CAP. 133: A SEGUNDA ACADEMIA – PARTE VI (FINAL)

Campeão Paulista em 1972 e bicampeão nacional em 1972 e 1973, o Palmeiras tinha indiscutivelmente o melhor time do País. Por isso, e também porque naquela época todos os grandes craques brasileiros atuavam em nossos gramados, foi mais do que natural o fato do técnico Zagallo optar pelo Verdão como base da Seleção Brasileira que, já no começo de 1974, iniciou sua preparação com vistas à Copa do Mundo. 

Assim, nada menos do que seis palmeirenses foram convocados pelo treinador para a disputa do Mundial da Alemanha que, na época, ainda era conhecida como Ocidental: o goleiro Leão, o zagueiros Luís Pereira e Alfredo Mostarda, os meias Leivinha e Ademir da Guia e o centroavante César. Motivo de orgulho para a nossa torcida e feito que abrilhanta ainda mais a história já tão gloriosa do nosso clube, este fato, porém, nos trouxe um sério problema: a equipe ficou completamente desfigurada e, por isso, perdeu muito de sua força na disputa das primeiras competições daquela temporada. 

Os seis palmeirenses que foram à Copa do Mundo da Alemanha, em 1974: Leão, Alfredo Mostarda, Luís Pereira, Leivinha, Ademir da Guia e César

Só para se ter uma ideia, estes seis craques se apresentaram à Seleção Brasileira poucos dias após a conquista do bicampeonato brasileiro sobre o São Paulo/SP, que ocorreu já em 20 de fevereiro de 1974. O motivo foi o período de treinamentos e uma série de amistosos que o Brasil realizou antes de embarcar para a Europa. Entre 31 de março e 12 de maio daquele ano, os comandados de Zagallo enfrentaram México, Tchecoslováquia, Bulgária, Romênia, Haiti, Grécia, Áustria, Irlanda e Paraguai. 

Isso fez com que os jogadores do Verdão desfalcassem o time em nada menos do que 31 partidas, válidas pelo Campeonato Brasileiro (que em razão da Copa teve seu início antecipado para o primeiro semestre) e também pela Copa Libertadores da América. Como era de se esperar, o desempenho do Palmeiras caiu vertiginosamente: o time foi eliminado ainda na Primeira Fase do torneio sul-americano e terminou o Brasileirão na pra lá de humilde 11ª colocação. 

Após o término da participação brasileira na Copa do Mundo – que se deu em 6 de julho de 1974 – Leão, Pereira, Mostarda, Ademir, Leiva e César ganharam uns dias de folga e somente se reapresentaram uma semana antes da estreia no Campeonato Paulista de 1974. 

Campeonato Paulista de 1974… Acho que você já sabe que no próximo capítulo de “Nossa História” iremos sorrir e “eles” irão chorar, certo?

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>