TREINAR PRA QUÊ?

Palmeiras treina 10 dias, mas só não perde graças a Fernando Prass e à ruindade do Bahia/BA

Todo técnico brasileiro tenta explicar seus erros ou sua incompetência com a mesma ladainha: “Eu não tenho tempo para treinar o time”. Pois bem: mais uma vez, esta história cai por terra e prova que mais treinamentos não resultam, necessariamente, em melhores resultados. Hoje, após 10 dias apenas trabalhando na Academia de Futebol, o Palmeiras recebeu um dos piores times do Campeonato Brasileiro e jogou tão mal, mas tão mal, que só não perdeu graças à péssima pontaria dos jogadores do Bahia/BA e, sobretudo, a mais uma elogiável atuação de Fernando Prass – e olha que ele falhou no primeiro gol…

Na verdade, meus amigos, nosso time tem problemas visíveis e inquestionáveis. O primeiro deles, claro, é que quase todos os jogadores estão jogando bem menos do que se esperava que jogassem. Muito embora, vez ou outra, possam até garantir uma vitória, o fato é que nomes como Dudu, Tchê Tchê, Guerra, Borja e, sobretudo, Moisés não vêm jogando nem a metade do que jogaram em 2016.

Fernando Prass: falha no primeiro gol não diminui brilho de elogiável atuação

Outro problema: o elenco para este ano foi mal formado. Algumas contratações feitas por Alexandre Mattos são inexplicáveis, seja pela apatia que apresentam em campo (Michel Bastos, Bruno Henrique e outros) ou, então, pela total falta de qualidade técnica (Juninho, Mayke e, sobretudo, Deyverson). Sobre o centroavante, aliás, vale um comentário à parte: ele se entrega, luta, procura ajudar – hoje, por exemplo, participou diretamente dos dois gols do Verdão –, mas é grosso de dar raiva e não consegue concluir uma única vez.

Mas falemos, também, do nosso treinador. Já o elogiei aqui, e mais de uma vez, mesmo quando o resultado não nos favoreceu. Nesta noite, porém, ele foi mal demais – e até tem este direito, pois é um ser humano e, como tal, passível de erros. Eu até admito equívocos na hora da escalação ou da substituição, mas um treinador que se curva ao pedido da torcida e imediatamente coloca em campo um jogador após ouvir a galera gritar seu nome, ou não tem personalidade alguma (o que não é o caso de Cuca, como sabemos), ou então quer mostrar ao torcedor que ele está certo ao manter Borja como suplente.

Além disso, como é possível que ele trabalhe durante tantos dias seguidos e, em campo, o time jogue tão mal? É claro que isso passa pelos jogadores, mas é óbvio que o treinador tem a sua parcela, aliás nada pequena, de responsabilidade. Parece-me que, a cada dia, Cuca fica mais sem clima, mais sem moral, mais sem condições de continuar o seu trabalho no ano que vem.

Enfim, meus amigos, o fato é que ser dominado dentro de casa por uma dos maiores favoritos ao rebaixamento acende o sinal de alerta – não só m relação ao título, algo praticamente impossível neste momento, mas principalmente em relação à participação na próxima edição da Copa Libertadores da América.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 8
EXCELENTE

TCHÊ TCHÊ – 6
  BOM

EDU DRACENA – 6,5
MUITO BOM

JUNINHO – 5
REGULAR

EGÍDIO – 5,5
SATISFATÓRIO

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

BRUNO HENRIQUE – 6,5
MUITO BOM

MOISÉS – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 6,5
MUITO BOM

DEYVERSON – 6
BOM

DUDU – 5
REGULAR

CUCA – 4,5
RUIM

BORJA – 5,5
SATISFATÓRIO

FELIPE MELO – 6
BOM

RÓGER GUEDES – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

FOTOS:

CAPA (MANCHETE): DJALMA VASSÃO / GAZETA PRESS
CAPA (DESTAQUE): MARCELO FIM /RAW IMAGEM
INTERNA: AGÊNCIA ESTADO

34 Responses to TREINAR PRA QUÊ?

  1. Márcio,

    Agora com a saída do Cuca, que, na verdade, parecia que retornou ao Palmeiras sem a mínima vontade de voltar,haja vista a sua fisionomia já na apresentação e seus diversos pronunciamentos, fala-se em Mano Menezes para substituí-lo. Quero expressar que sou absolutamente contra a contratação deste treinador, pelas seguintes razões: Ele já chegaria com a marca “Gambá” na testa; não gosta de usar centroavante de ofício (dispensou o Ábila no Cruzeiro), portanto não tentará recuperar o Borja; havia 10 anos que não ganhava nada; é muito MALA ;dispensou vários jogadores que hoje estão no Palmeiras como William Bigode, Myke, Fabiano, etc. Logo acho que o melhor nome para ser nosso técnico em 2018 é o Abel Braga, que já ganhou Libertadores, Brasileirão e inclusive o Mundial pelo Inter ganhando nada menos do que do Barcelona de Ronaldinho Gaúcho na final.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Hélio.

      Abel Braga é o meu favorito também.

      Mas o filho do Jairzinho também é muito bom.

      Abs.

      • Olá, Márcio!

        Também aprecio muito o trabalho do Jair Ventura no Botafogo, mas temo pela sua pouca experiência em comandar jogadores mais cascudos e se nossa

        • torcida teria paciência com um time que não propõe o jogo é tenha apenas um espírito coletivo forte.
          Abçs…

  2. Márcio não quero falar de futebol! alguém indica um bom filme para esse final de semana? abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: neste domingo, às 17h00, será exibido um filme no principal canal de TV aberta.

      Só não sei se será comédia, drama, suspense ou terror.

      Abs.

  3. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Agora o afastamento do mascarado Roger Guedes pelos jogadores e diretoria.
    Márcio…está óbvio que o ambiente no elenco não está nada bom.
    E tem mais…empresário que tem mais balha na agulha terão seus atletas jogando.
    Palhaçada e vergonha este time.
    Vão todos tnc

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      O afastamento, ainda que temporário, do Róger Guedes é algo a ser melhor explicado.

      Ma em relação ao que vc disse sobre os empresários, não entendi. Afinal, o técnico será outro no ano que vem.

      Abs.

  4. Boa tarde, Márcio e Colegas.

    Pois é, Cuca já era. Depois do que vimos ontem, não tinha como ser diferente. Acho que Cuca já suspeitava que isto estava para acontecer, pois foi extremamente omisso naquilo que fez ontem. Nas substituições, para mim, pensava o seguinte: “querem Borja, tomem Borja. Querem Felipe Melo, tomem Felipe Melo”.

    Pode parecer intriga da oposição, mas Róger Guedes entrar e fazer o pênalti…Algo muito estranho aconteceu na partida de ontem.

    Agradeço ao Cuca pelo que fez em 2016, mas desprezo o que fez em 2017. Tudo o que conseguiu foi criar um ambiente horrível no Palmeiras por se achar “o cara”, queimando as principais contratações e querendo jogar com o mesmo time do ano passado, mesmo que jogadores como Moisés se mostrassem absolutamente fora de condições.

    Rafa Marques, Lucas, Robinho, Barrios, Borja, Guerra, Michel Bastos, Felipe Melo e tantos outros foram execrados do time por questões até hoje não esclarecidas. Um treinador passional que aplica a lei do amo ou odeio.

    Se acreditava ser um treinador moderno e completo, precisa agora vestir as sandálias da humildade e repensar seus conceitos. Errou e muito no Palmeiras nesta segunda passagem.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      Foi o que eu respondi ao Marcelo Camargo: creio que seu retorno se deu de forma precipitada e, por isso, seus problemas pessoais o atrapalharam.

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    Boa tarde caro Trevisan, muito bom seu comentário, venho ressaltando que a nossa Torcida não merece o que estamos vendo pouco futebol!!!!

    Tomar sufoco do Bahia, com todo respeito.

    Necessitamos de um bom Planejamento para 2018.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Agradeço seu elogio.

      Em relação ao planejamento, creio que ele já começou, certo?

      Abs.

  6. Marcelo Camargo

    Boas,
    Escrevo sabendo da saída do Cuca, mas se não soubesse iria sintetizar em uma única palavra o que tem faltado aos jogadores e talvez até para o próprio técnico – Tesão.

    Gosto do Cuca mas não deu. Em nome da classificação para a Libertadores de 2018 e para um ano muito melhor do que foi este, a troca de comandante era fundamental.

    Avanti Palestra

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Marcelo, embora reconheça o talento de Cuca.

      Acho que ele aceitou o retorno antes de resolver totalmente seus problemas particulares, e isso acabou atrapalhando seu desempenho.

      Abs.

  7. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Cuca foi demitido ou pediu demissão?
    Tanto faz…o episódio FM era uma desculpa pra ele cair fora.
    Bando de vagabundos…vsf

    • Márcio Trevisan

      Zé: a posição oficial é que houve um “comum acordo”, mas a verdade é que ele foi demitido.

      Abs.

  8. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Inadmissível tomar gol de cabeça do gigante RJ aos 45min.
    2 cones mais o idoso goleiro só ficam olhando. Aliás quantos gols de cabeça que sempre tomamos nestas circunstâncias.
    Bando de vagabundos.
    Vc é muito generoso nestas notas.
    Dudu, deiverson, Juninho e aquela praga do Egídio, quaze tomamos o terceiro por causa desta ameba.
    Maior folha salarial do Brasil
    Vão todos sifu…

    • Márcio Trevisan

      Então, Zé: quando temos um mal resultado, muitos dizem que eu sou bonzinho demais.

      Já quando temos um bom resultado, muitos dizem que sou exigente demais.

      A este tipo de situações tão ambíguas dá-se o nome de “torcedor”.

      Abs.

  9. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Inadmissível tomar gol de cabeça do gigante RJ aos 45min.
    2 cones mais o idoso goleiro só ficam olhando. Aliás quantos gols de cabeça que sempre tomamos nestas circunstâncias

  10. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Marcio, na real? já estou é com vergonha de ser alvo de tantas piadinhas. Gastaram milhões e não ganham nem do Bahia? Infelizmente cheguei a conclusão que a era Cuca acabou e isso, me lembra Felipão. Não da nem pra assistir, pois nosso time não tem jogadas incisivas, fica naquela “lenga lenga” desgraçada. ALGUEM ME EXPLIQUE, O QUE ACONTECE COM O NOSSO AMADO PALESTRA?

  11. Marcio, a muito te acompanho e continuarei, concordo 100% com sua análise em todos os aspectos. Mas me permita discordar de algumas das notas que não acompanharam o que tão bem escreveu.
    Fernando Prass falhou no primeiro gol, e fez ótimas defesas, precipitou-se em alguns chutões, não pode ser excelente.
    Tche Tche foi péssimo durante todo o jogo, ele está deixando claro que não quer jogar na lateral,se mostrou desinteressado na posição foi envolvido varias vezes, não pode ser bom.
    Bruno Henrique fez o gol, importante lógico, mas não fez mais nada, sumido em campo.
    Deyverson por mais que se esforce, centro avante que não finaliza e portanto não faz gols nunca pode ser bom.
    E os que voce colocou satisfatório, é por que foi bonzinho, um regular ou ruim não estaria errado.

    • Márcio Trevisan

      Fala, Marcos.

      Esteja sempre à vontade para discordar de mim. Este espaço existe também para isso.

      Abs.

  12. Dudu está perdendo gols decisivos, um gol perdido contra o Santos e outro contra o Bahia que matava o jogo. No futebol quem não faz, leva. Moisés tem q jogar de Volante, Guerra no meio, 2 volantes lento demais o time não tem movimentação.

  13. Em tempo o que dizer do futebol de Juninho, Tiago Santos, Egidio, Tche Tche, Dudu “o marrentinho do Allianz Parque e o gatinho dos demais Estádios do Mundo”, Deyversom, Roger Guedes, etc.

    • Márcio Trevisan

      O que acontece com o Dudu não tem explicação: o cara só joga bem na Arena Palestra Itália.

      Ontem, no gol que perdeu por tentar marcar de calcanhar, ele tinha o Borja livre, um pouco mais atrás – seria tocar para o colombiano e correr pro abraço.

      Valeu!

  14. Depois de vários jogos em que não tive a mínima vontade de assistir este BANDO vestindo a camisa do Palmeiras, ontem resolvi tentar ver estes PELADEIROS,todos bilionários, com milhões de libras esterlinas em suas polpudas contas bancárias, suas preocupações com suas fazendas de gado nelore, dezenas de carros importados em suas coleções particulares, filas de garotas modelinhos esperando ao final da partida, etc, etc, etc, com todo este putrefado glamour hollywodiano que cerca essas figuras que se dizem jogadores de futebol moderno.
    O que vi ?
    Concordo com 100 % do seu comentário.
    Pena que todas as notas que você deu pros jogadores não batem com o seu comentário sobre a partida.
    Cuca:- RIDICULARIZOU, IRONIZOU, ESCARROU, VOMITOU na torcida do Palmeiras.
    Cada vez que a torcida gritava um nome ele SARCASTICAMENTE chamava o referido jogador pra provar que todos os torcedores são IMBECIS !
    Sai já do Palmeiras Cuca, muito obrigado pelo titulo de 2016, segue teu caminho, você que é tão autentico quanto uma nota de 3 dólares, “você que é o Marcelinho Carioca do Palmeiras” !

  15. marcio, bom dia concordo em tudo que voce faloau, é isto ai mesmo,o treinador aos poucos vai perdendo o ambiente,e vamos torcer para que consigamos uma vaga na libertadores, nao sera facil um abraço canuso

  16. Antonio Manara

    Marcio, me desculpe ma vou discordar das suas notas. Nesse jogo eu daria 8 ou 9 para o Prass, 7 oun8 para o Edu Dracena e os demais no máximo 3. Ontem tive a impressão que o time estáva em plena ressaca. Vindo de um churrasco ou uma bela feijoada regada a caipirinha. Ou nosso treineiro e um incapaz ounesta de ma fé com o Palmeiras, ou o elenco está rachado. No,primeiro tempo demos dois ataques e fizemos dois gols, e o resto do tempo levamos um vareio de bola do Bahia.

    • Márcio Trevisan

      Manara: não é preciso se desculpar.

      Vc pode discordar de mim o quanto quiser, pois o espaço, aqui, é democrático.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>