CAP. 140: NO BRASIL, NÃO. SÓ NO JAPÃO. (PARTE I)

Nem bem havia acabado o Campeonato Brasileiro de 1977, que invadiu o ano seguinte, e o Brasileirão/78 já teve início. Devido a decisões que beiraram a estupidez, a CBD decidiu emendar um torneio nacional no outro e, por mais incrível que pareça, optou também por não o interromper durante a Copa do Mundo da Argentina. 

Muito embora o Verdão tivesse decepcionado na reta final do torneio nacional de 1977, a diretoria resolveu manter no comando o técnico Jorge Vieira. Além disso, foi inteligente e trouxe alguns reforços, como o goleiro Benitez e o ponta-de-lança Escurinho, ambos do Internacional/RS, que chegaram para substituir Leão e Jorge Mendonça, os dois representantes palmeirenses na Seleção Brasileira que foi àquele Mundial. Além deles, vieram também o bom meia Mococa e os reservas Marinho Paranaense (lateral-direito) e Tonho (ponta-esquerda). Por ironia, contudo, a maior “contratação” acabou sendo, na verdade, uma promoção: o lateral-esquerdo Pedrinho subiu dos juniores, ganhou naquele Brasileirão/78 suas primeiras oportunidades reais no time de cima e, em pouco tempo, já se tornaria um dos melhores jogadores do País na posição. 

I Copa Kirin, ganha pelo Verdão em 1978

A campanha nas primeiras rodadas do Brasileirão/78 foi animadora: apenas uma derrota (1 a 0, para o inexpressivo Moto Clube/MA), quatro empates e seis vitórias. Tais números apontavam o Verdão como um dos favoritos à conquista do título e serviram de embalo para a Copa Kirin. 

Disputada naquele ano pela primeira vez, a competição é um torneio anula de futebol organizado no Japão pela Kirin Corporation, empresa japonesa do ramo de bebidas. Convidado, o Palmeiras topou o desafio de atravessar o mundo e seguiu para o Japão em busca de mais um título. O sistema de disputa era bem simples: os cinco clubes se enfrentariam em turno único e, após os quatro jogos, aquele que mais pontos somasse seria o campeão. 

Nossa estreia se deu em 23 de maio de 1978, contra a Seleção da Coreia do Sul, a qual vencemos por 1 a 0 (gol do volante Pires). No jogo seguinte, em empate por 1 a 1 (gol do centroavante Toninho) com a Seleção da Liga Japonesa. Na terceira rodada, um novo empate por 1 a 1 (Escurinho balançou as redes) com o Borussia Moenchengladbach/ALE complicou um pouco nossa vida, mas na última rodada a apertada vitória de 1 a 0, gol de Toninho, sobre os ingleses do Coventry City, nos garantiram a primeira colocação. 

O problema é que o representante alemão também terminou com os mesmos 6 pontos, o que obrigou a realização de uma partida-desempate. Disputada no dia 29 de maio, ela terminou empatada por1 a1, com Escurinho abrindo o placar mas Simonsen empatando de pênalti. Como a igualdade no placar se manteve até o fim da partida disputada no Estádio Nacional de Tóquio/JAP e apitada pelo japonês Asami, os organizadores resolveram declarar tanto Palmeiras quanto Borussia Moenchengladbach/ALE campeões da I Copa Kirin. 

De volta com mais uma taça conquistada, o Verdão voltou novamente suas atenções exclusivamente ao Campeonato Brasileiro. E será seu desempenho no Brasileirão o assunto principal de nosso próximo encontro.

Estarei esperando por vocês. 

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>