DERROTA DA COVARDIA

Medo de perder tirou a vontade do Palmeiras ganhar no Equador. E Cuca foi mal demais…

Mina foi um dos poucos destaques do Verdão em Guayaquil/EQU

Não uma, mas inúmeras vezes, utilizei este espaço para elogiar Cuca. Em minha opinião, está no mesmo nível de Abel Braga, do Fluminense/RJ, e abaixo apenas de Tite, com méritos o treinador da Seleção Brasileira. Justamente por isso, fico muito à vontade para imputar ao nosso treinador quase que a totalidade da culpa pela derrota desta quarta-feira, no Equador.

Aqui, enumero os erros que ele cometeu neste jogo:

1 – Escalação inicial: se perdeu Guerra de forma inesperada (aliás, que falta que esse cara faz ao nosso time!), que fizesse o óbvio – escalasse seu reserva imediato, Raphael Veiga. Mas, não: preferiu colocar Zé Roberto que, por ter de ajudar Juninho a todo instante na lateral esquerda, não conseguiu ser o armador que o venezuelano seria.

2 – Juninho na lateral esquerda: sei que temos enormes problemas nesta posição e que, por jogar o Barcelona/EQU, sobretudo pelo lado direito, precisávamos de alguém forte na marcação. Só que logo nos primeiros minutos do jogo ficou claro que o cara não iria dar conta do recado. Na etapa final, então, ele levou um vareio de bola, e só por milagres não levamos mais gols pelo seu setor. O correto teria sido sacá-lo já no intervalo, mas Cuca o manteve até o fim.

3 – Saídas de Zé Roberto e Dudu:  elas não se explicam e muito menos se justificam. Não que ambos estivessem jogando o fino da bola, mas também não estavam tal mal a ponto de serem substituídos. A entrada de Róger Guedes, que visou dar mais poder ofensivo ao time, acabou se tornando nula, pois ao mesmo tempo em que ganhamos um jogador de frente perdemos outro – afinal, sem ZR11, coube a Willian Bigode a missão de ajudar Juninho.

4 – Entrada de Michel Bastos: sim, ele deveria ter participado do jogo, mas não no meio-campo. Pela situação que vivíamos, a única posição em que poderia ajudar seria na lateral esquerda, justamente no lugar do improvisado zagueiro que veio do Coritiba/PR. Qualquer outra função, como a de substituir Dudu na armação, seria inócua, como acabou se confirmando.

5 – Saída de Borja: de fato, o centroavante não reeditou as duas últimas ótimas atuações. Mas criticar o colombiano nesta partida é fechar os olhos ao óbvio: ele só pode render se tiver alguém a municiá-lo. Ou seja: Borja precisa de um meia (Guerra, Veiga, Hyoran) que lhe dê passes ou de pontas (Guedes, Keno, Dudu) que lhe cruzem bolas. E o esquema que Cuca montou hoje não tinha nem uma coisa, nem outra.

Porém, apesar de tudo isso, estou convicto de que o Verdão e se classificará à próxima fase da Libertadores, e explico por quê: mesmo com nosso técnico tendo, talvez, a pior dentre todas as suas atuações no comando do nosso time, mesmo com toda a equipe acovardada no campo de defesa durante toda a etapa final, ainda assim só levamos um gol, após a bola ser duas vezes desviada e já nos acréscimos. Em outras palavras: dentro de casa, com o apoio de mais de 30 mil palmeirenses e com Guerra de volta, não vai dar para o time equatoriano.

Até porque não é possível que Cuca viva novamente uma noite tão catastrófica como a de hoje.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6
  BOM

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO

MINA – 6,5
  MUITO BOM

LUAN – 7,5
ÓTIMO

JUNINHO – 4,5
RUIM

THIAGO SANTOS – 6
BOM

BRUNO HENRIQUE – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ ROBERTO – 6
BOM

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

BORJA – 5
REGULAR

DUDU – 5
REGULAR

CUCA – 4
MUITO RUIM

RÓGER GUEDES – 5
REGULAR

MICHEL BASTOS – 4,5
RUIM

KENO – 4,5
RUIM

FOTOS:

MANCHETE: REUTERS
INTERNA: ASSOCIATED PRESS
DESTAQUE: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

49 Responses to DERROTA DA COVARDIA

  1. 6 times estão na nossa frente na Copa Libertadores em termos de resultados.
    River, Gremio, Lanus, San Lorenzo, Santos e Botafogo.
    O Atlético Mineiro esta na mesma situação do Palmeiras, futebol ridículo e péssimo resultado fora de casa.
    A Diretoria de futebol do Palmeiras, tem que começar a analisar com critério a situação de vários jogadores do elenco pra 2018.
    Jogadores envelhecidos e com velocidade e reflexos de ex-jogadores pra time de ponta a nível Mundial, ou seja, Prass, Zé Roberto, Edu Dracena, Felipe Mello e o INCURÁVEL Arouca.
    Jogadores em péssima fase ou declínio técnico INACREDITÁVEL, Jean, Tche Tche e o MARRENTO jogador que só joga pro time quando quer o SR. Dudu.
    Jogadores ruins de doer, Fabiano, Mayke, Juninho, Egídio, Eric e o Antonio Carlos aquela tralha que o Eduardo Batista trouxe da ridícula Ponte Preta.
    Tenho um juízo definitivo sobre o Palmeiras este ano.
    O QUE GANHARMOS É LUCRO ABSOLUTO !

    • Márcio Trevisan

      Jair: se mandarmos todos esses jogadores que vc citou embora teremos de montar um time completamente novo, como tivemos de fazer em 2015.

      Não é por aí, meu amigo.

      Abs.

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO, pensei exatamente como ti, ou seja, o medo de perder tirou a vontade de ganhar. O primeiro tempo foi bom, mas depois virou uma vergonha. Tenho certeza que aqui venceremos facil, mas já estou com medo das proximas partidas. O Cuca precisa deixar de querer ser o “mago” do futebol, inventa demais e escalou mal. Cade seus auxiliares?

  3. Márcio o segundo tempo foi ridículo e olha que os jogadores foram poupados contra o Grêmio, então canseira não é desculpa.
    Com relação ao Zé Múmia vou falar o que!
    Não seria melhor chamar o Ademir da Guia para ser titular?
    O nosso goleiro vesgo cada dia se supera mais, foi hilário ver a cara dele na hora que ele viu que a bola entrou no gol, não sai em nenhum cruzamento, e quando sai parece que está jogando peteca.
    Quanto ao Borja minha última chance será quarta feira, se esse cidadão não decidir a partida vou começar a pegar no pé.
    Ah deixa eu parar por aqui, fui dormir meia noite, aguentei zoeira o dia todo por causa desses jogadores frouxos e sem sangue na veia.
    Minha nota é zero para todo mundo. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: olha que se o Divino jogar uns 10 minutos que seja já pode garantir uma vitória pra nós.

      Digo isso porque vi Maradona com 105 quilos arrebentando em uma partida amistosa na Argentina.

      Abs.

  4. ANTONIO o VERDÃO

    Grande Márcio.

    O Cuca até escalou bem o time, porém o Juninho , Dudu e o Zé Roberto, foram péssimos ontem. concordo que o Cuca não queria que o time atacasse, mas chutar somente 2 bolas ao gol adversário é vergonhoso.
    como eu disse ontem, a Zaga tava boa, mas o ataque… (melhorou um pouco com a entrada do Guedes).

    Grande abraço Márcio.

    • Márcio Trevisan

      Antônio: Cuca, como eu disse, foi mal demais.

      Chegou a me lembrar o bigodudo que nos rebaixou à Série B em 2012.

      Abs.

  5. Luis Renato Maggio

    Boa tarde Márcio.

    Gostei demais da sua análise, foi perfeita.

    Força Verdão, vamos reverter esse resultado e nos classificar.

    Um abraço.

  6. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Percebo que alguns amigos cobram que o Palmeiras jogue o mesmo futebol do ano passado. A imprensa incute isso em nossas mentes, é fato! Mas, até por força profissional, quando eu faço comparações com nossas chances de títulos e tal, eu também analiso a questão dos adversários mais fortes. Então, me fiz estas perguntas: algum time joga o que o Palmeiras jogou ano passado? Algum time tem elenco como o Palmeiras ano passado? Se algum time perder 02 de seus melhores jogadores por umas 03 semanas, terá reposição imediata, tal qual o Palmeiras ano passado?

    Feito isso, eu respondo: aparentemente, a junção de todos esses fatores só o Flamengo tem. Ainda não joga o que jogamos ano passado, mas, neste ano, não nos é superior também. E não dá pra dizer que, hoje, os caras não possuem um elenco tão forte quanto o nosso! Aí eu coloco também CAM, Grêmio-RS e Santos. Estamos todos no mesmo nível de futebol apresentado, mas… temos mais garrafas vazias pra vender!

    Sobre o jogo, estava tão contente e orgulhoso da postura do time no primeiro tempo que até comentei com minha esposa: “se jogar todos os jogas assim fora, difícil este caneco não ser nosso esse ano”! Como sempre tem um “mas”, começou o segundo tempo…

    Quando soube da situação do desfalque do Guerra, também esfreguei as mãos: “pow, hoje teremos a chance de ver o RV começando e jogando na sua preferência”! Me decepcionou essa opção do Cuca. Menos pelo Zé e mais pelo RV.

    Quanto as laterais já disse: MB é a solução da esquerda e está no elenco. Vai fazer biquinho? Pergunta se quer voltar pra “elas”, então!!!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: ótimas as suas colocações.

      Mas, infelizmente, acho que o time “deles” também é favorito ao titulo do Brasileirão.

      Os caras estão em estado de graça.

      Abs.

      • Júnior Colletti

        Estado de graça que a Ponte começará a implodir e nós daremos de presente a crise na próxima semana. Crise que durará…

  7. Boa tarde, Márcio
    Este espaço, para mim, virou leitura obrigatória após cada jogo de nosso Alviverde. Então, como de costume, assino embaixo o que você escreveu.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sérgio.

      Muito obrigado. Fico muito feliz e honrado com seus elogios.

      Aproveite este espaço, que é de todos nós.

      Abs.

  8. Márcio, lembra quando outro dia eu comentei que estou ansioso por 2018 pra que façam uma reformulação nesse time ? Pois então, não é que eu ache que esse time não pode ser campeão, mas futebol bem jogado esqueça. Esse time não deu certo e se ganhar alguma coisa vai ser na base da sorte e da raça pois não encaixa os jogadores seja lá qualquer alteração que o Cuca faça.

    Juninho: chega a ser aberrante a ruindade desse zagueiro.

    Borja: desistam de tentar arrumar justificativa: esse colombiano é grosso.

    Prass: tudo bem que a bola desviou mas por favor né. Bola totalmente defensável.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: sou obrigado a concordar contigo.

      De fato, não reeditamos em 2017, pelo menos até agora, o futebol de 2016.

      Assim, se algum título vier, terá uma dose a mais de raça e sorte, com certeza.

      Abs.

  9. Leonardo Madureira

    Perfeito Márcio. Vim babando para deixar minhas críticas aqui, mas você abordou todas elas com o mesmo pensamento. Só uma coisa, no pouco que vi, gostei mais do Hyoran que do Veiga. Achei ele mais objetivo. Abraço

    • Márcio Trevisan

      Oi, Léo.

      Agradeço o elogio.

      É que RV é mais velho e mais experiente do que Hyoran. Mas talvez o garoto o supere e se torne um jogador melhor daqui a pouco tempo.

      Abs.

  10. heitor faílla

    Bom dia Márcio e amigos esmeraldinos ( antigo isso né? )

    Alguns pitacos ;

    – Diferença na direção E.Batista x Cuca até ontem = ZERO
    – Juninho = mais uma contratação furada : péssimo zagueiro / horrível como lateral
    – Fortunas em contratações mal pensadas e se esqueceram que no futebol de hoje sem
    laterais ( de verdade) nenhum time joga,por falar nisso não dá pra contratar o des-
    cobridor de talentos dos gambás ? como conseguem sempre ótimos laterais e zagueiros
    e o Verde com toda essa grana NADA ?????
    – Por último CUCA ; que tal trocar essa maldita calça vinho pela VERDE ( já deu!!)

    Em tempo : Márcio,assino embaixo do seu comentário

    • Amigo Heitor, outro dia pensei em comentar exatamente isso mas deixei pra lá. Que puta frescura essa calça vinho.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Heitor.

      Agradeço seu post e o elogio que me fez.

      Muito obrigado e escreva sempre.

      Abs.

  11. Roberto Alfano

    Bom dia, agora só a vitória interessa, tomara que sirva de lição, não da para contar com o Zé Roberto o tempo todo!!!!

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: não é só a vitória.

      Tem de ser uma vitória por dois gols de diferença.

      Mas a conseguiremos sem maiores sustos, estou certo.

      Abs.

  12. PAULO SERGIO

    Não achei ruim a escalação inicial.
    Juninho tinha feito alguns jogos nessa posição sem comprometer.
    Discordo da escalação do Zé Roberto.Poderia ter entrado com M.Bastos.Com certeza faria melhor a cobertura do Juninho que tinha sempre 2 jogadores no seu setor e o Zé convenhamos já não consegue acompanhar ninguém.
    Numa baixa de espirito do Luxa doa anos 90 voltaria do intervalo com um 3-5-2.( sistema que de maneira alguma é defensivo).
    Colocaria Mayke na ala direita e deslocaria Tche Tche para ala esquerda e colocaria o Guedes no lugar do Borja.
    Com 3 zagueiros seguros, dois alas rápidos e com boa recomposição, T.Santos E B.Henrique fechando o meio, com Dudu centralizado e William e Guedes à frente.
    Acho que no auge do Luxa ele surpreenderia o adversário com essa formação…

    • Márcio Trevisan

      Olá, PS.

      Sonhar que Cuca – ou que qualquer outro treinador brasileiro – possa reeditar o Luxemburgo dos anos 90 é sonhar demais.

      Abs.

  13. bom dia marcio, vou sr realista, este ano, nada do nada meia boca em todos os campeonatos, tomara que eu me engane, e tambem tem uma coisa , o segundo tempofoi uma vergonha , levando sufoco total de um tome mediano um abraçao canuso

  14. Discordo quanto ao Zé…. eu teria sacado ele junto com Juninho no intervalo.

    Zé merece um placa por tudo que fez no futebol, é um mito….. mas a idade chegou, ontem não conseguiu nem fazer a cobertura para o Juninho, errava todos os botes, sem falar que não acertou um passe no jogo.

    Borja…. sinceramente Marcio, o cara é limitadíssimo… ok, que ontem ele não recebeu nenhuma bola para finalizar, mas não conseguir dominar uma bola? Não conseguir fazer um passe decente?

    Por fim…… Cuca foi o real culpado. Faço das palavras do Edmundo, as minhas. “como que o Cuca não percebeu que no segundo tempo, o Juninho estava completamente perdido”.

  15. Marcio concordo que tudo que disse em sua analise, mas na minha opinião perdemos além dos erros da montagem de equipe com diversos jogadores fora de posição, e dos chutões e balões pra frente a começar pelo Prass que ainda persistem em todos os jogos, também pelas más atuações de alguns jogadores que em 2017 não merecem serem titulares.
    Tche Tche está péssimo este ano, tanto no meio onde é sua posição como na lateral onde também atua constantemente. Assim como Jean que sei que não jogou ontem mas ta igualmente ou até pior. Se vocês pegarem somente os últimos 5 minutos antes do gol o Tche Tche só fez bizarrice na intermediaria com o Roger Guedes, depois perdeu a bola tres vezes por errar passe de 3 metros e tomou bola nas costas nos acréscimos (como pode?), onde saiu a jogada dos caras que resultou no gol deles. Embora o gol foi de sorte, tava escrito que com o adversário jogando dentro da nossa área uma bola perdida, uma rebatida ou um chute despretensioso como o deles a bola acaba entrando uma hora ou outra.
    O Zé Roberto merece um busto, um jogo de despedida e o que quiserem, mas alguém tem que falar pra ele que chega, ja deu, não da mais. Com 43 anos jogando nos principais times e centros mundiais o cara me da um carrinho no meio campo, e se não fosse só isso repetiu por mais duas vezes, tinha que sair mesmo antes que saíssem com ele. E por ai vai, Borja que cada dia tem que ter um esquema pra ele, e o cara não se ajuda, e vai se queimando sozinho, Michel Bastos não deveria nem ter vindo no incio do ano, desde que voltou ao Brasil não fez nada que mostrasse a fama que tem, seja na posição que entra nada muda.
    O que digo é que além de cada jogo tem uma formação diferente, esquemas diferentes e surpresas diferentes tecnicamente jogadores dos quais não estão entregando o mínimo que ja vimos entregar, vai se tornando cada vez mais difícil esperarmos melhor sorte nos três campeonatos que ainda nos restam.

    • Márcio Trevisan

      Marcos: respeito sua opinião, mas ela me parece um pouco pessimista demais.

      É certo que não jogamos neste ano o que jogamos no ano passado, mas ainda é cedo para jogar a toalha nas três competições.

      Também acho que será difícil conseguirmos o título de qualquer uma delas, mas ainda não dá pra cravar que já perdemos todos eles.

      De repente, o time se acerta , a fase muda e as vitórias voltam de vez (se bem que havíamos vencido quatro das cinco últimas partidas…).

      Abs.

  16. Antonio Carlos Moraes

    Bom dia
    É irritante a dispersão de nosso melhor jogador, Dudu. Só joga quando quer.

    • Márcio Trevisan

      Concordo contigo, Antônio Carlos.

      Mas, mesmo não jogando bem ontem, sua saída foi mais um dos vários erros cometidos por Cuca. Sem ele, perdemos o pouco de jogadas rápidas que tínhamos pelo meio.

      Abs.

  17. Bom dia Ilustres!

    Não tem explicação para essa derrota!
    Como nosso time consegue dificultar o simples, sempre que joga contra equipes inferiores acontece isso.

    Acho que nosso treinador demorou muito pra mexer na equipe, e quando o fez errou.

    Bola pra frente e até o próximo sofrimento, quer dizer jogo. Rs.

    Abraço a todos.

    • Márcio Trevisan

      Fagner: o próximo jogo é com o Cruzeiro/MG, pelo Brasileirão, fora de casa.

      Os caras estão em crise e vão entrar morrendo pela vitória. Ou seja: chance de não vencermos é grande. E como “eles” certamente vão ganhar da PP em casa, a diferença de pontos deverá aumentar.

      Abs.

  18. Antonio Manara

    Hoje depois de me acalmar da decepção da derrota, vejo a possibilidade do time e o técnico terem entrado em campo emocionalmente abatidos. O trauma causado pelo acidente do filho do Guerra, onde seu desespero no hotel procurando notícias , deixou todo time psicologicamente abatido. Até o Cuca estava perdido, não sabendo o que fazer, quanto mais os jogadores que tem filhos pequenos. Procurei por notícias hoje pela manhã e até agora nada de informação sobre o garoto.

    • Márcio Trevisan

      Manara: Cuca disse que não, mas é claro que o problema do Guerra abalou o grupo.

      E é claro, também, que ele fez uma enorme falta ao Palmeiras.

      Em relação ao garoto, a família impediu a divulgação de boletins médicos, sei lá eu por quê.

      Abs.

      • Antonio Manara

        E verdade Marcio, eu tenho certeza que se o grupo tivesse notícias sobre o garoto, talvez mudassem de atitude.

  19. Jota Ferreira

    Ontem o Professor Pardal apareceu, perdeu os dois laterais, aquela Juninho é horrível, esse Borja foi o maior mico do nosso diretor, que só perde dinheiro, precisamos de uma lateral esquerdo faz tempo e só fica trazendo jogador de esquema, esse ano o Cuca está péssimo, precisa baixar um pouco a soberba, e parar de inventar.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jota.

      Foi o que eu já disse várias vezes: ou resolvemos o problema das duas laterais (com contratações ou mudanças) ou não iremos longe em nenhuma das três competições.

      Estou certo de que eliminaremos os equatorianos, mas e depois? Será que conseguiremos passar pelo Santos/SP? E se passarmos, será que teremos força nas semifinais, provavelmente decidindo fora de casa?

      É pra se pensar…

      Abs.

  20. Ola Márcio,

    Tudo bem? Não entendo essa teimosia do Cuca em não usar mais o Raphael Veiga. Era óbvio que ontem seria uma oportunidade de ouro, ainda mais depous do que mostrou no jogo anterior. Triste. Mas estou contigo, confio no poder regenerativo do time em casa na próxima partida. Só espero que a frustração do grupo não influencie a vontade nos próximos do Brasileirão. Abs.

    • Márcio Trevisan

      Não se preocupe com isso, Carlos, pois a equipe está ciente de que são competições diferentes.

      Em relação ao RV, infelizmente o Cuca não confia nele. Esta é a verdade.

      Abs.

  21. Bom dia, Marcio.

    O Borja foi muito mal ontem, de novo. O que você mencionou para ele render em campo (alguém para lhe servir, seja com cruzamentos ou passes de ligação) é o que todo centro avante precisa, não apenas ele. A diferença é que ele não busca o jogo, fica escondido esperando apenas “aquela” bola. Não está, nem perto, de ser o jogador que foi na edição passada da Libertadores e é figura ilustrativa em campo.

    Vou ser exigente no gol que tomamos. Concordo que a bola desviou algumas vezes, mas goleiro tem que usar os braços quando salta para tentar desviar a bola, não para amenizar a queda do corpo ao chão. Foi o que Prass fez ontem. Aliás, em diversas saídas em cruzamentos, teve mais sorte do que juízo, pois bateu roupa sem muita convicção de onde a bola iria parar.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Também achei que Prass deveria ter tentado a defesa. Ele com certeza não alcançaria a bola justamente por ela ter desviado, mas ficar olhando eu mesmo fico – não precisa de goleiro.

      Em relação a Borja, nos dois últimos jogos ele estava se dedicando bastante. Ontem, porém, voltou a ficar estático.

      Abs.

  22. Paulo Bergo

    Bom dia a todos!

    Na minha opinião o Cuca errou em tudo ontem, como o Márcio explanou muito bem. Enfim….mvem mais sofrimento por aí no dia 09/08.

    Abços

    • Márcio Trevisan

      Acho que não, Bergo.

      Não sei ao certo se a partida será na Arena ou no Pacaembu, mas independentemente disso eles não têm time para segurar o Palmeiras em São Paulo/SP.

      Abs.

  23. Antonio Manara

    Acho o Cuca muito teimoso em suas convicções, Me parece não ter confiança no Raphael Veiga, Hyoran, e na hora das substituicoes inverteu todo o esquema, mas também ninguém merece jogar futebol naquele pasto.

    • Márcio Trevisan

      Ok, Manara, o campo era mesmo ruim, mas com um pouquinho de medo a menor com certeza empataríamos.

      Faltou coragem, meu amigo, talvez pela certeza de que a classificação virá em Sampa.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>