A CARA DE 2017

Palmeiras leva três gols no 1º tempo, fecha ano perdendo feio e mostra que defesa é seu ponto mais fraco

Campinas/SP, 16.04.2017 – A Ponte Preta/SP vence o Palmeiras por 3 a 0, com três gols marcados entre os 40 segundos e os 33 minutos do primeiro tempo.

São Paulo/SP, 28.06.2017 – O Cruzeiro/MG empata com o Palmeiras por 3 a 3, com três marcados entre os 6 e os 30 minutos do primeiro tempo.

São Paulo/SP, 05.11.2017 – O Corinthians/SP vence o Palmeiras por 3 a 2, com três gols marcados entre os 27 e os 37 minutos do primeiro tempo.

Salvador/BA, 08.11.2017 – O Vitória/BA vence o Palmeiras por 3 a 2, com três gols marcados entre o 5 e os 39 minutos do primeiro tempo.

Curitiba/PR, 03.12.2017 – O Atlético/PR vence o Palmeiras por 3 a 0, com três gols marcados entre os 5 e os 33 minutos do primeiro tempo

Muito mais do que apenas uma coincidência, as cinco situações acima apontam uma verdade incontestável: em 2017, o ponto fraco do nosso time foi o sistema defensivo. E se levarmos em consideração que terminamos este Campeonato Brasileiro (acreditem: como vice-campeões!) com o melhor ataque, com 61 gols, aí é que este fato se torna ainda mais indiscutível.

Mina: mal. Mais uma vez.

É claro que contratações erradas, como a de Juninho e, infelizmente parece que também a de Luan, influenciaram neste fraco desempenho defensivo. Assim como a contusão e as constantes convocações de Mina, que o deixaram de fora de 33 dos 68 jogos que disputamos. Mas também é preciso lembrar que o próprio zagueiro colombiano falhou demais (como no lance do segundo gol desta tarde) e que a indefinição em relação a quem seria o primeiro volante titular (Felipe Melo? Thiago Santos? Bruno Henrique? Jean?) também contribuíram em muito para que isso acontecesse.

Daí que as contratações para o ano que vem deveriam privilegiar sobretudo o nosso miolo de zaga, ao qual apenas Émerson Santos, reserva do Botafogo/RJ, foi contratado. Mina, como se sabe, irá embora no fim de maio (ou até antes, conforme ensaia o Barcelona/ESP, seu futuro clube). Mas, até agora, mais tem se falado em laterais (e com toda a razão, vide as atuações de Mayke e Fabiano neste ano), meias e atacantes.

Ciente do quanto decepcionou seus mais de 16 milhões de torcedores em 2017, a diretoria alviverde não hesitou em definir o quanto antes o técnico para a próxima temporada. Após tentar as contratações de Abel Braga e de Jair Ventura e não ter as respostas positivas dentro do tempo que esperava, o Palmeiras acertou com Róger Machado. E o novo treinador, como se sabe, já participa de decisões relativas à contratação de reforços e, também, da saída de alguns jogadores.

Sobre este tema, este jornalista conversou no último sábado, 26.11, com uma importantíssima fonte ligada ao primeiro escalão do clube e teve acesso às seguintes informações:

1 – Além de Diogo Barbosa, lateral-esquerdo adquirido ao Cruzeiro/MG, e Émerson Santos, zagueiro que virá do Botafogo/RJ, contratações já anunciadas, o clube fechou com Lucas Lima, ex-Santos/SP, e o goleiro Weverton, ex-Atlético/PR, para disputar a posição com Fernando Prass e Jaílton. Diante da chegada do campeão olímpico, Vinícius Silvestre, hoje terceiro goleiro, deverá ser negociado por empréstimo.

2 – Um outro lateral-direito também será contratado, e o nome preferido é o de Rafinha, que está no Bayern de Munique/ALE. Caso tal contratação não seja possível, o que aliás é provável, Marcos Rocha, do Atlético/MG, será a bola da vez. 

3 – A fim de agitar o mercado, o Verdão acena com a possibilidade de repatriar um jogador em nível de Seleção Brasileira. Não tivemos a confirmação deste nome, mas não será surpresa se Lucas, ex-meia atacante do São Paulo/SP e hoje no Paris Saint-Germain/FRA, ou Willian, atacante que começou no Corinthians e neste momento veste a camisa do Chelsea/ING, torne-se palmeirense a partir do ano que vem.

4 – Por outro lado, alguns integrantes do atual elenco não permanecerão, como Zé Roberto (que se aposentou) e Egídio (que voltou para o Cruzeiro/MG  – como se vê, tem gosto pra tudo neste mundo). Fabiano, Juninho, Jean, Erik, Arouca e, principalmente, Róger Guedes, ou terão seus contratos rescindidos ou, então, serão envolvidos em negociações de futuros reforços. Os jovens meias Hyoran e Raphael Veiga serão emprestados a clubes medianos, a fim de adquirirem mais experiência. Por fim, o centroavante Borja já recebe fortes sondagens do exterior e, caso se destaque pela seleção da Colômbia no Mundial da Rússia e desperte o interesse de algum grande clube, o Palmeiras não garante sua permanência no restante da temporada.

Como dinheiro não falta pelos lados da Academia de Futebol, só resta saber se, ao contrário do que aconteceu neste ano, a diretoria palmeirense saberá o que fazer com ele no ano que vem.

P.S.: Perdoem-me, mas não vou tomar o tempo de vocês analisando individualmente cada jogador que nos fez passar mais esta vergonha. 

Fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

29 Responses to A CARA DE 2017

  1. Jorge Farani

    Sempre fui um critico dessa defesa do Palmeiras, pois tem mais buraco do que queijo suíço. E digo mais, se o novo treinador não atentar para isso e não corrigir esses problemas vamos passar mais um ano correndo o risco de sermos enfartados.

    • Márcio Trevisan

      Farani: concordo que precisamos melhorar o sistema defensivo, mas isso não passa apenas pela contratação de novos zagueiros.

      É preciso que a forma de nos defender seja mais sólida e, cá entre nós, a tal de “defesa alta” do Valentim não era o caminho, certo?

      Abs.

  2. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Que nível de campeonato, hein!? O “campeão” que todos apregoavam que faria recorde de pontos, teve 09 a menos que nós no ano passado! Que raiva, o campeonato mais fácil da história dos pontos corridos e deixamos passar!

    Enfim, que venha 2018! Penso que deve ocorrer uma conversa franca com o Mina. Caso percebam que titubeia entre ficar e ir embora, que já mandem pra Espanha em Janeiro. Rola esse papo da lesão do Matuiti e que virão forte atrás do colombiano. Aproveita a deixa, e dá um tchau!

    Vamos que vamos!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      De fato: se tivéssemos ganhado uma da Chapecoense/SP, mais uma do Coritiba/PR e do Vitória/BA na Bahia, o que todo mundo conseguiu, seríamos campeões mesmo perdendo os dois derby’s. Bobeamos, é fato.

      Mas me permita uma pequena correção, não que faça alguma diferença: neste ano, “eles” fizeram 8 pontosa menos, e não 9 pontos a menos do que nós em 2016 (72 a 80).

      Abs.

    • Márcio Trevisan

      Colletti: tentei lhe enviar hoje, 31.12.2017, uma mensagem de fim de ano, mas seu endereço eletrônico que aparece nas mensagens que posta aqui não está correto.

      Abs.

      Márcio Trevisan

  3. Márcio, bom dia!

    Neste terrível final de ano de 2017 para o nosso verdão, gostaria de destacar dois pontos que me parecem importantes:

    1- Não penso que nosso problema defensivo seja exclusivamente por parte dos jogadores que o compõem e sim do próprio sistema como um todo. Vide o que foi feito no Grêmio com jogadores que foram dispensados de outras equipes e se encaixaram bem no sistema montado pelo técnico.Os próprios defensores do time dos gambás não eram muito valorizados antes dessa temporada.Portanto, creio que se o Roger conseguir montar um sistema de marcação bem efetivo esses mesmos jogadores poderão render o que se espera deles;
    2- Dizia-se que os jogadores do Palmeiras eram favoráveis a efetivação do Valentim como técnico para 2018, contudo em vista da indolência apresentada nestes últimos jogos, digo: ” IMAGINEM SE
    NÃO FOSSEM….” o que iríamos ver em campo?

    Abc….

    • Márcio Trevisan

      Olá, Hélio.

      Como respondi abaixo ao Heitor, o sistema de marcação muito alta tem um lado positivo, que é deixar os três setores do time mais próximos.

      Mas tem também um lado negativo: se não for muito bem treinado, acaba gerando muitos contra-ataques. Vide o que vimos ontem.

      Em relação à preferência dos atletas, faz parte do jogo: ninguém, mesmo que não concordasse, iria dizer o contrário.

      Abs.

  4. Leonardo Madureira

    Bom dia Marcio.

    Gosto muito do Mina, mas parece que desde que voltou de lesão está com a cabeça no barcelona. Por mim já liberava ele em Janeiro e entrosava no Paulista uma nova dupla de zaga, para não ter que entrosar em julho quando os campeonatos vão estar em momentos críticos.

    Abraço

  5. Roberto Alfano

    Bom dia, mesmo jogando muito mal ainda terminamos como Vice Campeão em 2017.

    Muito bom seu comentário caro Trevisan, agora é planejar com os pés no chão para 2018 não cometer os mesmos erros!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano, obrigado.

      Creio que fomos vice-campeões mais por demérito dos adversário do que por méritos nossos.

      De qualquer forma, a história para sempre informará que, em 2017, melhor do que nós, só “eles”.

      Abs.

  6. HEI ! HEI ! HEI !
    Leandro Almeida é nosso REI !

  7. Permita-me dar as notas então.

    Prass: 3,0 (não teve culpa nos gols).
    Fabiano: zero (horrível, tchau).
    Mina: 2,0 (pelo crédito que ainda tem).
    Luan: 1,0 (horrível, futuro reserva).
    Bastos: 0,5 (horrível, tchau).
    TcheTche 1,5 (futuro reserva).
    Moisés: 0,5 (mas ainda tem crédito, só que se não abrir o olho…).
    Tiago Santos: 0,5 (eterno reserva, só).
    Dudu: 2,0 (pelo crédito que ainda tem).
    Keno: 2,0 (pelo crédito que ainda tem).
    Bigode: 0,0 (futuro reserva).
    Deyverson: 0,0 (horrível, tchau, que vá ser feliz em algum time da série B).
    Hyran: 2,0 (esforçado, tem futuro).
    Guerra: 0,0 (decepcionante).
    Aos que forçaram cartão para não jogar: zero.
    Técnico: 0,0 (Linha alta!!! Palmeiras não é lugar para se fazer experiências).

  8. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Que bom, acabou 2017. Alguns corneteiros viviam criticando nosso ataque e como explicar ser ele, o melhor dessa competição? Quanto a nossa zaga, Deus nos livre de te-la em 2018. Reforços pontuais urgentes e como todos sabemos, dinheiro não irá faltar, Então, atletas de peso (não um Walter do Atletico de Goias) deveriam ser comprados. Nós torcedores, exigentes que somos pelo bom futebol, merecemos titulos de vulto.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: se o tal do Walter tivesse um mínimo de inteligência e apego à carreira, ele seria um excelente centroavante, não acha?

      Abs.

      • S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

        Esse cara numa pelada de fim de ano, deve arrebentar. Mas, tambem acho que se ele fosse mais comprometido com a profissão, jogaria demais.

  9. PAULO SERGIO

    Quem bom que 2017 terminou para o futebol “caseiro”.
    Não temos esquecer 2017 e sim tomar como base tudo aquilo que não deve ser feito daqui para frente.
    A começar pela direção do clube.
    Saber contratar e não contratar por contratar..
    Começamos com um treinador que chega com certa desconfiança, mas para mim foi uma decisão acertada , assim como a efetivação do Zé Roberto na comissão.
    Valentim mostrou o porquê não foi escolhido para se efetivar.
    Mostrou ser ainda fraco e dependente de uma auto afirmação que o conduza a tomar decisões mais acertadas.
    O time do Palmeiras parece um “catado”.
    Joga na individualidade do jogador.
    Tática nenhuma, esquema ideal passa longe do Palmeiras.
    Prass ,com todo respeito que merece ,deveria ter terminado se ciclo no clube.
    Quando vão enxergar que os números do Jailson são superiores ao Prass e que sua condição atual é muito melhor..Vide os resultados com ou sem o Jailson e sua performasse em campo.
    Chamado goleiro chama chute e o que vai entra..
    Jean, Fabiano, Juninho, M.Bastos( vagabundo e sem carater), Thiago Santos, Erik, Guerra,Bruno Henrique, Dayverson, Roger Guedes…..nem deveriam terem ido para o ultimo jogo..Dispensa logo.Sai de férias e nesse meio tempo negocia suas saídas
    Temos que qualificar o elenco mas não em quantidade.
    Se pegarmos os jogadores acima e negociássemos faríamos uma boa economia que serviria para trazer pelo menos 3 jogadores com condição de vestir a camisa de imediato.
    Por fim pediria que a diretoria não considerasse o vice campeonato como premio por produtividade e objetivo alcançado.
    O Palmeiras não fez jus a esse vice..

    • Márcio Trevisan

      PS, salve!

      De tudo o que vc escreveu, só não entendi porque vc chamou o Michel Bastos de “vagabundo e sem caráter”.

      Vc tem informações a respeito de alguma ação negativa que ele tenha feito ou tido?

      Pergunto porque as informações que tenho é que, devido à sua versatilidade, ele seria um nome a ser mantido no grupo em 2018.

      Se puder me esclarecer, agradecerei.

      Abs.

  10. Antônio Manara

    Marcio, concordo com vc sobre nossos laterais, mas o que chama a atenção e que faz tempo que o Mina está devendo futebol. Desde a época do Cuca ele tem falhado constantemente com a mania de avançar e não ter velocidade pra voltar e com isso nossa defesa tem sofrido muito. Ontem na minha opinião falhou em dois gols do Atlético e achei o Luan um pouco melhor que ele.

    • Márcio Trevisan

      Então, Manara, concordo contigo.

      Depois que voltou da contusão, ele não foi mais o mesmo. Será que está com a cabeça no Barça?

      Abs.

  11. Paulo Eduardo

    Olá Márcio !
    E o Fabiano, hein ? Socorro !

  12. Heitor Failla

    Caro Trevisan.
    Como sempre acertou na mosca,me preocupa não se pensar em começar a recomposição pela chamada”cozinha “, nossa defesa( considerando todas as peças colocadas e nenhum acerto!!!), verdadeira peneira !.Se não foi a mais vazada com certeza está entre as mais.SOCORRO !!!

    • Márcio Trevisan

      Obrigado pelo elogio, Heitor.

      Creio que além da pouca qualidade dos nomes contratados, o esquema adotado no fim deste Brasileirão, o de marcação mais alta, não foi treinado o suficiente e acabou atrapalhando muito.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>