POR QUE RÓGER E NÃO ABEL?

Saiba os motivos que levaram o Palmeiras a optar pelo treinador gaúcho para dirigir o time em 2018

Se você, amigo palmeirense, se surpreendeu com a notícia da contratação de Róger Machado pelo Palmeiras, acredite: com este jornalista aconteceu o mesmo. Pelos contatos que fizera e pela segurança que sentira nas informações que obtivera, acreditava piamente que Abel Braga seria o nosso treinador a partir de 04.01.2018, data em que está prevista a reapresentação do elenco. Por isso, meu trabalho nas últimas horas passou a ser outro: descobrir porque aconteceu uma tão repentina mudança nos planos.

Antes, porém, de lhes contar o que apurei, vale explicar os motivos que tornavam o atual técnico do Fluminense/RJ a primeira opção de Alexandre Mattos e dos demais integrantes da diretoria. Mais até do que a reconhecida experiência e os títulos que já ganhou (inclusive a Libertadores de 2010), o ex-zagueiro reserva da Seleção Brasileira na Copa de Mundo de 1978 costuma obter o carinho dos grupos que comanda quase que de forma instantânea. Abel sabe cobrar, mas sabe também afagar, e isso é cativante quando se trata de jogadores de futebol, quase que em sua totalidade “crianças grandes”. Além disso, todos os que já trabalharam com ele dizem se tratar de um treinador tipo “olho no olho”, ou seja, de um comandante justo e que diz o que tem de ser dito, seja positivo ou negativo, na cara do atleta. Tal característica é endeusada pelos boleiros.

“O problema é que o Abelão, embora já tivesse acenado com muita simpatia à nossa proposta, demorou demais para se definir. Primeiro, falou que queria conversar com o pessoal do Fluminense/RJ, pois tem mais um ano de contrato e ainda acreditava na possibilidade deles montarem um time mais competitivo em 2018. Depois que eles lhe disseram que isso não seria provável, nos falou que o Inter/RS também havia procurado o seu filho, que passou a tomar conta de sua carreira, e que devido à história que tem no Beira Rio se via obrigado a ouvir a proposta que lhe prometeram fazer. Aí, a gente ficou numa situação chata pra caramba. É claro que a gente podia esperar mais uma semana, duas até, mas e se depois ele decidisse ficar no Rio ou ir pra Porto Alegre/RS?”, explicou a fonte ouvida por este jornalista, por telefone, por volta das 20h20 de ontem.

Abel Braga demorou demais para dizer o “sim”. E acabou ouvindo um “não”.

 

Foi então que o Palmeiras partiu para o Plano B, Jair Ventura. Embora muito jovem (tem apenas 38 anos), ele é considerado alguém com muita capacidade, pois conseguiu bons resultados mesmo trabalhando com um elenco bastante modesto como o do Botafogo/RJ. Só que o filho de Jairzinho, o “Furacão da Copa”, não quis nem ouvir a proposta palmeirense. “Ele alegou estar satisfeito no seu atual clube, que tem o respeito da torcida e da diretoria e que preferiria dar continuidade ao seu trabalho. Respeitamos”, comentou este meu amigo. Mas há outro detalhe também: a multa rescisória a ser paga ao clube carioca seria de cerca de R$ 800 mil, considerada alta pela diretoria.

Sendo assim, só restou a Mattos ir em busca do terceiro nome da lista, exatamente Róger Machado. Os maus resultados que obteve no Atlético/MG neste ano não ofuscaram o ótimo trabalho que realizou no Grêmio/RS em 2015, mas nem foram eles o que mais pesou quando seu nome entrou na lista alviverde. “Nós acreditamos que para alguém com apenas 42 anos ele já é bastante experiente. Outra coisa boa nos times dele é que os sistema defensivo é sempre forte, mas isso não faz com que o time perca a força no ataque. A gente sabia que parte da torcida não iria gostar, porque acha que ele é a mesma coisa que o Eduardo Baptista, mas não: o Róger é muito mais cascudo, pois dirigiu duas grandes equipes do futebol brasileiro e, com certeza, saberá suportar a pressão que é comandar o Palmeiras. Estamos felizes com a vinda dele”, explicou a fonte.

Róger Machado assinará com o Palmeiras por um ano apenas, pois o mandato de Maurício Galliote terminará em 31.12.2018 e, por isso, não seria ético de sua parte assinar um vínculo maior sem saber se será reeleito. Nas conversas que teve com Mattos e demais dirigentes, ouviu que terá à disposição um elenco ainda melhor do que o deste ano e também total apoio para implantar sua metodologia de trabalho. Além, claro, o respaldo necessário caso um ou outro resultado inicialmente não seja o esperado. Ele acreditou.

E você, internauta, acredita? 

34 Responses to POR QUE RÓGER E NÃO ABEL?

  1. Sinceramente, tanto a minha opinião quanto a de 70% dos internautas não servem pra NADA !
    Pra Sociedade Esportiva Palmeiras o que serve é a OPINIÃO e o COMPORTAMENTO dos chamados BOLEIROS.
    Se esta FAUNA que esta vestindo a camisa do Palmeiras atualmente tiver um pouco de simpatia pelo Roger, MARAVILHA, vamos disputar dignamente os títulos, caso contrário, SAI DE BAIXO !

    • Márcio Trevisan

      Jair: esta não é uma prerrogativa do Palmeiras – vale para todos os clubes.

      E mais: se dependesse do grupo, o Alberto sera mantido.

      Abs.

  2. Vai ter o meu apoio sim! é só ganhar o paulista, brasileiro, libertadores e mundial do ano que vem. abraços.

  3. Marcelo Camargo

    Tirando o Tite, creio que passamos por um momento em que poucos técnicos se destacam. Caso a reviravolta tivesse se confirmado, o Carile seria execrado e mesmo campeão, todos sabemos que não pode ser apontado como estrategista, alguém que muda a cara do jogo com trocas precisa etc.
    Qualquer nome atualmente tem seus prós e contra. O Abel tem uma péssima performance neste campeonato. Sabemos que o time é fraco mas ele não conseguiu algo parecido como o Jair e isto, para mim, pesa contra ele. Estava preocupado que quisessem contratar um técnico campeão mundial em 2006!!!!!
    E o Mano? Alguém vai falar: campeão da Copa do Brasil. Ok. Méritos para ele, mas repararam como foi os últimos 4 jogos do Cruzeiro? Dois empates com o Palmeiras e dois empates com o Flamengo! Foram campeões sem vencer os 4 jogos finais.
    Temos quantidade mas não qualidade.Haja vista o Roger estar parado desde julho.
    Confio que diretoria e jogadores aprenderão com as situações que todos vivenciaram este ano e saberão evitar aquilo que nào foi bom.
    Quem fez sua parte foi a patrocinadora entrando com o dinheiro e nós torcedores que lotamos o Allianz quase o ano inteiro e temos todo direito de cobrar um desempenho melhor em 2018.
    Todos nós estamos aborrecidos mas entendo que vale alguns comentários:
    - iremos disputar a Libertadores pelo terceiro ano consecutivo
    - depois do período sofrível que foi do final de 2012 até o final de 2014, voltamos a ser protagonistas. Um vice e um título em 2015; um título em 2016 e talvez um vice em 2017.
    - as categorias de base estão voando
    - a situação financeira está quase regularizada – sem dívidas
    E muitas outras coisas boas.
    Enfim, já temos técnico, algumas contratações efetivadas e outras sendo analisadas. Tudo ainda este ano. Iremos começar 2018 com a estrutura pronta ou faltando pouco.
    Forza Palestra!
    Abraços e saudações Alviverdes.

    • Fábio P. R.

      É bom ler opiniões otimistas, positivas de vez em quando. O palmeirense costuma ser muito corneta. Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Ola, Marcelo.

      Quase sempre se deixando levar pela paixão, o torcedor tem muita dificuldades em tecer um panorama como o que você acabou de fazer.

      Quero parabenizá-lo pelo texto e pela clareza na exposição de suas opiniões.

      Abs

  4. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Percebo nas redes sociais e imprensa como um todo, nossa torcida bem dividida. Normal, trata-se do Palmeiras e dos objetivos e desejos que todos temos quanto aos títulos. No entanto, também vejo um senso mais profissional em nossa torcida, no sentido de começar a entender que todo trabalho necessita de tempo para gerar frutos. Resta, contudo, saber se nossa Diretoria e essa mesma torcida, darão sossego e permitirão que Roger Machado cumpra esse ano de contrato e, aí sim, a fim do ciclo, seja avaliado.

    Tal como o Márcio, minha primeira opção também seria Abelão. Mas, sinceramente, não fiquei decepcionado/preocupado com Roger Machado. Explico:

    - Dentre esses técnicos de sua geração, não vejo ninguém superior a ele, no que diz respeito a forma de jogar que nossa torcida e história gostam (Carille e sua retranca eu descarto);

    - sempre que fazemos comparações, não há como lembrar de Luxa. Ele explodiu no Verdão também muito jovem. Claro que vinha de um resultado impressionante por um time do interior. Mas, Roger já tem títulos estaduais, a melhor campanha deste ano da Libertadores, uma campanha maravilhosa com um elenco limitado e muito jovem no Grêmio;

    - ele terá em mãos peças com qualidades acima da média que nunca teve em sua carreira. O jogo de posse de bola, troca de passes, infiltrações, tabelas agudas, são suas marcas. Do meio pra frente: F. Mello; Tchê Tchê; Moisés; Lucas Lima; Dudu; Keno; Borja (W. Bigode)… cara, muito rápido e qualidade sem igual. Com peças como Guerra, Bigode/Borja, R. Veiga, Hyoran, Michel Bastos…

    Porém, contudo, entretanto, todavia, temos que ser repetitivos: tudo isso passa pela segurança e blindagem que o cara terá!

    Abraços!

    • Irineu Curtulo

      Perfeita a sua observação. E digo mais, ele precisa ter esse respaldo da diretoria inclusive para promover jogadores vindos da Base;

    • Márcio Trevisan

      Colletti: não creio que a torcida esteja dividida.

      Pelo que li, vi e ouvi, cerca de 70% de nós torceram o nariz ao novo treinador.

      Mas concordo com tudo o que vc citou, e digo mais: minha primeira pergunta a Wanderley Luxemburgo quando de sua primeira contratação pelo Palmeiras, em 1993, foi a seguinte: “Como vc se sente sabendo que era a terceira opção para o cargo?”. Sim, meu amigo: Luxa só iniciou sua vitoriosa carreira no Verdão porque Nelsinho Rosa estava com problemas cardíacos e não pôde aceitar o convite e porque Cilinho não entrou em acerto financeiro.

      No que diz respeito ao elenco, é por aí mesmo: opções de qualidade ele terá ainda mais do que tiveram Baptista, Cuca e Valentim. Tomara que saiba usá-las corretamente.

      Abs.

  5. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Acho que todo o planejamento merece um plano A, B e C, obviamente em escala de prioridades. De acordo com você, nossos planos A e B não deram certo, então, vamos para o C.

    Confesso que fiquei surpreso com a opção escolhida e em um primeiro momento achei que estávamos repetindo o mesmo erro que cometemos ao final do ano passado com a contratação do Eduardo Baptista. Para ser sincero, ainda não me senti convencido de que escolhemos a melhor opção.

    Afinal de contas, por que a pressa em ter uma resposta do Abelão? Eu realmente acredito que, depois de ponderar sobre as propostas dos times envolvidos, ele poderia muito bem aceitar a do Palmeiras. Se não quisesse, aí sim procurar os planos B e C. A verdade é que o Róger Machado treinou dois grandes times e não foi bem em nenhum deles, o que lhe coloca um grande ponto de interrogação sobre a cabeça.

    Qual seria o inconveniente com o Luxa? Já se mostrou vitorioso e apanhou bastante nos últimos tempos. Não se encaixaria? E técnicos de fora, com fez o Flamengo e o próprio Palmeiras há alguns anos atrás?

    Sou franco em dizer que ainda tenho minhas dúvidas, mas vamos em frente.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Válter: não creio que Róger tenha ido mal no Grêmio/RS – foi ele quem começou o projeto que culminou com a classificação do time para as finais da Libertadores/2017.

      No que diz respeito ao Abel Braga, não era uma questão de esperar, mas sim a hesitação do treinador. Nem o Inter/RS e nem qualquer outro clube brasileiro ofereceria uma salário maior do que o Palmeiras – por isso a questão que pesou foi o fato do Abelão parecer mais propenso a voltar a Porto Alegre/RS por motivos, digamos, de coração.

      Por fim, também acho que com um grande time e uma grande estrutura, Luxa poderia dar certo outra vez.

      Abs.

  6. Bom dia, Marcio!

    Todos fomos surpreendidos e acho que o Palmeiras tomou a decisão certa ao contratar um técnico disponível no mercado agora. Com todo esse tempo disponível, as contratações podem ser adiantadas ainda nesse ano e o início da temporada serviria somente para a preparação. Infelizmente a expectativa abaixou um pouco, com a não confirmação do Abel, mas acho que dependendo dos reforços nas laterais, 2018 tem tudo pra ser um ano MUITO melhor para o nosso time.

    Um abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Luigi.

      Fique tranquilo em relação às laterais: à esquerda já chegou Diogo Barbosa, e à direita chegará Rafinha ou, então, Marcos Rocha.

      Abs.

  7. Trevisan,

    Eu espero que deixem ele trabalhar a temporada inteira.

    Veja como exemplo esta temporada. As trocas de técnico surtiram efeito? Óbvio que não. O time está jogando a mesma coisa, senão pior do que jogava no começo do ano.

    Eu acredito que se Eduardo Baptista tivesse ficado até agora a temporada teria sido pelo menos igual ao que foi, ou quem sabe talvez até um pouco melhor.

    Abraço! Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: não se iluda.

      Se o Palmeiras não chegar pelo menos à final do Paulistão e não tiver um início de Libertadores convincente, ele dançará.

      Assim sempre foi, é e sempre será o futebol brasileiro.

      Abs.

      • Márcio, tomara que você esteja errado. Em relação à “sempre será”. Errando de preferência já na próxima temporada. 1º Acho que os jogadores entrarão este ano com mais fome de títulos(no plural mesmo). Coisa que no ano atual não estavam com “tanta fome”(postura esta demonstrada em vários momentos da temporada). O Roger só precisa corrigir urgentemente a questão da bola parada defensiva nos seus times.

        Sofreu tanto no galo quanto no grêmio, muito mais no time gaúcho.

        Eu penso que o Palmeiras deve manter o Roger até o final do ano. Infelizmente não confio que Galiote terá peito para fazê-lo ainda mais com Musgambá estando emburradinho com ele.

        Por isso espero um ótimo inicio na Liberta e um Paulista de testes bem claros.

        • Márcio Trevisan

          Olá, Tiago.

          Perdoe-me, mas não entendi: tomara que eu esteja errado em relação a quê?

          Abs.

          • Em relação a este comentário acima:

            “Se o Palmeiras não chegar pelo menos à final do Paulistão e não tiver um início de Libertadores convincente, ele dançará.

            Assim sempre foi, é e sempre será o futebol brasileiro.”

  8. Marcião. Eu também fui pego de surpresa, mas agora lendo e ouvindo vários comentários parece que dá para acreditar sim. Creio que ele venha para se consagrar no Palmeiras. Afinal 2018 é do Verdão.

  9. PAULO SERGIO

    Sou do tipo da pessoa que primeiro espero para ver para depois tecer comentários..
    Só peço ao torcedor palmeirense que deixe o Roger trabalhar..não pode iniciar com falta de apoio e criticas antecipadas

    • Márcio Trevisan

      PS: já começou com falta de apoio e críticas antecipadas.

      As redes sociais apontam uma desaprovação de mais de 70% dos palmeirenses.

      Infelizmente.

      Abs.

  10. bom dia marcio, eu achei que o valentin ia dar certo, mas não deu, vamos apoiar o novo treinador ele é aqui do sul é serio não é falador, acho que pode fazer um bom trabalho

    • Márcio Trevisan

      Também acho que ele pode dar certo, Canuso – apenas preferiria o Abel.

      É que nossa torcida tem este costume de cornetar antes mesmo do cara estrear – rs…

      Abs.

  11. Antonio Manara

    Bom dia Marcio, eu gostei da contratação do Roger Machado e prefiro ele ao Abel. Só espero que nossa torcida não faça como com o Eduardo Batista. Se olharmos para todos técnicos da série “A”,nao vejo ninguém igual a ele ou melhor.

    • Márcio Trevisan

      É uma questão de opinião, Manara.

      Já eu gosto mais do estilo do Abelão, embora reconheça que com Róger o Palmeiras jogará mais ofensivamente.

      Abs.

      • Antonio Manara

        Marcio, eu gosto mmuito de ver um futebol ofensivo com toque de bola rente ao chao.Mas reconheco que as vezes precisamos nos defender tambem.

        • Márcio Trevisan

          Manara: a defesa é inerente ao futebol.

          O que nós, palmeirenses, jamais aceitaríamos seria um esquema como o do time “deles”, ainda que os tenha levado a dois títulos.

          E digo mais: um dia, o técnico “deles” deixará o clube. E aí eu quero ver ele implantar a mesma filosofia de trabalho.

          Abs.

  12. Pedro Campos

    Olá Marcio

    embora vc tenha dado a noticia , vc ainda nao disse o que acha …o que pensa a respeito dessa “bomba“??
    Sim …pra mim foi uma bomba e acho que pra maioria da torcida alviverde tb
    realizou um trabalho medio pra bom no Gremio , sendo que ele foi tapa buraco apos a saida do Felipão …nao obteve nenhum titulo !!
    No Galo entao …nem preciso comentar …
    vamos elencar os prós entao :
    *tecnico jovem novas ideias
    *estudioso fez cursos de tatica , tecnica e etc..
    qual a diferença entre ele e Eduardo Baptista???
    a diretoria nao aprendeu nada com esse ano??
    qual a bagagem desse aprendiz em Libertadores??
    qualquer palmeirense de 10 anos de idade sabe todas essas questoes…não é motivo pra deixar a torcida pra lá de desconfiada??

    concorda Marcio?

    abraços!!!
    resta torcer……

    • Márcio Trevisan

      Olá, Pedrinho.

      Não há comparação entre ele e Eduardo Baptista por uma única razão: nosso ex-treinador jamais havia dirigido um time de ponta por muito tempo (sua única passagem fora no Fluminense/RJ e durara apenas alguns meses). Já Róger trabalhou no Grêmio/RS (onde iniciou o trabalho com o time que hoje está na final da Libertadores) e também pasosu pelo Atlético/MG.

      Mas, respondendo à sua pergunta, digo que eu preferia um treinador mais experiente, no caso Abel Braga ou, pela história que tem no clube, até mesmo Wanderley Luxemburgo.

      Mas não vou cravar que Róger não dará certo, pois ele poderá, sim, conseguir os resultados esperados.

      Abs.

  13. Jorge Farani

    Nada a comentar. Quero é ver para crer!

    • Márcio Trevisan

      Acho que todos nós, Farani.

      Eu preferia um treinador mais experiente, no caso Abel Braga ou, pela história que tem no clube, até mesmo Wanderley Luxemburgo.

      Mas não vou cravar que Róger não dará certo, pois ele poderá, sim, conseguir os resultados esperados.

      É como você disse, meu amigo: vamos dar tempo ao tempo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>