O QUE É QUE A BAHIA TEM? FESTA DO VERDÃO.

 Palmeiras, enfim, volta a jogar bem e a vencer. Será o início da volta à normalidade?

Meus amigos: confesso que nem no mais otimista de meus devaneios esperava uma vitória na tarde deste domingo. E muito menos que esta vitória fosse por goleada. E muito menos ainda que viesse graças a um ótimo futebol apresentado. Sim, pois por mais que estes 4 a 2 que o Palmeiras impôs ao Bahia/BA pareçam um resultado simples, a verdade é que eles apontam o que mais precisa um time que sonha com o decacampeoanto – um caminho.

Explico: mesmo cumprindo má campanha neste Brasileirão, vindo de uma derrota em um clássico regional, atuando fora de casa e diante de mais de 25 mil torcedores adversários, o Verdão não se intimidou. Ao contrário: desde o começo da partida impôs o seu ritmo, jogou no campo de ataque, criou boas chances e, com méritos, abriu o placar. É verdade que Keno não sofreu o pênalti, mas àqueles que preferirem salientar o erro de arbitragem e não a vitória do Palmeiras, basta lembrar os dois erros decisivos à nossa derrota na Vila Belmiro, no meio da semana passada.

Este bom futebol apresentado pelo Verdão teve uma importante participação de Cuca. Mal em alguns jogos desde seu retorno, hoje nosso treinador foi muito bem. Primeiro, sacou Tchê Tchê, em visível má fase, da equipe titular. Com isso, montou um meio-campo mais marcador, com Thiago Santos e Jean, o que liberou Guerra para a criação de nossas jogadas. Não à toa, o venezuelano foi, mais uma vez, um dos destaques do nosso time.

Keno: mais uma ótima atuação. E um golaço!

Nas laterais, desde sempre o maior problema da equipe, optou por dar mais uma chance a Maike e Egídio, pois ambos são muito mais apoiadores do que marcadores, e a saída de jogo pelos lados do campo seria uma ótima opção. O primeiro, embora não tenha jogado tão mal quanto em outras partidas, mais uma vez mostrou que não tem bola suficiente para ser titular; o segundo, reconhecidamente limitado, foi bem no apoio e, supreendentemente, também na marcação. Com isso, amenizou um pouco – mas só um pouco – sua situação.

Porém, a grande sacada de Cuca foram as constantes inversões no ataque. Guedes, Bigode e Keno até que guardaram um pouco suas posições, mas em nenhum momento do jogo nelas se fixaram. Com tais mudanças, o Verdão confundiu a marcação adversária, teve muito mais espaço para jogar e também foi por isso que chegou não só à vitória, mas também à goleada.

Será, então, que nossos problemas acabaram? Não, claro que não. Ainda temos muito a melhorar, sobretudo em nossa defesa. Parece que Juninho, por mais que se esforce, não é o nome ideal para jogar ao lado de Mina, dados os erros que mais uma vez cometeu – o do segundo gol do Bahia/BA, então, imperdoável. Se o companheiro do colombiano será Dracena ou Luan, que estreou bem, é uma das decisões que nosso técnico terá de tomar imediatamente. Assim como fixar Tchê Tchê na lateral direita.

Em resumo, amigo palmeirense: este mau começo de Brasileirão e a ainda incômoda presença na parte de baixo da tabela têm tudo para acabar em breve. Começou neste domingo, muito provavelmente ganhará novo fôlego no meio de semana e – por que não – poderá acabar no domingo que vem.

Atlético/GO e Ponte Preta/SP que nos aguardem.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 7
  ÓTIMO

MAIKE – 5,5
SATISFATÓRIO

MINA – 6
  OM

JUNINHO – 5
REGULAR

EGÍDIO – 5,5
SATISFATÓRIO

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

JEAN – 6
BOM

GUERRA – 7,5
ÓTIMO

RÓGER GUEDES – 7
ÓTIMO

WILLIAN BIGODE – 7
ÓTIMO

KENO – 7,5
ÓTIMO

CUCA – 6,5
MUITO BOM

REGULAR – 5
REGULAR

ERIK – 5,5
SATISFATÓRIO

LUAN – 6
BOM

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

33 Responses to O QUE É QUE A BAHIA TEM? FESTA DO VERDÃO.

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito bom tomara que acordamos agora, para não depender do returno.

    Só faltam mais 03 vitórias para brigarmos na ponta.

    Abraço.

  2. Márcio me lembrei de uma coisa, na minha humilde opinião a diretoria do Palmeiras deveria boicotar qualquer ida de jogadores do clube para o Fluzinho, toda vez que tenta contratar um jogador eles inventam uma desculpa, colocam um problema, me lembro do Tiago Neves, Scarpa e esse ridiculo do Richarlisson que graças a Deus já fez a sétima partida e não vem mais esse ano. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olha, Maciel, cada caso é um caso.

      O Tiago Neves chegou a assinar um pré-contrato com o Palmeiras, mas depois surgiu uma oportunidade melhor do Al-Hilal da Arábia Saudita e ele preferiu ganhar em dólares do que em reais – ou seja: neste caso, o Flu não teve nada a ver com o pato.

      Já em relação ao Scarpa e agora ao Richarlison o clube carioca apenas tentou manter seus melhores jogadores. Todo clube faz isso.

      Abs.

  3. Márcio não sei se agora é hora para o Dudu voltar, acho que o Cuca deveria dar sequência com o Keno, Guedes e Bigode e como você mesmo disse tentar recuperar o Borja, Dudu está enganando já faz um tempo.
    Quanto ao jogo vou falar o que? até o vesgo conseguiu ir bem. parabéns para todos pela vontade demonstrada. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: na quarta o Bigode não jogará, pois está suspenso.

      Assim, é certo que Borja será titular, e creio que ao lado de Guedes e Keno – Dudu deverá voltar somente contra a PP ou diante do Cruzeiro/MG, pela Copa do Brasil.

      Abs.

  4. Boa tarde, Márcio.
    O campeão voltou?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Sérgio.

      Cara: estamos 10 pontos atrás do líder.

      Acho que ainda não dá pra falar que lutamos pelo título.

      Mas ainda faltam 30 jogos…

      Abraços.

  5. Grande Márcio!

    Ando meio sumido, como dizemos aqui na Bahia “To na correria”.
    Mas sempre passo pra ler os coments, Maike e Juninho acham ainda que estão em times pequenos. aquela falha do Juninho no local onde aconteceu, parece coisa de menino pequeno dando os primeiros passos no futebol, ele falha muito e isso é em todos os jogos, bem como o Maike que só toca pra trás e não sabe cruzar.
    Assim como voce eu também não estava muito esperançoso do Verdão sair daqui com uma vitória não, que dirás uma por 2×4.
    Tão dizendo que o R. Guedes tá de malas prontas pra ir embora, é verdade?
    Marcio faça chegar este recado ao Galliotte
    “Devolve o Maike e trás o Rafa de volta”

    Obs: Coração a mil, ver meu time do coração, do estômago, dos rins, dos pulmões, da cabeça e das artérias jogando aqui e ainda ganhando!! Felicidades Mil.

    Abraço Márcio.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Antônio.

      De fato vc sumiu, e espero que não o aça mais – sentimos muito a sua falta.

      Não tenho informações sobre a possível saída de Róger Guedes, mas se for por um valor que compense acho que o Palmeiras não deve se opor. Até porque jogador de futebol, quando quer ir embora e não vai, começa a fazer corpo mole.

      Fico feliz que vc tenha tido a chance de ver o Palmeiras “in loco” e mais feliz ainda que tenha visto uma goleada palmeirense. A emoção é sempre muito grande.

      Abraços.

  6. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Interessante as demonstrações de controle de grupo e egos que o Cuca possui. Não hesitou em tirar Felipe Mello, Tchê Tchê e Borja da titularidade… em insistir e dar confiança para afirmação do Keno… Cara, nunca pensei em dizer isso, mas, Dudu deve voltar numa rotação muito maior da apresentada no inicio da temporada, ou, sua batata vai assar…

    Pena que nosso goleiro é frangueiro, mão de alface, velho em fim de carreira… um ou dois jogos médios e o resto quase infartamos!!! Não é verdade? Saudades do Bruno, do Deola… puta segurança e consistência que esses caras tinham e nos passavam!!!

    Márcio, no comentário do último post foi apenas uma brincadeira que fiz contigo, ok?! Espero que não tenha se ofendido! Você tem meu respeito e minha admiração!

    Grande abraço!

    • Márcio Trevisan

      Oi, Colletti.

      A memória sempre é o ponto mais fraco de qualquer torcedor.

      Prass falhou em dois ou três jogos, sim, e todos vimos. Mas ele acerta muito mais do que erra.

      Em relação ao seu comentário anterior, relaxe: eu também brinquei contigo na resposta.

      Abração.

  7. Ótimo resultado.
    Foi pênalti sim !
    O becão do Bahia deu uma alavanca no joelho do Keno, a câmera postada no fundo do gol mostra isto.
    Obs.:-
    O futebol profissional tem coisas que nós mortais não conseguimos entender.
    Sem dúvida nenhuma o Fernando Prass esta OBRIGADO pelo Cuca a bater TODOS os tiros de meta na lateral do campo, pro Roger Guedes ou as vezes pra alguém que esta do lado esquerdo, Keno, Dudu, ou o DORMINHOCO do Eric, etc…
    Com isso 99,9 % dos tiros de meta são jogados pra fora e proporcionam laterais imediatamente pra TODOS os nosso adversários colocar uma enorme pressão no Palmeiras.
    Por que não bater pelo menos 1 tiro de meta no centro do campo ?

    • Márcio Trevisan

      Jair: a ideia é puxar um rápido contra-ataque, sobretudo com Róger Guedes.

      Também não gosto, mas às vezes (poucas, por sinal) até que dá certo.

      Abs.

  8. Olha Márcio…Acho que realmente os jogadores lêem o seu site pois só foi eu reclamar das finalizações do Keno ele começou a acertar. Quanto ao Cuca eu posso falar tranquilamente que sempre confiei nele. Pode pegar meus comentários antigos que vão ver que eu sempre disse que o Cuca sabia o que estava fazendo. Mesmo errando o objetivo dele era encontrar o time ideal. Já esse Juninho…minha nossa que zagueiro horrível !!!

    • Complementando: excelente a decisão de tirar o Tchê Tchê. Virou um acomodado depois de 2016. Acho que está afim de ir embora…só pode. É mais um jogador burro que esquece que o ano que vem tem Copa do Mundo e o Palmeiras é o meio mais fácil de se chegar a Copa.

      • Fechando meu comentário: vamos comemorar mas não nos empolgar muito pois necessitamos de uma sequência de 4 vitórias seguidas pra chegar ao topo.

        Abraços.

        • Márcio Trevisan

          Ed: quatro seguidas é possível, mas não provável.

          É quase certo que ganharemos do Atlético/GO na quarta, mas ganhar da Macaca em Campinas/SP no domingo já será bem mais complicado.

          E o pior virá a seguir: Grêmio/RS, na Arena e, entre um e outro, o Barcelona no Equador.

          Mas vamos que vamos.

          Abs.

      • Márcio Trevisan

        Ed: a solução para TT e para o nosso time é escalá-lo na lateral direita por uns dois ou três jogos.

        Se der certo, resolveremos dois problemas: o da própria lateral e a abertura de mais uma vaga no meio-campo, que daqui a um tempo terá a presença de Moisés.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: tudo o que escrevo aqui chega aos ouvidos de dirigentes, treinadores e jogadores.

      É por isso que, vez ou outra, um ou outro vira a cara pra mim quando vou aos jogos e acompanho as entrevistas.

      Em relação ao Juninho, pode ser apenas um começo infeliz, porque no Coritiba/PR ele sempre foi um bom zagueiro. De qualquer forma, se Dracena bobear ele perderá a posição é para Luan, este sim o substituto de Vítor Hugo.

      Abs.

  9. Bom dia Márcio e amigos.

    Concordo com os comentários, gostei do que vi. A marcação no campo de ataque o time do meio pra frente foi bem, Guerra está mostrando o valor de sua contratação, Guedes voltando a ser o mesmo do ano passado.
    Tirando a entrada do Erick e não do Borja valeu muito ontem os três pontos…

    Até a próxima, abraço.

    • Márcio Trevisan

      Fagner: justamente pelo ótimo desempenho do Guerra é que nosso time vem melhorando.

      Desde o ano passado eu dizia que ele era o cara que precisávamos para armar o jogo. O detalhe é que ele precisa ficar livre pra isso, sem ter a obrigação de voltar para marcar toda hora.

      Ele não é melhor do que Valdivia, nem em sonho, mas vem sendo tão importante quanto.

      Abs.

  10. Bom dia, Marcio.

    Realmente, que vitória inesperada. Ganhar era fundamental, até para ficarmos mais distantes do Z4, um inferno astral que não merecemos, mas golear da forma como goleamos foi maravilhoso. Eu já estaria feliz se o placar tivesse sido 0 x 1/2, mas os 2 x 4 deram um sabor ainda mais especial, principalmente com os 2 golaços de Keno e Bigode.

    Destaco o pulso firme de Cuca em manter Borja no banco. Para mim, ele dá o seguinte recado ao Colombiano: “se quiser jogar, abaixe a bola, vista as sandálias da humildade e se empenhe. Tem gente que está demonstrando muito mais vontade que você e os resultados estão aparecendo”.

    Dudu também vai ter que se esforçar. Bigode, Keno e Guedes estão demonstrando uma força de vontade muito grande e não vão querer largar o osso.

    Um abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: como vencemos e nosso próximo jogo é teoricamente mais simples, creio que Dudu só voltará ao time diante da PP, no domingo.

      Mas pode ter certeza de que voltará, pois é titular absoluto. Neste caso, dança o Guedes ou o Keno, pois Cuca adora o Bigode.

      Em relação a Borja, até entendo a sua posição, mas a verdade é que ele é o único centroavante que temos, e precisa ser recuperado. Jogando o que sabe, é garantia de gols.

      Abs.

  11. Kelson Souza Viana Lima

    Pênalti? Realmente foi.Câmera de frente mostra que pegou o joelho do Keno. Cuca errou em colocar Maike na lateral e Jean no meio. Definitivamente lateral direito é o Jean, não foi a toa que Cuca no segundo tempo ajeitou o erro da escalação, colocou o Tchê Tchê no meio e puxou o Jean para lateral. E além disso, o Palmeiras precisa aprender a mata logo o jogo,teve inúmeras chances e deixou adversário vivo até 47 minutos do segundo tempo. Erik entrou e Borja no banco. Vai entender… Era pra Colocar o Borja centroavante e William pelas laterais.

    • Márcio Trevisan

      Kelson: também achei que Cuca colocaria Borja, e por esta razão não lhe apliquei nota e avaliação melhores.

      De qualquer forma, Bigode fez o gol atuando no local onde atua um centroavante, embora não o seja.

      Abs.

  12. Fora Mayke e Erik, que foram péssimos, os demais jogadores foram muito bem, jogaram com sangue no zóio. Ô amigo Márcio aumenta um pouco a nota da rapaziada aí, foi goleada. Rssss.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu, salve!

      Eu não sei o que acontece com o Erik: no Goiás/GO, jogava muito. No Palmeiras, até agora, quase nada.

      Já o Mayke ontem não foi tão mal, mas é ruim de dar ódio. Pior até do que o Fabiano, que já é fraco demais.

      Em relação às notas, eu não aumento, não. Mas você pode aplicá-las também. Basta enviar.

      Abração!

  13. PAULO SERGIO

    Caros amigos creio que podemos definir o time do Palmeiras ao longo da temporada.
    Achamos que o Campeão brasileiro sia n 5ª rodada.O caminho é longo e se começarmos a crescer, evoluir, coisa que o Cuca vem fazendo podemos mais à frente estra numa situação muito favorável.
    Isso passa principalmente nos confrontos de mata-mata( Libertadores e Copa do Brasil) ond os jogos não permitem erros.
    Depois pela sequencia do Brasileiro onde subir degrau a degrau será muito importante da reta final.
    E quem tive elenco forte vai ser o protagonista desse campeonato que para mim fica entre Palmeiras Gremio, Galo e Flamengo

    • Márcio Trevisan

      PS: você está coberto de razão.

      O campeão brasileiro se define, ou pelo menos se indica, após a 10º rodada do returno. O que nos preocupou foram as quatro derrotas em sete jogos e, claro, a distância para o time deles, que chegou a ser de 12 pontos (agora está em dez).

      Tenho pra mim que quanto mais longe formos na Libertadores, mais tempo levaremos para equilibrar as ações no Brasileirão.

      Mas, pelo menos ontem vimos um time a fim de ganhar, talvez porque a ZR estivesse (e ainda está) muito próxima.

      Abs.

  14. Olá Márcio,

    Tudo bem? Que continuemos assim!! Olha o pênalti foi sim bem marcado, em análise do lance ficou comprovado que o zagueiro toca o joelho de Keno antes da bola. Abs.

    • Exatamente!!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Carlos.

      Respeito sua opinião, mas vi o lance 100 vezes e para mim foi claro o erro do árbitro.

      Mas contra o Santos eles erraram contra nós, e duas vezes!

      Então, ainda estão nos “devendo” um erro – Rs.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>