DE GRÃO EM GRÃO…

Palmeiras vence mais uma, diminui distância para o atual líder e mantém direito de continuar a sonhar

Eu sei, você sabe, todo mundo sabe (até porque já escrevi isso aqui “n” vezes): nós, os palmeirenses, não nos contentamos apenas com que o nosso time vença – é preciso que ele vença e convença. Por isso, talvez muitos de nós não estejamos, assim, soltando fogos após mais uma vitória do Palmeiras. Isso porque o futebol que a equipe jogou, mesmo estando longe de ser ruim, também não ficou muito próximo a ser ótimo. Tivemos o que normalmente se chama de vitória magrela, ou seja: válida, claro, mas sem despertar maiores euforias.

No entanto, alguns pontos devem ser analisados mais friamente, até para que a justiça prevaleça. Por exemplo: o jogo foi longe de casa, no campo do adversário (ainda que durante toda a partida mais se tenha ouvido a torcida do Verdão do que a do Fluminense/RJ…). Além disso, o resultado foi mais do que merecido, pois embora Fernando Prass (que hoje se tornou o 50º jogador a mais vezes ter defendido o clube, ao lado de Amaral e Del Nero) tenha tido uma ótima atuação a verdade é que em nenhum momento do jogo o time carioca nos pressionou ou mesmo nos foi superior em campo. Outra coisa: se tecnicamente não jogamos uma bola de encher os olhos, taticamente o Palmeiras beirou a perfeição, pois soube anular os pontos mais fortes do fraco Flu. Um bom exemplo disso foi a perfeita marcação de Tchê Tchê em Gustavo Scarpa. E se tivesse tido mais coragem para finalizar, certamente estes três pontos teriam sido obtidos de uma forma ainda mais tranquila.

Egídio: boa atuação. E um golaço digno de Maracanã.

Pontos… Permitam-me falar sobre eles. Com esta vitória, o Verdão chegou aos 43 pontos e se manteve na 4ª colocação do Campeonato Brasileiro. Contudo, nem tudo ficou como antes: hoje, estamos 11 pontos atrás do atual líder da competição. É pouco? Claro que não. Mas esta distância já foi bem maior. Por exemplo: já estivemos 15 pontos atrás (na 19ª rodada); 14 pontos atrás (nas rodadas 14, 15, 16, 20, 21 e 22); 13 pontos atrás (12ª, 23ª e 24ª rodadas); 12 pontos atrás (rodadas 7, 17 e 18) e, também, incríveis 16 pontos atrás (13ª rodada). Além do mais, a distância entre nós e “eles” nunca esteve tão próxima quanto agora desde a rodada 11, quando estávamos a 10 pontos.

Agora, o dado mais importante: desde a virada do turno, ou mantemos a distância ou, então, a diminuímos. Desde que começou o segundo turno, já nos aproximamos três pontos em seis jogos, e se melhorarmos apenas um pouquinho esta média (por exemplo: vencendo o derby do próximo dia 05/11) com toda a certeza brigaremos pelo decacampeonato até a última rodada. Eu sei, você sabe, todo mundo sabe (até porque já escrevi isso aqui “n” vezes): são apenas números.

Só que, como também todos sabemos, eles não costumam mentir. Além do mais, um antigo ditado diz que de grão em grão a galinha enche o papo.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 7
ÓTIMO

MAIKE – 6
BOM

EDU DRACENA – 6,5
MUITO BOM

JUNINHO – 5,5
SATISFATÓRIO

EGÍDIO – 6
BOM

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM

JEAN – 5
REGULAR

MOISÉS – 5
REGULAR

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

DEYVERSON – 5,5
SATISFATÓRIO

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO

CUCA – 5
BOM

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

BORJA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

FOTOS: CÉSAR GRECO / AGÊNCIA PALMEIRAS

29 Responses to DE GRÃO EM GRÃO…

  1. E só pra encerrar.

    Leio: Egídio tem boa atuação e fez um golaço.

    Respondo: Não tente me ludibriar (iludir, fazer esquecer o tanto de atuação ruim que ele já teve com a camisa do Palmeiras).

    Mesmo que eu tivesse dito no sentido que vc imaginou, não sei onde isso é ofensa.

    Abraços.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO, eu estava no maracana nesse jogo e quer minha opinião?. Jogo muito feio e sem graça. O “fluminenC” é muito ruim, mas fiquei com medo que iriam empatar aquela “pelada”. Nosso time esta estranho, muito estranho. Mas, valeram os 3 pontos.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: de fato, o Flu é fraquinho.

      Se bobear, poderá ter problemas na reta final.

      Já o Palmeiras é isso aí: neste ano, não podemos esperar muito além do que estamos vendo.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  3. Nem tente me ludibriar elogiando o Egídio. Pra mim não muda nada, é um jogador péssimo e sei muito bem o quanto custa esperar cada boa atuação dele.

    Quanto ao time, parece que o Cuca voltou.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: a quem vc se referiu?

      Se foi a mim, sonhou, porque não elogiei o Egídio.

      E se o tivesse feito, não seria para ludibriar ninguém. Aliás, em quase 29 anos de carreira, jamais agi desta forma.

      Por favor: explique-se.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

      • Nossa Márcio,foi uma espécie de ironia pelo que escreveu em vermelho abaixo da foto dele. Pensei que fosse entender a bbrincadeira. Eu hein !!!

        • Márcio Trevisan

          Que bom.

          Abs.

          • Pelo tempo que eu escrevo aqui vc deveria saber. Já escrevi muitas besteiras mas nunca alguma lhe ofendendo ou atingindo sua índole. Foi tão óbvio a ironia que fiz em relação ao Egídio que eu desacreditei que vc me deu essa resposta. Esperava até que vc fosse rir. Enfim, coisas da internet.

  4. Boa noite Márcio e colegas!

    Para ninguém dizer que persigo jogadores quero elogiar nosso goleiro que na minha opinião foi muito bem.
    Quanto ao resultado foi ótimo, agora é vencer ou vencer, não interessa se vai jogar bem ou não, uma pena foi termos perdido em casa para os gambás, se tivéssemos vencido aquela partida essa diferença estaria hoje em 5 pontos. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Maciel.

      Pois é: “eles” teriam três pontos a menos – 51 – e nós três pontos a mais – 46.

      E ainda teremos o derby do returno. Pra vc ver…

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  5. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Sinto a gambazada tremendo, hein?! E digo, mais uma vez, pena o Cuca ter acertado o time e os esquemas tão tarde… da mesma forma, pena a mudança no comando técnico no início da temporada.

    Tinha momentos em que pensava que estávamos no Palestra, tamanha a vontade e desinibição dos nossos jogadores. Caso esse comportamento se dê em todos os jogos fora de casa, vai ser difícil segurar o Verdão.

    Gostaria, também, de fazer aqui uma menção ao Abel Braga: realmente, o cara é diferenciado. Pode ser que o fato de ter voltado tão rápido ao trabalho depois de tragédia tão cruel, se de para ajuda-lo a amenizar a dor, mas, o cara não perde a lucidez. Disse que fomos superiores, dominamos em todos os setores do campo e, o mais incrível, em se tratando de técnicos de futebol, assumiu que foi sua a culpa, não simplesmente para tirar o foco de seus jogadores, mas dando os argumentos para tal posicionamento. Parabéns Abelão, o Brasil precisa de mais homens, profissionais, pais, amigos, dirigentes como você!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: é por isso que, faz tempo, gostaria de ver Abel Braga no Verdão.

      Quem sabe no ano que vem, se Cuca não ficar?

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  6. Roberto Alfano

    Bom dia, sempre digo em pontos corridos 1 X 0 é goleada, pois valem 03 pontos.

    Temos que nos aproximar do “Líder” para garantir o passaporte a Libertadores 2018.

    Valeu Verdão.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: creio que uma vaga à próxima Libertadores conseguiremos sem maiores esforços.

      Já título dependerá, também, de mais algumas derrotas “deles”, sobretudo uma para nós.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  7. Não assisti o jogo !
    Vou me basear nos comentários do Marcio e dos colegas.
    Dudu jogando MAL fora do Allianz, “Lo di siempre ! ”
    Jogadores perdendo diversos contra ataques, “Lo di siempre ”
    Borges sendo cruelmente fritado, “Lo di siempre”
    …Mas, vamos ter que aguentar Egidio, por pelo menos mais 3 anos, segundo todos por ter feito um bonito gol e por consequência vão renovar o contrato do dito cujo !
    Pergunta do Post
    Se renovarem mesmo o contrato do Egidio, o que nós Palmeirenses fizemos de tão maligno pra merecermos tanto SOFRIMENTO !

    • Márcio Trevisan

      Jair: a renovação do Egídio não está definida, não.

      Aliás, neste momento, o mais provável é que ele não permaneça. Torçamos, pois.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  8. Há “SE” tivessem tido um pouco mais de capricho naqueles pênaltis.

    Entre os 5 primeiros colocados, Palmeiras é quem apresenta o melhor futebol, se essa situação se manter, vamos chegar em dezembro disputando ponto a ponto, o Jô vai precisar de mais gols de mão para manter o cÚrintxa disputando esse titulo.

    Uma pena que a evolução do time tenha acontecido tão tarde.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Heber.

      Vou acreditar em evolução, de fato, se ganharmos as próximas quatro partidas (Santos/SP, Bahia/BA, Atlético/GO e Ponte Preta/SP).

      Se isso acontecer, começo até a acreditar piamente no deca.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  9. grande vitoria, depois que moises voltou ao time o mesmo se estabilizou, fazendo que com tche tche voltasse ajogar melhor, prejudicado pela arbritagem, otimo resultado

    • Márcio Trevisan

      Canuso: é isso aí.

      A bola não foi grande coisa, mas o resultado valeu demais.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  10. Bom dia, Márcio e Colegas.

    Tenho os seguintes comentários:

    1. Dos jogadores que disputaram a partida ontem, dois me chamaram a atenção pelo baixo nível técnico: Dudu e Moisés. Ambos são excelentes, mas não jogaram absolutamente nada ontem. O primeiro caía sozinho no momento de finalizar e o segundo simplesmente não acertou nenhum passe de ligação;

    2. Coitado do Borja. Nunca vi um jogador ser tão “fritado” por um técnico como o Borja é pelo Cuca. Se eu fosse esse rapaz, chamaria o meu empresário e diria “vai vendo para onde eu vou ao final da temporada, porque aqui eu não fico”;

    3. Baseado na sequencia de jogos que temos, começo a pensar que, se nossas chances de levantar o caneco são difíceis, pelo menos daremos um trabalho danado para quem quer levantar.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      1 – Na verdade, Moisés só jogou bem uma partida – justamente a primeira após voltar da contusão, contra o Barça genérico.

      2 – Concordo: Cuca não admite, mas já abriu mão de Borja. Acho difícil ele ficar no ano que vem.

      3 – Nossas chances de título são improváveis, mas não impossíveis. Pelo menos por enquanto.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  11. PAULO SERGIO

    Creio que o Palmeiras poderia ter vencido esse jogo por 3×0 tranquilamente.
    Perdemos muitos contra ataques com erro de passe na penúltima bola, muito pela fraca atuação do Moisés. Tivéssemos hoje o Guerra para fazer essa função de puxar o contragolpe só no 1°tempo já definiríamos a partida.
    Das notas para mim a defesa esteve ótima,todos muito bem, marcamos a saída do meio de campo deles e pecamos apenas na linha ofensiva.Dudu não foi bem, assim do como Dayverson, que ganha todas de cabeça mas quando é com os pés tem uma imensa dificuldade e o único que foi bem nesse setor foi o Willian, jogador rapido, habilidoso e inteligente na colocação. Está sempre bem posicionado para receber a bola

    • Márcio Trevisan

      PS: de fato, se tívéssemos aproveitado as chances, teríamos ganhado com mais facilidade.

      Mas pelo menos ganhamos.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

  12. Antonio Manara

    Me desculpem mas hoje nossos atacantes não puderam jogar., Dudu, Dayverson e Wilian nao oravam em pé. A defesa do flu bateu a vontade com a complacência do árbitro, não que ele nos tenha prejudicado , mas pelo menos dois zagueiros deles mereciam o segundo amarelo..

  13. Opa. Ó eu aqui em primeiro ó. Márcio, o Dudu é mesmo intocável? não jogou nada hoje, parecia que estava de ressaca. Achei ótima as partidas de Prass, Egídio e Dracena. E mais uma coisa, o Deyverson é meio grossão mas não pode sair de campo nunca, ele faz a marcação lá na frente. Pô Cuca tira o Dudu de vez em quando né. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: o Dudu não é intocável, mas dada a sua qualidade sempre se espera que, de repente, ele faça algo que ajude o time.

      Em relação ao Deyverson, de fato ele marca a saída de bola adversária. Só que eu prefiro um centroavante que marque gols.

      Abs.

      P.S.: Perdoe-me pela demora na resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>