COM A CARA – E O FUTEBOL – DO CORITIBA/PR

De camisa nova - e feia -, Palmeiras perde mais uma e vê chances do deca diminuírem ainda mais

Uma das razões que fazem o futebol ser o esporte mais popular do mundo é que nem sempre a lógica prevalece e, mais ainda, o que parece estar mais do que decidido acaba não acontecendo. Por isso, afirmar categoricamente, quando ainda faltam 26 partidas, que o Palmeiras está fora da briga pelo decacampeonato brasileiro, é muito perigoso, pois a chance de isso acontecer ainda existe.

Existir, existe, mas é tão pequena que nem deve ser levada muito em consideração. Com os 3 a 1 que o Verdão (se bem que, quando vi o time em campo, juro que pensei que era o Coritiba/PR) levou há pouco do Cruzeiro/MG (e, claro, diante de outros resultados desta rodada, parece-me claro que o objetivo, neste ano, será ficar entre os seis primeiros e garantir uma vaga na próxima Libertadores – isso, claro, se tal feito não for obtido com a conquista do título desta edição do torneio continental.

Mina foi o único do Palmeiras a realmente jogar alguma coisa

O amigo internauta que, sei bem, acessa não somente este site, mas vários outros, neles lerá uma grande quantidade de desculpas por mais este tropeço: o time está cansado da viagem ao Equador, nosso bom time não teve tempo para treinar, jogou desfalcado de alguns titulares, não tinha boas opções no banco de reservas, e por aí vai. Mas a verdade, meus amigos, é que o nosso bom time é… Apenas um bom time.

O mesmo encaixe que vimos no ano passado não aconteceu neste ano, e como já estamos em julho nem sei se ainda irá acontecer. Muito provavelmente porque a Libertadores é o objetivo principal – e é assim mesmo que deve ser –, o grupo não conseguiu dar ao Paulistão e não vem conseguindo dar ao Brasileirão a mesma atenção e, principalmente, a mesma dedicação. O pouco que lhe sobra destas duas ações o Palmeiras tem aplicado na Copa do Brasil.

Além disso, é inegável que na montagem do elenco deste ano alguns erros foram – e continuam sendo – cometidos. O Verdão tem sérios problemas em ambas as laterais, e não consegue corrigi-los de jeito nenhum. Nosso ataque, que tinha quatro centroavante, hoje só tem um, que além das dificuldades de adaptação ainda por cima parece envolto numa espécie de inferno astral (nesta semana, quase teve de ser operado devido a problemas abdominais!). Nosso melhor jogador, que tanta falta nos faz quando não joga, quase perde o filho de 3 anos de forma trágica.

Tudo isso atrapalha muito a equipe que, quando se vê vítima de erros individuais (como os dois que Luan cometeu neste domingo e que resultaram em gols da Raposa, ou os três gols que Prass tomou, todos ao menos defensáveis), não consegue ter forças para reagir. E aí perde o jogo, vê o líder se distanciar cada vez mais e as chances de título neste Brasileirão se aproximarem cada vez menos.

A única situação que me dá um pouco de esperança, prezado internauta, é que o Palmeiras não perde três partidas seguidas desde março de 2016. Ou seja: aumentam consideravelmente as chances de quarta-feira irmos dormir com a sensação de pelo menos termos atrapalhado um pouquinho a vida “deles”.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 5
  REGULAR

MAIKE – 4,5
RUIM

MINA – 7
  ÓTIMO

LUAN – 3,5
PÉSSIMO

EGÍDIO – 5
REGULAR

BRUNO HENRIQUE – 5,5
SATISFATÓRIO

TCHÊ TCHÊ – 4,5
RUIM

ZÉ ROBERTO – 5
REGULAR

RÓGER GUEDES – 6
BOM

WILLIAN BIGODE- 6
BOM

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO

CUCA – 6
BOM

MICHEL BASTOS – 5
REGULAR

KENO – 4
MUITO RUIM

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

46 Responses to COM A CARA – E O FUTEBOL – DO CORITIBA/PR

  1. “é inegável que na montagem do elenco deste ano alguns erros foram – e continuam sendo – cometidos”

    Você resumiu toda a atual fase do Palmeiras.

    Eu não consigo compreender esses erros, Eduardo Batista e sua incompetência, Fabiano e Mayke, a dispensa de todos os centroavantes e nenhuma contratação pontual.

    Sempre que precisamos de um jogador para uma determinada posição, parece que os únicos “reforços” são jogadores reservas do Cruzeiro e algum outro time do Paraná.

    E quando resolvem gastar, é com porcarias do fluC, ou ex jogador, que não faz uma temporada boa por um time grande desde 2011.

    Se estamos com o caixa tão recheado, pq não gastar com um Marco Ruben, um Otavio, um Cazares…. ou até mesmo um Tevez.

    Complicado…. mas acho que o que vier em 2017, vai ser lucro.

    • Márcio Trevisan

      Chagas: com certeza erros aconteceram.

      Abrir mão de três centroavantes e não contratar nenhum foi grave, mas contratar Maike não tem explicação.

      Abs.

  2. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Palmeiras, “eles”, urubus, grêmio, Santos o que tem em comum? Nada. Semelhanças apenas a tabela de classificação do Brasileiro. “Eles” e a turma do cheirinho estão preocupados somente com o Brasileiro e os gambás acho melhor algum órgão estudar, pois, não é possível passarem de 10 rodadas na liderança. Bom, essa invencibilidade acabará em poucas horas. Nós, sardinhas e Grêmio somos os que mais ambicionam coisas, estando todos fortes nas 03 frentes!

    Independentemente do tamanho e qualidade do elenco que temos, é desumano exigir perfeição em cada partida disputada. Pôxa, nos últimos dias buscamos um empate contra o Cruzeiro num jogo épico. Batemos o até então vice líder num jogo reserva x reserva, onde sobramos – o que atesta que nosso elenco não é tão ruim quanto a imprensa nos quer fazer crer. Um jogo atípico no Equador – primeiro tempo de campeão, segundo de XV de Jaú. Ontem, em minha opinião, parecia que jogávamos em nossa Arena. Totalmente injusto o placar do jogo, principalmente, outra vez, no primeiro tempo.

    E não nos esqueçamos que fomos roubados em duas penalidades.

    Portanto, sinceramente, prefiro que estejamos passando por estes perrengues, vivos em todas as competições, protagonizando jogos como o último pela Copa do Brasil, do que só cumprindo tabela no Brasileiro, ou, pior ainda, lutando contra rebaixamento já de largada como num passado nada distante.

    Às vezes, é entender que esporte não é uma ciência exata. Não significa porque temos dinheiro saltando pelos cofres; elenco vasto e experiente; melhor gestão de futebol; que isso se reverterá em títulos. São só incrementos a mais. Porém, do outro lado existem 11 caras também defendendo o seu.

    Hoje lendo nossa torcida e assistindo a programas esportivos, parece que o que sobram são cavaleiros do apocalipse. Já saímos da Libertadores, da Copa do Brasil e estamos disputando com “elas” uma vaga pra escapar do rebaixamento. Gastamos tanto em contratações que o clube já deve salários, luz e água!!!

    Coisa de doido! Ops… de palmeirenses!!! kkk

    Abraços!

  3. Ah e quanto a camisa….Meu Deus !!! Meu Deus !!! Meu Deus !!!

    • Márcio Trevisan

      Acho que Deus não tem nada a ver com esta camisa, Ed.

      Ela parece ser coisa do Capeta – Rs!

      Abração.

  4. E podem me xingar mas vou dizer: estou torcendo muito pra que não ganhe a Libertadores. Primeiro que esses jogadores não merecem e segundo que não to a fim de passar humilhação no mundial. Que esse ano acabe o mais rápido possível e que a Tia Leila enfie o dinheiro dela naquele lugar.

    • Márcio Trevisan

      Ed: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

      Preferir não ganhar a Liberta apenas porque tem medo de levar uma goleada do Real Madrid/ESP no Mundial é o mesmo que fazer greve de fome porque se tem medo de fazer cocô.

      Rs!!!

  5. Eu não tenho mais estômago pra assistir esse time. Abraços.

  6. ANTONIO o VERDÃO

    Grande Márcio!

    É meu amigo, o cuca voltou se achando o cara. Na teoria temos um time melhor que do ano passado, mas a questão do time deste ano é que por terem sido campeões, eles acham que podem ganhar a qualquer momento de qualquer time.
    Não critico o Prass, mas começo a concordar que Jailsão merece uma oportunidade, Prass pode estar cansado, mesmo em jogos em que foram poupados jogadores “importantes” ele foi um dos poucos que atuou nestes jogos.
    O Cuca não estar dando chances a jogadores como Hyoran e Rapha Veiga.
    Parece que o Egídio começou a melhorar, não tanto como gostaríamos, mas me parece menos faltoso e mais apoiador cruzando melhor. Partindo disso, coloca o Michel Bastos jogando pelo meio no lugar do Zé Roberto com o Egídio na lateral, e veremos que o Michel B. rende mesmo pelo meio como ele propio alega.
    Com este time já ficou claro que não levaremos esta caneca pra casa, pior ainda, é ver Flamerda e Gambás despontando como favoritos. Que pelo menos de consolo o time “delas” seja rebaixado e futebolisticamente falando… ficarei um pouco mais feliz.

    Abraço Márcio.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Verdão.

      Michel Bastos quer jogar pelo lado direito do meio-campo, ou seja, no lugar de Guerra. Aí, não vai dar.

      Ele teria é de aceitar jogar na lateral esquerda, onde aliás começou.

      Quanto ao Prass, de fato Cuca poderia ter lhe dado uns dois ou três jogos de descanso.

      Abs.

  7. Bom dia!

    Time mais rico do Brasil passando vergonha! Triste!

    Deca? De 26 rodadas precisamos ganhar 20…..

    • Márcio Trevisan

      Um pouco menos, Jancer: temos 19 pontos e, com 76, o título pode ser garantido.

      Portanto, faltam-nos “apenas” 57.

      Abs.

  8. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom seu comentário caro Trevisan, porém temos falhado, quando não deveria!!!

    Acredito que vamos lutar para ficar entre os 04 primeiros no Brasileirão, precisamos melhorar muito para tal!!!!

    Agora no mata- mata só a vitória interessa, o Cuca tem que conversar com o Elenco e tirar quem não esta rendendo.

    Desculpe o desabafo.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Agradeço o elogio.

      Não tem por que se desculpar – o espaço aqui é todo seu.

      Abração!

  9. Bom dia Ilustres!

    Minhas considerações para essa partida se resume em três lances, um no Roger Guedes, outro no Mina e em nosso goleiro que não vive boa fase. Duas penalidades não assinaladas sabe-se lá porque, até então o time vinha controlando o jogo.

    Tenho em mente que acontecimentos como esses atrapalha a concentração de qualquer um, se eu em casa fico puto vendo tal sacanagem, imagina quem ali está.

    Tomar um gol de linha e fundo em bola perdida não é admissível, falhas acontecem, porém tem sido uma constante.

    O fato é que nosso bastidor é muito fraco, nosso presidente é um bundão. Tanto que está viajando e segundo informações está na Europa, isso me lembra um tal presidente que usava a camisa do Chelsea em eventos do clube e que rebaixou nosso time em 2012.

    De nada adianta ser o time mais rico, com maior patrocínio e “melhor elenco” se não jogar nada como tem acontecido.

    E vou além, existe algo contra o Palmeiras, não pode ser. Tenho 36 anos, posso dizer que acompanho desde 1990. sempre tem arbitragem tendenciosa contra o meu time. Na dúvida é sempre para o outro lado.

    Quanto mais gente colocam no campo, pior é a qualidade do trabalho…

    Me desculpem quem não concorda, mas não sou o único a pensar dessa forma.
    Abraços.

  10. O que conquistarmos este ano, até uma miserávelzinha vaga na Libertadores de 2018 é LUCRO ABSOLUTO !

    • Márcio Trevisan

      Jair: ainda não cheguei a este ponto, mas confesso que começo a temer que isso seja verdade.

      Abs.

  11. Gustavo Cantieri

    Bom dia, Márcio. A camisa é feia mesmo. Vi um comentário na internet onde a pessoa dizia que parece com a camisa do Atlético Nacional da Colômbia e completou dizendo que, quem sabe, agora o Borja joga. Rs. Mas a fabricante dos uniformes está castigando esse ano. A camisa titular verde também não é bonita. Eles tem que vender camisa todo o ano e ficam tendo essas ideias absurdas que não tem nada a ver com a camisa tradicional.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Gustavo.

      A culpa não é da fabricante, mas sim de quem aprova as camisas – ou seja: nosso presidente.

      Abs.

  12. Bom dia, Marcio.

    Nosso time esse ano, infelizmente, não deu liga. Fizemos até algumas boas contratações e até agora nosso time tem sido razoável. Criamos a expectativa de que teríamos um super time e isso não aconteceu. Aliás, considerando que nosso elenco está praticamente fechado, acredito que essa expectativa não se tornará realidade.

    Quando assisto super times da Europa que disputam 2 ou 3 campeonatos de alto nível COM OS MESMOS JOGADORES EM CAMPO e ganham mais de um deles vejo que estamos longe de ter o comprometimento e a seriedade de muitos atletas. Poupar? Descanso? Prioridade? Muito mi-mi-mi e pouco resultado.

    Respeito muito o Prass, mas tem falhado sistematicamente nos gols que temos tomado. Respeito muito o Zé Roberto, mas tem contribuído pouco em qualquer posição que tem jogado. Podem com certeza colaborar de outra forma que não necessariamente jogando.

    Incríveis 6 meses se passaram e não temos um time titular. Não temos entrosamento, pois a cada jogo temos um time diferente em campo. O Palmeiras é um time sem expressão. É apenas um forte mandante, e mais nada.

    Um abraço.

    Valter

  13. PAULO SERGIO

    Caros, nada é por acaso.Quem comete erros paga pelo seus erros.
    Isso é apenas uma critica construtiva pois sei que temos condições de reverter essa situação.Temos um bom elenco ( mau aproveitado), temos um bom treinado( já provou isso) e saúde financeira para não deixar ninguém descontente.
    Mas estamos errando.
    CUCA- vem errando na escalação e não ve dando espaço a quem deveria ter mais oportunidades.
    Ontem ele tinha que ter entrado com T.Santos , B. Henrique e Tche Tche..Tá jogando fora , fecha mais a casinha.Nessa são 2 jogos contra o Cruzeiro e 6 gols sofridos.
    Outra coisa , Zé Roberto apenas em alguns jogos.Está insistindo com ele demais, e não é o armador que precisamos.
    SE você tem o R.Veiga e Hyoran no banco porque não testá-los??

    PRASS- Eu sou meio suspeito a falar do Prass, pois não gosto da forma como atua.
    Péssima reposição de bola, sai muito mal do gol…só nesses ultimos jogos gols sofrido contra o Tucuman, Coritiba e Cruzeiro comprovam essa deficiência.
    Jailson foi muito bem no BR-16 e eu achei na época que por justiça deveria ter continuado.
    E a fase do Prass não é boa e o 3º gol de ontem foi de azar de goleiro em má fase.
    Temos agora uma sequência de 2 jogos em casa.
    Temos que garantir 6 pontos .
    Depois 2 jogos fora onde podemos beliscar uns pontinhos sim…
    Mas o time tem que jogar bola e hoje não tem demonstrado futebol para nos animarmos.

    • Márcio Trevisan

      PS: dos próximo quatro jogos pelo Brasileirão, três serão em casa e dois deles contra times mais fracos.

      Não tem conversa: ou soma 9 pontos ou pode começar a dar adeus às chances do decampeonato.

      Abs.

  14. bom dia marcio. a verdadae é que o cruzeiro é um time medio medio, e não conseguimos nem empatar, a verdade é que nosso tome é fraco esta é uma verdade que doi mas é verdade>Primeira medidas> trocar o goleiro, que está em ma fase,michel bastos nem pensar,e começar a colocar veiga, hioran, gabriel, e passar o roger guedes para centro avante um abraço

    • Márcio Trevisan

      Dizer que o Palmeiras é fraco é um pouco de exagero, acredito.

      Talvez não seja tão forte quanto se pensou que era.

      Quanto ao RG como centroavante, pode até ser tentado, mas creio que ele não tem porte físico para suportar o tranco e nem poder de finalização necessário à posição.

      Abs.

  15. Antonio Carlos Moraes

    A mais nova do Dudu agora, é querer bater lateral na área.

  16. Antonio Carlos Moraes

    O Dudu voltou de contusao e nao ganhamos mais nenhuma com ele jogando. Besiktas já.

  17. Imagina se fosse o Bruno que tivesse levado esses gols de hoje, será que a nota iria ser 5???
    Minha nota é zero para esse goleiro vesgo mão de alface e como eu disse outro dia quem gostar dele que o leve para casa.
    Zé Múmia só saber tocar a bola para trás, não arma uma jogada, outro dia eu disse que iriamos vencer quarta, mas diante do que estou vendo se conseguirmos um empate já será um milagre.
    Meu palpite para quarta feira é Gambás raçudos 2 x 0 Pipoqueiros frouxos. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Prass levou, no meu modo de ver, três gols defensáveis – não foram frangos, mas poderiam ter sido evitados mesmo diante dos erros cometidos pelo Luan no primeiro e no terceiro gols.

      Mas também fez duas boas defesas – daí a nota e a avaliação que lhe apliquei.

      E se a atuação fosse idêntica, Bruno receberia o mesmo tratamento. Assim, como Marcos, Velloso, Oberdan, Leão, Sérgio, Valdir, Gilmar, Nascimento, Jurandyr, Primo,…

      Abs.

  18. Oi Marcio, não há muito o que falar, o pouco que eu tinha em mente voce ja escreveu. Porém exemplificando no jogo do Equador começamos com dois laterais improvisados e o time foi muito criticado por isso, hoje contra o Cruzeiro começou com dois laterais de origem que também não funcionou, e terminou novamente com dois improvisados, por que haveria de dar certo?
    Falamos aqui na partida passada do Zé Roberto, que hoje novamente não deu resultado, então por que não entrar desde o inicio com o Veiga ou Hyoran? colocar eles no sufoco sempre quando precisa-se da vitoria é queimar o jogador.
    Além das carências há mexidas demais na equipe, penso que se o time não encaixa, a forma mais rápida ou a mais coerente é definir um time titular e seguir com ele em todas as partidas. Se estourar alguém paciência entra o substituto (não disseram que tem 3 times?), o que não pode é cada jogo é um time diferente, não vai encaixar nunca.

    • Colega Marcos concordo totalmente com o que você disse em relação a essa frescura de poupar jogador, isso não dá certo, o time não entrosa nunca, se eu fosse o treinador definiria um time titular e que se dane o resto, em 1992 ainda quando estávamos na fila os Bambis ganharam o mundial e vieram aqui e deram um coro na gente, esse negócio de canseira é conversa pra boi dormir. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Marcos.

      Concordo com você: RV precisde uma sequência semelhante à que teve Guerra, que só com o passar dos jogos começou a jogar bem.

      Creio que Cuca opta por outros jogadores porque acredita que se trata de um jogador muito jovem, mas pra mim quem está na chuva tem mais é que se molhar.

      Em relação à sua ideia de definir um time titular, também apoio. Afinal, daqui a pouco não vai mais ter três campeonatos em disputa para nós, certo?

      Por fim, nossas laterais só terão jeito quando contratarmos… laterais.

      Abs.

  19. Márcio,

    Você sempre ressalta que a prioridade do Palmeiras é a Libertadores, então, como explicar aquela atuação, no mínimo, ridícula no segundo tempo contra o Barcelona equatoriano. Time q prioriza uma competição, apesar de ter montado time pra disputar todas, não pode se dar ao luxo de ter uma performance tão fraca.Depois, até agora, tivemos extrema dificuldade de vencer até os mais fracos adversários, mesmo em casa. Gostaria de saber de onde vem, então, a sua certeza dita no post do jogo de Guayaquil, de que passaremos fácil pano jogo da volta.Acho que, a não ser que haja uma profunda mudança de atitude do time, até lá, teremos incríveis dificuldades para avançarmos na Liberta.
    Abcs….

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Hélio, não tem explicação a bola que – não – jogamos no segundo tempo em Equador.

      Ainda bem que dará pra reverter sem maiores problemas em 09/08, e a razão é simples: o Barça sul-americano é ainda mais fraco do que os outros três adversários que enfrentamos na Primeira Fase.

      Abs.

      • Márcio,

        Não creio q o Barça seja pior q os três times da nossa chave, pois caiu num grupo com o atual campeão da Liberta e outro q já a conquistou 4 vezes(O Estudiantes) e os super ou classificando. Ainda, venceu fora de casa tanto o Botafogo como o próprio Estudiantes.

        Abcs…

        • Márcio Trevisan

          Hélio: os caras são ruins de doer.

          Quem viu o jogo contra o Palmeiras percebeu isso em 5 minutos.

          Se não metermos pelo menos uns 3 a 0 neles na Arena temos mais é que ser eliminados, mesmo.

          Abs.

          • Márcio,
            Permita-me insistir no assunto.
            Não acho q o Palmeiras não tenha condições de até golear o Barcelona equatoriano, só disse e volto a insistir que devemos ter mudança de atitude em relacao ao segundo tempo do jogo de ida para passarmos por eles

          • Márcio,
            Permita-me insistir no assunto.
            Não acho q o Palmeiras não tenha condições de até golear o Barcelona equatoriano, só disse e volto a insistir que devemos ter mudança de atitude em relacao ao segundo tempo do jogo de ida para passarmos por eles e digo ainda mais: com atitude e organização creio q podemos vencer até o Real Madrid numa possível final de Mundial. Se o Inter do Gabiru ganhou do Barcelona de Ronaldinho e Messi, tudo é possível.Mas temos q ter Atitude e Organização para alcançarmos nossos objetivos no ano.
            Ainda, toda entrevista do Palmeiras após derrotas ouço dizerem que precisamos tirar essa partida como aprendizado. Ora, será que ainda não aprenderam que só com atitude e organização será possível vencermos os adversários sejam eles quem for.

            Abcs…

            P.S.: Como Vc diz que o espaço aqui é democrático e nosso, estou fazendo uso dele para expor minhas opiniões, respeitando sempre as contrárias.

  20. Opa. Ó eu aqui em primeiro ó. Caros amigos, sem centroavante não dá, o time fica acéfalo. Que venha o Diego Souza. Nas redes sociais os palmeirenses estão baixando a lenha no tche-2 e no Egídio, mas e o Dudu hem, pipoqueiro demais fora de casa. E quanto ao Prass, que estão descendo a linha também, eu concordo, que venha o Jailson. Hoje achei as notas do Trevisan muito altas no geral. Hehehehehe. Abraços

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: Prass não vive neste ano a mesma fase que viveu no ano passado.

      Mas não sei se um banco lhe seria benéfico. Talvez uma renovação contratual até o fim de 2018 seja o melhor caminho.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>