JAIL”SÃO”

Goleiro retoma posição, pega até pênalti e evita derrota do Verdão no Rio

Quando Fernando Prass se contundiu durante a fase de preparação da Seleção para as Olimpíadas, confesso que temi uma possível perda do título do Campeonato Brasileiro – afinal, o goleiro era, de longe, o melhor do País naquela altura e seus reservas, Wagner e Jaílson, ainda não haviam sido efetivamente testados. Como sabemos, meu temor era infundado: se o primeiro suplente de fato fracassou, o segundo agarrou a posição e terminou o ano não apenas como campeão brasileiro, mas também como o melhor goleiro do Brasileirão.

Pois bem: hoje, quando tomei conhecimento de que Jaílson (que, aliás, hoje completa 36 anos!) havia conquistado a posição, nada temi. Agora, todos sabem a qualidade que este goleiro possui e, com certeza, mesmo que venha a falhar vez ou outra na maioria das partidas ele se sairá muito bem. Exatamente como aconteceu hoje, diante do Flamengo/RJ: graças principalmente a ele, o Palmeiras obteve no antigo Estádio Luso-Brasileiro, agora rebatizado Estádio Ninho do Urubu, um empate que pode ser comemorado como se vitória fosse.

Totalmente dominado no primeiro tempo, o Verdão não conseguiu armar uma única jogada que fosse, sobretudo pela ausência de Guerra, cérebro do time poupado pelo técnico Cuca. Assim, o que vimos foi um massacre flamenguista, que abriu o placar aos 9 minutos e que só não ampliou o placar logo em seguida, e por várias vezes, graças a duas ótimas defesas de Jaílson.

Jaílson: brilhante. E ainda invencível no Palmeiras.

Rapidamente percebendo que o caminho era o seu lado direito, tanto que Pará foi o autor do gol, o clube carioca usou e abusou da fragilidade de Michel Bastos, a última esperança que temos (ou será que tínhamos?) para dar jeito em nossa lateral esquerda. Mas o jogador foi mal demais não apenas no lance do gol, quando deixou o limitado flamenguista totalmente livre, mas também no apoio, nos passes, na marcação de outras jogadas, enfim: em tudo.

Desta forma, o Palmeiras só poderia conseguir algo se tentasse os contra-ataques. E, pelo menos desta vez, eles saíram: foram apenas dois chutes a gol no primeiro tempo, mas ambos suficientes para que virássemos o placar – resultado que, além de surpreendente, era também injusto. Talvez por isso os deuses do futebol entraram em campo e apenas dois minutos depois levamos o empate, em nova falha de Luan (a terceira que resulta em gol adversário).

Se tomamos um vareio de bola nos primeiros 45 minutos, isso não poderia se repetir na etapa final. Daí entrou a mão de Cuca, que nesta quarta foi muito bem. Mesmo perdendo Willian Bigode por contusão e sendo obrigado a promover uma alteração, nosso treinador não pensou duas vezes e sacou também Bruno Henrique, já “amarelado”, colocando em campo Thiago Santos. Com isso, melhorou demais a marcação em nosso meio-campo, e jogadores fundamentais, como Éverton Ribeiro e Diego, simplesmente sumiram.

Por falar no craque flamenguista, ele somente apareceria na partida na hora da cobrança do pênalti, infantilmente cometido por… Michel Bastos, claro. Seria o gol que novamente colocaria o rubro-negro na frente e, quase com toda certeza, também lhe garantiria a vitória. Só que não: Jaílson foi perfeito, acertou o canto esquerdo e praticou uma grande defesa. Em outras palavras: não foi Diego que perdeu o penal; foi Jaílson que o defendeu. Daí em diante, coube ao Verdão tocar a bola quando foi preciso e contra-atacar quando foi possível – como já nos acréscimos, quando Borja colocou mais um gol perdido em sua já grande coleção de gols perdidos pelo nosso time.

Em síntese, amigo palmeirense: na verdade nem podemos reclamar deste empate. Aliás, muito pelo contrário: temos é de levantar as mãos ao Céu e agradecer pelo fato de em nosso elenco termos não um, mas dois excelentes goleiros.

Viva Jail”são”!!!

ANÁLISES INDIVIDUAIS

JAÍLSON – 8
EXCELENTE

MAYKE – 6
BOM

MINA – 6
BOM

LUAN – 5
REGULAR

MICHEL BASTOS – 3,5
PÉSSIMO

BRUNO HENRIQUE – 5
REGULAR

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

RÓGER GUEDES – 7
ÓTIMO

WILLIAN BIGODE- 6
BOM

DUDU – 6
BOM

CUCA – 6,5
MUITO BOM

Z

BORJA – 5
REGULAR

THIAGO SANTOS – 6
BOM

KENO – 5,5
SATISFATÓRIO

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

38 Responses to JAIL”SÃO”

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO: FOI FOI PERFEITO NA SUA ANALISE E POR ISSO, SOU SEU FÃ. ALIAS, APENAS MAIS UM NESSE UNIVERSO ALVI VERDE. VOU SER SINCERO, ESTOU RECEIOSO COM NOSSO TIME (E OLHA QUE SOU FANATICO, TENHO ATÉ TATTOO DO PALESTRA). SEI LA, NÃO CONSIGO ACHAR AQUELE “QZINHO” QUE ESTA FALTANDO. SERÃO AS INVENÇÕES DO CUCA? SERA A IDADE AVANÇADA DE ALGUNS? SERA A FALTA DE ENTROSAMENTO TECNICO? FALTA DE JOGADAS MAIS INCISIVAS? E ETC …

  2. Márcio na minha opinião o Cuca quis comprometer o Jaílson, todo mundo sabia que iria ser um jogo difícil, poderia ter colocado ele contra o Vitória, o Cuca deve ter pensado: agora coloco o Jaílson, ele vai mal e todos param de me encher o saco para tirar o Práss, mas acabou dando um tiro no pé, só quero ver agora!
    Se não fosse esse tal de Luan teríamos conseguido a vitória, esse cidadão já nos comprometeu contra o Cruzeiro e voltou a falhar ontem de novo.
    Minha nota é 10 para o Jaílson, 8 para o Roger Guedes, 0 para o Luan e 1 para o resto. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: vc está completamente errado.

      Cuca acertou em sacar Prass da equipe depois de uma vitória, pois assim não passaria a imagem de que estaria colocando a culpa nele.

      E se manter como titular até o final do ano só dependerá de Jaílson.

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Boa tarde, ai se não fosse o Jaílson, por sinal meus Parabéns.

    Valeu pela raça no segundo tempo, mais temos que melhorar e muito.

    Abraço.

  4. ANTONIO o VERDÃO

    * leia
    O melhor do brasileirão/2016

  5. ANTONIO o VERDÃO

    Grande Márcio!

    Alguém lá academia anda lendo nossos comentários, brincadeira. Mas há mais de 2 meses a imprensa, a torcida e o destino estavam pedindo a entrada do Jailson.
    Será que essa chance para o Jailson tem haver com a ainda não renovação do Prass?
    espero que não, vinha falhando, mas é um baita goleiro, só precisa de um pouco de banco e ter em seu encalço um melhor do brasileirão/2016.

    • Márcio Trevisan

      Verdão: não é brincadeira, não.

      Tudo o que escrevo e que vocês comentam aqui chega ao conhecimento da diretoria e da CT palmeirenses.

      Quem acessa nosso site há mais tempo já teve várias provas disso.

      Abs.

  6. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Cuca foi bem, sim, na volta do intervalo. Porém, em minha opinião, era nítido que, com BH e Tchê Tchê na volância, teríamos problemas. Era pra ter entrado com Thiago Santos. Enfim, teimosia!

    Faço um paralelo do jogo de ontem, com nosso jogo de quarta-feira passada: massacramos “eles”, mas não fizemos os gols, tomamos; ontem, fomos pressionados, e fizemos os gols; mas, fora as duas defesas do Jailson, sei lá, não sofremos, como a imprensa especializada gosta de dizer. O domínio foi deles… mas, quando tomaram o empate, deram uma recuada.

    E, cade que a imprensa especializada fez o mesmo comentário, ou seja, de que fomos pressionados mas não sofremos? De que, pela qualidade de nossos jogadores, buscamos a virada, fora de casa, contra um bom time?!?! O tal do “arana” foi até endeusado pelo lance do penalty… e o passe do Mina para o primeiro gol? E a jogada do ZR no lance do segundo?

    Precisamos melhorar, claro. Mas, sou mais PALMEIRAS!!!

    Abraços!!!

  7. O que realmente me preocupa, tem sido as falhas individuais.

    Jean, Prass, Dracena, Luan, F. Melo… até o Mina, para um time que almeja títulos, não pode cometer tanto erro grotesco.

    Quanto ao Borja… esses dias li o seguinte comentário:

    “O que o Borja fez em 2016, Dimba fez em 2003 pelo Goiás, foi o mesmo que o Josiel fez no Paraná Clube em 2007 e Damião no Inter”.

    Ou seja, um jogador limitado com uma temporada atípica.

  8. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio,

    Ontem fiquei até com saudades do Egídio, que medo. Mas ontem só não saímos com a vitória porque fomos assaltados na cara dura. A atuação deste árbitro foi terrível. Amarelou nosso time todo, fazendo com que perdêssemos a “mordida”, e apitava toda e qualquer vez que Diego e Guerrero desmontavam. Absurdo.

    • Márcio Trevisan

      Leo: permita-me discordar.

      Os cartões foram exagerados, mas o maior erro do árbitro foi a nosso favor, no início da jogada do nosso segundo gol.

  9. Em tempo
    Comoo cidadão que apitou o jogo, pulverizou o Palmeiras pra próxima partida, não seria a hora do Cuca colocar desde o começo Hyoran e Rafael Veiga contra o Sport em Recife ?

    • Márcio Trevisan

      Seria, Jair, mas acho que isso não irá acontecer.

      Parece que o time deve ser mais ou menos este: Jaílson; Mayke, Mina, Edu Dracena e Juninho; Thiago Santos, Bruno Henrique e Zé Roberto; Róger Guedes, Deyverson e Keno.

      Abs.

  10. Bom dia Márcio e amigos Palmeirenses!

    Pra começar cuidado com as palavras, senão vão tomar cartão amarelo!

    O que o xará do nosso goleiro fez ontem na partida foi simplesmente ridículo, nove cartões para jogadores do verdão. Cartões que em sua maioria não seria necessário, mas jogamos contra um dos times da CBF e da emissora mãe neh! Então o assoprador tinha que mostrar serviço, sem contar o quanto ele segurou nosso time no segundo tempo. Aí no fim do jogo vem o presidente mulambo dizer que sempre que joga contra o Palmeiras a arbitragem complica, desviando o foco da reclamação da torcida, piada.

    Falando do jogo, que bom ver que o Jaílson continua focado e jogando muito. Concordo com você quando diz que temos dois monstros para o gol alvi-verde.
    Achei da escalação inicial a entrada do Bruno Henrique equivocada, uma que depois do jogo contra os Gambás parece que ele descambou errar. Erra cada passe curto que dá medo, aliás, um treino de passes cairia bem para o Palmeiras, como erra…

    Concordo também que o empate não foi mal resultado, fora de casa vale bastante.

    Gostei do time no segundo tempo, quando povoou melhor o meio campo não dando tanta chance.
    Márcio, será que o Hyoran não merece uma chance no time, já que quase todos tiveram?

    Grande abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fagner.

      Sejamos sinceros: o árbitro exagerou nos cartões para o nosso time, mas também errou no lance do nosso segundo gol, pois Mina fez falta em Guerrero.

      Em relação ao Hyoran, concordo: só saberemos se está ou não pronto para jogar no Palmeiras quando tiver algumas oportunidades.

      Abs.

  11. Vamos lá !
    1º) Quantas vezes colegas palmeirenses vocês já ouviram e leram os jornalistas dizerem que “os torcedores são PASSIONAIS, agem pelo coração e não pela razão”.
    Pois bem, houve uma MANIFESTAÇÃO quase que unanime da torcida do Palmeiras pro Cuca tirar o Prass, que no mínimo estava tomando gols em bolas defensáveis e colocar o Jailson.
    Qualquer torcedor e JORNALISTA ESPECIALIZADO percebeu ontem que os reflexos do Jailson estão ANOS LUZ na frente do Prass.
    2º) Volto a bater na mesma tecla, a Diretoria de Futebol do Palmeiras, composta pelos Srs. Cuca, Alexandre (gastador) Mattos e Galiotti, devem fazer uma profunda análise, jogador por jogador do elenco atual visando a montagem do elenco pro ano de 2018, a saber:-
    2.1 Jogadores envelhecidos, com força física, velocidade e reflexos INCOMPATÍVEIS pra jogar em time de ponta a nível mundial, como eu penso o Palmeiras, ou seja Prass, Edu Dracena, Zé Roberto, Felipe Mello e o Incurável Arouca.
    2.2. Jogadores que estão tendo um declínio absurdo em 2017 em relação a 2016, Jean (o péssimo cobrador de penaltis, que esta semana pasmen, foi elogiado na 2ª feira num programa esportivo por um jornalista especializado que “jean era um ótimo cobrador de penaltis !!!!!! ), Tche Tche e o MARRENTO Dudu, que só joga e é VALENTE no Allianz Parque.
    2.3. Finalmente os PEREBAS, lá vai, Mayke, Fabiano, Egidio, Antonio Carlos Juninho, Eric, etc…
    2.4. Borja, primeira vez que menciono ele aqui, esta com problemas seríssimos de descontentamento, por causa de ……………. G R A N A . Segundo li em várias fontes seu salario é baixo em relação a quase todo o elenco do Palmeiras. O Problema é G R A N A , C A S H , V E R D I N H A S , A R A M E !

    Marcio estou falando que a Diretoria de Futebol tem que fazer uma análise profunda no elenco e NÃO DISPENSAR TODO MUNDO E MONTAR OUTRO ELENCO PRA 2018.

    OK ?

    Abraços de um grande admirador !

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Neste caso concordo com você, e pode estar certo de que isso acontecerá – e mesmo que vençamos a Libertadores de novo e o Mundial pela segunda vez.

      Obrigado pelo elogio.

      Abs.

  12. PAULO SERGIO

    Vejamos, poupamos Guerra e F. Melo, entramos na minha opinião com a formação errada.
    Embora o passe do Zé Roberto deu o 1º gol ,mas não teria entrado com ele.
    Sabidamente os meias e o ataque do Flamengo são os pontos fortes.
    Devemos sim e o Cuca vai ter que abrir mão disso saber neutralizar os pontos fortes dos adversários.Deixar de ser onipotente.
    Para mim ontem seria;
    Jailson( esse eu escrevo mais no final).
    Mina- Luan- Juninho
    Tche-Tche-T.Santos-B.Henrique-Dudu-M.Bastos
    Willian e Guedes.
    Porem entramos abertos, sem volante de contenção, sabendo que o forte do adversario são os meias , Ewerton, Everton Ribeiro e Diego…
    Tomamos um gol “sinistro” aos 8 minutos….um gol da sorte pois a bola rebatida poderia ter ido para linha de fundo, para o meio de campo e por um azar enorme foi para o meio da área sem que tivesse alguem naquele espaço…
    Mas mesmo assim viramos, jogando com a bola no chão, com gol trabalhado.sem os chutões do Sr. Fernando Prass..
    E só não saímos vitoriosos porque o Luan errou feio no gol do Guerreiro.
    E só não perdemos porque temos Jailson….
    JAILSON- chega de dar desculpas pela reserva do Jailson e desculpas pela titularidade do Prass..Chega de desculpas, temos que cair na real…
    Desde o inicio de 2017 o titular por justiça e mérito deveria do cidadão que fechou o gol ontem..FIM.

    • Márcio Trevisan

      PS: concordo.

      Já que não tinha Felipe Melo, que começasse com o Thiago Santos.

      Depois que ele entrou, o Flamengo não mandou tanto no jogo como no primeiro tempo.

      Abs.

  13. bom dia marcio grande resultado, uma pequena observação michel bastos naaaaaaaao um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Canuso: apostava muito em Michel Bastos.

      Até acho que ele merece outra chance, mas que foi mal, foi. E muito.

      Abs.

  14. Ola Márcio,

    Bem que poderíamos ter vencido, não fosse a displicência do Borja. Parece que esse não tem mais jeito né? Sobre nossas laterais, triste, mas vendo os demais times, parece que esta deficiência é crônica no futebol brasileiro…são bem poucos que se destacam. Quem vc acha que seriam bons nomes para futuras contratações? Abs.

    • ANTONIO o VERDÃO

      Ôpa.
      Vou “intrometer-me” nesta brincadeira.kakaka
      Serio, no Bahia tem um tal de Zé Rafael, ligeiro driblador e matador, pena ser um pouco fominha mas, mil vezes mais eficiente que o Borja. ainda no Bahia tem o Juninho, bom cobrador de falta e melhor ainda em chutes fora da área.
      O Cueva do São Paulo, poderiam assedia-lo, acho ele também um bom jogador.
      Laterais, seria bom olhar algum estrangeiro, pois no Brasil, não tem nenhum, vide que muitos times tem laterais estrangeiros.
      Por curiosidade, porque no não tem um mercado aberto a jogadores Africanos? pergunto pelo fato de na Europa ter sempre 3 ou 4 que aparecem super bem.Acho que o Palmeiras deveria dar uma olhada nisso.

      • Márcio Trevisan

        Verdão: você pode se intrometer o quanto quiser.

        Gostei da ideia de olhar para a África. O problema, no caso, seria o idioma, já que boa parte dos africanos fala inglês ou francês, o que facilita a ida para a Europa.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Pensando em 2018, vamos lá:

      LD – Marcos Rocha (Atlético/MG) ou Yago Pikachu (Vasco)
      LE – Diogo Barbosa (Cruzeiro/RS) ou Maxwell (PSG – França)

      Abs.

  15. Marcos Vinicius

    Faz tres anos que não temos lateral esquerdo. Ano passado e retrasado sofrendo com este horrível Egidio mas Alexsndre Matos nada. …..incrível

    • Márcio Trevisan

      E pode anotar, Marcos: lateral-esquerdo novo só no ano que vem, e olhe lá.

      Ainda acho que eles vão trazer de volta o Victor Luís, que está no Botafogo/RJ.

      Abs.

  16. Marcos Vinicius

    Prezado Marcio. Não era este jogo para o Cuca entrar com dois volantes de destruição à frente da zaga como Bruno Henrique e Thisgo Santos? Observando Borja em campo parece que ele está matracando,toma amarelo sem sentido, demonstrando claros sinais que está insatisfeito não com seu rendimento mas com os companheiros também .Abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Concordo contigo. Mas é que Cuca achou que o Michel Bastos daria conta da lateral esquerda, e aí todos viram o vareio de bola que levamos pelo setor.

      Em relação ao Borja, não sei se ele está insatisfeito com os jogadores, pois todos têm tentado ajudá-lo. Acho que nem ele sabe explicar o que se passa.

      Abs.

  17. Da gosto ver o Jailson jogar.

    Da desgosto ver o Borja jogar.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Ed.

      Como disse ao Manara, não sei o que acontece com o Borja.

      Abs.

      • Márcio, eu adoraria ver esse cara fazendo um monte de gol e nos mandando calar a boca. Mas infelizmente não vejo o menor sinal de reação nesse rapaz, pelo contrário, a apatia só aumenta a cada jogo.

        Abraços.

        • Márcio Trevisan

          Ed: vc tem razão.

          Mas aprendi uma coisa nestes meus longos anos de jornalista profissional: muitas vezes basta um fato para que tudo mude, para o bem ou para o mal.

          Imagine, então, que agora, com Bigode fora por mais de um mês, Borja ganhe mais chances e faça um gol importante, como o da classificação na Copa do Brasil ou na Libertadores. Talvez isso lhe sirva para dar o “star” e realmente dizer a que veio.

          De qualquer forma, tudo tem um prazo, mesmo que o investimento feito tenha sido enorme. Ou seja: ele precisa dar um jeito, caso contrário daqui a pouco vai retornar para a Colômbia ou ir jogar em um clube de terceiro escalão da Europa.

          Abs.

  18. Antonio Manara

    Concordo com vc sobre o pênalti defendido pelo Jailson, principalmente pelo batedor. Mas não concordo com que o Borja perdeu mais um ou dois gols. No preimeiro lance foi uma pancada e o Thiago praticou uma bela defesa que além dela fez mais duas defesas muito boas.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Manara.

      Eu não disse que ele perdeu dois gols – disse que perdeu apenas um, mas o gol que nos daria a vitória.

      Não sei o que acontece com ele, sinceramente. E domingo, que poderia ser titular, leva de bobeira o terceiro amarelo e não pegará o Sport/PE.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>