MUITO OBRIGADO, JUNINHO!

Palmeiras só consegue a vitória devido à ruindade do seu ex-zagueiro

Até mesmo os melhores goleiros levam frangos, os melhores laterais erram cruzamentos, os melhores zagueiros furam bolas, os melhores meio-campistas dominam de canela, os melhores atacantes perdem gols. Assim é o futebol: seus jogadores, ainda que sejam muitas vezes os melhores, pisam na bola. Faz parte. Sempre fez. Sempre fará.

Ocorre, porém, que o erro cometido por Juninho com apenas 2 minutos da partida de hoje não se aplica à situação acima descrita, e por dois óbvios motivos: o primeiro é que ele não é, nem de longe, um dos melhores zagueiros, e o segundo é porque sua falha comprova aquilo que todos nós, palmeirenses, sempre soubemos desde quando o infeliz vestiu a camisa verde e branca pela primeira vez: o cara é ruim de dar dó, seu futebol é mais feio do que bater na mãe por causa da mistura.

Graças a Deus, o Atlético/MG resolveu – sabe-se lá por quê – levar por empréstimo o jogador, o que fez com que o nosso time ficasse com um perna-de-pau a menos. E, melhor ainda, seu treinador, Thiago Larghi, o definiu como um dos titulares da sua equipe, o que fez com que vencêssemos neste domingo. Sua grotesca e ridícula falha permitiu que Moisés abrisse o placar e desse ao nosso time, se não tranquilidade, já que não a tivemos, ao menos uma importante vantagem no placar logo de cara.

Sei que alguns de vocês pensam, neste momento, que este jornalista é o maior corneteiro da história. Afinal, caramba, ganhamos, subimos na tabela, diminuímos (ainda que apenas um pouquinho) a distância para o atual líder e, o que é ainda melhor, melhoramos um pouco o clima ruim que reinava na Academia após três empates seguidos em três jogos que começamos vencendo.

Bruno Henrique: neste ano, em estado de graça

Mas a verdade, meus amigos, é que demos sorte. Se de fato o Verdão não desistiu de buscar a vitória após ver o Galo empatar a primeira e a segunda vez, também é fato que não o fizemos de forma consistente. Em todo o jogo, nosso adversário foi superior, quando partiu ao ataque criou as melhores chances e teve total domínio no meio-campo. O Palmeiras deixava espaços em sua intermediária defensiva, insistia em criar pelo meio (mesmo sem ter jogadores suficientes no setor) e, nas poucas vezes em que buscou jogadas pelas laterais, esbarrou na pouca inspiração de Gustavo Scarpa e Dudu.

Mas não posso me furtar de analisar também nosso treinador. Róger Machado foi, nesta tarde, o que se chama de “burro com sorte”. Primeiro, demorou demais para promover a primeira alteração, o que fez somente 15 minutos após o time ter levado o primeiro gol. Além disso, praticou o famoso “seis por meia dúzia”: sacou Scarpa e colocou Hyoran. Depois, quando Bruno Henrique, aos 30, marcou o golaço de falta, aí ele foi instantâneo: aos 34, a fim de manter o resultado, sacou Dudu (um atacante) e colocou Jean (um volante). Mas sua precipitação lhe custou caro: apenas um minuto depois, Chará (como joga esse cara!) empatou de novo. Aí, o que fez o técnico? Tirou Felipe Melo (um volante) e colocou Deyverson (um atacante). Com isso, duas das três mudanças que promoveu de nada nos serviram.

Se jogamos tão mal, por que então conseguimos ganhar? Por duas razões principais, meu amigo: a primeira é que o Atlético/MG, após obter ambos os empates, desistiu de atacar. Afinal, 1 a 1 ou 2 a 2 com o Palmeiras, em plena Arena Palestra Itália, já lhe seria um ótimo resultado. E a segunda é que Victor hesitou entre sair ou ficar no lance do gol da nossa vitória, e com isso acabou falhando.

Viu como os melhores goleiros também erram?

WEVERTON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 6,5
MUITO BOM

ANTÔNIO CARLOS – 6
  BOM

EDU DRACENA – 5,5
SATISFATÓRIO

DIOGO BARBOSA – 4
MUITO RUIM

FELIPE MELO – 5
   REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 7,5
ÓTIMO

MOISÉS – 6,5
   MUITO BOM

GUSTAVO SCARPA – 4,5
RUIM

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

DUDU – 5
  REGULAR

RÓGER MACHADO – 5
REGULAR

DEYVERSON – 6
BOM

JEAN – 5
REGULAR

HYORAN – 5,5
SATISFATÓRIO

Créditos Fotos: César Greco/AG. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO

8,5 – EXCELENTE
08 – EXCELENTE
7,5 – ÓTIMO
07 – ÓTIMO
6,5 – MUITO BOM
06 – BOM
5,5 – SATISFATÓRIO
05 – REGULAR
4,5 – RUIM
04 – MUITO RUIM
3,5 – PÉSSIMO
03 – PÉSSIMO
2,5 – VERGONHOSO
02 – VERGONHOSO
1,5 – MEDONHO
1,0 – MEDONHO
0,5 – ENOJANTE
00 – ENOJANTE

22 Responses to MUITO OBRIGADO, JUNINHO!

  1. Márcio, me desculpe, mas vc assistiu o jogo mesmo?
    No primeiro gol o AC não antecipou e estava mal colocado.
    No segundo gol ele deu espaço pro Elias, o mesmo dominou, engraxou a chuteira e passou a bola. O AC é muito lento e não tem qualidade técnica para ser titular de time de primeira ou segunda divisao.

    • Márcio Trevisan

      JA Silva:nós vimos o mesmo jogo.

      A diferença é que o jornalista vê o jogo como deve, e o torcedor vê o jogo como pode.

      Não é preciso me pedir desculpas, mas também não é preciso ser irônico.

      Abs.

  2. Boa noite Márcio e colegas:
    Não sei o que esse Roger ainda está fazendo no Palmeiras, ele já entrou para a história do clube, fez nós torcedores passar pelo pior vexame que foi perder o título paulista para o timinho falido, foi pior que perder para a Inter em 86, isso na minha opinião, só um título mundial para apagar esse vexame, mas o cara não consegue vencer nem um campeonato paulista, imagina uma libertadores ou um mundial. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Maciel.

      Mas como disse ao Enrico, o problema é que o melhor nome disponível não está muito a fim de trampar neste ano.

      Abs.

  3. Marcio e Amigos,

    Infelizmente, mais um ano em que o nosso time não deu liga.
    Mais um ano em que temos um bom elenco e não conseguimos formar um time vencedor.
    É claro que ainda podemos conquistar títulos, principalmente no mata-mata de algum torneio, o que acho extremamente dificil, mas fato é que o Palmeiras está perdendo a chance de se consolidar como grande papa títulos do Brasil, e assim entrar num círculo virtuoso de conquistas financeiras e esportivas.
    Não se trata de um fator isolado, mas muitos jogadores estão devendo muito. Caso tenham oportunidade, revejam os lances dos gols do Galo, e prestem atenção no FM, parado, sem ocupar o espaço corretamente e sem “morder”.
    Claro que o FM é só um exemplo, existem vários outros lances que nosso time não consegue evoluir. Uma pena…

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: se FM está, como sabemos, em má fase, por que o treinador não o tira da equipe?

      Eu perguntei e eu mesmo respondo: porque não tem coragem suficiente para tanto.

      Abs.

  4. Boa tarde a todos!!
    Vitória importante independente dos erros absurdos da equipe.
    Valeu pela insistência e qualidade individual de alguns (BH, MR)
    Nossa zaga não tem e não terá confiança nenhuma.
    AC falhou nos 2 gols do CAM e ainda falhou em outros lances. Muito fraco.
    Não entendi a nota dele.
    O ED também já deu. A idade pesa.
    Wewerton: 2 gols defensáveis, principalmente o primeiro.
    DB: horrível
    FM o mesmo enganador de sempre.
    Time sem esquema tático e sem velocidade.
    Tem que melhorar muito.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Jair.

      Não vi falha alguma do Antônio Carlos nos dois gols que sofremos.

      Aliás, dizer que alguém falhou após o golaço do Chará é ser muito, mas muito exigente e também não reconhecer os méritos do adversário.

      Mas futebol é assim mesmo: cada um o analisa de forma diferente.

      Abração.

  5. Irineu Curtulo

    Boa tarde, Marcio! Concordo com aqueles que defendem que o Palmeiras precisa de uma identidade – desde a base – para que tenhamos um coletivo em todos os sentidos. Mas, como esperar identidade de um técnico que não sabe criar identidade, que não sabe ler o jogo, que se baseia (se norteia)na identidade de outra identidade (Tite) para administrar o seu grupo, que não possui identidade alguma com o referido técnico da selenike.

    • Márcio Trevisan

      Falou tudo, Irineu.

      Não considero RM um treinador fraco, mas me parece cada vez mais claro que não tem pulso para comandar um grupo cheio de estrelas como o do Palmeiras.

      Abs.

  6. Roberto Alfano

    Bom dia, aja coração, valeu pelos 03 pontos e a nossa imensa torcida que nunca desiste.

    Agora precisamos melhorar muito e recuperar no mínimo mais 03 vitórias, que deixamos escapar!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: entendo suas contas, mas não precisamos ser tão radicais.

      O que deixamos escapar, mesmo, foram dois pontos contra o Ceará/CE. Empates com Santos/SP (fora de casa) e Flamengo/RJ são resultados normais.

      Abs.

  7. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio…o time pode até ter corrido atras, mas usou apenas um artificio, ou seja, bola alta na area. Isso é pouco para um time que quer ser campeão. Fala uma coisa pra mim, onde estão os reforços que viriam durante a janela? Não sei, não consigo acreditar no Roger, parece que o time esta sempre meio apatico. Pode até ser impressão, mas nos ultimos jogos estou vendo muito isso.

    • Márcio Trevisan

      Boa pergunta, Ildebrando.

      Só contratamos o Nico Freire, que nem sei se veio para ser titular. E pior: perdemos o Keno e não trouxemos nenhum jogador com suas características.

      Talvez o Mattos esteja trabalhando na surdina e nos surpreenda nos próximos dias ou semanas.

      Abs.

  8. bom dia amigos, ganhamos na insistencia, isto é bom, porem não temos cordençaõ tatica é visivel, felipe melo lança bem mas ja era não marca ninguem ,o lateral esquerdo tem que ir para o banco urgente,o deiverson temos que apoialo,é nosso jogador, e foi importante para a nossa vitoria ontem, abraços

    • Márcio Trevisan

      Canuso: concordo com tudo o que vc disse, mas apoiar o Deyverson é algo que só o Tom Cruise conseguiria: afinal, é uma missão impossível.

      Abs.

  9. Concordo, sem falar no Melo, praticamente jogamos com um jogador a menos todos os jogos, como engana, iclusive eu no começo, mas agora deu pra ver que é um grande engandor, trota pra frente e pra trás e não dá um combate…eu demitiria o RM hoje, mesmo com a vitória, pq é um campeonato muito fácil pra se ganhar…

    • Márcio Trevisan

      Enrico: também acredito que RM já deu o que tinha de dar – ou seja: quase nada.

      O problema é que Abel Braga, o melhor nome disponível no mercado, parece não querer trabalhar até o fim deste ano. E aí, só nos restaria Wanderley Luxemburgo como nome de ponta.

      Abs.

  10. Ed, concordo com você, também penso assim, mas acho que dificilmente cairá antes do final de ano, infelizmente.
    Márcio e Alcides, são os dois melhores contentário da mídia palmeirense…

    • Márcio Trevisan

      Olá, Almeida.

      É cedo para afirmar que nosso treinador será mantido até o fim deste ano. Se formos eliminados na próxima fase da Copa do Brasil (espero que não!) ou da Libertadores (espero ainda mais que não!), ou mesmo se continuarmos a tropeçar no Brasileirão, dificilmente ele ficará até o fim de 2018.

      Agradeço seu post, mais ainda o elogio que me fez e lhe dous as boas-vindas a esta seção.

      Escreva sempre!

      Abs.

  11. Temos de comemorar muito essa vitória pois ela veio apesar do nosso treinador ter feito de tudo pra que não vencêssemos. Ainda bem que o gol da vitória foi no finalzinho e portanto não deu tempo dele recuar todo o time e assim chamar mais um gol, se desse tempo e pudesse fazer mais uma substitução tiraria um atacante de novo e botava de novo um defensor. Como é fraco esse técnico e não basta ser fraco é covarde demais. Temos um dos piores treinadores do Brasil, depois de hoje não tenho mais dúvidas. Vai ser difícil ser campeão assim. Quem tá levando o time é a torcida e a camisa que tem muito peso.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: começo a crer que, apesar desta vitória e de outras que certamente virão, RM não tem mais clima para continuar no Palmeiras.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>