TOMANDO GOSTO PELA ÁGUA SUJA

Palmeiras perde mais uma e parece conformado em beirar a zona do rebaixamento

Sim, é verdade: jogamos mais uma vez desfalcados de importantes nomes: Mina, Borja, Dudu, Felipe Melo, Moisés. E é claro que tais desfalques fazem muita falta.

Sim, é verdade: o gol do Santos/SP foi irregular, pois mesmo involuntariamente Kaike cometeu falta em Edu Dracena.

Maike: alguém consegue explicar por que ele foi contratado?

Sim, é verdade: criamos não uma nem duas, mas várias chances reais de gol, o que prova que ofensivamente estamos, sim, melhorando.

Sim, é verdade: não fosse o goleiro santista e mais uma de suas fantásticas atuações e certamente estaríamos comemorando uma vitória, e não amargando mais uma derrota.

Porém…

Também é verdade que entramos em campo e jogamos todo o primeiro tempo visando ao empate, pois só passamos a buscar o gol quando o placar já nos era desfavorável.

Também é verdade que nosso treinador mexeu mal demais durante o jogo. Primeiro colocou Keno em lugar de Zé Roberto, quando o correto seria sacar o horrendo Mayke e deslocar Tchê Tchê para a lateral. Depois, temendo uma pra lá de improvável expulsão de Tchê Tchê, o tirou de campo e colocou em seu lugar Jean – ou seja: fez a famosa troca de “seis por meia dúzia”. Por fim, tentando consertar as duas idiotices que cometera, aí sim acertou em colocar Raphael Veiga na vaga de Thiago Santos – só que, então, o jogo já estávamos a poucos minutos do fim do clássico.

Também é verdade que está acontecendo um grave erro de avaliação por parte de Alexandre Mattos. Não existe razão nenhuma, nem mesmo uma possível saída de algum volante na próxima “janela”, para que Bruno Henrique seja contratado. O Palmeiras não precisa de mais volantes, precisa de dois laterais – um esquerdo e outro direito. O Palmeiras precisa de um centroavante, para que possa fazer sombra a Borja ou até mesmo dele roubar a condição de titular.

Também é verdade que se não resolver o problema de sua lateral-esquerda o Palmeiras é que terá muitos problemas. E não me refiro somente ao Campeonato Brasileiro, não: sem um jogador que realmente resolva o problema neste setor, corremos sérios riscos na Copa do Brasil e também na Libertadores – senão na próxima fase, já que o sorteio nos favoreceu, com certeza a partir das quartas-de-final.

Em resumo, meus amigos: ou Cuca faz este time embalar ou seu tão comemorado retorno ao Verdão poderá se tornar um dos maiores micos da história recente do nosso clube.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 7,5
  ÓTIMO

MAIKE – 4
MUITO RUIM

EDU DRACENA – 6,5
MUITO BOM

ANTÔNIO CARLOS – 5,5
SATISFATÓRIO

JUNINHO – 4
MUITO RUIM

THIAGO SANTOS – 6,5
MUITO BOM

TCHÊ TCHÊ – 6
BOM

GUERRA – 6,5
MUITO BOM

ZÉ ROBERTO – 5,5
SATISFATÓRIO

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 5,5
SATISFATÓRIO

CUCA – 4,5
RUIM

KENO – 4,5
RUIM

JEAN – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 5,5
SATISFATÓRIO

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

30 Responses to TOMANDO GOSTO PELA ÁGUA SUJA

  1. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Marcio, Boa noite!
    Achei interessante o comentário de um internauta no ……. e este é meu sentimento também:

    Cuca, desista dessa ideia absurda de contratar o Richarlison por 73 milhões(50milhões pela multa+13 do Erick+2 de 5=73 milhões!) Primeiro grande problema: ele não tem futebol para esse valor de forma alguma. Segundo: Borja hoje é reserva de luxo de 40 milhões e Richarlison está no mesmo caminho, ou seja 123 milhões no banco de reservas. Terceiro: está criando no elenco ciúmes e corpo mole diante desse absurdo de contratações e salários astronômicos abrindo um fosso de insatisfações e mal estar. É visível o resultado na equipe! Assim iremos namorar a zona de rebaixamento e não a de disputar o título!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Zé.

      Creio que Richarlison não virá mais neste ano, pois se entrar em campo no próximo fim de semana completará 7 jogos e não poderá defender outra equipe da Série A.

      Mas alguém ter de ser contratado, pois só com Borja não vai dar.

      Por fim, tive de editar seu post porque vc citou outro site, o que a ética jornalística me proíbe de fazer.

      Abs.

  2. Na boa…. não vi nada de espetacular na atuação do goleiro das meninas da vila.

    O que vi, foi muita incompetência do nosso ataque. Única defesa realmente difícil do Vanderlei, foi o chutinho de moça do Guerra…. no mais, chutamos em cima dele, e se não fosse o travessão no primeiro tempo, ele teria engolido um frango.

  3. Marcio
    Aproveitando a resposta que você postou pro colega palmeirense Farani, vou contar uma historia verídica, e depois fazer a minha tradicional pergunta:-
    Alguns anos atrás estava no Estadio Bruno Daniel em Santo André, num evento, quando fui apresentado pessoalmente para um ex-jogador do Palmeiras que jogou na Europa e no Japão.
    O amigo comum que apresentou este ex-craque pra mim, falou assim “Este é o Jair que sabe TUDO o que acontece no mundo do futebol, pois assisti n programas esportivos na tv, houve n programas esportivos nas rádios e lê tudo sobre futebol que esta na Internet”
    Pois bem, este ex-jogador deu um enorme sorriso e falou “Olha ele pode ver tudo na tv, ouvir tudo pelas rádios, e ler tudo na Internet, porem tanto ele como todos os outros torcedores não conseguem chegar a 3 % da verdade que ocorre no SUB-MUNDO do futebol”
    Pergunta do Post:-
    Você que já foi Assessor de Imprensa do Palmeiras, é um ótimo jornalista e historiar, qual a porcentagem que você considera que nos MORTAIS torcedores conseguimos descobrir sobre o SUB-MUNDO do futebol ” ?
    Abs.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Jair.

      Este ex-jogador foi um pouco modesto. Na verdade, o torcedor comum não tem ideia de 2% do que se passa quando as portas de um vestiário se fecham.

      Aliás, graças a Deus: se soubesse, talvez o futebol já tivesse acabado.

      Muito obrigado pelos elogio que me fez.

      Abração.

  4. Caro Márcio
    Sobre o jogo com o Santos, ouvi muitos falarem que o melhor em campo foi o Vanderlei, goleiro santista, apesar que me impressionou muito mais a incompetência dos jogadores palmeirenses em fazer os gols, do que as defesas. Só a titulo de comparação o Prass fez defesas mais difíceis. Agora, projetando os jogos pela Libertadores, o que dizer destes confrontos com o Barcelona de Guayaquil?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Sérgio.

      Respeito sua opinião, mas se tivesse de aplicar uma nota a Vanderlei, esta seria 10.

      Em relação ao Barcelona/EQU, se formos inteligentes conseguiremos pelo menos empatar no Equador (se bem que uma vitória não será surpresa). Já aqui, em nossa Arena, eles não terão a menor chance (a menos, claro, que consigam nos vencer por uns três gols de diferença na primeira partida).

      O bom desempenho deles na fase de grupos se explica pelo baixo nível dos demais integrantes do grupo em que estavam.

      Abs.

  5. Márcio Trevisan

    Zé: este “algo estranho” se chama falta de qualidade.

    Temos um elenco grande, mas não necessariamente um grande elenco. E, para piorar, jogadores importantes estão contundidos, vivem sendo liberados para suas seleções ou, então, estão em má fase.

    Mas uma hora isso muda.

    Abs.

  6. Jorge Farani

    Marcio,

    Você pergunta se alguém pode explicar o porque do Mayke ter sido contratado e eu acho que o Cuca é que tem de responder. Alias desde o ano passado eu não entendo essas trocas na lateral feitas por ele. Quando ele chegou ao Palmeiras, isolou o Lucas e depois trocou pelo Fabiano e agora volta ao clube mandando contratar esse Mayke que confesso nunca ter visto jogar e deixa jogar e deixa o Fabiano no banco. Depois tinha dirigente criticando o Eduardo Baptista e pedindo sua queda para trazer o Cuca e fazer asneiras. Acho que o refresco que fez bem ao Renato Gaúcho, fez muito mal ao Cuca.

    • Márcio Trevisan

      Farani: tem certeza de que Cuca pediu a contratação do Mayke?

      O futebol tem muitos meandros, meu amigo, e são tantos que eu, que o conheço internamente, lhe garanto: você – ou qualquer outro torcedor – não tem a menor ideia de quantos sejam.

      Abs.

  7. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito bom seu comentário caro Trevisan, só que já perdemos 12 pontos a serem recuperados, em pontos corridos não é fácil.

    Temos que melhorar e muito, como já informado, para as outras competições.

    Alto investimento mais falta qualidade.

    Abraço

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Acho que podemos vencer no returno os quatro times para os quais perdemos no turno, mas tal recuperação poderá se dar tarde demais.

      Então, temos de nos levantar agora!

      Abs.

  8. Heitor Failla

    Será que é tão difícil perceber que enquanto não arrumar a defesa não iremos a lugar algum?

    • Márcio Trevisan

      Perfeito, Heitor: se a cozinha está suja a sala jamais ficará limpa, pois sempre se tem de ir de uma a outra.

      Abs.

  9. Marcio, concordo 100% com sua análise de hoje, nosso problema tanto defensiva quanto ofensivamente estão nas laterais. O Joao Pedro que está emprestado é muito melhor que este Mike que era reserva e vaiado pela torcida do Cruzeiro quando entrava. O Taylor que estava treinando até a semana passada é melhor que o Mike. E mais um negócio esdruxulo com o Cruzeiro onde o time mineiro sempre sai ganhando começa a ficar meio esquisito.

  10. Júnior Colletti

    Bom dia!

    Sei lá… Meu único “senão”, já que entramos, teoricamente, com 03 zagueiros, era Michel Bastos no Ze Roberto. Tal qual Lucas Lima, Bruno Henrique teria inexistido naquele setor, e ganharíamos em criação e força ofensiva.

    E também considero que este foi o melhor jogo que fizemos como visitante no ano, até superior ao do Paulista no mesmo aquário.

    Márcio, concordo com a avaliação quanto à contratação do Bruno Henrique, mas, achei as avaliações e comentários muito mais do torcedor Márcio, do que do jornalista Trevisan… Kkkk

    Vamos lá! Melhorando e crescendo…

    Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Colletti.

      O Palmeiras jogou com três zagueiros ontem, mas mas não no esquema 3-5-2. Isso porque Juninho atuou como lateral-esquerdo, e não como ala esquerdo. Prova disso foi que Zé Roberto jogou no meio-campo, como meia-armador. Talvez MB no lugar do ZR11 nos tivesse dado um poder a mais de penetração e finalização, mas não dá para garantir isso.

      Em relação à sua análise referente à minha análise, encare-a como quiser. Mas garanto: vc está mais enganado do que Alexandre Mattos quando contratou Mayke.

      Abs.

  11. Se tivesse jogado sem medo desde o inicio teria vencido a partida, mas não, tem que entrar com 3 zagueiros mostrando covardia, bem feito mereceu perder mesmo, independente de criar 200 chances de gol, imagina se o Práss fosse o goleiro do Santos ontem? teria sido uns 6×0 para o Palmeiras.
    Márcio mas esse tal de Juninho é péssimo, Deus me livre, como conseguem contratar essas porcarias??? Ele e o Leandro Almeida dá uma briga boa pra ver quem é pior.
    Márcio acompanhei a série A3 do paulista e se o Mattos quiser indico pra ele pelo menos uns 5 zagueiros infinitamente superiores em relação a esse Juninho.
    Se o Palmeiras não começar a fazer um trabalho de base sério, eu disse sério para revelar jogadores temo pelo nosso futuro quando não tivermos mais um patrocinio forte, não entra na minha cabeça um clube do poderio do Palmeiras não revelar praticamente ninguém, alguma coisa acontece nesse departamento, algum jogo de interesse de empresários e conselheiros, tinha que fazer uma CPI nesse departamento amador. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Vamos por partes:

      1 – O Palmeiras jogou com três zagueiros ontem, mas mas não no esquema 3-5-2. Isso porque Juninho atuou como lateral-esquerdo, e não como ala esquerdo. Prova disso foi que Zé Roberto jogou no meio-campo, como meia-armador..

      2 – Atuar no 3-5-2 não torna o time mais defensivo. Pelo contrário: dependendo das características dos alas, pode deixá-lo é muito mais ofensivo. Mas, para tanto, é preciso que estes alas sejam ótimos no apoio, algo de que não dispomos no atual elenco. Apenas Tchê Tchê, e com uma grande dose de boa vantagem, poderia realizar esta função pela direita.

      3 – Juninho não é lá grande coisa, mas também não é tão ruim assim. O futebol dele ontem não pode ser levado em consideração porque ele atuou improvisado.

      4 – Embora jamais o Palmeiras tenha sido um clube formador, mas sim comprador, realmente o que acontece em nossa base é digno de aprofundados estudos. Contam-se nos dedos nossas grandes revelações nas últimas décadas: Edu Manga nos anos 80; Marcos, Sérgio e Velloso nos anos 90; Diego Cavalieri e Vágner Love nos anos 2000; e, agora por último, Gabriel Jesus. Em comparação com todos os demais grandes clubes brasileiros, perdemos de goleada.

      Abs.

  12. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Bom dia Márcio e amigos!
    Apesar dos erros da arbitragem e das várias chances perdidas ou defendidas e os desfalques,nosso time não da liga.
    Parece que tem algo estranho no grupo.
    São 4 derrotas fora de casa e nenhum gol. Pelo elenco “milionário” não era pra estarmos nest a situação.
    Temo pela nossa prioridade:LIBERTADORES

  13. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … PARECE UMA SINA, QUANTAS VEZES JÁ PERDEMOS NA QUARTA, VESPERA DE “CORPUS CHRISTI”? AI SOU OBRIGADO A FICAR OUVINDO A ZOAÇÃO DO TAL “PORCUS TRISTIS”. SE O CUCA NÃO ACERTAR LOGO ESSE TIME, NÃO SEI ONDE IREMOS PARAR. O BRASILEIRÃO VAI INFLUENCIAR SIM NAS DEMAIS COMPETIÇÕES. JÁ ESTA FICANDO CHATO OUVIR: NOSSA !!! GASTARAM MILHÕES E ESTÃO QUASE NA ZONA DO REBAIXAMENTO.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: lembrei-me desta história hoje pela manhã e a comentei com o meu filho. Incrível a coincidência.

      Não temos outra saída: preciso reagir com urgência, ganhando pelo menos três partidas seguidas, ou continuaremos bebendo água suja.

      Abs.

  14. bom dia marcio, deu pra min este ano, fico muito trite quando palmeiras perde, me faz mal,a direçao se esforçou em contratar , se du mal paciencia.Agora que força tem o palmeiras na cbf? éo time mais prejudicado no campeonato, todo juiz enfia a mão no palmeiras, o que adianta o presidente chefiar a delegação?enquanto isto eles e os urubus com uma tabela otima , nunca tendo problemas com arbritagens.Será que nã temos um homen no paleira que não faça nada a respeito disso? um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Oi, Canuso.

      Realmente, não dá pra comparar as personalidades de Paulo Nobre e de Maurício Galiotti – o que o primeiro tem de explosivo o segundo tem de passivo. Lembra os berros de PN no ano passado, quando o Flamengo foi ajudado em uma partida contra o Fluminense?

      No que diz respeito à tabela, de fato o time “deles” foi favorecido, pois além de jogarem mais em casa do que fora neste começo de turno ainda saíram para enfrentar equipes que antecipadamente sabia-se que não brigaria pelo título. Claro que isso se reverterá no segundo turno, mas aí a equipe já pode estar embalada.

      Em relação à arbitragem, ontem de fato os erros cometidos inverteram o vencedor.

      Abs.

  15. Jota Ferreira

    Eu não sei onde esses treinadores tiraram a ideia de jogar com três zagueiros, o jogo é ganho no meio, é o coisa mais lógica do futebol, mas ainda tens alguns que não aprendem, quando vi isso já fui dormir, me irrita profundamente.

    • Márcio Trevisan

      Jota: o Palmeiras jogou com três zagueiros ontem, mas não no esquema 3-5-2.

      Isso porque Juninho atuou como lateral-esquerdo, e não como ala esquerdo. Prova disso foi que Zé Roberto jogou no meio-campo, como meia-armador.

      Abs.

  16. De onde que veio esse Juninho mesmo que eu não me lembro ?? Jesuissss que zagueiro ruim.

    Os laterais nem falo mais nada pois é chover no molhado.

    Esse time simplesmente não dá liga. Não adianta. Cuca pode até ter seus erros mas acredito que não tenha a menor ideia do que fazer com esses jogadores. Futebol não é assim, contratar um monte de jogadores com nome e achar que fez um timaço. No campeonato brasileiro acabou o ano. Na Libertadores e Copa do Brasil pode até ganhar na base da raça e da vontade, mas o time é fraco e quando eu digo fraco, estou falando assustadoramente fraco pelo investimento que foi feito.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Ed: Juninho é zagueiro, mas teve algumas experiências como lateral-esquerdo no começo da carreira, no Coritiba/PR (de onde veio para nós).

      Ontem, ele jogou na lateral porque Cuca não sabe mais oque fazer para resolver o problema da posição, e realmente mostrou que não está preparado.
      Ou seja: ou contratamos algum jogador desta posição que está na Série B ou no Exterior ou, então, teremos de buscar na base.

      Em relação ao Brasileirão, admito que está muito difícil pensar no decacampeonato. Explico: estamos 12 pontos atrás do líder e, embora ainda faltem 93 pontos a serem disputados, realmente fica complicado tirar esta diferença – mesmo sabendo que ainda jogaremos duas vezes contra “eles” e poderemos somar seis pontos. Mas no futebol nada há de tão concreto que não possa mudar com três ou quatro vitórias seguidas – difícil é obtê-las.

      Por fim, se ganharmos a Copa do Brasil e a Libertadores, como você comentou, contento-me até mesmo com um 16º lugar no Brasileirão.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>