A PRIMEIRA DE MUITAS

Goleada na estreia da Libertadores devolve confiança ao Palmeiras, que já lidera grupo

Existem dois responsáveis diretos pela ótima apresentação alviverde logo em seu jogo inicial no mais importante torneio da América do Sul: um é colombiano, e o outro é brasileiro.

O “um” é Germán Gutierrez, lateral-esquerdo do Junior Barranquilla/COL. Ele quebrou um enorme galho para a gente quando acertou um chute entre o peito e o rosto de Bruno Henrique. O lance, se formos analisarmos com isenção, não foi intencional, já que o palmeirense foi mais rápido na jogada e tocou a bola antes, o que fez com que o pé do adversário ficasse solto no ar e o atingisse. Contudo, a expulsão – logo aos 9 minutos do primeiro tempo – foi corretíssima, pois apenas por sorte o cabeça-de-área do Verdão não saiu do estádio de ambulância.

Bruno Henrique: hoje, marcador e artilheiro

O “outro” é Róger Machado, técnico do Palmeiras. Ele foi muito feliz ao alterar técnica e taticamente a forma do nosso time jogar em relação ao que vinha sendo feito nos jogos do Campeonato Paulista. No aspecto técnico, foi inteligente ao prever que seríamos atacados desde o começo da partida, promoveu a entrada justamente do ex-corintiano. Com isso, Felipe Melo não ficou sobrecarregado na marcação, como vimos no clássico contra “eles”. Paradoxalmente, foi justamente o jogador que entrou no time para reforçar a marcação o autor de dois dos três gols nesta goleada por 3 a 0. E o motivo disso é simples: BH e FM se revezaram na função, e o primeiro foi mais feliz em dois lances capitais.

Já no aspecto tático, nosso treinador acertou ao mudar a forma de Dudu jogar. Em vez de aberto por um dos lados do campo, geralmente o esquerdo, o jogador que ontem se tornou o 100º a mais vezes ter vestido a camisa verde e branca e toda a história (leia em http://www.senhorpalmeiras.com.br/web/2018/03/01/dudu-agora-e-top-100/), atuou de forma mais livre, sem guardar tanto a posição. Com isso, apareceu várias vezes pelo meio e se tornou aquilo que se esperava que fosse Lucas Lima: nosso principal articulador de jogadas. Tanto que foi dele a assistência para o primeiro gol e o início da jogada do segundo.

É claro que uma única vitória, por mais merecida e importante que seja (notem que já estamos na liderança isolada do grupo e com um ótimo saldo de gols. Além disso, teremos, agora, dois jogos seguidos em nossa arena, o que poderá nos dar um enorme impulso rumo à classificação), não garante vida fácil ou mesmo uma vaga na sequência do torneio. O que mais importa neste caso é a confiança que este resultado dará ao Palmeiras, sentimento este que, obviamente, ficou abalado após a derrota do derby.

Esta foi a primeira vitória do Verdão na Libertadores/2018. Mas, acredite: muitas outras virão.

ExJAÍLSON – 6,5
MUITO BOM

MARCOS ROCHA – 6
BOM

ANTÔNIO CARLOS – 5
REGULAR

THIAGO MARTINS – 5,5
SATISFATÓRIO

VICTOR LUÍS – 6
BOM

FELIPE MELO – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 7,5
ÓTIMO

LUCAS LIMA – 4
MUITO RUIM

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

BORJA – 6,5
MUITO BOM

DUDU – 6,5
MUITO BOM

RÓGER MACHADO – 7
ÓTIMO

GUERRA – 6
BOM

THIAGO SANTOS – 4,5
RUIM

GUSTAVO SCARPA – 4,5
RUIM

Créditos Fotos: César Greco/Agência Palmeiras

17 Responses to A PRIMEIRA DE MUITAS

  1. Não assisti a partida, mas pelo que ouvi dizer sei não!
    Nossa esse nosso treinador é super inteligente, acho que vai até assumir o lugar do Tite na Copa do mundo.
    O resultado foi ótimo, mas queria ver se não tivesse tido a expulsão do burrão lá. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: se não tivesse acontecido a expulsão, creio que não teríamos vencido.

      O jogo era mais para o empate.

      Abs.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    UFAAA !!! E QUE PESO FOI TIRADO DAS COSTAS. A DERROTA CONTRA “ELES” VAI FICAR ENROSCADA NA GARGANTA ATÉ OS VENCERMOS NA FINAL DO PAULISTA E AI, VAI SER NOSSA HORA DE DAR O TROCO NA “ZOAÇÃO”. QUANTO A LIBERTADORES É IMPORTANTÍSSIMO SOMAR PONTOS E ADQUIRIR MAIS CONFIANÇA, POIS O CAMPEONATO É TERRIVEL. ESTOU ACREDITANDO NESSE NOVO ELENCO, PELO MENOS, MAIS DO QUE O ANO PASSADO.

  3. José Aparecido - Mogi das Cruzes

    Marcio e amigos…boa tarde!
    Lógico que interessa é a Vitória.
    Veio de maneira surpreendente…logico que foi.
    Expulsão aos 9 minutos…
    Tínhamos que aproveitar desta situação.
    Nossa defesa mesmo assim não inspira confiança nenhuma…AC muito lento…é totalmente inválido na velocidade.
    Erros de passes continuam absurdamente…

  4. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Como eu escrevi em seu post sobre o Dudu ser o 100º jogador a mais vestir nossa camisa, que ele mantenha esse ímpeto e sangue no olho de correr, driblar, marcar, rachar como ontem. Lembrou muito o de 2016! Pra mim, o melhor do jogo.

    Fica para os bajuladores de Itaquera o fato de que Roger não chegou aonde está por sorte. Soube perceber as deficiências do time, e sacou um cara pra colocar outro que resolveu nossos problemas. Tchê Tchê, mais que Dudu, é outro que precisa voltar de 2016, senão, é banco!

    Concordo contigo Márcio: muitas outras vitórias virão! Eu creio.

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: o Dudu desta partida é o Dudu que todos queremos e sabemos que podemos ter.

      Cabe a ele sempre tentar jogar desta forma.

      Abs.

  5. Antonio Manara

    Márcio, concordo com suas análises do nosso Palmeiras, porém tenho uma ressalva sobrevonLucas Lima,, que foi prejudicado pelo esquema inteligentíssimo montado pelo Roger. O Lucas cresce muito quando vem te traz e não recebendo bolas de costas para os zagueiros adversários. E ontem teve que flutuar entre nosso ataque. Ele e o Dudu deram varias trombadas em campo.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Manara, só que todo grande jogador precisa dar um jeito de, pelo menos, render o máximo possível.

      E o LL foi muito apático neste jogo, inclusive errando vários passes.

      Abração.

  6. Bom jogo.
    Boa vitória.
    Ótimos 3 pontos na casa do adversário.
    Precisou um ex-jogador do time da av. marginal sem numero ser INTELIGENTE e não revidar a agressão sofrida, mas sim ROLAR no chão pra que o adversário fosse expulso, e o panorama da partida alterasse completamente.
    Se fosse algum jogador formado no Palmeiras, não tenham duvida que ele daria um soco na cara do colombiano e ambos seriam expulsos !

    • Márcio Trevisan

      Perfeito, Jair.

      E se este jogador fosse o Felipe Melo, o colombiano estaria no hospital até agora.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom caro Trevisan, valeu , apesar de que poderia ter marcado mais.

    O que acontece com Lucas Lima e mesmo Gustavo Scarpa, tem que se soltar e jogar mais, será que a camisa pesa!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Creio que não, Alfano.

      Tudo é uma questão de tempo para o GS.

      Já em relação ao LL meu medo é ele ficar, mesmo, fora da Seleção que irá à Copa. Se isso acontecer, a tendência é ele encostar o corpo.

      Abs.

  8. antonio moraes

    bom dia
    gostei, apesar de que no primeiro tempo ainda faltou aquela vontade de ir pra cima e liquidar de vez o adversario, que estava com um a menos. e concordo tambem com suas notas para Lucas Lima que não joga bem faz tempo, e Gustavo Scarpa, que parece não ter personalidade suficiente pra jogar no Palmeiras, porque nunca entra bem, apesar de nunca ter entrado como titular.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Moraes.

      LL ainda está nos devendo uma grande atuação, mas acredito que enquanto ele sonhar com uma vaga na Seleção que irá à Copa do Mundo teremos chances de vê-lo brilhar.

      Já em relação ao GS, é preciso lhe dar mais tempo. Não é um craque, como muitos apregoam, mas tem qualidades de sobra para defender o Verdão.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>