MAIS MOLE DO QUE GUACAMOLE

Palmeiras prova que vitórias podem ser obtidas jogando FUTEBOL, e não RETRANCA

A decisão da Conmebol de tornar a Libertadores cada vez mais parecida à Champions League a cada edição chega a ser ridícula por vários motivos, e o principal deles é que a diferença técnica entre as equipes europeias e sul-americanas é tão gritante que ao assistirmos jogos de ambas as competições por vezes temos a impressão de que se tratam de dois esportes completamente diferentes.

Hoje, por exemplo, tivemos mais uma prova cabal disso: a fragilidade técnica do Alianza/PER foi tão gritante que, mesmo enfrentando o Palmeiras, em muitos momentos da partida senti foi muita pena da equipe peruana. O Verdão “passeou” em campo, deu um show de bola, conseguiu espaço para jogadas ensaiadas, triangulações, lances individuais e só não aplicou uma goleada histórica porque, na etapa final, visivelmente sentiu o cansaço da longa viagem (só o voo dura quase seis horas) e também se poupou para o difícil compromisso do próximo domingo, em Curitiba/PR, diante do Atlético/PR.

Hyoran: gol, ótima atuação e amadurecimento

Independentemente, porém, das limitações do adversário, vale ressaltar que foi nosso time quem propôs o jogo durante todo o tempo, e que isso foi fundamental não apenas para que conseguíssemos o resultado que fomos buscar, mas que ele fosse obtido da forma como nós, os palmeirenses, mais gostamos: por meio de um futebol técnico, envolvente e, simultaneamente, também aguerrido. Isso prova que se é possível, sim, vencer sem precisar atuar como times pequenos, exatamente como faz uma certa equipe muito badalada ultimamente.

Outro ponto extremamente positivo foram algumas atuações individuais. Tchê Tchê mostrou que pode merecer novas oportunidades dentre os titulares, Hyoran deu sinais de que a cada dia se torna mais preparado para efetivamente fazer parte do grupo, e Moisés deixou um claro recado a Lucas Lima: fica esperto, porque eu estou voltando a 2016…

Por fim, meus amigos, a soma de mais estes três pontos deixou o Palmeiras muito próximo de terminar esta fase da Libertadores como melhor dentre os melhores. Para tanto, bastará vencer o Júnior Barranquilla/COL na última rodada, em nossa casa. Se isso acontecer, enquanto estivermos no torneio teremos a vantagem de decidir a vaga às etapas seguintes sempre na Arena Palestra Itália, algo que sem dúvida alguma nos deixará mais próximos das vitórias.

E sem precisarmos jogar na retranca.

JÁILSON – 5,5
SATISFATÓRIO

MAYKE – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 5,5
SATISFATÓRIO

THIAGO MARTINS – 5
REGULAR

VICTOR LUÍS – 5
REGULAR

THIAGO SANTOS – 6
  BOM

MOISÉS – 8
EXCELENTE

TCHÊ TCHÊ – 7
ÓTIMO

HYORAN – 7,5
  ÓTIMO

BORJA – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 6,5
MUITO BOM

RÓGER MACHADO – 6,5
MUITO BOM

 

DEYVERSON – 4,5
RUIM

DIOGO BARBOSA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

ÉMERSON SANTOS – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

Créditos Fotos: César Greco/Agência Palmeiras

20 Responses to MAIS MOLE DO QUE GUACAMOLE

  1. Bom dia colegas e Márcio:

    Será que se o Real Madrid, Barcelona, PSG e outras equipes montassem seus elencos só com jogadores do próprio país teriam esse mesmo status quem tem hoje? Será que o Real Madrid teria conquistado todos esses títulos? tenho minhas dúvidas. Abs.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: claro que não, é óbvio que não.

      O sucesso destes grandes clubes europeus é o fato de poderem contratar os melhores jogadores do mundo.

      Da mesma forma que se o Palmeiras só pudesse escalar jogadores revelados em suas fileiras não teria a enorme quantidade de títulos que possui.

      Abs.

      Abs.

      • Com certeza o Palmeiras não teria mesmo, só filhinhos de papais e de conselheiros jogando não ganha nada mesmo! entendeu né Márcio??? Abs.

  2. Irineu Curtulo

    Se o time do Alianza é ruim ou não, isso pouco importa. Importa, sim, que tivemos uma partida controladíssima durante todo o jogo. Ficou claro que o meio-campo com Tiago Santos, Tchê Tchê Moisés tem mais pegada e saída rápida. O que acham de introduzir a esse meio-campo o Lucas Lima (Guerra) e tirarmos um dos atacantes?

    • Júnior Colletti

      Boa tarde, Curtulo!

      Penso que se TT mantiver o futebol apresentado ontem, pode, perfeitamente, entrar no BH. Qual atacante vc sugere pra sair pra jogarmos com Moisés e LL? Eu tiraria o Borja, mantendo o Bigode no comando. Aí, o duro seria escolher entre Dudu e Keno… Muito bom este seu desafio!!!

      Jaílson; M. Rocha, Edu Dracena, Antonio Carlos, D. Barbosa; F. Mello, TT, Moisés, LL; Dudu (Keno) e Bigode. Seria uma variação fácil pra um 4 4 2 e 4 3 3.

      Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Já respondida abaixo, Irineu.

      Abs.

  3. Eu fico intrigado como esse time joga leve e solto e apresenta um ótimo futebol, enquanto tem jogos que parece nunca terem jogados juntos. Mesmo o adversário sendo frágil, o Palmeiras também foi muito bem. E só não ganhou de uns 6 porque não temos centroavante. Borja não dá, apesar de ter feito gol perde uns gols ridículo como sempre, ontem teve duas chances que se fosse o Evair era caixa.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc tem razão em tudo o que falou, inclusive em relação ao Borja.

      Mas comprar o cara ao Evair chega a ser cruel – Rs…

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário caro Trevisan, acompanho os jogos da Europa, chega a ser gritante a diferença.

    Hoje o Palmeiras jogou um Futebol que da gosto de ver, fora os Gols perdidos, rumo a Liderança Geral.

    Agora no próximo Domingo temos que jogar sério, pois o Time deles é muito bem armado!!!

    Abraço.

  5. Paulo Eduardo

    Saudações alviverdes, Márcio !
    Ótima crônica, não sobrou nada para comentar. Todos os jogadores do Verdão, tem que dar 110% em todos os jogos, o elenco tem que ser rodado. Gostei mais do que eles jogaram ontem, do quê o placar propriamente dito. Será que não temos o camisa 10 no próprio elenco, que tanto faz falta? Também Tche-Tchê, Hioran e Willian, jogaram muito bem, além do Vitor Luís.

    Forte abraço.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: temos o “10″, sim, e ele se chama Lucas Lima.

      Só que não rendeu até agora o que todo mundo sabe que pode render.

      Abs.

  6. Irineu Curtulo

    Bom dia, Márcio! Tiago Santos, Tchê Tchê, Moisés, Lucas Lima, Dudu e Borja

    • Márcio Trevisan

      Irineu: neste caso, o esquema mudaria para o 4-4-2, aliás o que eu mais gosto.

      Mas vc reparou que sacou Keno da equipe titular?

      Abs.

  7. + 3 pontos maravilhosos na Libertadores.
    Ótima vitória.
    Os jogadores jogaram com seriedade quase o tempo todo !
    Mas, mas, e mas … o Thiago Martins não tem a minima condição de ser titular no Palmeiras.
    Ele só tem méritos nas bolas aéreas.
    Com a bola no chão é péssimo.
    Ontem contra a fraca equipe peruana, tentou sair jogando algumas vezes e errou todos os passes.
    Todos os times europeus médios e de ponta tem zagueiros que sabem sair jogando, são os iniciadores das jogadas ofensivas de seus times.
    No Brasil realmente somos carentes de zagueiros de qualidade, mas tem pelo menos uns 10 times no campeonato brasileiro que tem zagueiros melhor do que o Thiago Martins.
    San Gennaro dai forças pro velhinho Edu Dracena poder jogar todas as partidas.

    Pergunta do Post
    Marcio você que sabe tudo do Palmeiras, a Diretoria esta procurando calmamente 1 zagueiro de ponta, ou esta desesperada pra contratar um jogador pra este posição super carente no Palmeiras ?

    • Márcio Trevisan

      Jair: vale lembrar que foi também o TM quem cometeu o pênalti pra lá de infantil.

      Em relação a um novo zagueiro, ele virá – mas apenas após a Copa. E há no clube correntes que afirmam que até mesmo Mina poderia retornar, pro empréstimo, já que não está sendo aproveitado. Mas o nome mais forte segue sendo o de Miranda, sonho de consumo de Alexandre Mattos.

      Abs.

  8. bom dia marcio , com tche e moises a dinamica de jogo é outra com mais rapidez na saida de bola

    • Márcio Trevisan

      Pode ser, Canuso, mas temos de levar em conta a fragilidade do adversário.

      É preciso que esta duplas, que já deu tão certo em 2016, seja testada de novo em uma partida mais difícil.

      Abs.

  9. Opa. Ó eu aqui em primeiro ó. Palmeiras ganhou fácil, agora é encaixar uma sequência e encontrar um jeito de ganhar dos gambás para tirar a urucubaca. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: vc tem razão.

      Se ganharmos “deles” lá outra vez, certamente conseguiremos um embalo até a parada da Copa do Mundo.

      Mas, antes, temos de pelo menos não perder do Furacão.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>