho do Felipão e não expõem para não serem “fritados” de vez?

    A verdade é que, no jogo de ontem, saímos do inferno ao céu por causa de um jogador: Felipe Melo. Esse tem sangue nos olhos e chamou o time para mudar um cenário que vinha se tornando caótico. Se tivéssemos 11 jogadores com o espírito de luta desse rapaz, ganharíamos tudo.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Esteja sempre à vontade para discordar do que escrevo.

      O espaço aqui é sempre democrático.

      Abs.

  9. Fabiano Castro

    Caros amigos, que primeiro tempo ridiculo, parecia que o Palmeiras era o GC.
    Dudu outra vez sumido, G.Gomez depois da C America parece que desaprendeu a jogar.
    Para mim se salvaram FM e WB, do resto um amontoado de jogadores.
    Ahhh , o Borja até que foi bem, ao menos brigou e fez o que se espera de um centroavante

  10. Bom dia caros amigos Palmeirenses. Márcio, perfeita a sua análise do jogo, apenas descordei da nota do Felipe Melo, que achei que foi um leão ontem no jogo. E o Bigode recebeu a sua nota duas vezes (hehehe).

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: é que eu gosto tanto do Deyverson que até me esqueci de avaliá-lo.

      Obrigado pela correção.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>