“LIE TO ME”

Goleada sobre o Vitória/BA não esconde os defeitos que o Palmeiras segue apresentando

“Mas como este Márcio Trevisan é corneteiro: o time vence por 4 a 2, está entre os melhores do Campeonato Brasileiro e ele diz no título da matéria que o time está mentindo pra ele. Ah, vai ser chato lá na Rua Turiassu!”.

Sei que deve ter sido isso, ou mais ou menos isso, que você pensou logo após acessar o nosso site e ler a manchete escrita em inglês em referência à famosa série da TV. Afinal, ganhar é sempre algo positivo e, se esta vitória foi por goleada e ainda por cima de virada, é sinal de que tudo vai muito bem, obrigado. Só que não: nosso time, meus amigos, apresentou os mesmos defeitos vistos nas últimas três derrotas seguidas que sofreu.

O primeiro é a incrível dificuldade de ajustar o sistema de marcação em nosso meio-campo. Não importa se jogamos com dois segundos volantes, se com um destes e um cabeça-de-área, se com um meia de armação ou se com um meia de aproximação (nos meus tempos chamado de “ponta-de-lança”): de qualquer jeito o adversário normalmente comanda o setor e nos cria não um, mas vários problemas.

E nem importa a qualidade deste oponente, visto que até um dos mais fracos times deste Brasileirão conseguiu isso. O Vitória/BA abriu o placar em uma jogada de contra-ataque, bobeou no fim do primeiro tempo e levou a virada, só não empatou no começo da etapa final porque teve uma enorme falta de sorte e mesmo quando já estava derrotada ainda teve forças para chegar ao segundo gol. Isso sem falar que acuou o Verdão em seu campo defesa por mais de 10 minutos ininterruptos, período no qual acertou uma bola na trave e só não teve um pênalti a seu favor porque o lateral Patrik preferiu seguir no lance a cair no chão. Isso sem falar na incrível chance desperdiçada por Neílton após um erro grotesco de Mina.

Dudu: faltou muito pouco para ser perfeito

Então, o Palmeiras só ganhou graças à sorte? Não, claro que não. É óbvio que a equipe teve seus méritos, como buscar incessantemente o empate e conseguir a virada ainda no primeiro tempo e, claro, graças à atuação de seu mais importante jogador. Dudu viveu uma manhã quase impecável: marcou dois gols, participou efetivamente de outro e ainda deu uma enorme força a Egídio na marcação, voltando várias vezes e desarmando os adversários. Foi uma atuação de excelência, dessas que podem lhe garantir o retorno à Seleção Brasileira. Na verdade, a sorte só deu as caras para o nosso lado no lance em que Mina sofreu o pênalti – sim, nosso zagueiro foi seguro pelo calção e também calçado por Wallace, mas a verdade é que no início da jogada foi ele quem cometeu falta no experiente jogador do Vitória/BA. Ou seja: se tivesse seguido o que diz a regra, o árbitro teria apitado lance faltoso a favor do time baiano.

No que diz respeito aos demais palmeirenses que participaram deste jogo, gostaria de destacar a ótima – e, por isso mesmo, surpreendente – atuação do lateral-direito Mayke (menos pelo gol que marcou e mais pela boa participação tanto defensiva quanto ofensiva), a segura partida feita por Edu Dracena e Guerra (este, porém, apenas no primeiro tempo) e a personalidade do jovem Róger Guedes ao chamar para si a responsabilidade de cobrar o pênalti quando o time ainda perdia a partida.

Mas sejamos o que nós, palmeirenses, sempre somos: otimistas. Acreditemos que esta goleada seja o ponto de partida para colocar nossa equipe de novo no caminho das vitórias e das superações. Só assim poderemos acreditar em bons resultados nos próximos três dificílimos jogos: Flamengo/RJ, Sport/PE e Cruzeiro/MG (este pela Copa do Brasil), todos longe de casa.

Que ao final das crônicas referentes a estas três partidas eu possa escrever “burn my tongue, Palmeiras!” (*). Em inglês ou em qualquer outro idioma.

(*) Queime minha língua, Palmeiras!

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6
  BOM

MAYKE – 7
ÓTIMO

MINA – 4,5
RUIM

EDU DRACENA – 6
BOM

EGÍDIO – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 5
REGULAR

TCHÊ TCHÊ – 5
REGULAR

GUERRA – 6
BOM

RÓGER GUEDES – 6
BOM

WILLIAN BIGODE- 5
REGULAR

DUDU – 9
EXCELENTE

CUCA – 6,5
MUITO BOM

MICHEL BASTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ ROBERTO – 5,5
SATISFATÓRIO

BORJA – 5,5
SATISFATÓRIO

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

17 Responses to “LIE TO ME”

  1. Tem que tentar ganhar do Flamengo simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !
    Por que se por MILAGRE ganharmos do Barcelona do Equador, vamos dar total PRIORIDADE pra Copa Libertadores da América.
    E ai vamos estar no abismo no Campeonato Brasileiro, vamos ter que fazer pontos pra ficar numa zona bem confortável, jogando com CRAQUES da estirpe de Mayke, Fabiano, Antonio Carlos, Juninho, Egídio, Bruno Henrique, Eric, etc…, ou seja, vamos ter que conquistar muitos pontos e ter que jogar o Campeonato Brasileiro com um bando de PEREBAS !

  2. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário caro Trevisan é a real situação do nosso Time, porém ainda acredito em uma recuperação, pois estamos nas principais competições ainda!!!

    O Cuca tem que de um jeito ou outro, unir o grupo e melhorar muito o sistema de jogar para disputar Títulos.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Agradeço o elogio.

      Não me parece que o grupo esteja pouco unido. O que acontece é que derrotas em sequência abalam qualquer ambiente de trabalho. Vamos ver se conseguimos sair pouco machucados dos próximos três jogos e, de repente, embalaremos de novo.

      Abs.

  3. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Márcio, relaxa, não há como te chamar de corneta ou rabugento kkkk… Todos percebemos que o time não jogou um primor de futebol ou algo perto de nos convencer e tranquilizar.

    Positivo a questão do MB acordar e pleitear um lugar na esquerda. É lá que precisamos e é lá que ele vai render. Parece, então, que ficaremos somente com o problema na direita, visto que com Borja, Bigode e Deyverson podemos ter brigas boas e motivação entre eles mesmos quanto à titularidade. E bom seria mesmo se Mayke mantivesse esse futebol, com Jean voltando no nível do ano passado… Enfim, acho que não é querer demais né?!

    Bom saber, também, que farão uma intertemporada mês que vem, quando de verdade o “bicho” começará a pegar. Assim, torço, o Cuca pode recuperar esse tempo perdido com treinamentos e criação de jogadas que nos levaram a ter tanto sucesso na última temporada!

    Quanto ao lance do penalty no Mina, não vi um “comentarista de resultados” mencionar a questão da falta dele no inicio da jogada. Somente afirmam que o lance é normal… que tivemos ajuda do árbitro… pôxa, as bolas do cara quase foram parar na garganta dele… hipócritas e dissimulados…

    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      A foto do calção do Mina sendo puxado só foram vistas após o jogo. Na hora, o que se vê é Mina dando uma gravata do Wallace e depois sendo derrubado por ele.

      Abs.

  4. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO, a vitoria não me convenceu tambem, mas ganhamos 3 pontos. Com o nosso Cuca fazendo suas invenções esta dificil de acertarmos uma escalação razoavel. Porque sera que ele não fecha com 11 titulares e deixam os reservas se matarem para ganharem espaço? Sou sincero, estou com medo dos proximos resultados da CB e libertadores. Não poderiamos ter perdido para “eles” no meio da semana em hipotese alguma, já estamos desacostumados a ser alvo de zoação e essa semana foi terrivel. Mas, o titulo da libertadores seria o maior presente para essa tão apaixonada torcida.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: Cuca ainda não definiu os 11 titilares porque não consegue definir os laterais titulares e nem o companheiro de Mina na zaga.

      Em relação ao seus temores, de fato na CB estamos em uma situação delicada. Mas na Libertadores não há com o que se preocupar. Pelo menos por enquanto.

      Abs.

  5. Bom dia, Marcio.

    Vou tentar repetir o que disse um comentarista que participava da transmissão do jogo:

    “A partida está divertida. Uma pelada de fim de semana, nem parece jogo de série A do campeonato Brasileiro. São dois times que não possuem nenhum esquema tático e que tentam chegar à meta adversária na base do ‘bumba meu boi’. O Palmeiras tem mais posse de bola, mas não sabe o que fazer com ela. Tem jogadores previsíveis, como Tchê-Tchê, que não fazem nada além de tocar a bola de lado”.

    Este é o resumo perfeito do que é o Palmeiras de hoje. Sem esquema tático, sem criatividade e previsível. Parabéns ao Dudu, que fez uma das melhores partidas desse ano.

    Que chegue aos ouvidos do Cuca a necessidade urgente de se colocar o Michel Bastos na lateral esquerda. Ele já manifestou em entrevista ontem que não concorda em ficar no banco e é muito mais jogador que o Egídio.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: tenho pra mim que Michel Bastos será o dono da lateral esquerda nas três próximas partidas, pois todas serão fora de casa e precisaremos de um jogador que marque melhor do que o Egídio.

      Abs.

  6. Vitória em cima de um time fraquíssimo e mesmo assim tomaram sufoco. E o que tá acontecendo com o Mina hein ??? De repente o cara que jogava com técnica e segurança tá parecendo um cabeça de bagre estabanado. Quero ver quarta feira contra o Flamengo.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: para mim está liberado demais pelo Cuca para atacar.

      Aí, quando volta, não tem mais tanta perna.

      Abs.

  7. Concordo com o Trevisan, com o Heitor e o Maciel. Vitória que não convence e com os mesmos erros de sempre!

    • Márcio Trevisan

      Então, Bergo, meu medo são os três próximos jogos, todos fora de casa (um deles pela Copa do Brasil,o qual teremos de vencer de qualquer jeito).

      Será que o time tem força suficiente para tanta coisa?

      Abs.

  8. Como eu disse aqui quinta feira, vitórias em cima de time galinha morta não me convence, e ainda conseguiu levar dois gols de um time ridículo.
    Minha nota é 1 para todos. abraços.

  9. Márcio, também não me iludo com essa vitória (obrigatória),nosso time continua fragilíssimo em todos os setores além da evidente questão emocional que só será resolvida com sequência de vitórias.
    Prá cima dos urubús !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Heitor.

      Se ganharmos do Flamengo/RJ, será ótimo para nós. Mas também para “eles”.

      Eis a dureza…

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>