VITÓRIA “RESERVADA”

Com apenas dois titulares, Palmeiras se impõe e vence com méritos em Recife/PE

Edu Dracena, Mina, Guerra, Felipe Melo, Michel Bastos, Tchê Tchê, Dudu, Willian Bigode e Róger Guedes.

Entre titulares absolutos e titulares eventuais foram nove os desfalques (por suspensão, contusão ou mesmo poupados) que o técnico Cuca teve na hora de escalar o time que começou a partida diante do Sport do Recife/PE, neste domingo, na Arena Pernambuco. E por mais que muitos apontem o nosso como o melhor elenco do futebol brasileiro, é óbvio que contar apenas com dois titulares, sendo que um – Jaílson – há apenas uma partida – e o outro – Mayke – bastante discutível, gera no mínimo uma enorme falta de entrosamento.

Keno: mais um belo gol. E mais uma ótima atuação.

Mesmo assim, o Palmeiras obteve uma vitória com nome e sobrenome. Explicando: com três volantes no meio-campo, sendo dois deles mais fixos (Thiago Santos e Bruno Henrique) e outro um pouco – mas só um pouco – mais livre, neutralizou de uma só vez duas das mais importantes armas do adversário: a saída de jogo quase sempre perfeita de Rithely e os passes e conclusões quase sempre perfeitos de Diego Souza.

Isso gerou um enorme problema para Wanderley Luxemburgo, pois a bola não chegava a André, o finalizador-mor de sua equipe. Para piorar as coisas (para ele, claro), Luan e Juninho tiveram atuações bastante seguras, não cometeram um único erro grave em todo o jogo e deram a segurança necessária de que precisava o nosso novo titular da meta.

Mas os méritos palmeirenses não se limitaram ao aspecto defensivo. Se não tínhamos um armador de ofício, coube a Bruno Henrique, vez ou outra, fazer as vezes deste. E em um dos seus perfeitos lançamentos, gerou o segundo gol, marcado com talento por Keno. Antes, o próprio já havia, meio que sem querer (ou muito sem querer, talvez), aberto o placar, numa espécie de gol espírita após cobrança de escanteio de Egídio.

Já o ataque merece uma análise mais detalhada. Na teoria, o Verdão atuou com três homens no setor – Erik, Deyverson e Keno. Mas, na prática, foram apenas dois os nossos jogadores de frente, pois Erik foi infinitamente mais uma espécie de lateral-direito auxiliar – função que, por sinal, cumpriu muito bem. Com a estreia do nosso novo centroavante, o que se viu foi uma melhor recomposição quando a bola nos era perdida mas, em contrapartida e certamente também devido ao total desentrosamento, faltou a Deyverson um maior poder de finalização. Keno, por fim, foi o que mais se destacou dentre estes, não só pelo gol que marcou mas também pelas rápidas e habilidosas jogadas que fez e, claro, pela força que deu a Egídio na marcação.

Vencer sempre é positivo, claro, e muitas vezes serve de incentivo para jogos seguintes. Que assim o seja, já que na próxima quarta só mais uma vitória manterá o Palmeiras vivo na Copa do Brasil.

Oxalá a “reservada” dê um empurrão nos titulares que, quase que em sua totalidade, voltarão ao time diante do Cruzeiro/MG.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

JAÍLSON – 5,5
SATISFATÓRIO

MAYKE – 5
REGULAR

JUNINHO – 6,5
MUITO BOM

LUAN – 6,5
MUITO BOM

EGÍDIO – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 7,5
ÓTIMO

THIAGO SANTOS – 6
BOM

JEAN – 5
REGULAR

ERIK – 6,5
MUITO BOM

DEYVERSON- 5
REGULAR

KENO – 7
ÓTIMO

CUCA – 6,5
MUITO BOM

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ ROBERTO – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

21 Responses to VITÓRIA “RESERVADA”

  1. Não tive tempo de comentar antes. Nada demais para dizer, apenas que não esperava uma vitória e estava até desencanado achando com o resultado.

    • Corrigindo: achando que seríamos derrotados. Não que eu ache o time do Sport bom e sim pelo desinteresse do Palmeiras no campeonato.

      • Márcio Trevisan

        Eu também, Ed: quando vi a escalação inicial, confesso que temi não só pela derrota, mas também por um vexame.

        Ainda bem que estávamos errados.

        Abs.

  2. Bom deixa eu ver, minha nota para o Jaílson é 10 pois não levou nenhum gol, como não assisti a partida e pela ótima vitória minha nota é 2 para o resto.
    Márcio na minha humilde opinião acho que o Práss deveria voltar contra o Cruzeiro. abraços.

  3. Roberto Alfano

    Bom dia, excelente está vitória fora de casa e ainda com o Time reserva.

    Agora começam as decisões do mata – mata, força Palmeiras.

    Vamos engrenar, da tempo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Dá tempo sim, Alfano, sobretudo na Libertadores.

      Mas uma classificação (ou seja: uma vitória) quarta-feira jogará o ânimo do Palmeiras lá em cima.

      Torçamos, pois.

      Abs.

  4. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Como disso o amigo Manara, Cuca parece estar encontrando o jeito do time jogar. Pena isso se dar em meio a competições que, no início do ano, tínhamos tudo para nadar de braçada. Repito: não fossem as mudanças de comando em 04 meses, estaríamos ainda mais vivos!

    Em que pese a questão do desentrosamento da equipe que entrou em campo ontem, ficou óbvio que muitos querem mostrar serviço e não aceitam a reserva. Só temos a ganhar com isso!!!

    Ah, não li uma “vírgula” na dita “imprensa especializada” a comentar sobre a qualidade do elenco, o domínio que exercemos durante todo o jogo… IMBECIS!!!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colleti.

      Vc tem razão: se Cuca tivesse permanecido, muito provavelmente teríamos vencido o Paulistão e estaríamos em melhores condições nos três torneios que disputamos agora.

      Em relação à mídia, vc também tem razão. Cheguei e a ler em um site a seguinte manchete: “Sport vacila e Palmeiras vence no Recife/PE”.

      Parece brincadeira…

      Abs.

  5. Bom dia, Marcio.

    Sou sincero em dizer que me surpreendi com a vitória. O time do Sport vem jogando boas partidas e tem sido muito forte jogando em casa (se não me engano, essa foi a segunda derrota em casa nesse Brasileiro) e o Palmeiras vinha com seu time reserva. Logo, um empate, como diria o Cuca, já estava “louco de bom”.

    E não é que jogamos muito bem e, ainda por cima, ganhamos? Diante de mais de 42 mil torcedores, o Verdão se impôs e, como você mesmo disse, anulou as principais jogadas do time de Recife.

    Isso mostra que o Palmeiras pode, sim, vencer o Cruzeiro nesta quarta. Empatamos com o Flamengo e vencemos o Sport diante de um cenário completamente desfavorável. Por que não acreditar que podemos fazer o mesmo diante da Raposa?

    Avanti Palestra! Scoppia che la vittoria è nostra!

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Olá, Valter.

      É claro que podemos vencer o Cruzeiro em BH, até porque nosso momento é um pouco melhor do que o deles.

      Mas não será fácil, pois a situação é simples: como um empate por 4 a 4 é praticamente impossível de acontecer, só nos resta a vitória.

      Então, teremos de buscar o jogo e jogar mais abertos, caso contrário empataremos e …

      Abs.

      P.S.: Se bem que na Copa do Brasil de 2004 empatamos com o Santo André/SP por 3 a 3 no Bruno Daniel e, no jogo de volta, ficamos no 4 a 4 em pleno Palestra…

  6. PAULO SERGIO

    Postei dias atras, após o empate com o Flamengo, que as vezes devemos ter a humildade suficiente para também jogar fechado,marcando muito, e anulando os pontos fortes do adversário.Disse que o Cuca tinha que deixar de lado o fator, melhor elenco, elenco milionário, favorito e saber quando preciso jogar “fechando a casinha”.Isso não é demérito algum até porque eu disse “as vezes”.Diferente do atual lider que faz isso “sempre”.No mais Luan vai se firmando ( voltando e lesão e ainda novo, muito a aprender)Juninho outro que aos poucos vai pegando confiança, um meio campo que temos que preservar, jogando fora sempre com 2 volantes com maior poder de marcação , e dar oportunidades para aqueles que pouco jogam , como Erik,Veiga, Keno( entra com mais frequencia),manter o Mayke mesmo com suas limitações na direita, e se jogar com 3 volantes como ontem pode deixar o Egidio na esquerda, enfim temos munição para ir em frente em todas as competições.Só precisam ter inteligencia da escolha certa para cada partida.

    • Márcio Trevisan

      Olá, PS.

      De fato, você cantou esta bola para todos nós.

      O único problema de agir como você explicou é que o diabo do time titular nunca tem uma sequência.

      Mas, pelo menos enquanto tivermos outras competições além do Brasileirão, e tomara isso permaneça até o fim do ano, acho que o melhor caminho será este mesmo.

      Abs.

  7. Grande Marcio.

    Hoje nao vou opinar, pois como nao tenho o maldito tal de premiere, fui jogar uma peladinha e tive uma gostosa sensaçao que o Verdão havia vencido o sport, e quando cheguei tava la 2×0 pro Palmeiras.

    Da-lhe Verdão!!!

    • Márcio Trevisan

      Então, Antônio, jogamos muito bem, bem mais do que eu esperava quando vi a escalação inicial.

      Como eu disse, soubemos neutralizar os pontos fortes do Sport/PE e em nenhum momento fomos sufocados.

      Eles poderia, claro, ter marcado pelo menos um gol, mas nós poderíamos ter feito pelo menos mais dois.

      Abs.

  8. Ô Márcio, aumenta dois pontos para cada um aí pô. Uma vitória dessas , ainda mais contra esse timinho do Xport que se acha grande… Rsssss. E dá-lhe Verdão.

    • Poxa, #sejamaisbonzinho

      Kakakaka, l os reservas precisam deste incentivo.

    • Márcio Trevisan

      Fala, Tadeu.

      Eu não aumento as notas e nem melhoro as avaliações, mas você pode fazê-los.

      Aproveite o espaço e torne pública sua avaliação de cada profissional do Verdão após a vitória de ontem.

      Abs.

  9. Antonio Manara

    Vitória perfeita, parece que o Cuca esta encontrando o caminho das pedras.

    • Márcio Trevisan

      Manara: Deus queira que vc esteja certo, pois se não eliminarmos o Cruzeiro/MG nesta quarta-feira a crise estará de volta.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>