QUEM JOGA COMO CORINTHIANS, PERDE COMO CORINTHIANS

Palmeiras atua como o time “deles” e vê vaga na final ficar muito mais difícil

Wanderley Luxemburgo foi o primeiro técnico com quem trabalhei diretamente como assessor de Imprensa. Em suas preleções, que na verdade mais se pareciam com shows de explanações táticas, ele sempre fazia questão de salientar dois pontos. E os defendia com tanta veemência que eu jamais pude deles me esquecer. Dito isso, ei-los:

1 – O medo de perder tira a vontade de ganhar.

2 – Nunca se deve prostituir as características de um jogador.

Hoje, o Palmeiras cometeu apenas dois pecados na primeira partida semifinal da Libertadores, justamente os que o velho Luxa, hoje relegado a um ostracismo até certo ponto injusto, dizia em suas preleções. Nosso time teve tanto medo de sair derrotado do La Bombonera que abdicou de atacar. Mesmo quando poderia, quando tinha a posse de bola, ou demorava demais na armação das jogadas ou, então, errava o passe final. Com isso, facilitou a vida do Boca Juniors duplamente: praticamente não incomodou o goleiro dos caras e, o que foi muito pior, chamou o adversário para o nosso campo de defesa.

Se isso já não fosse mais do que suficiente para aumentar enormemente as nossas chances de derrota (quem via o jogo sabia que, mais cedo ou mais tarde, nossa casa iria cair), ainda por cima o esquema armado pelo nosso velho/novo treinador mudou completamente (ou, como dizia Luxemburgo, prostituiu) a forma de atura de alguns de nossos atletas.

Weverton fez o que pôde, mas não evitou a derrota do Verdão

As pífias atuações de Willian Bigode e Dudu se explicam, em sua maior parte, porque ambos não foram atacantes, mas sim auxiliares de marcação do Mayke e Diogo Barbosa. Borja, isolado entre os zagueiros, nada poderia, mesmo, fazer, e a prova disso é que Deyverson, que o substituiu, também não pôde. Bruno Henrique, sempre encarregado de iniciar nossas jogadas ofensivas ao lado de Moisés e, não raro, concluí-las a gol, hoje nada mais foi do que apenas mais um volante de marcação.

Meus amigos: hoje o Palmeiras não armou porque não teve armadores, não atacou porque não teve atacantes e não ganhou porque teve medo de perder e porque o esquema montado por Scolari transformou a maior parte de nossos jogadores em prostitutas. Não vou, aqui, crucificar o treinador, que inegavelmente vem fazendo um ótimo trabalho neste seu retorno ao Verdão, mas a verdade é que o principal responsável por esta dolorosa e mais do preocupante derrota foi, sim, o dito cujo. Mesmo tendo acertado na troca da dupla de zaga titular, ele foi mal demais também nas alterações, já que ou visou deixar o time ainda mais defensivo ou, então, demorou uma eternidade para promovê-las.

Se eu acredito que na próxima quarta-feira poderemos reverter esta desvantagem? Sim, e me apego a dois detalhes: nosso time é bem superior ao deles e, claro, nossa torcida fará uma pressão dos infernos até que consigamos, pelo menos, igualar o placar e, assim, levar a decisão para os pênaltis. Mas eu sei, você sabe, todo mundo sabe: nossa situação ficou extremamente delicada e nossas chances de ir à final desta Libertadores despencaram para, no máximo, uns 30%. E olhe lá.

De qualquer forma, Felipão, #ficaadica: se voltarmos a jogar como Palmeiras, ainda poderemos sonhar. Mas se novamente atuarmos como se fôssemos um Corinthians da vida, é certo que nosso destino será idêntico ao “deles”.

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MAIKE – 6
REGULAR

LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO

GUSTAVO GÓMEZ – 7
ÓTIMO

DIOGO BARBOSA – 6
BOM

FELIPE MELO – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

MOISÉS – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 4,5
  RUIM

BORJA – 5,5
SATISFATÓRIO

DUDU – 4,5
  RUIM

LUIZ FELIPE SCOLARI – 4
MUITO RUIM

DEYVERSON – 5
REGULAR

THIAGO SANTOS – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

LUCAS LIMA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Créditos Fotos: Globoesporte.com

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – REPUGNANTE

19 Responses to QUEM JOGA COMO CORINTHIANS, PERDE COMO CORINTHIANS

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … tambem concordo que o culpado foi o Felipão. Tinhamos que manter a pegada ofensiva e isso, faria com que o Boca tivesse receio em partir pra cima, pois ja havia perdido pra nós naquele estadio. ACREDITO que levaremos para os penaltys. Quem ganha? desejo que seja nós, massssssss.

  2. Bom dia a todos!
    Pessima derrota para um adversario de tradição na Libertadores e muito perigoso.
    Não podiamos jogar deste jeito e tomar aqueles gols (com o costumeiro apagão aéreo).
    Nosso setor defensivo estava se comportanto bem, mas não pode falhar num jogo tão importante.
    Ficou muito dificil, mas se mudarmos a postura e tivermos uma boa dose de sorte, acredito que ainda podemos reverter e se classificar.
    Estes jogadores estão a caminho da ratificação de pipoqueiros?
    Tomara que não.Ainda dá Palmeiras…dá lhe verdão…com muita raça e vontade de ganhar.
    LIBERTADORES OBSESSÃO.

    • Márcio Trevisan

      É isso aí, meu amigo.

      Temos de acreditar até o último minuto. Nosso time é melhor e pode fazer isso prevalecer na quarta-feira.

      Abs.

  3. Prefiro não me iludir com esse time, não pela qualidade do adversário, mas sim pela covardia desses jogadores, não precisa nem jogar o outro jogo porque já está eliminado, time que depende de Dudu, Borja, Moisés, Gayverson, pode esquecer, e olhe lá esse campeonato brasileiro, nem quero falar mais nada desses pipoqueiros. Vai ser a terceira eliminação contra o Boca, freguês é freguês e estamos conversados. Abs.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: nossa situação é muito difícil.

      Mas nada que um gol no primeiro tempo e outro no segundo tempo não possam mudar.

      Só não podemos levar gol. Se isso acontecer, já era.

      Abs.

  4. Jorge "São Tomé" Farani

    Marcio,
    Nota 10 para seu notável comentário e nota 0 para a atuação medíocre do nosso Palmeiras. Diante do que vi, acho que para salvar o ano o Palmeiras deve concentrar os esforços para o jogo contra o Flamengo neste sábado, pois uma derrota até o Brasileirão ficará comprometido.
    Infelizmente, gostaria de pensar em uma reviravolta no jogo de volta no dia 31, porém, com esse esquema de time “bipolar”, que quando faz o primeiro gol dificilmente deixa de ganhar, mas, para compensar quando leva o primeiro gol, raramente consegue modificar o resultado, ainda mais tendo a obrigação de vencer o Boca Jr por uma diferença de 3 gols.

    • Márcio Trevisan

      Farani.

      Muito obrigado pelo elogio.

      Se vencermos por 2 a 0, iremos aos penais. Sei que estamos mal neste ponto, mas ainda teremos esta chance. O que não podemos é sofrer gol, de jeito nenhum.

      Abs.

  5. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Perfeita a sua analise. Eu estava ainda na vã esperança que o time do Boca nos ajudasse na ruindade e não marcasse. Mas o maledeto do Benedetto mudou o jogo. Mas é bem o que você disse, eu já estava esperando o gol deles a qualquer momento, e quando o Felipao me coloca o Thiago Santos perdendo de 1 x 0, eu quase joguei o controle na TV. Agora é torcer para que tenhamos um time ofensivo e motivado para o jogo de volta. ABraço

    • Márcio Trevisan

      Léo: que iremos jogar no ataque não resta dúvida, até porque não temos outra opção.

      Mas, atenção: não podemos levar gol. Se isso acontecer, já era.

      Abs.

  6. Paulo Eduardo

    Olá Márcio e amigos ! Hoje não é um bom dia.
    O Boca estudou o Palmeiras e marcou muito bem os toques curtos e as invertidas de jogo do Palmeiras. O Palmeiras pouco incomodou. O Palmeiras estava marcando bem o Boca, até o gol, tanto que antes não havia tomado sufoco. Mas errou ao dar excessivamente a posse da bola ao Boca, que em casa é diferente do Ceará que jogando fora. No intervalo, eu tiraria um atacante e colocaria um meia, para segurar mais a bola, povoar mais o meio de campo, municiar o ataque e ainda encostar nos atacantes. Agora ficou difícil, mas não impossível. Receita: marcação alta, sem deixar o Boca respirar e marcar um gol no começo do jogo. Agora, só resta pensar no Flamengo.
    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: teria feito o mesmo.

      Mas nosso velho/novo treinador não pensaria desta forma de jeito nenhum.

      Vc falou do Flamengo/RG. Pois bem: se vencermos (é difícil, eu sei, mas não impossível), teremos muito mais chances de ir à final da Libertadores.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário caro Trevisan, agora só um milagre ou jogar para ganhar!!!!!!!!

    Abraço.

  8. JOEL FERREIRA

    Nosso treinador tem algumas mentalidades que são difíceis de aceitar, essa de encolher o time já deu, o Boca é um time horrível se jogasse normalmente ganharia o jogo lá, mas com o pensamento de time pequeno que ele colocou na cabeça dos jogadores foi punido e bem feito, agora vai ter que jogar muito para classificar.

    • Márcio Trevisan

      Joel: vc tem razão.

      Ele alterou a maneira como o time vinha jogando e pagou um preço altíssimo.

      Minha esperança é que voltemos a jogar como Palmeiras. Se isso acontecer, teremos alguma chance de ir à final.

      Abs.

  9. Como o futebol é uma coisa inacreditável !
    O melhor jogador do Palmeiras DISPARADO até os 35 minutos do 2º tempo foi o responsável direto pela derrota.
    Felipe Mello, que não precisava fazer a falta na boca da área,e falhou no lance do gol de cabeça.

  10. Olá Márcio,

    Obrigado pela ótima análise. Triste e bem difícil a situação para o jogo de volta. Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Não há por que agradecer.

      Em relação à nossa situação, ela é complicada, mas ainda não joguei a toalha.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>