PRA COMEÇAR A SUBIR. E TAMBÉM A DESCER.

Vitória ameniza crise, mas ainda é cedo para comemorarmos a volta à normalidade

Eu gostaria muito de começar esta crônica pós-jogo dizendo que demos um bico na crise, que mandamos a má fase para aquele lugar, que tudo voltou a ficar nos eixos. Mas não é bem assim: os 3 a 1 que o Palmeiras impôs ao Fluminense/RJ nesta linda e fria tarde de outono paulistano serviu para que fosse colocada água na fervura, porém a situação ainda é incômoda.

Explico: nosso time segue com tendo problemas com desfalques, seja por convocações para os selecionados nacionais, seja por contusões. Aí, voltam uns, o que é bom, mas saem outros, o que não é. Em meio a tudo isso, vale lembrar que teremos duas terríveis partidas seguidas fora de casa – Santos/SP, no meio de semana, e Bahia/BA, no domingo. Ou seja: se não somarmos pelo menos quatro pontos nestes dois próximos jogos, certamente continuaremos na parte de baixo da tabela e, com isso, a pressão continuará.

De qualquer forma, vencer sempre é bom e, por isso, todos nós temos todo o direito de passar um domingo feliz. Mais importante, até, do que a vitória, foi a forma como o Verdão a obteve: foi, durante todo o jogo, superior ao adversário, e se no primeiro tempo até deu algum espaço para o adversário, na etapa final inutilizou todas as suas jogadas ofensivas até os 46 minutos do segundo tempo – só naquele instante o Flu incomodou, e só não acabou com a nossa festa porque Fernando Prass brilhou depois de uma cabeçada de Marcos Júnior.

Guerra: show de bola e golaço.

Individualmente, tivemos três grandes destaques. Guerra, o melhor do time e do jogo, fez o que se espera de um jogador de sua posição e com suas características: ditou o ritmo do time, fez a equipe jogar e, de quebra, ainda marcou um lindo gol. Róger Guedes, enfim, reeditou atuações que vimos no ano passado, pois hoje foi valorizou infinitamente mais o coletivo do que o individual – não à toa, deu o passe para o gol de Keno e, já nos acréscimos, fez o seu. Cuca, que tão mal havia se apresentado em partidas anteriores, hoje foi ótimo: percebendo o baile que Jean levava de Marcos Calazans (o gol que sofremos foi justamente devido a um erro do lateral), inverteu-o ainda na metade do primeiro tempo com Tchê Tchê. Resultado: acabou a festa do garoto, ao que parece mais uma ótima revelação de Xerém. E para melhorar ainda mais, sacou Jean no intervalo.

Só que nem tudo foram flores. Ainda que tenha tido uma apresentação mais regular e também mais participativa, o fato é que Zé Roberto – de novo! – levou não uma, mas algumas bolas nas costas. Aliás, os comandados de Abel poderiam até ter vencido a partida devido a estes erros: no primeiro, graças a Deus a bola sobrou para o horrendo Henrique Dourado (não gosto nem de me lembrar que ele já jogou no Palmeiras…) e ele permitiu a Prass fazer uma ótima na defesa; no segundo, permitiu o cruzamento que culminou com a cabeçada de Marcos Júnior e o milagre do nosso goleiro. Ou seja: a menos que se limite exclusivamente à marcação, na lateral esquerda não dá mais pra ele.

De qualquer forma, amigo palmeirense, creio que esta vitória pode ser pelo menos a mola propulsora que nos faça, enfim, começar a subir na tabela.

E também a descer do salto.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 7
  BOM

JEAN – 4,5
RUIM

EDU DRACENA – 6
BOM

JUNINHO – 5,5
SATISFATÓRIO

ZÉ ROBERTO – 5
REGULAR

FELIPE MELO – 6
BOM

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO

GUERRA – 8
EXCELENTE

RÓGER GUEDES – 7,5
ÓTIMO

WILLIAN BIGODE – 6
BOM

KENO – 6
BOM

CUCA – 7
ÓTIMO

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO

FABIANO – 5
REGULAR

MICHEL BASTOS – 5
REGULAR

FOTOS: CÉSAR GRECO / AG. PALMEIRAS

21 Responses to PRA COMEÇAR A SUBIR. E TAMBÉM A DESCER.

  1. Roberto Alfano

    Muito bom , porém temos que recuperar os nove pontos perdidos, o Cuca tem que impor seu ritmo, embora em pouco tempo não é fácil.

    Força Verdão, vamos engrenar .

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Alfano: para engrenar teremos de somar pelo menos quatro pontos nos próximos dois jogos fora de casa.

      É possível? Claro que sim. É fácil? Claro que não.

      Eis a questão…

      Abs.

  2. Junior Colletti

    Bom dia!

    Percebemos que os testes do Cuca começam a surtir efeito. Querendo ou não, o problema da lateral direita a solução está, mesmo, dentro do próprio elenco. Basta ali deixar Tchê Tchê. Aproveitar a qualidade, visão de jogo e senso de posicionamento do Zé Roberto e colocá-lo como volante.

    Num jogo fora, seu parceiro poderia ser Thiago Santos, fazendo a primeira volância. Em casa, jogaria com Felipe Mello… já pensou a forma como as bolas chegariam ao Guerra, Dudu, Michel Bastos…?!

    Agora, o problema é mesmo a lateral esquerda. Não fosse o Palmeiras o clube com maior poderio financeiro no momento, seria mais fácil convencer o Michel Bastos a jogar por ali. Embora eu não aceite um funcionário do clube se negar a cumprir ordens. Principalmente, por isso ser em prol da equipe!

    Abraço!

    • Márcio Trevisan

      Colletti: concordo com tudo o que vc escreveu.

      Mas vou colocá-lo no lugar do Cuca para você ver a saia justa em que ele fica.

      1 – Ok: Tchê Tchê é a melhor opção para a lateral direita. E o que você fala para o Fabiano, para o Mayke (catso: pra que contrataram esse cara?) e, principalmente, para o Jean, que até capitão do time já foi?

      2 – Ok: Zé Roberto pode atuar tanto como segundo volante como meia de armação, só que para isso Felipe Melo terá de sair do time em alguns jogos. E o que se faz com o ego de um cara que até Copa do Mundo já disputou?

      3 – Ok: Michel Bastos é a única solução para a lateral esquerda, mas ele não quer jogar nessa posição. Dane-se: obrigue-o e pronto. E vc garante que, contra a vontade, ele se doará ao máximo?

      Viu como é complicado, meu amigo?

      Abs.

  3. PAULO SERGIO

    Bom dia.Um incêndio começa a apagar com o primeiro jato d´agua.Sabado a vitória era importantíssima( jato d´agua) para apagar o incêndio( situação do time) que começa a se alastrar..Cuca tem que implantar seu método e sua filosofia em meio as competições e isso faz com que tenha que fazer teste nas próprias partidas para conseguir impor sua tática.
    Perdemos 5 meses com um pseudo treinador( vide a situação do Atlético PR na tabela sob sua direção) e em 1 mes querem que o Cuca faça milagres.Sempre disse que é mais dificil consertar do que construir….E temos que ver que esse ano a tabela foi madrasta com o Palmeiras….Nas 10 primeiras rodadas apenas uma “galinha morta” o Atl Goias..em casa.
    Foram Chape, São Paulo e Coritiba fora onde nesses confrontos a muito tempo não vencemos como visitante e mais agora Santos, Bahia e Ponte Preta..onde os resultados não são favoráveis( Ponte e Santos)apenas o Bahia temos melhores resultados.
    Ou seja de 10 jogos faremos 6 fora sendo 2 classicos e um semi-classico ( Ponte) e jogamos 4 em casa…QUE TABELINHA SAFADA A NOSSA.

    • Márcio Trevisan

      PS: vc lembrou um ponto importantíssimo.

      Parece que a tabela foi feita para dar gordura ao time “deles” e para deixar o nosso o mais complicado possível.

      Mas no returno vai ser o inverso…

      Abs.

  4. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … Comentei com alguns amigos e cheguei até a propor uma aposta com um rival de que o verdão não sairia derrotado nesse ssbado. Eu tinha certeza que o apoio da torcida e um pouco de vergonha nacara nos traria a vitória e assim foi.A vitória sempre é boa, mas não devemos subir no salto novamente. Teremos duas paradas durissimas a seguir e depois, uma galinha morta em casa. Conmo vc disse, precisamos de 4 pontos em dois jogos. Na minha opinião o tche tche deve ir para o banco e o Zé só deverá entrar quando o jogo já estiver garantido. Grande Zé, tudo chega a um fim e seu futebol profissional esta a beira disso. Vc é um grande atleta, mas a idade chegou meu brow.

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando: será que o melhor lugar para o Tchê Tchê é mesmo o banco?

      Ou será que ele pode ser mais útil na lateral direita – aliás, posição na qual ele se destacou antes de jogar no Verdão?

      Abs.

      • S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

        Pode ser que o Tche Tche seja melhor aproveitado mesmo, mas do jeito que esta anda complicando demais.

  5. Márcio gostei da atuação do time, gostei de suas considerações sobre o Zé Múmia, mas só não entendi uma coisa: nosso goleiro fez um milagre em um chute de um jogador horrendo, mas também tomou um gol desse mesmo jogador horrendo, como fica essa situação? abraços.

    • Só corrigindo: ” Fez uma ótima defesa “

    • Márcio Trevisan

      Simples, Maciel: nosso goleiro tomou um gol de um jogador horrendo, só que não teve culpa nenhuma.

      Já as duas grandes defesas que praticou no jogo, uma delas aos 47 da etapa final, foram essenciais à nossa vitória.

      Abs.

  6. Ufa, finalmente vencemos e convencemos, apesar de que se o Fluminense faz aquele gol no final estaríamos agora numa situação muito crítica na tabela, mas ainda bem que deu tudo certo. Esses dois próximos jogos realmente serão cruciais para ver o que realmente vamos disputar nesse brasileiro. Duas vitórias nos faz ir ao topo da tabela, assim como dois empates nos jogam lá pra baixo de novo. Semana tensa !!!

    P.S: Não vou criticar ninguém dessa vez. Seria pequeno de minha parte procurar defeito em algum jogador após uma vitória que foi tão importante.

    Abraços !!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Ed.

      Cara, vou ser sincero: como palmeirense sou, antes de tudo, um otimista.

      Mas não vejo o Palmeiras ganhando do Peixe na Vila duas vezes seguidas (já o fizemos no Paulistão) e nem do Bahia em Salvador, pois jogar lá é sempre muito difícil.

      Então, se conseguirmos dois empates não serão bons resultados, mas também acho que não poderemos reclamar.

      Abs.

  7. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Boa noite Marcio e amigos!
    Excelente e obrigatória Vitória.
    Realmente não estamos bem…esta dificil criar, o não conseguimos ainda um padrão de jogo.
    Concordo com os destaques citados.
    Até que enfim o RG resolveu jogar.
    O destaque negativo são nossos laterais.
    Jean com aquela bunda grande não consegue antecipar e perde todas com atacantes velozes.
    O Zé Roberto ainda tem lenha, mas na lateral toma muita bolas nas costas.
    Acho que dava pra experimentar ele no meio.
    Não podemos jogar desta forma na LIBERTADORES.

    • Márcio Trevisan

      Zé: claro que o ZR11 pode ajudar, e muito, no meio-campo – tanto como segundo volante quanto como meia de armação.

      O problema é: quem jogará na lateral esquerda? Egídio não dá, e Michel bastos não quer.

      Talvez a única solução, pelo menos enquanto um novo lateral-esquerdo não chegar, seja escalar Juninho, que já atuou algum tempo na posição.

      Abs.

  8. Opa. Ó eu aqui em primeirão ó. Felizaço com a vitória (meu chopes desceu até mais doce hoje). Concordo plenamente com o Márcio para os destaques de Prass, Guerra, Guedes e Cuca. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: desta vez vc de foi o primeiro.

      Espero que o Palmeiras o copie e rapidinho também o seja.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>