PERDEMOS. GRAÇAS A DEUS!

Derrota para o Guarani/SP baixa a bola e abre os olhos de todo o elenco

No futebol, dizem que perder nunca é bom. Mas não é bem assim: existem derrotas que podem, sim, se tornar positivas, e a que o Palmeiras sofreu nesta noite para o Bugre tem boas chances de ser uma delas.

É claro que, se analisarmos apenas o resultado, chega a ser até mesmo vergonhoso deixar Campinas/SP com um 2 a 1 nas costas. Afinal, o Guarani/SP é um dos piores times da Série B do Campeonato Brasileiro e, ocupando no momento a penúltima colocação na tabela após vencer apenas uma das oito partidas que disputou, neste momento tem como objetivo principal não ser rebaixado à Terceira Divisão nacional do ano que vem. Sob esta ótica, não termos vencido – ou até mesmo goleado – no Brinco de Ouro da Princesa é motivo de extrema preocupação.

Só que existe um outro aspecto que merece ser analisado. O Verdão vinha de 15 partidas invictas e de 10 vitórias consecutivas em jogos válidos por competições de alto nível, como o Paulistinha, a Libertadores e o Brasileirão. É óbvio que os jogadores, no íntimo, já se sentiam a última bolacha do pacote, e muito embora pregassem o salutar, mas nem sempre sincero, discurso da humildade, do “ainda não ganhamos nada”, no íntimo já se preparavam, mesmo que ainda em julho, para as voltas olímpicas de novembro e dezembro.

Edu Dracena fez o gol do Palmeiras no amistoso com o Guarani/SP

Outro detalhe que deve ser entendido como positivo é que se o Palmeiras tem, de fato, o melhor elenco do País, isso não significa que possui, também, dois times no mesmo nível. Muito embora jogadores importantes sequer tenham sido relacionados para este amistoso, como Scarpa e Gómez, e outros ainda não tenham sequer estreado, casos de Angulo e Ramires, ficou provado que, se escalados todos juntos, muitos suplentes deixam a desejar. Gente: até o Fabiano jogou… E de zagueiro!

Assim, que esta indolor derrota nos sirva de alerta e que dela possamos tirar a melhor lição para o que está por vir a partir da próxima semana, até porque o que virá, já se sabe, será uma sucessão de pedreiras – e com rochas pontiagudas.

Se o Verdão assim agir, rapidamente perceberá que, no futebol, perder pode até nunca ser bom, mas às vezes pode ser benéfico.

Fotos: Luciano Claudino / Estadão Conteúdo

5 Responses to PERDEMOS. GRAÇAS A DEUS!

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio … atrasei né? … rsss … assisti o jogo e ao meu vêr, ninguem queria jogar com vontade …essa derrota não conta. Mas, que foi boa, ahhhh isso foi. Salto alto numa hora dessas não da né?

  2. Fábio P. R.

    Lembrando que no Paulistão de 1996 (naquela época era PAULISTÃO) só tivemos 1 derrota (seríamos campeões invictos!), e foi justamente para esse time de Campinas.

    É uma pedra no sapato…

  3. Jorge Farani

    Caro Márcio,

    Concordo em gênero, número e grau com o seu comentário. Vi o jogo e não gostei nada do vi. Para mim alguns jogadores jogaram até parecendo que estavam recebendo a última oportunidade. Tomara que eu esteja certo e fiquemos livre deles!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>