HÁ 100 ANOS, HOJE É DIA DE FESTA EM SAMPA

Maior clássico paulista completa neste sábado um século de uma maravilhosa e emocionante história

Nada é mais paulistano do que um Palmeiras x Corinthians.

Que me perdoem os outros grandes, mas clássico, de verdade, é este. E só este. Seja pela eterna rivalidade, seja pela enormidade de suas torcidas, seja pelo peso de suas gloriosas camisas, o fato é que o derby é a cara de Sampa. Ele é como a pizza meia mozzarella, meia calabresa; é como o cinza, que rouba o azul dos nossos céus em todo fim de tarde de outono; é como o engarrafamento a cada início de manhã e a cada fim de tarde – ou a qualquer hora do dia, mesmo; é como a fina garoa que, incrível, insiste em cair mesmo quando não é inverno; é como o pastel de feira tão quente, mas tão quente, que só não queima a boca da gente porque é acompanhado de um gole de caldo de cana geladinho.

Neste sábado, a Cidade de São Paulo/SP está em festa. Afinal, uma história que já teve 354 capítulos completa um século de vida. E desde 6 de maio de 1917, quando se enfrentaram pela primeira vez, Corinthians e Palmeiras continuam  tentando provar, um para o outro, qual dos dois, de fato, é o melhor.

Gol do palestrino Echevarrieta sobre o Corinthians em 1940, durante a inauguração do Pacaembu

Jamais se pôde – e jamais se poderá – garantir uma vitória alvinegra ou uma vitória alviverde quando alvinegros e alviverdes se encaram. Não é bem assim que as coisas funcionam para Palmeiras e Corinthians. E quem diz isso não sou eu, mas os números. Querem uma prova? Entre janeiro de 1955 e outubro de 1977, período em que os corintianos passaram longe das conquistas importantes, 96 clássicos foram disputados, e em 65 destes o Corinthians não perdeu. Querem outra? De agosto de 1976 a junho de 1993, época de magérrimas vacas para os alviverdes, outros 61 derby’s aconteceram, e o Palmeiras não foi derrotado em 41 deles.

Isso significa, amigo, que muitas vezes não importa qual dos times viva um melhor momento, tenha um time mais forte ou seja o favorito. Porque em se tratando de Corinthians e Palmeiras, uma coisa é certa: por mais diferenças que existam entre ambos, nada é mais igual do que os dois.

Parabéns a ambos os clubes por protagonizarem uma história tão linda e que a cada encontro, seja por nos fazer chorar, seja por nos fazer sorrir, principalmente consegue é nos emocionar.

4 Responses to HÁ 100 ANOS, HOJE É DIA DE FESTA EM SAMPA

  1. Podem falar o que for mas não tem jogo igual a esse. O antes e o depois é algo que eu nunca vi em outros jogos. Até quem não gosta de futebol para pra prestar atenção.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Vc tocou em um ponto interessante, Ed: o derby é um clássico que chama a atenção até de quem não gosta de futebol.

      E sabe por quê? Porque no dia seguinte o resultado do jogo será o assunto da Cidade – e ninguém gosta de ficar de fora das rodinhas de bate-papo, certo?

      Abs.

  2. Fábio P. R.

    E obviamente o Parmera é o melhor, já que tem mais vitórias ;)

    • Márcio Trevisan

      De fato, Fábio.

      Atualmente, nossa vantagem é de quatro vitórias: 125 a 121.

      Mas já foi bem maior em outras épocas, como por exemplo 24 a 11, em 1934; 31 a 18, em 1940 ou 110 a 99, em 1999.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>