AMARGOU. COMO EU PREVI.

VAR atrapalha, mas eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil é justíssima

De um lado, um Inter/RS querendo a vitória a qualquer custo, disputando todas as jogadas como se fossem a última; do outro, um Palmeiras se arrastando em campo, parecendo estar de saco cheio de ser campeão e incapaz de criar jogadas de qualidade (a única que conseguiu, em todo o primeiro tempo, foi fruto de um contra-ataque).

Apenas o parágrafo acima já bastaria para explicar as duas derrotas que o Verdão sofreu hoje em Porto Alegre/RS – a do tempo normal e a dos pênaltis. Quando um time entra em campo com mais vontade do que o outro, geralmente vence a partida. Por isso, quando Gustavo Gómez (quem inventou que esse cara bate pênalti bem? Todos os que cobra são idênticos: rasteiros e no meio do gol!!!) e Moisés perderam suas cobranças, fiquei triste, mas conformado: afinal, classificava-se a equipe que mais quis a vaga e também a que mais a mereceu.

O Palmeiras, hoje, foi uma sucessão de erros. Com exceção de Weverton, que teve uma atuação digna de Oberdan, Leão e Marcos, quase todos os demais jogadores tiveram atuações que beiraram o ridículo. Nosso velho treinador, então, extrapolou o limite de imbecilidades, começando pela manutenção do horrendo Deyverson no time titular, em seguida demorando demais para sacá-lo do time, passando pela escolha de Moisés (???!!!) para o lugar de Lucas Lima, o que deixou o já lento meio-campo com ares de um cágado manquitola; a opção por não promover a entrada de Gustavo Scarpa, o cara que mais gols fez pelo time neste ano e que também é um bom cobrador de pênaltis, etc.

Mesmo assim, meus amigos, quase que o Verdão chegou às semifinais. Em minha opinião, o pênalti de Edenílson em Felipe Melo foi claríssimo, inquestionável, e a instantânea marcação de Rafael Traci é uma prova disso. Mas aí o tal do VAR entrou em ação, e é claro que os caras que lá estavam não perderiam a chance de aparecer, ainda que para isso tenham que passar a vergonha de errar mesmo após reverem o lance “n” vezes. É verdade que, já nos acréscimos, os mesmos incompetentes prejudicaram demais o time gaúcho ao anularem o legítimo gol de Victor Cuesta, mas a pergunta que fica é muito simples: será que o Inter/RS teria forças físicas e psicológicas para buscar o segundo gol se, aos 37 da etapa final, tivesse sofrido o empate por meio de Bruno Henrique? Ou seja: o VAR induziu o árbitro de campo a errar para os dois lados, mas o lado que acabou sendo mais prejudicado foi o nosso.

De qualquer forma, como eu mesmo previra na semana passada, o que era doce acabou amargo. E isso se deu também devido ao futebol que o Verdão não jogou na primeira partida, quando deveria – e poderia – ter “matado” esta disputa se tivesse tido um pouquinho mais de qualidade, muito mais vontade e um centroavante que não fosse esta eterna piada da qual somente Luiz Felipe Scolari consegue rir.

Por fim, o que se espera disso tudo é que grupo tenha aprendido a lição e fique ciente de que, na Libertadores, situações como a que vivemos hoje poderão, ou até mesmo deverão, se repetir. E que ao contrário do que se dá em uma longa competição por pontos corridos, na qual um elenco maior e melhor é fundamental ao título, em torneios tipo “mata-mata” se torna essencial ter vontade, garra e, sobretudo, culhões.

Ah, sim: e se tivermos um centroavante 

decente também será bom!

 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

WEVERTON – 9
QUASE PERFEITO

MARCOS ROCHA – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 6,5
MUITO BOM

GUSTAVO GÓMEZ – 4
  MUITO RUIM

DIOGO BARBOSA – 6,5
  MUITO BOM

FELIPE MELO – 5
  REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5
  REGULAR

LUCAS LIMA – 4
RUIM

ZÉ RAFAEL – 3
  PÉSSIMO

DEYVERSON – 3
PÉSSIMO

DUDU – 5,5
  SATISFATÓRIO

LUIZ FELIPE SCOLARI – 2
PÉSSIMO

MOISÉS – 3,5
PÉSSIMO

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

CARLOS EDUARDO – 3
PÉSSIMO

Créditos Fotos: Vinícius Costa (BF Filmes)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

08 a 8,5 – EXCELENTE
07 a 7,5 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
00 a 3,5 – PÉSSIMO

26 Responses to AMARGOU. COMO EU PREVI.

  1. Dudu…por favor não comparem mais ele com o Edmundo. Há um abismo enorme entre os dois. Edmundo decidia jogos sozinho, quantas e quantas vezes vimos ele fazer isso. Final do torneio Rio São Paulo 93 é o maior exemplo, acabou com o primeiro jogo, depois foi expulso, mas já tinha decidido a parada, segundo jogo foi só administrar e ser campeão. Agora eu pergunto, cite um jogo que o Dudu colocou a bola embaixo do braço e falou: Deixa comigo ???

    • Márcio Trevisan

      Ed:quem compara Dudu a Edmundo não viu o Animal jogar.

      Mas Dudu é o melhor jogador do nosso time e já teve, sim, grandes atuações.

      Só que jamais conseguirá jogar nem 20% do que jogou Edmundo.

      Abs.

  2. Podem ter certeza e não estou brincando, se o Palmeiras contratar o Messi, Felipão vai fazer ele virar banco do Lucas Lima, pois vai querer provar para o mundo que o Lucas Lima é mais útil para o time do que o Messi. Esse é o Felipão.

  3. De que adianta ter tanto dinheiro, condições de montar o melhor elenco do Brasil, pra manter Deyverson como títular absoluto ???? Isso é rasgar dinheiro. Deyverson na pior das hipóteses seria aceitável naquele time de 2012 que não tinha ninguém. Mantê-lo como titular agora seria como ter o Betinho como titular hoje. É bizarro o que fazem. Tão nem aí pra campeonato, pra título, pra eles basta o estádio cheio e a marca estar em evidência no youtube.

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde, nunca vi a falta de vontade já muito bem informada pela sua crônica caro Trevisan, me diz uma coisa o Dudu e o Deyverson jogaram!!!!!!

    Agora só restam Brasileirão e Libertadores, será que vão acordar!!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: se não acordarem por bem, serão acordados por mal.

      E tenho certeza de que vc sabe do que estou falando.

      Abs.

  5. E o Lucas Lima hein !!! Que lixoooooooo de jogador. Já vi muitos bagres na vida mas igual a ele e ganhando 800 mil por mês é a primeira vez.

  6. Esqueçam…..Se tem uma coisa que o Felipão não aprende é com os erros. Arrogante, soberbo e gosta de ser fdp com a torcida. Essa insistência com o Deyverson é só porque ele sabe o tanto que a torcida não o quer, assim como ele fez em 2012 com o Luan. Ele perde o campeonato mas não faz o que a torcida quer. Ou o Palmeiras se torna profissional de verdade ou vai viver de momentos esporádicos. Qualquer empresa profissional analisando o desempenho desse técnico em mata matas e vendo sua postura na escolha de jogadores já o teria demitido.

  7. Paulo Eduardo

    Olá Márcio e amigos !
    Tem 03 peças no time que não funcionam e isso prejudica um todo, sobrecarregando os demais. Também não dá para confiar só na defesa o tempo todo, não seria melhor segurar a bola, do quê entregar para o adversário ? Jogos decisivos contra times grandes, haverá necessidade de Felipão arrumar o time.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: aí é que está o problema.

      Nosso treinador é um velho turrão que não abre mão de sua forma de jogar.

      Ou seja: pode dar errado o quanto der, que ele não irá mudar.

      Abs.

  8. Irineu Curtulo

    A pergunta que fica: qtos centroavantes, na história, você conhece que não pega a bola na hora do pênalti e diz: deixa comigo!!

  9. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Comentei justamente isso com meu pai ontem. O problema não é a eliminação, mas ser eliminado sem querer jogar. O Scarpa tinha que ter entrado no primeiro tempo ainda. Quando colocou o CE nós quase desistimos de assistir. Pra mim as substituições eram Scarpa, Borja (sim, ele pode estar perdendo gols, mas duvido que erraria tantos passes que matassem os contra-ataques). Outro ponto também, o D’Alessandro. Primeiro, como deixam o cara tão livre durante todo o jogo? Segundo, deveria ter sido expulso há muito tempo de tanto reclamar. Mas vamos torcer para que a casa esteja arrumada na Liberta, pois agora, de fato, virou obrigação. O único consolo é que o cheirinho também foi eliminado. Abraço

    • Márcio Trevisan

      Léo: creio que não teremos problemas na próxima fase da Liberta, até porque decidiremos em casa.

      Mas o time precisa recuperar a vontade de vencer, algo que parece ter perdido.

      Abs.

  10. Júnior Colletti

    Bom dia!

    “Cágado manquitola” foi a única coisa que li e ouvi hoje que me fez rir. Obrigado, Márcio. Você é genial! kkkkkk

    Weverton jogou demais, mesmo. E concordo com o amigo Valter, M. Rocha parecia ser o único com vontade de passar às semi-finais.

    E duas coisas não se explicam: G. Scarpa reserva e Deyverson titular absoluto. Mais uma vez, a teimosia de Scolari custou caro. Chegou a ser constrangedor ver W. Bigode errar passes e jogadas de meio metro, por nítida falta de ritmo e tamanho do jogo. É um cara de muita entrega, qualidade e dignidade, visto ter sido o melhor pênalti batido. Achei crueldade com o cara. Scarpa, com mais ritmo e sem o peso da lesão, seria muito mais efetivo, com a mesma capacidade nas penalidades.

    Enfim, que sirva de lição para a Libertadores. Com Deyverson, é sempre menos um!

    Abraços!

  11. Jorge Farani

    Caro Márcio,

    Na semana passada após o jogo em SP postei meu comentário concordando totalmente com a sua opinião, fato esse que aconteceu como previsto, na noite de ontem.
    Do jeito que esse time vem perdendo verdadeiras decisões no “mata-mata” sobra para nós a preocupação com os jogos da Libertadores que a partir da próxima semana passa a ser desse formato. Só espero que os próximos resultados não se transformem no “morra-morra”
    Outra coisa que não consigo entender como um clube que encontra-se “endinheirado” consegue ter alguns atacantes medíocres como os que tem.

    • Márcio Trevisan

      Farani: nossa sorte é que o próximo adversário da Libertadores é uma equipe sem expressão.

      Mas das quartas de final em diante será outra conversa.

      Em relação aos atacantes, de fato apenas Dudu e Bigode se salvam.

      Abs.

  12. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO, MARCIO, MARCIO … Eu sei que vc possue varios amigos no Conselho do Palmeiras, pelo amor de Deus, peça para eles forçarem a diretoria a contratar um centroavante com maxima urgência. Não da pra vêr o Deyvinho jogar, ele é muito ruim e coloca ruim nisso.E tirar o cara no fim do segundo tempo e colocar C.E? Não da né? Esse é outro horrivel. Moises, depois da lesão, não tem mais cacife pra jogar no verdão. Lucas Limas é morto, deve ter lombriga. Enfim, ou da um choque no elenco ou não ganharemos nenhum mata mata daqui pra frente.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: o centroavante foi contratado no fim do ano passado.

      Mas como é jovem e não foi indicado pelo treinador, não joga.

      Simples assim.

      Abs.

  13. Bom dia, Márcio.

    O Palmeiras jogou tão mal, mas tão mal, que eu chego a pensar que viajou para Porto Alegre com o intuito de ser desclassificado. Acho que foi um dos piores jogos que eu já assisti do Palmeiras nestes últimos tempos.

    Eu nunca vi um jogo valendo vaga para a semi-final de uma competição ser disputado com tamanha falta de vontade. Com exceção do Marcos Rocha, o que vi foi uma tremenda falta de vergonha na cara, um desdém para a competição. Parecia um jogo treino, uma pelada de várzea jogada na roça.

    Inadmissível uma apresentação dessas. Atacantes que não batem pênaltis e cedem espaço para que zagueiros o façam, um técnico apático fora de campo e perebas jogando futebol.

    Uma vergonha essa eliminação.

    Um abraço.

    Valter

  14. Bom dia a todos!
    Time de pipoqueiros.
    FM,BH,DUDU,MR,ZR, Moisés(oque aconteceu com esse cara?).
    Nossa zaga não ganhou uma pelo alto.
    Esses sem vergonhas sabiam que estavam disputando uma quarta de final da CB?
    Se não mudar a postura e atitudes, também seremos eliminados na Libertadores.
    Pra escalar LL e deiverson só pode ser jogo de interesses. Não assistirei jogos do palmeiras quando quando essas perebas forem escalados.
    Discordo de vc Márcio, pra mim não foi pênalti. Aquele imbecil do FM deveria ter tentado o gol do que simular falta.
    Vergonhoso oque esses vagabundos jogaram ontem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>