CAP. 164 – 1988: UM ANO PARA SE ESQUECER

Como dissemos no fim do nosso mais recente encontro, assim que terminou a finalíssima do Paulistão de 1986 o Palmeiras começou a enfrentar um novo e longo período de muitas dificuldades dentro de campo. No restante do ano, visivelmente abalado pela perda do título que lhe parecia tão próximo e que colocaria fim ao jejum que já durava 10 anos, a equipe não foi bem no Campeonato Brasileiro: chegou apenas às oitavas-de-final, fase em que foi eliminada pelo Bahia/BA após perder em Salvador/BA por 2 a 0 e vencer no Pacaembu por 1 a 0 perante quase 45 mil palmeirenses.

Ano novo, vida nova. Certo? Nem sempre. A temporada de 1987 começou repleta de incógnitas para o Verdão. Sem dinheiro em caixa e mesmo após um pífio desempenho em um torneio amistoso no Mato Grosso do Sul, a diretoria resolveu manter a base do ano anterior (saíram apenas o centroavante Edmar e o cabeça-de-área reserva Paulinho) e contratar somente cinco jogadores para a disputa do Campeonato Paulista. O mais famoso deles, Deley, meia que veio do Fluminense/RJ, ficou mais tempo no DM do que em campo, e no decorrer da disputa os dirigentes trouxeram aquele que, sem dúvida alguma, é um dos piores jogadores de toda a história palmeirense: o centroavante Bizu.

O começo no Paulistão chegou a dar arrepios na torcida: após a vitória na estreia sobre o Noroeste de Bauru/SP por 3 a 1, seguiram-se três empates – com Bandeirante de Birigui/SP, XV de Jaú e Santos – e duas derrotas – para Guarani e São Bento. Tantos maus resultados ocasionaram a demissão de Carbone, substituído por um antigo ídolo da Primeira Academia: Valdemar Carabina.

Logo de cara, o 5º jogador a mais vezes ter vestido a camisa verde e branca (fez 593 partidas) encarou o maior rival, o Corinthians/SP. E seu deu bem: vitória por 2 a 0, no Pacaembu, com gols de Edu Manga e do ponta-esquerda Mauro, recém-chegado da Ponte Preta. O êxito mudou os ares no Parque Antártica e o time permaneceu 12 jogos invicto. Graças, principalmente, a um goleiro revelado nas categorias de base e que após empréstimos a Toledo/PR e Londrina/PR chegou para se tornar o novo dono da camisa 1: Zetti. E seu começo não poderia ter sido melhor: permaneceu 12 jogos sem sofrer um único gol, sendo vencido apenas na 13ª partida e, ironicamente, por um ex-palmeirense: Luís Pereira, então defendendo o Santo André/SP.

Valdemar Carabina foi o responsável por lançar Zetti no gol do Palmeiras

A alegria, porém, demoraria muito pouco: dali em diante, o Palmeiras começou a oscilar muito, chegando a empatar incríveis seis jogos seguidos. Mesmo assim, o time conseguiu uma das vagas nas semifinais, em que foi eliminado pelo São Paulo após um empate sem gols e uma derrota por 3 a 1. Por ironia do destino o terceiro gol, marcado pelo meia Neto, se deu após uma ridícula falha de Zetti.

Veio o Brasileirão, rebatizado de Copa União, torneio organizado pelo Clube dos 13 e que até hoje é motivo de polêmica devido à briga entre Sport/PE (que de fato foi campeão) e Flamengo/RJ (que se julga campeão). Para o Verdão, porém, nenhuma diferença fez, já que a campanha foi apenas regular: 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas nos deixaram, apenas, na 8ª colocação dentre 16 participantes. Nem mesmo a troca de Carabina por Rubens Minelli, exatamente no meio da competição, deu jeito naquele time. Na verdade, a única alegria dos palmeirenses foi a ridícula campanha corintiana, que terminou em último lugar – sorte deles que naquele ano o regulamento não previa rebaixamento.

Em nosso próximo encontro, relembraremos a temporada de 1988 que, já adianto, nos foi ainda mais negativa. Fazer o quê?

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>