NO CAMINHO DA MAGIA

Guerra tem atuação empolgante e começa a lembrar o conterrâneo que brilhou no Verdão

Quando vi a escalação inicial do Palmeiras, confesso que fiquei muito, mas muito preocupado. Afinal, entre lesionados, poupados ou ainda fora de forma física, Cuca não pôde escalar 11 jogadores, a saber: Edu Dracena, Jean, Zé Roberto, Felipe Melo, Moisés, Thiago Martins, Arouca, Bruno Henrique, Michel Bastos, Thiago Santos e Keno. E, vale lembrar, 5 destes, justamente os cinco primeiros citados, são titulares. Na hora, pensei: “Se não perdermos hoje, já estará de ótimo tamanho”.

Ocorre, porém, que não me ative a um detalhe importantíssimo: embora muito desfalcado tanto em campo quanto no banco, o Verdão tinha algumas figuras vitais atuando. Fernando Prass, Mina e, sobretudo, Guerra, conseguiram dar a coadjuvantes como Luan, Tchê Tchê, Juninho e, principalmente, Erik, força suficiente para dar à nossa equipe a consistência necessária não só para equilibrar as ações mas, em muitos momentos, também se sobrepor à adversária. Por falar nela, a verdade é que a Ponte Preta/SP também esperava uma vida mais fácil quando se deparou com um Palmeiras tão remendado, e acabou surpreendida por um time que priorizou, sim, a marcação, que se postou sempre atrás da linha da bola, mas que soube, sobretudo no primeiro tempo, utilizar com muita competência a velocidade e as jogadas de contra-ataque.

Erik: ótima atuação e toque genial de calcanhar para o segundo gol de Guerra

Na etapa final, é fato, faltou-nos pernas e, também, jogadores velozes no banco para mantermos o ritmo com o qual terminamos o primeiro tempo. Mas nem isso fez com que a Macaca conseguisse, pela menor fração de tempo que fosse, tornar-se a melhor em campo. Ao contrário: parecia a equipe de Gílson Kleina atada, inerte, impossibilitada de se desvencilhar da teia construída pelos palmeirenses.

E como conseguimos apresentar um futebol tão satisfatório mesmo jogando tão desfalcados? A resposta, meus amigos, se resume a uma única palavra, ou melhor, a um único jogador – ou, melhor ainda, a um único craque: Guerra. O venezuelano que começou capengando em nosso time, que cometeu erros que originaram precipitadas afirmações de que não servia, simplesmente acabou com o jogo nesta ensolarada, porém amena tarde de domingo em Campinas/SP. Nosso camisa 18, além de marcar dois gols com toques de muita qualidade, criou várias jogadas perigosas, deu passes precisos, fez lançamentos perfeitos. Foi uma atuação mágica, assim como muitas que o primeiro venezuelano que vestiu a camisa verde e branca nos presenteou inúmeras vezes.

Muito obrigado, Guerra. Hoje você matou um pouco das saudades que eu sinto.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6,5
  MUITO BOM

MAIKE – 4,5
RUIM

MINA – 6
  BOM

LUAN – 6
BOM

JUNINHO – 6,5
MUITO BOM

GABRIEL FURTADO – 5,5
SATISFATÓRIO

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM

GUERRA – 9
EXCELENTE

RÓGER GUEDES – 5,5
SATSIFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR

ERIK – 7
ÓTIMO

CUCA – 6
BOM

FABIANO – 5
REGULAR

DUDU – 5
SATISFATÓRIO

BORJA – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO

FOTOS: FÁBIO MENOTTI / AG. PALMEIRAS

 


22 Responses to NO CAMINHO DA MAGIA

  1. Júnior Colletti

    Bom dia amigos!

    Grata surpresa, em minha humilde opinião, a atuação do garoto Gabriel Furtado. Se houver calma na lapidação, que trio de primeiros volantes “modernos”: Felipe Mello, Thiago Santos e Gabriel Furtado!

    E os resultados positivos chegam, penso eu, numa fase crucial da temporada: mata-matas das Copas. Elenco não precisa se preocupar com a colocação no Brasileiro, neste momento, e consegue trabalhar focado em cada partida, conforme sua importância.

    Agora, aos amigos que estão preocupados com a liderança provisória “deles”: relaxem! Um raio já caiu este ano! Não cairá o segundo! Tem um elenco muito limitado. Dado a forma como jogam, ou seja, iguais aos times pequenos, daqui a pouco começará fase da “empatite”, e os verdadeiros candidatos abrirão. E, torço, se não nesta temporada, mas, na vindoura, começarão a amargar rebaixamentos e/ou as beiradas destes. Essa crise política, financeira, moral em breve passará ao campo! Anotem!

    Abraços!

  2. Gustavo Cantieri

    Márcio, interessante notar que no ano passado, quando o Palmeiras passou a liderar, começaram os comentários pejorativos do “Cucabol” e de que o nível dos demais times estava muito baixo. Hoje, como o líder é outro, fala-se em “vitória da humildade”. Realmente temos de reconhecer que o time tem méritos e númerose exp

    • Gustavo Cantieri

      Continuando: números expressivos. Mas também sabemos que o time foi montado com refugos e o treinador era a última opção. Acabou dando certo e o time encaixou. Mas tudo isso graças ao baixo nível do futebol brasileiro? Agora não. Agora ninguém fala isso.

  3. O Palmeiras fez o que tinha que ser feito, venceu aquele time medíocre de Campinas, se não tivessem entrado de salto alto na semi do paulista a história poderia ter sido outra.
    E mais uma coisa, depois que o papagaio falastrão se contundiu e foi suspenso o time cresceu de produção.
    Minha nota é 10 para todos. abraços.

  4. ANTONIO o VERDÃO

    Grande Márcio!

    E dá-lhe Guerra, deslanchou o homem…
    Falta o Borja, que acredito não ser ainda o tempo dele, embora minha paciência com ele já acabou, apenas não o xingo mas também não o amo (rsrsrs).
    contra o grêmio, pena não teremos Mina e Guerra, e ainda sem os lesionados, vixi!!! vamos sofrer nossa primeira derrota em casa(e única). No entanto já podemos disputar a Liberta sem se preocupar com a ZR do BR incomodando, e focar em cada competição sem outra pra atrapalhar.

    valeu Márcio

  5. O Borja poderia ter levado um 5 tranquilamente.

    Errou tudo que tentou, e aquele contra-ataque, em que ele “se esqueceu” da bola, mostrou que é um jogador limitado.

    Agora sei, como os Santistas se sentiram quando a caíram na realidade com o Damião.

    E nós compramos o Damião da Colômbia, ou seja, um jogador limitado, que graças a uma temporada atípica, enganou bem.

  6. Roberto Alfano

    Bom dia, muito bom, pena que perdemos o Guerra para o próximo jogo contra o Grêmio, mais temos elenco para suprir.

    Força Verdão estamos chegando.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Alfano.

      Como eu disse aí embaixo: Guerra e Tchê Tchê não deverão ser os únicos a ficarem de fora contra o Grêmio/RS.

      Devido à Libertadores, é quase certo que Cuca poupará outros titulares também.

      Abs.

  7. Bom dia Caros Palmeirenses!

    O fato é que estamos chegando, e podem ter certeza que tem gente que já deve estar se borrando…
    O bom da partida de ontem foi que jogadores do outro time acharam que toda vez seria como na semifinal do Paulista, coitados, quebraram a cara.

    Problema é a sequência que enfrentaremos agora e não ter o Guerra contra o Grêmio, mas Dudu já está recuperado e pode nos ajudar na armação.

    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fagner.

      Não será somente Guerra que ficará de fora contra o Grêmio/RS. Tchê Tchê também.

      Além disso, creio que o time será muito modificado, pois na quarta-feira seguinte teremos o primeiro jogo contra o Barça do Equador, e fora de casa.

      Abs.

  8. PAULO SERGIO

    Fica claro que o time nas mãos do Cuca vem evoluindo a cada jogo.
    Não está sendo fácil reconstruir o estrago feito pelo Nelsinho Junior..( kk)
    Meu unico senão é não dar oportunidades a jogadores como R.Veiga , Hyoran e principalmente M. Bastos…
    Veiga dez um excelente campeonato pelo Coritiba , fato que despertou a atenção da diretoria palmeirense.Não pode ter desaprendido.
    Hyoran seria uma aposta , mas para isso precisa jogar.
    Já M.Bastos vinha tendo boas atuações e não sei porque “cargas d´agua” foi para “geladeira”.
    No mais tudo caminhando bem..

    • Márcio Trevisan

      Olá, PS.

      Michel Bastos não foi relacionado porque está contundido.

      Em relação a RV e Hyoran, creio que a pouca idade está atrapalhando um pouco. Também gostaria de vê-los mais vezes em ação.

      Assim como queria ver Borja começando como titular pelo menos umas três ou quatro partidas seguidas.

      Abs.

  9. Que maravilha quando um jogador cala minha boca arrebentando de jogar bola. Parabéns Guerra. Presta atenção Borja, seu idiota burro. Tá perdendo a oportunidade da sua vida. Se tu soubesse o que significa fazer sucesso com a camisa do Palmeiras !!! Tá arrependido ???? É burro demais. Pergunte ao seu compatriota Rincon como ficou a carreira dele após ter feito sucesso no Palmeiras. Acorda seu burro !!!

    Abraços !!

    • Márcio Trevisan

      Bem lembrado, Ed.

      Após deixar o Verdão pela primeira vez, Rincón ganhou muito dinheiro no Nápoli/ITA e no Real Madrid/ESP, embora não tenha repetido o sucesso que teve com a nossa camisa.

      Abs.

  10. Fábio P. R.

    Achei o Gabriel Furtado uma belíssima surpresa, muito acima de meramente satisfatório, colocando o tal Cajá no bolso e dando passe perfeito que resultou em gol. E tem apenas 17 anos.

    Tomara que o Erik tenha acordado e passe a jogar o que sabe daqui para a frente. Que isso aconteça ao Borja logo.

    Luan foi muito bem, em pouco tempo formará a melhor dupla de zaga do Brasil com o Mina.

    Prass a muralha de sempre, parece que a má fase passou.

    E pra completar, Guerra foi magistral, e vem sendo o melhor do time há algum tempo. Quem sabe esquecem o Valdívia a partir de agora.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fábio.

      A nota e a avaliação que imputei ao menino, que realmente não foi mal, se devem ao fato de ele ter errado um passe no começo do jogo que por pouco não resultou em gol da Ponte Preta.

      Depois ele se recuperou e com certeza teria uma análise mais positiva se não tivesse sido substituído, precipitadamente em minha opinião.

      Abs.

  11. Oi Márcio,

    Tudo bem? Puxa, tive a mesma sensação. Grande Guerra. Pergunta: já que o Vitinho revelação é o cara, e que vai a Europa qq hora dessas, porque nunca o vemos jogar? Hj não seria o dia de colocá-lo no final e botar velocidade no jogo? Abs

    • Márcio Trevisan

      Oi, Carlos.

      Pelo seu ponto de vista, sim: o garoto é jovem e razoavelmente veloz.

      Só que ainda é muito “verde”, e a entrada numa partida complicada e não definida poderia colocar em risco o que vinha sendo feito.

      Abs.

  12. Dá lhe, amigos…..

    Vamos à caça “deles”. Confio no Cuca e no Palmeiras!

  13. Opa. Ó eu aqui em primeirão hem. Foi uma vitória maiúscula, mas a lamentar a choradeira dos pontepretanos depois do jogo. O goleirão dos cara falou tanta besteira que deu dó. Abraços. E que venha a copa do Brasil.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fernando.

      Chorar é um direito de quem perde.

      Tchê Tchê levou dois tapas na cara, não revidou e ainda foi expulso.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>