ESPERADA E MERECIDA

 Derrota do Palmeiras em SC era resultado mais do que possível. O problema é como ela se deu.

Vou ser bem direto logo no começo desta crônica pós-jogo: fosse este jornalista o técnico do Palmeiras a decisão que tomaria seria idêntica à de Cuca: escalaria o maior número de suplentes possível e deixaria a maioria absoluta dos titulares trabalhando em São Paulo/SP com vistas à decisiva partida da próxima quarta-feira, pela Libertadores.

Apesar da derrota, Juninho teve uma boa estreia no Palmeiras

Muitos de vocês podem argumentar que nem a pau o Palmeiras perderá para o fraco Atlético Tucumán/ARG por dois gols de diferença, único resultado que pode nos eliminar da próxima fase do torneio sul-americano. É verdade. Contudo, uma vitória diante dos argentinos será algo essencial, pois vários são os clubes que podem chegar aos 13 pontos e, claro, atingir a mesma quantia será essencial para aumentarmos as chances de decidir a vaga às etapas seguintes da competição dentro da nossa arena.

Daí que uma derrota para o bom time da Chapecoense/SC dentro da Arena Condá era algo um tanto quanto esperado, já que apenas três titulares estavam em campo – Prass, Tchê Tchê e Bigode. O natural desentrosamento do time pôde ser notado desde os primeiros minutos do jogo, quando a quantidade de passes errados chegou a assustar – e também a fazer lembrar horrendas equipes, como a de 2014, por exemplo. Além disso, medíocres atuações de jogadores que reconhecidamente podem render mais, como Raphael Veiga, Willian Bigode, Keno e Hyoran, só para ficarmos em alguns exemplos), também foram fundamentais para o tropeço.

E foi este o ponto que mais me preocupou. Além dos acima citados, também estiveram bem abaixo outros jogadores, como Tchê Tchê, Róger Guedes e até mesmo Fabiano (se bem que deste, sabemos todos, não se pode esperar muita coisa, mesmo). Na prática, apenas quatro foram os atletas que realmente aproveitaram a chance que tiveram: Michel Bastos (sobretudo no primeiro tempo), Thiago Santos(mais uma segura atuação) o estreante Juninho e, principalmente, Antônio Carlos, que novamente mostrou ser um zagueiro confiável.

Em síntese, meus amigos: claro que se tivéssemos jogado um futebol apenas um pouquinho melhor teríamos ao menos somado um pontinho em terras catarinenses, mas a verdade é que outros postulantes ao título deste Brasileirão também perderão pontos lá. Em outras palavras: o Verdão podia perder.

O que ele não pode é demorar muito para se reerguer. 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 7
ÓTIMO

FABIANO – 4,5
RUIM

ANTÔNIO CARLOS – 7
ÓTIMO

JUNINHO – 6
BOM

MICHEL BASTOS – 6,5
MUITO BOM

THIAGO SANTOS – 6
BOM

TCHÊ TCHÊ – 5
REGULAR

RAPHAEL VEIGA – 4
MUITO RUIM

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO

WILLIAN BIGODE – 4,5
RUIM

KENO – 4,5
RUIM

CUCA – 5
REGULAR

HYORAN – 4,5
RUIM

ERIK – 4,5
RUIM

IACOVELLI – 4,5
RUIM

FOTOS: CÉSAR GRECO/AG.PALMEIRAS

28 Responses to ESPERADA E MERECIDA

  1. Júnior Colletti

    Bom dia amigos!

    Pôxa, estou atrasado, mas, está valendo!

    Horrível tudo o que vem acontecendo com nosso futebol! Palmeiras e Chapecoense protagonistas de lembranças de histórias tristes! A tragédia do ano passado e, agora, ambos vergonhosamente prejudicados pela COMENBOL!!

    Mas, o que penso ser ainda mais vergonhoso, é a direção da CBF não se manifestar… os clubes não se unirem… dirigentes jogarem pra torcida suas indignações, mas, de efetivo, não fazerem nada!

    Tal qual a política, estão todos corrompidos em ter o silêncio como condição em ser surdos, cegos e mudos para receberem mesadas e subornos da Casa Bandida do Futebol!

    Qual perspectiva de que tudo isso mude? Pra mim, nenhuma!

    Quanto ao jogo, Cuca me convence de que não somos obrigados a ser campeões de tudo que disputarmos e nem de dar espetáculo todo jogo. Pelos testes, positivo ver a dupla de zaga, a consistência do Thiago Santos e que o Bigode não pode ser o homem de referência!

    Abraços!

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    MARCIO … CONCORDO CONTIGO, MAS ACHO QUE DEVERIA POUPAR GERAL ENTÃO. NEM PRASS, NEM TCHE TCHE DEVERIAM TER JOGADO E EU, TAMBEM JÁ ESTAVA PREVENDO UMA DERROTA. ALIAS, ESSE TIME DA “CHAPÊ” SEMPRE NOS DA TRABALHO. aGORA, TEMOS DOIS JOGOS DIFICEIS E EM AMBOS A VITORIA É NECESSARIA. ACREDITO QUE VENCEREMOS AS DUAS. DE QUALQUER MANEIRA, VOU ACENDER UMA VELAS … RSSS

    • Márcio Trevisan

      Ildebrando, também penso assim: Jaílson e Egídio deveriam ter jogado).

      Em relação à Chapecoense, saiba: jamais vencemos lá. Foram seis jogos com dois empates e quatro derrotas.

      Por fim, acenda velas, sim. Pode ter certeza de que mal não fará – Rs…

      Abs.

  3. Roberto Alfano

    Bom dia, concordo contigo caro Trevisan, mais todo cuidado é pouco quando se trata de pontos corridos, vamos ter que buscar resultado fora.

    Abraço.

  4. Muitos comentário foram feitos em cima de falta de entrosamento, “descordo”, estes jogadores estão juntos a pelo menos cinco meses e quantas e quantas vezes houve treinamento entre titulares e reservas. Na minha opinião houve sim total falta de interesse. O jogador quando é colocado em segundo plano, “BANCO” fica mesmo desmotivado, desinteressado, isto presenciamos ontem. Mudando um pouquinho o foco o Palmeiras esta certo em contratar jovem promessas, mas, tem que empresta los, eles tem que jogarem, banco de reservas vai desmotivá-los o risco é grande de não darem em mada. Abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Almeida.

      Se os cara não está jogando, ganha uma oportunidade e faz corpo mole, então é burro pra caramba, certo? E ser for burro pra caramba, não merece jogar no Palmeiras.

      Em relação ao empréstimo de alguns jogadores, concordo: deixá-los no banco, sem jogar, é desvalorizar o investimento realizado.

      Abs.

  5. Márcio lamentável esse resultado,tem que parar com essa frescura de poupar jogadores, eu levanto as 4:30 da manhã todos os dias para ir trabalhar não tem moleza no serviço, agora esses vacilões acordam quase meio dia para ir treinar, comem do bom e do melhor, recebem altos salários e ficam com mimimi de canseira, o Cuca está me lembrando o Felipão na segunda passagem dele,está se sentindo a última bolacha do pacote, desse jeito não vai longe.
    Não vou falar mais nada porque já estou ficando irritado só de digitar aqui e não vou aceitar nenhum tipo de desculpa na quarta, tem que golear de qualquer jeito, menos de 3 gols de diferença vou ficar p… da vida. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: Cuca tem dois jogos à frente do Palmeiras e vc já o compara àquele bigodudo.

      Realmente, a torcida do Palmeiras é única.

      Abs.

  6. Só mais uma observação de minha parte. Caramba, já que tá poupando todos os jogadores, poupa o Prass e deixa o Jailson jogar uma né !!! Ou será que o Prass tá dando uma de Rogério e sendo fominha e egoísta ??? Deixa o Jaílson jogar uma pô !!!

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Ed, também não entendi esta.

      Seria uma boa chance de dar ritmo de jogo ao Jaílson.

      Abs.

  7. Irineu Constantino Curtulo Junior

    Bom dia, Márcio. Discordo, em partes, é claro, dessa lastimável decisão do Cuca. Poupar jogadores não significa radicalizar ao ponto de enviar um time sem padrão e sem treinamento. Jean, Edu Dracena, Zé Roberto, Guerra e Willian deveriam ser os escolhidos para esse descanso. Esses pontos nos farão falta mais adiante quando o campeonato brasileiro entrar na fase final. Poupar jogadores jovens, tais como, Mina, Dudu e Borja, foi um tiro no próprio pé do nosso comandante. Elenco qualificado não significa disputar campeonatos diferentes com times diferentes. É preciso saber mesclar e poupar no momento certo, e esse não era o momento. Domingo sem o menor prazer de acompanhar futebol.

    • Márcio Trevisan

      Irineu: respeito o seu ponto de vista, mas respeito também o de Cuca.

      Eu teria, como disse, feito o mesmo.

      Abs.

  8. Caro Marcio e amigos palmeirenses,

    Tudo nesta vida é questão de gosto, eu mesmo, prefiro passar o brasileirão todo em primeiro lugar e sagrar-se campeão em dezembro a ganhar a libertadores.
    Não concordo em poupar um time em Maio/17, ou seja, nem chegamos na metade do ano e os caras já estão cansados, ainda mais para uma partida que será em casa, ou seja, não precisará viajar pelo continente.
    Jogador é muito mimado, na minha opinião.
    Pra mim, somente quem conseguia superar o Eric em ruindade era o Rafael Marques, como ele já não está mais no plantel, neste quesito, o Erica lidera absoluto.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Olá, Rodrigo.

      Sério que vc prefere ser campeão brasileiro a ser campeão sul-americano?

      É o mesmo que dizer que prefere namorar a segunda menina mais bonita da escola, e não a primeira. De qualquer forma, é uma questão de gosto e eu respeito o seu.

      Abs.

  9. Caro Márcio. A nota do Roger Guedes está certa? É que ficou em vermelho. Acho que a sua avaliação era de 4,5 porque o cara não jogou nada mesmo. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Tadeu.

      A nota e a avaliação estão certas. O erro foi apenas na cor.

      Obrigado pelo aviso.

      Abs.

  10. Marcio, concordo com sua análise, e acho corretíssima a escalação dos reservas, porem sou um pouco mais crítico quanto a atuação individual de grande parte destes jogadores com exceção do M.Bastos que acho que deve assumir a LE como titular, a dupla de zaga embora não comprometesse andou furando umas duas vezes. Thiago Santos ultimamente anda fazendo muitas faltas desnecessárias e acusa um defeito de sair para dar o bote na intermediaria adversária e deixa um buraco nas costas, Fabiano ja sabemos o que devemos esperar ou não esperar, o Keno e o Kelvin são a mesma coisa, ja falei aqui no tempo do EB, o Wilian não é centro avante e precisa urgente de um substituto ou até alguém que dispute posição com Borja, Tches mais uma vez mal,R.Veiga e Hyron estão perdendo a chance de mostrar que servem como jogadores de time gigante e por ultimo vejo uma necessidade do Cuca chamar o R.Guedes num canto e ter uma conversa séria com ele para saber qual e a dele, que r ficar ou quer sair?

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcos.

      Vamos às suas respostas:

      1 – Michel Bastos não quer assumir a lateral esquerda. Prefere disputar posição no meio-campo.
      2 – Não vi grandes erros do nosso miolo de zaga neste jogo.
      3 – Thiago Santos comete faltas desnecessárias não ultimamente, mas sempre.
      4 – Não devemos esperar nada de Fabiano
      5 – Keno e Kelvin não são, de jeito nenhum, a mesma coisa. Keno e infinitamente melhor. Vc os considerou iguais apenas por esta má partida feita por Keno.
      6 – É preciso que o clube contrate, com urgência, um centroavante reserva para Borja.
      7 – Gostei do “Tchês”. Ele realmente não foi bem no sábado.
      8 – Veiga e Hyoran acabaram de chegar e são jovens. Calma, vc está se precipitando em relação a eles.
      9 – Desde que não foi para a Europa Róger Guedes parou de jogar.

      Abs.

  11. Antonio Manara

    Marcio, assino em baixo sua opinião, eu faria exatamente o que o Cuca fez. Com Argentinos nao podemos facilitar(vide o Flamengo), além das arbitragens indicadas pela Comebol.

    • Márcio Trevisan

      Manara: vc tocou em um ponto importante.

      Precisamos ficar de olho na arbitragem de quarta-feira. O árbitro será o colombiano Wilmar Roldan, que apitou apenas um jogo do Palmeiras na Libertadores: em 2009, derrota para a LDU em Quito/EQU. Na oportunidade, ele “amarelou” quatro palmeirenses e expulsou Armero.

      Abs.

  12. bom dia marcio, tudo bem que poiupasse alguns jogadores, mas quase um time inteiro!Que mesclasse alguns jogadores,tudo bem mas assim não.Jogadores que só jogam em times medianos: veiga,hioran,keno,erik são jogadores nabaixo da media para jogarem na nossa academia.Pessimo resultado , time mal escalado, falta de vontade, prder sabado a noite é fogo, um abraço canuso

    • Márcio Trevisan

      Perder sempre é fogo, Canuso, seja em que dia for.

      Tomara que estes três pontos não nos façam falta no fim.

      Abs.

  13. Bom dia Márcio e amigos,
    Hoje não concordo com suas palavras, eu acho um absurdo mudar o time assim radicalmente pra enfrentar o Tucumán em casa podendo perder por 1 gol, acredito que trocando uns 4 jogadores ontem é mais uns 4 na quarta, daria pra ganhar as 2 partidas brincando…se o elenco é tão bom assim, teria dado um repouso para o ED,Guerra,Melo e ZÉ…só espero que esse 3 pontos não façam falta no final.abraços

    • Márcio Trevisan

      Olá, Enrico.

      Vc acerta quando diz que Cuca não precisaria ter sacado oito titulares contra a Chape, mas erra quando diz que ele poderia sacar quatro diante do Tucumán. E o motivo é simples: quanto mais gols fizermos na quarta-feira, maiores serão nossas chances de ficarmos melhor posicionados dentre os líderes, o que poderá nos dar vantagens nas fases seguintes da Libertadores.

      Abs.

  14. Muitos dos que jogaram ontem estão sem ritmo ou então ainda não se adaptaram ao Palmeiras, então vou dar um crédito. Agora, esse Erik…gente do céu vai ser ruim assim lá na China. Chega, já deu, vende logo esse perna de pau.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Ed: o cara jogava bem demais do Goiás/GO, mas jogar no Palmeiras é outra coisa.

      E o pior é custou caro e será difícil recuperar a grana que gastamos com ele. Talvez por isso ele ainda esteja no grupo.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>