AGORA ???

Goleada sobre Sport/PE garante vaga na fase de grupos da Libertadores. Mas chega tarde demais…

Já disse várias vezes neste site que o torcedor palmeirense é o mais chato que existe, e hoje darei mais uma prova disso. Há instantes, nosso time teve uma das melhores atuações neste ano e goleou o Sport do Recife/PE por 5 a 1 e, desta forma, garantiu sua presença entre os quatro melhores deste Campeonato Brasileiro, o que permitirá estrear em sua 18ª Copa Libertadores da América já na Terceira Fase (ou fase de grupos, como é mais conhecida).

E apesar de tudo isso, eu estou é muito “p” da vida. Claro que é bom ganhar, sobretudo por uma larga diferença de gols, mas… E daí? Será que não poderíamos ter vencido pelo menos uma vez a Chapecoense/SC? Será que não poderíamos ter feito o que quase todos fizeram – ganhar do Vitória/BA no Barradão? Será que não poderíamos, dada a péssima campanha do São Paulo/SP, ao menos ter empatado o jogo do Morumbi? Se estes sete pontos tivessem sido somados, hoje somaríamos 67 e ainda teríamos chances de levantar o decacampeonato.

Para um clube que, no começo deste ano, previu disputar os títulos de todos os campeonatos de que participasse, garantir a presença no mais importante torneio continental parece pouco. Aliás, é pouco. Mas foi o que nos restou, meus amigos. Noutros tempos, e nem tão longínquos assim, estaríamos todos vibrando de alegria. Hoje, como disse acima, estes 5 a 1 acabam tendo um sabor de um bolo cujo chantilly já estragou.

O jogo – A história irá mostrar que em 16.11.2017 o Palmeiras goleou o Sport do Recife/PE por 5 a 1 na Arena Palestra Itália (aliás o placar mais elástico obtido pelo nosso time desde que foi inaugurada a sua nova casa – ao lado de uma vitória em 2015, sobre o Sampaio Correa/MA, pela Copa do Brasil). E aqueles que não se derem ao trabalho de pesquisar o que foi o jogo pensarão que o Verdão deu um passeio – #SQN.

Deyverson marcou mais dois gols. Acredite, se puder…

Não fossem as excelentes defesas de Fernando Prass e a péssima pontaria do ataque pernambucano e teríamos perdido o primeiro tempo por pelo menos 2 a 0. Os primeiros 45 minutos do Palmeiras foram horríveis e deram a impressão (ou até mesmo a certeza) de que nossos jogadores entraram em campo apáticos devido à conquista do título brasileiro pelo time “deles”.

Do outro lado, o desesperado rubro-negro jogava como se estivesse na Ilha do Retiro, já que uma vitória ainda o deixaria bem vivo na luta para fugir do rebaixamento. Por isso, quando o paranaense Rafael Traci apitou o fim da etapa inicial, não houve um único palmeirense dentre os 18.744 presentes (aliás, o pior público em jogo oficial em nosso novo estádio) que não suspirou aliviado e não agradeceu aos céus pelo 0 a 0 no placar.

Graças a Deus que, no intervalo, Alberto Valentim conseguiu mudar os ânimos e o jeito de jogar do time. O chacoalhão que deu em todos os jogadores e, principalmente, a mudança tática que promoveu – sacou Dudu do meio-campo e o recolocou na direita – ajudaram o Palmeiras a acordar. E, desperto, o Verdão é infinitamente superior ao time pernambucano. Daí a goleada obtida sem maiores dificuldades e com direito, até, a outros dois gols de Deyverson, ainda que o primeiro deles marcado em completo impedimento. Como eu disse na crônica pós-vitória sobre o Flamengo/RJ, realmente milagres às vezes acontecem.

Agora, meus amigos, a verdade é que os três próximos – e últimos – jogos do Palmeiras nada mais serão do que amistosos. Até porque, sinceramente, para mim não há diferença nenhuma em ser o 4º, o 3º ou mesmo o 2º colocado.

Aliás, levando-se em consideração o time que foi o campeão, acho que prefiro até não terminar como vice.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 8
EXCELENTE

JEAN – 5,5
SATISFATÓRIO

EDU DRACENA – 5
REGULAR

LUAN – 6
BOM

MICHEL BASTOS – 6
  BOM

FELIPE MELO – 6,5
MUITO BOM

TCHÊ TCHÊ – 6
  BOM

MOISÉS – 6
  BOM

DUDU – 7,5
ÓTIMO

DEYVERSON – 7,5
ÓTIMO

KENO – 7,5
ÓTIMO

ALBERTO VALENTIM – 6,5
  MUITO BOM

ANTÔNIO CARLOS – 5
REGULAR

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

FOTOS CAPA: CÉSAR GRECO/AG. PALMEIRAS

21 Responses to AGORA ???

  1. É sempre assim, depois da onça morta todo mundo fica valente, quando era para jogar igual homem jogador ficava levantando o shortinho para cima.
    Vou dar minha opinião em relação ao treinador, se vier esse Abel Braga vai ser mais um ano sem ganhar nada, anotem aí e me cobrem no final do ano que vem, ainda mais se vier o tal de Weverton frangueiro do Atlético PR.abraços.

  2. André Vince

    Boa tarde

    Como aconteceu desde que Valentim assumiu, ganhamos só de gente morta. Quando precisávamos real,ente jogar e ganhar (Cruzeiro, Curica e Vitória) time fracassou.

    A conta pro título é simples: tivéssemos ganhado os dois jogos dos gambás, seríamos os líderes… mas time pipocou esse em jogos decisivos. em TODOS jogos decisivos.

  3. Paulo Eduardo

    Olá Márcio ! Achou que o Palmeiras não melhorou o seu jogo. Pegou um time ruim e que se abriu no segundo tempo, achando que poderia ganhar na nossa casa. Desculpe-me ser chato. Acho que jogasse assim o campeonato todo ia dar na mesma. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Paulo: se jogasse assim em três jogos que perdeu (por exemplo: dois pra Chapecoense e um pro Vitória), estaríamos brigando pelo título.

      Abs.

  4. Roberto Alfano

    Boa tarde , agora é pensar e planejar para 2018 , mais de qualquer maneira valeu pela goleada.

    Abraço.

  5. Leonardo Madureira

    Boa tarde Márcio. Sabe algo desta notícia que está rolando por ae, de o cuca pedir para jogadores do palmeiras não jogarem contra o curica, etc? Procede ou é ladainha da organizada? Abraço

    • Márcio Trevisan

      Leo: nunca, jamais, em hipótese alguma dê ouvidos a torcedores profissionais, sejam eles conselheiros ou não.

      Abs.

  6. Marcio, bom dia!

    Quanto à posição de 2°, 3°, ou 4° no campeonato, só fará diferença na premiação que parece ser bem maior para o 2° do que para o 4°.Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre a permanência ou não do Valentim. Se a Diretoria ainda não definiu, acho que estamos perdendo tempo no planejamento para 2018.

    Abç….

    • Márcio Trevisan

      Hélio: no momento está mais para a contratação de um novo técnico, e o nome é Abel Braga.

      Mas, se de repente o Palmeiras terminar o ano como vice-campeão brasileiro e o elenco pedir muito, Valentim poderá ser mantido.

      O medo é cometer o mesmo erro deste ano, quando Eduardo Baptista foi contratado.

      Abs.

  7. Hoje concordo em 100 % com suas notas e comentário.
    Este jogo do Palmeiras contra o Sport foi o fiel retrato de todo o ano de 2017.
    1º tempo – ausência total de uma coisa chamada “FUTEBOL”.
    2º tempo – uma atuação boa, com boa conclusão no gol adversário.
    Em resumo:- futebol apenas REGULAR, jamais de um time talhado pra ser campeão !
    Deyverson – Da mesma forma que eu fui o “Advogado do Diabo” do Borja aqui, quando vários colegas queriam crucifica-lo, eu sempre defendi o Borja.
    O Deyverson é o “Jardel” deste século, jogador com infinitas dificuldades técnicas, porém que não pensa 2 vezes em enfiar a cabeça nas travas da chuteira do adversário pra fazer um gol.
    Da mesma forma que eu disse pro Borja eu afirmo “TEM QUE TER ESQUEMA DE JOGO PRA JOGAR A BOLA PRO DEYVERSON NA ÁREA”

    • Márcio Trevisan

      Jair: a solução me perece simples.

      Vamos dar ao Borja a vontade do Deyverson e ao Deyverson o talento do Borja.

      Se isso acontecer, teremos dois dos melhores centroavantes do mundo.

      Abs.

  8. bom dia
    voce esqueceu que perdemos as duas para o Santos e principalmente as duas
    para g….s

    • Márcio Trevisan

      Antônio: mas neste caso são clássicos.

      Perdemos ambas para “eles” da mesma forma que ganhamos as duas do Brasileirão no ano passado.

      Complicado é perder pontos para times pequenos.

      Abs.

  9. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Em 38 partidas, todos os times derrapam. O time que se sagrou campeão quase perdeu o título por ter uma das piores campanhas do segundo turno.

    Com todo o repeito, Márcio, não acredito que o Palmeiras deixou de ganhar o Brasileiro desse ano pelo pontos perdidos nos jogos que você citou. Claro que se estes pontos estivessem em nosso bolso estaríamos na condição que você mencionou, mas será que mesmo assim seríamos campeões?

    Perdemos tudo o que perdemos pelo contexto da situação e por tudo aquilo que já discutimos neste espaço. O projeto do Palmeiras desse ano fracassou.

    Conquistado o mínimo, que é a vaga para a Libertadores, analisemos os inúmeros erros cometidos e aprendamos com eles e façamos de 2018 um ano vitorioso.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: só pela contratação do Diogo Barbosa e a do Lucas Lima (que é, sim, um ótimo jogador), já estou otimista para 2018.

      E outros virão, pode ter certeza.

      Abs.

  10. Ganhar desse time chato do Xpot, que pensa que é grande, é bom até em amistoso, ainda mais com eles lutando contra o rebaixamento. Rsssssss.

  11. Jorge Farani

    Caro Márcio,

    li seu comentário e a respeito dos pontos perdidos posso considerar também os 3 perdidos para o Atletico PR e os 2 contra o Bahia, uma vez que até esse jogo o Bahia vinha fazendo uma campanha que beirava o Z4, portanto, bem inferior a que está fazendo atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>