ALTERNATIVO. E DE QUALIDADE.

Suplentes mostram talento, envolvem Grêmio/RS e provam que Palmeiras tem, sim, elenco

Com apenas dois titulares em campo – Fernando Prass e Zé Roberto – era de esperar que o Palmeiras apresentasse muito mais defeitos do que qualidades na partida desta fria tarde de sábado, no Pacaembu. Afinal, entrosamento é algo de que nem de longe dispunham os jogadores, e aí o “bate-cabeça” estava mais do que garantido.

Só que não. O time que Cuca mandou a campo mostrou ao também reserva Grêmio/RS, desde o apito inicial, quem era o dono da casa – muito embora o jogo não tenha acontecido na nossa. Toques rápidos, jogadas de efeito, constantes deslocamentos dos três homens de frente, que não guardavam posição, proximidade entre os três setores foram as principais qualidades apresentadas pelo Verdão. Acuados e atônitos, os comandados de Renato Gaúcho não tinham outra opção senão se livrar da bola do jeito que pudessem, pois nem mesmo contra-ataques eram capazes de armar.

Bruno Henrique teve uma boa estreia pelo Palmeiras

Toda esta superioridade poderia ter se convertido em vantagem no placar não fosse um erro absurdo e indesculpável do árbitro carioca Wagner dos Santos Magalhães, aquele mesmo que comemorou um gol do Flamengo/RJ na final do torneio estadual deste ano. A não marcação do pênalti em Egídio sob a alegação de que o palmeirense sofrera falta no início do lance é estapafúrdia, e a razão é simples: se isso aconteceu, por que ele não apitou? Porque acertadamente aplicou a vantagem. Quando o nosso lateral foi derrubado, já na grande área, tratava-se de um novo lance, e como tal deveria ter sido avaliado. Ou seja: o que o apitador fez foi dar sequência ao lance e, em seguida, voltar atrás. Erro infantil, que nem mesmo em campeonatos Sub-11 podem ser admitidos.

Mas voltemos à partida. Individualmente falando, gostaria de citar alguns atletas. Luan é, de fato, um ótimo zagueiro, tanto pela esquerda, onde está mais acostumados a jogar, quanto pela direita, onde jogou hoje. Seguro, técnico, sabe sair jogando e até lançamentos fez. Egídio conseguiu algo raríssimo em sua profissão: apresentar um ótimo futebol. Além de apoiar muito e com relativa qualidade, ainda evitou um gol em cima da linha. Bruno Henrique teve uma estreia bastante interessante. Sobretudo no primeiro tempo, mostrou que tem condições de ser o titular do time. Zé Roberto, de fato, não consegue mais atuar na lateral esquerda, mas no meio-campo ainda tem talento de sobra para mostrar. E, por fim, Borja, que de fato perdeu, de cabeça, uma ótima chance, mais que novamente se entregou em campo, lutou por todas as bolas, deu passes com efeito e ajudou demais nesta vitória.

Por outro lado, é claro que nem tudo foram flores. Muito embora tenha finalizado muito, o Palmeiras acertou pouco. Ou seja: de nada adianta ter maior posse de bola se isso não resulta em um maior volume de jogo, e de nada adianta ter um maior volume de jogo se isso não resulta em finalizações certas, ou seja, que pelo menos obriguem o goleiro adversário a trabalhar. Hoje, isso faltou, e não fosse o gol contra do tal do Machado poderia ter nos feito falta.

De qualquer forma, meus amigos, mais até do que mais uma vitória ou mesmo a permanência no G6 por mais uma rodada, o maior lucro do Palmeiras foi mostrar, principalmente ao próprio Palmeiras, que nós temos, sim, elenco. E que, justamente por isso, defini-lo com o substantivo “alternativo” só se justifica se ele for sucedido pela locução adjetiva “de qualidade”.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 5,5
  SATISFATÓRIO

MAIKE – 6,5
MUITO BOM

LUAN – 6,5
  MUITO BOM

JUNINHO – 5
REGULAR

EGÍDIO – 7
ÓTIMO

BRUNO HENRIQUE – 6
BOM

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

MICHEL BASTOS – 6,5
MUITO BOM

RÓGER GUEDES – 6
BOM

BORJA – 7
ÓTIMO

DUDU – 6,5
MUITO BOM

CUCA – 6,5
MUITO BOM

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

RÓGER GUEDES – 5
REGULAR

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

20 Responses to ALTERNATIVO. E DE QUALIDADE.

  1. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … OS DEUSES DO FUTEBOL JÁ ME AVISARAM QUE A INVENCIBILIDADE DELES ACABARA NA QUARTA FEIRA. ANOTA AI E COM GRANDE ATUAÇÃO DO BORJAS.

  2. Olá, Márcio e amigos!

    Sei que o Veiga está sendo preparado para o futuro, mas seria mesmo muito bom vê-lo mais vezes no time titular. A vitória foi magra, mas justíssima e o importante foram os 3 pontos.

    O Flamengo hoje para mim é mais preocupante que o time da marginal.

    Abços

    • Márcio Trevisan

      Bergo: preocupo-me com ambos.

      O time “deles” parece em estado de graça, e o Flamengo montou uma excelente equipe.

      Abs.

  3. Márcio essa palhaçada tem dia e hora para terminar! 12/07/2017, 21:45 hrs. abraços.

  4. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Queria ver o R. Veiga com mais oportunidades, a visão de jogo e cadenciamento dele são diferentes. Acho que não é exagero pensar nele no nível de Lucas Lima em breve.

    E, cada vez mais, dá uma sensação de tristeza em pensar que se tivéssemos a continuidade do Cuca esse time estaria voando, independentemente de peças. Mesmo com só dois titulares, ficou nítido que há padrão, entrosamento e, acima de tudo, confiança em si próprios e no comando técnico do elenco!

    Percebo nas redes um desespero de nossos amigos quanto à provisória liderança no BR dos gambás. E é justificável: mais pelo futebolzinho de time pequeno, retranqueiro, do que por méritos e plasticidade. Mas, tenho certeza que isso logo passará. Na virada do turno, se não perderem a liderança, estarão empatados. Não tem elenco pra suportar. Se essa fase se desse ao contrário, ou seja, nas últimas 10, 12 rodados do returno, aí, sim ficaria preocupado.

    Anotem: será uma delícia zoar com “eles” daqui há poucas rodadas quando tudo voltar à normalidade.

    Palmeiras, Flamengo, Grêmio e CAM, conforme forem saindo da Libertadores (coloquei Palmeiras em primeiro não como primeiro a sair!!!), pois, somente um destes chegará até a final, passarão a brigar lá encima. Não há comparação entre time, elenco, futebol jogado e ambiente com a gambazada.

    E, repetindo: se apequenarão cada vez mais! Não suportarão quando a conta da impressora chegar. Não terão mais o molusco e o cara de areia mijada pra salvar. A dívida vem crescendo exponencialmente semestre a semestre. Salários já estão atrasando… logo começará o migué dos jogadores!!!

    Abraços!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      De tudo o que vc falou, aliás acertadamente, um fato é ainda mais animador: direitos de arena atrasados.

      Quando isso começa a atingir o grupo como um todo, o desempenho cai quase que instantaneamente.

      Torçamos, pois, para que isso se dê o mais breve possível.

      Abs.

  5. Roberto Alfano

    Muito bom, em pontos corridos o que vale é a vitória seja ela simples, temos que estar grudado no G4.

    Agora é força total na próxima quarta- feira.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Verdade, Alfano.

      Mas, infelizmente, esta vitória sobre o Grêmio/RS acabou ajudando muito o time “deles”.

      Abs.

  6. Bom dia, Marcio.

    Podíamos ter ganhado com folga do Grêmio no sábado. Nos faltou um pouco mais de capricho nas finalizações.

    Vi seu comentário sobe o desempenho do time “deles”. Sinceramente, é inacreditável a incompetência de times como Palmeiras, Flamengo, Atlético/MG e Grêmio. Deixar um time medíocre como aquele liderar o campeonato da forma como vem liderando é assinar o atestado de mediocridade.

    Um time que tem Cássio, Pablo, Balbuena, Jô, Romero e outros tantos pernas de pau deveria estar, no máximo, no meio da tabela.

    Ainda há um longo caminho pela frente e espero que esse time mediano ocupe a posição que deveria estar ocupando, ou seja, do meio da tabela para baixo.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: como disse ao Tadeu, estou muito preocupado.

      No ano passado, todos diziam que uma hora o Palmeiras também iria tropeçar, só que isso não aconteceu na quantidade de vezes que se imaginava.

      Minha esperança, neste momento, é o excelente time que o Flamengo/RJ montou.

      Abs.

  7. Time pra Libertadores
    Prass, Tche Tche, Mina, Luan, Egidio, Bruno Henrique, Zé Roberto, Guerra, Dudu, Willian Bigode e Borja
    Reserva ou se alguém tiver problemas físicos:-
    Jailson, Maike, Dracena, Tiago Santos, Bastos, Roger Guedes e Keno

    A sorte esta lançada !

    • Fábio P. R.

      FM nem reserva??

      • Márcio Trevisan

        Oi, Fábio.

        Felipe Melo segue machucado e só voltará dentre de uns 10 a 15 dias.

        Mas, mesmo que estivesse bem, não poderia jogar – esta será a última partida que ele cumprirá da suspensão imposta pela Conmebol.

        Abs.

        • Fábio P. R.

          achei que ele estava falando do time definitivo para a libertadores. é que algumas pessoas têm bronca do FM…

    • Márcio Trevisan

      Jair: creio que o time será quase este que você sugeriu.

      A única alteração que, acredito, Cuca fará será colocar o Róger Guedes no lugar do Borja.

      Eu não a faria, mas acho que ele a fará.

      Abs.

  8. Opa. Ó eu aqui em primeirão novamente. E logo vai se o Palmeiras no brasileirão. No jogo de ontem o Verdão envolveu completamente o Grêmio mas realmente faltou as finalizações. Concordo com o Trevisan, o Egidio foi muito bem ontem, ufa, até que enfim. Abraço a todos e bóra secar os gambás.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu, salve!

      Acho que secar os caras não vai adiantar.

      No ano passado, o Palmeiras liderava o torneio após a 11ª rodada, mas com 22 pontos e apenas dois à frente do Inter/RS, vice-líder.

      Neste ano, “eles” lideram o torneio após a 11ª rodada com 29 pontos e com sete de vantagem sobre o segundo colocado, o Grêmio/RS.

      Na boa: começo a ficar muito, mais muito preocupado, mesmo.

      Abs.

      • Gustavo Cantieri

        Márcio, interessante notar que no ano passado, quando o Palmeiras passou a liderar, começaram os comentários pejorativos do “Cucabol” e de que o nível dos demais times estava muito baixo. Hoje, como o líder é outro, fala-se em “vitória da humildade”. Realmente temos de reconhecer que o time “deles” tem méritos e números expressivos. Mas também sabemos que o elenco foi montado com refugos e o treinador era a última das últimas opções. Acabou dando certo e o time encaixou. Mas tudo isso graças ao baixo nível do futebol brasileiro? Agora não. Agora ninguém fala isso.

        • Márcio Trevisan

          Olá, Gustavo.

          Vc está coberto de razão. A condescendência com o time “deles” é infinitamente maior entre meus colegas, mesmo dentre aqueles que por “eles” não torcem.

          Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>