DERROTA INDOLOR

Tropeço na Bolívia não tira Palmeiras da liderança e vaga segue praticamente garantida

Dizem que não há derrota que seja positiva, e talvez isso tenha lá o seu fundo de verdade. Mas há derrotas que, pelo menos, doem apenas m pouquinho, e outras que até mesmo nenhuma dor proporcionem. E este é exatamente o caso da que o Palmeiras sofreu na noite desta quarta-feira, em Cochabamba/BOL, diante do Jorge Wilstermann local.

Antes que você, amigo palmeirense, discorde do parágrafo acima, deixo bem claro que me atenho apenas a números – e, como se sabe, eles não mentem. Assim, vejamos: antes do jogo liderávamos o grupo e estávamos a um ponto da classificação; após a partida, continuamos na liderança do grupo e permanecemos a apenas um ponto da vaga à próxima fase da Copa Libertadores da América.

Se o regulamento desta edição fosse idêntico aos das anteriores, poderíamos lamentar a perda destes três pontos, pois isso possivelmente nos alijaria das primeiras colocações entre os primeiros colocados e, consequentemente, acabaríamos por nos encontrar com adversários mais capacitados na próxima etapa do torneio. Só que, a partir deste ano, a Conmebol decideu copiar a Champions League e fará um sorteio para definir os confrontos das oitavas-de-final. Ou seja: tanto faz ser o líder com melhor campanha ou o líder com a oitava campanha, pois tais desempenhos não farão a menor diferença na hora da definição do nosso próximo adversário.

Mas, e se perdermos na última rodada, em casa,  para o Atlético Tucumán/ARG? Bem, se isso acontecer por apenas um gol de diferença (1 a 0, 2 a 1, 3 a 2) ainda assim estaremos classificados, pois o Verdão tem dois gols de saldo (contra zero dos argentinos) e também marcou mais gols (10 a 7). Assim, uma das vagas do grupo só deixará de ser verde seu perdermos por pelo menos dois gols de diferença e, também, se o Jorge Wilstermann/BOL vencer o Peñarol/URU em Montevidéu/URU.

Como se vê, prezado internauta, esta derrota não nos causou mal algum.

Guerra foi o único do Palmeiras a de fato se destacar na Bolívia

O jogo – Longe de mim querer pegar no pé do nosso treinador, mas a verdade é que mais uma vez Eduardo Baptista esteve longe de ser o treinador que uma equipe como a do Palmeiras precisa e merece. É fato que ele mandou a campo uma equipe titular bem próxima da correta, sobretudo por ter tido a coragem de barrar Egídio e manter Michel Bastos na lateral esquerda. Mas errou, e feio, ao  novamente insistir com Willian Bigode como centroavante, já que o artilheiro do time neste ano só consegue render – e muito bem – quando atua como segundo atacante. Se queria mostrar a Borja que ele pode, sim, ser reserva, que optasse então por Alecsandro ou até mesmo o alto Rafael Marques no comando de ataque. 

Outro problema – este mais grave, porque foi tático – é o enorme distanciamento entre os setores da equipe, algo que tem sido recorrente nos últimos jogos. Com um espaço muito grande entre a defesa e o meio-campo e entre este e o ataque, o Verdão fica parecendo não um, mas três times distintos em campo, e pior: cada um com apenas quatro ou três jogadores. Sem a aproximação, algo que se consegue com treinamentos constantes, um time de futebol viverá exclusivamente de lances individuais de seus jogadores, e quando estes não vivem uma noite feliz, como a de hoje, a derrota é praticamente certa.

Por fim, e o que me pareceu o mais preocupante de tudo, foi a precipitação ao promover a entrada de Keno no lugar de Thiago Santos, único jogador exclusivamente de marcação, já aos 17 do segundo tempo e quando perdíamos apenas por 2 a 1. Tal atitude, que a mim pareceu prova inconteste de desespero (por que, Deus do Céu, se a derrota em nada nos atrapalharia?) do técnico palmeirense, não resultou em nada positivo, pois nosso segundo gol só aconteceu graças ao tal de Cabezas (ou seria Oséas?) e nossa equipe não criou nada com quatro atacantes. Aliás, o próprio Eduardo Baptista percebeu que sua decisão havia sido inócua e, apenas 8 mais tarde, sacou Dudu e colocou um meia (Raphael Veiga) a fim de tentar fazer a bola chegar à frente com um pouco mais de qualidade.

Em síntese: se a diretoria quiser insistir no erro, que insista – mas que fique ciente de que poderá pagar caro por isso. Porém, infelizmente (e digo isso com toda a sinceridade, pois devido à amizade que tive com o pai sempre torci muito pelo filho) Eduardo Baptista não é o cara certo para dirigir o Palmeiras.  

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6
BOM 

JEAN – 4
MUITO RUIM

MINA – 5,5
SATISFATÓRIO

VÍTOR HUGO – 4
RUIM 

MICHEL BASTOS – 5,5
SATISFATÓRIO 

 

THIAGO SANTOS – 5,5
SATISFATÓRIO 

TCHÊ TCHÊ – 5,5
SATISFATÓRIO 

GUERRA – 7
ÓTIMO 

RÓGER GUEDES – 6
BOM 

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR 

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO 

EDUARDO BAPTISTA – 5
REGULAR

KENO – 6
BOM 

BORJA – 5
REGULAR 

RAPHAEL VEIGA – 5
REGULAR 

FOTOS: CESAR GRECO/ AG. PALMEIRAS 

40 Responses to DERROTA INDOLOR

  1. Ele caiu. Finalmente tomaram uma atitude. Estou lendo rumores sobre o Cuca. Tomara se confirme.

  2. José Aparecido- Mogi das Cruzes

    Boa noite Márcio e amigos.
    Derrota indolor uma ova…pra não falar outra coisa.
    Aliás o Palmeiras não convenceu em nenhum jogo até agora…se não fosse a doze dose de sorte estaríamos lamentando mais uma desclassificação precoce.
    Tá certo que não temos técnico, mas tomar aqueles gols do JW…pqp.
    VH horrível…o cara desaprendeu.
    O Jean com aquela bunda grande não antecipa uma…e não é de agora.
    O Borja um fiasco até agora…grosso.
    A próxima fase será muito difícil e temos que melhorar muito.

  3. Oi Márcio,

    Tudo bem? Que jogo grotesco? Que opções de técnicos temos em sua opinião? EB ja foi, e espero que definam logo pra dar tempo de começar um novo trabalho antes do Tucumã. Só faltava esperarem a crise se agravar…abs

  4. Não quero me alongar porque estou sem paciência para falar do vexame de ontem, mas como disse o nosso colega Hudson, eu também ouvi dizer que o time que fazer a melhor campanha sempre vai decidir em casa, portanto os três pontos perdidos ontem podem fazer muita falta na sequência da libertadores se bem que com esse treinador não faz muita diferença fazer o segundo jogo em casa ou não, é só lembrarmos recentemente o que aconteceu no paulista.
    Minha nota é zero para todos os comedores de feijoada e principalmente para o treinador nervosinho de araque. abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: vc e o Hudson têm razão.

      Mas, como disse a ele, nenhum time ganhará os seis jogos, amigo.

      Torcedores exigem muito e, por vezes, sem muita noção do que estão exigindo.

      Abs.

  5. o goleiro ha o goleiro, segundo gol era para ir na bola se atirer, nadsa, o penalti infantil.

    • Márcio Trevisan

      Discordo de vc, amigo Canuso.

      Prass não teve falha alguma no jogo, e ainda fez dois bons lançamentos.

      Abs.

  6. Olá Márcio.
    Boa tarde.

    Concordo em tudo na tua análise, inclusive sobre o Eduardo Batista (parece que há uma unanimidade pelo que vejo nos colegas aqui no blog). Sei não, Márcio, já comentei contigo que não consigo acreditar neste nosso técnico, e acho que vou continuar assim, mesmo que ele ganhe Libertadores, Campeonato Mundial, Brasileiro e tudo que disputar. Que decepção o Borja, hein? Só joga contra time pequeno, Dudu, irreconhecível. No segundo gol acho que o Prass poderia até tentar ir na bola, pois já fez defesas assim e no entanto ficou parado só olhando a bola entrar. Tudo bem que o gramado deles é muiiiito ruim, mas como disse o tchê-tchê, isso não é desculpa. Aqueles chutões me dão nos nervos. Tem que jogar com a bola no chão. Como erram passes, meu Deus!!! Jogando desse jeito, tomando um vareio de todos os times no primeiro tempo(como da Ponte Preta nos 3 X 0 e no segundo jogo contra o Peñarol), não acredito que chegue à final desta Libertadores. Mas enfim…

    Um abraço, Márcio.

    Roberval

    • Márcio Trevisan

      Final, Roberval?

      Hoje eu não sei nem se a gente chega às quartas-de-final da Libertadores.

      Abs.

  7. Perfeito Paulo Sergio. Para tudo que acontece ha uma razao por tras. Ou pelo bem ou pelo mal

  8. E mais um detalhe Trevisan, na verdade uma pergunta: os confrontos serão definidos por sorteio, mas o mando de campo não será pela campanha?

    Neste caso, seria bom ter vencido para quem sabe ficar em 1º colocado geral para decidir sempre em casa.

    Abraço, Hudson

    • Márcio Trevisan

      De fato, Hudson.

      Se terminarmos em 1º, e terminaremos, jogaremos a segunda partida das oitavas-de-final no Palestra.

      Caso nos classifiquemos, os confrontos não serão mais decididos por sorteio, e sim previamente. E é neste caso, e somente neste caso, que a soma dos pontos poderá fazer alguma diferença.

      Mas isso não é garantido, pois nada impede que um segundo colocado elimine um primeiro, certo?

      Além disso, amigo, não dá pra ganhar todas.

      Abs.

  9. Marcio e amigos,não sou treinador, não tenho curso da UEFA nem da CBF, nunca fui jogador profissional, mas como outros ja joguei bola amador, e acompanho futebol desde criança, no campo, ouço comentários de toda a mídia, discuto futebol amistosamente com amigos e até com ex-jogadores profissionais aposentado e dos bons. Agora com 56 anos vou dizer o por que de alguns jogadores falham e caem de rendimento, e por culpa do técnico.
    A mesma zaga de 2016 estava entre as 3 melhores do Brasil, e hoje tomam muitos gols inclusive de jogadas aéreas que era o forte por dois motivos: Mal posicionamento e mal protegida. E isso faz com que as falhas individuais aumentem, por isso Vitor Hugo vem falhando, Zé Roberto contra a Ponte e Jean ontem falharam identicamente em bolas invertidas por estarem mal posicionados, e vocês acham que os outros técnicos não veem isso e exploram ou foi coincidência?
    Por que o Jean e o Tche caíram de rendimento? No ano passado o Tche Tche jogava pela direita fazendo parceria com o Jean e as vezes se revesavam durante o jogo, os dois estavam voando. Agora o Tche está do lado esquerdo, e o Jean isolado.
    O Dudu fora de posição, ele não é e nunca foi armador, o Willian não é centro avante, quando ele joga bem é quando tem um centro avante do lado dele. O Guerra até sabe jogar de segundo volante mas não é a dele,rende muito mais jogando mais adiantado e o Borja não é jogador pra ficar lançando bola alta pra ele, é jogador que rende quando há aproximação. Hoje é só chutão e o time esparramado.
    Resumindo não que 4-1-4-1 é ruim, a seleção tai para provar o contrario, ma la pode-se definir um sistema e depois escolhe os jogadores para fazer as funções. Num time é diferente. Seguindo o exemplo do Jean e do Tche Tche, o Cuca privilegiava o jogador e armava o sistema em cima dos pontos fortes de cada um. Hoje o EB privilegia o sistema e tenta a todo custo encaixar o jogador dentro do sistema sem perceber as vezes se ele vai render tudo que é possível.
    Por isso afirmo sem medo de errar. A culpa é do EB.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Marcos.

      Só não sei se a diretoria pensa da mesma forma. Até porque uma demissão de EB agora seria admitir que cometeram um erro no começo do ano.

      E não é todo mundo que tem humildade para admitir que falhou.

      Abs.

  10. ANTONIO O VERDÃO

    Bom dia Márcio.

    Meu amigo, que raiva, quando o Palmeiras não joga pra me infartar joga pra eu ter um AVC. Jean, Vitor Hugo e Dudu fizeram meu coração ter varias arritmias.
    Mas o pior dele foi quem não estava em campo(dentro dele) é o tal do Eduardo Batista, que cara fraco.
    Até entendo que ele queria colocar o Keno por Thiago Santos para conseguir o empate a qualquer custo e assim no próximo jogo colocar os insatisfeitos com o banco pra jogar e ganhar média, já que o time estaria classificado.
    Mas, o cara não sabe armar um time nem em jogo de fut de botão, insistir nele 2017 será jogado fora e com o ano vão-se:
    Borja – contratado a peso de ouro, sairá como um fiasco(graças e ele propio e o treinador)
    Hyoran – Joga bem, mas o EB é cego e burro, com certeza pedirá pra ir embora.
    Raphael Veiga – idem Hyoran
    Rafael Marques – idem ao caso do Alecssandro.
    Minhas sugestões para técnico é o do Botafogo(esqueci o nome), o Renato Gaúcho, o Mano Menezes e encabeçando a lista o Cuca.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Verdão: o técnico do Botafogo/RJ se chama Jair Ventura, e é filho do ex-craque Jairzinho.

      Ele, e também Renato e Mano, dificilmente aceitariam um convite do Palmeiras, pois suas equipes também irão se classificar à próxima fase da Libertadores.

      Ou seja: ou Cuca topa voltar agora ou, então, teremos de partir para um plano B. O melhor: para um plano WL.

      Abs.

  11. Faz 5 meses que EB está no Palmeiras e a 4 meses treinando. Recebeu em mãos um time campeão brasileiro sem o centro avante, porém recebeu mais reforços e inclusive outro centro-avante artilheiro, mas o fato que até agora o time não jogou, teve alguns lampejos apenas em alguns minutos, só isso.
    O EB está inseguro, conseguiu destruir o time do ano passado e não conseguiu formar outro. ja perdeu o Paulista e num grupo fraco da Libertadores sequer fez um jogo bom, todos foram sofridos e com futebol muito abaixo, mas muito abaixo do esperado. O time não tem pegada, os jogadores estão espaçados, quem recebe a bola tem se virar sozinho, voltaram os chutões da época do MO, voltamos a tomar muitos gols e de bolas áereas, ao mesmo tempo que sessaram os gols aéreos que era o forte do time. o Palmeiras em 2016 com o Cuca que é um técnico muito mais irrequieto não tivemos ninguém expulso, agora com um técnico calminho tem um time sem tranquilidade com muitos cartões e expulsões ja nos 2 campeonatos.
    O Palmeiras se classifica no grupo mas dependendo do que vier pela frente ja causa muita preocupação, por que o mais importante é que o time não está jogando bem, está oscilando e o EB está perdido, nas escalações nas estratégias e boleiro não é bobo já percebeu isso, e é lógico que jamais irão dizer em publico.
    A verdade que agora não tem mais tempo, por que ja está claro que o técnico não consegue mais fazer o time jogar, o tempo que ele dispunha acabou. Não sei como o Cuca está, mas ja é hora do Mattos e o Presidente sondarem ele, e se houver espaço contrata imediatamente e despede o EB sem dó ja. Por que ser complacente agora pode custar o projeto todo de 2017.

  12. Leonardo Madureira

    Bom dia Márcio. Deve ter mais uns três times exatamente na mesma situação do palmeiras, mas é incrível como só a gente está em crise.

    O William tem que jogar junto com o Borja. Monta Dudu pelo meio, tche tche e guerra na volancia, guedes na outra ponta. Mas confesso que gostaria de ver o Keno começar jogando de novo.

    E o Victor Hugo hein? Alguém pague um psicólogo pra ele. Entrou com vontade demais no primeiro jogo, e agora parece que tá acuadinho em campo.

    No demais, acho que se o Cuca não puder voltar, o EB tem que continuar. Ele já mostrou humildade em outras situações pra corrigir seus erros, e esperamos que continue fazendo.

    Agora esses 11 dias vão ser muito longos, hehe. Abraço Márcio

    • Márcio Trevisan

      Olá, Léo.

      Vc tocou em um ponto importante: os comentários pós-jogo de ontem deixavam a certeza de que o Palmeias já está eliminado.

      É inacreditável a inveja que alguns colegas jornalistas sentem em razão do patrocínio da Crefisa.

      Quanto à permanência de EB, respeito sua opinião, mas minha experiência no futebol indica que isso, se acontecer, será um erro.

      Abs.

  13. O jogo de ontem foi ótimo pra comprovarmos uma coisa: “a sorte não vai ajudar sempre”

  14. Trevisan,

    1 – Realmente nem parecia um time, cada um jogando por si. E, como você bem destacou, estavam desesperados. Os chutões me irritaram bastante.

    2 – Você acredita que a brutal queda de produção de alguns jogadores (Jean, Vitor Hugo, TcheTchê e Dudu, por exemplo) se deve à corpo mole para derrubar o treinador?

    3 – Não sou à favor de trocar por trocar. Sou à favor de trocar pelo Cuca.

    4 – Ah! Eu achei um absurdo quando vi escalação. Todo mundo sabe que o Willian tem que jogar na ponta-direita!

    Abraço!!! Hudson

    • Márcio Trevisan

      Hudson: não acredito em corpo mole.

      Se isso fosse verdade, teríamos perdido do Peñarol/URU, certo?

      Quanto à presença de Bigode como centroavante, acho que EB deve estar de sacanagem. Não há outra explicação.

      Abs.

  15. Bom dia!

    Jogando assim, tchau libertadores!

    Diretoria está cometendo o mesmo erro do ano passado, ou seja, esperar demais para dar o bilhete azul para o EB!
    Mais um jogo que tomamos 3 gols….do Jorge W…..meu Deus!!

    Abs

  16. Bom dia, Marcio.

    Infelizmente, acho que estamos todos com o mesmo sentimento, ou seja, erramos na escolha do técnico. Se o futebol Brasileiro está carente de novos treinadores, que outros clubes façam testes com novas revelações, não o Palmeiras, principalmente em um ano tão importante. Reparar esse erro agora é extremamente difícil.

    O que faremos? Trocar o treinador no meio da competição mais importante do ano? Substituir por quem?

    Tudo isso deveria ter sido pensado em dezembro de 2016, quando nosso “amigo” Cuca decidiu pular fora do barco. Tivemos tempo para escolher um bom nome e começar o ano com um bom time e com um técnico compatível com o elenco que estávamos formando.

    Bater na mesa, esbravejar, dizer que “mexeu como homem” e outras frases ditas em tom de desabafo em uma entrevista coletiva não seriam necessárias se o trabalho fosse bem feito. Temos um jogo de xadrez da melhor qualidade, mas não sabemos como movimentar as peças no tabuleiro.

    Um abraço.

    Valter

    • Bom dia Valter!
      Tem razão, se ao invés de contratar EB tivessem deixado o Alberto Valentim o padrão de jogo seria o mesmo de quando fomos campeões. Adaptando as contratações.

      Ou como temos visto em outros lugares comentários do tipo, temos uma Ferrari, mas não temos um piloto de verdade.

      Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Ok, Valter, mas também não dá para deixar o cara e esperar até sermos eliminados da Libertadores para só então corrigir o erro, certo?

      A ação deve ser agora, ou então será tarde demais.

      Abs.

  17. Bom dia Márcio e amigos!

    Concordo com você Márcio, meu pensamento é exatamente esse. Assim como concordo com os amigos Enrico, Antonio e Ed. Já deu para o EB, ontem comentei com meu pai o seguinte.
    O Paulista estava tão fácil pra ganhar que conseguimos perder, a libertadores nunca esteve tão fácil e estamos conseguindo sofrer. Ontem em 10 minutos criamos três chances e mais nada. Com a substituição afobada do “estagiário” (essa foi boa) perdemos o meio campo.
    Não sei se estou me precipitando, mas acho que deve estar acontecendo algo internamente.
    Outro detalhe, o atual Presidente na minha opinião está jogando por terra tudo que o Paulo Nobre conseguiu arrumar no Palmeiras, fazendo escolhas erradas. Porém isso é outro caso.

    Abraço Márcio e Palmeirenses.

    • Márcio Trevisan

      Fagner: o que esperava do novo presidente, a quem não conheço pessoalmente, era um pouco mais de participação na mídia.

      Até agora, ele só se manifestou após o absurdo de Montevidéu. Isso passa uma imagem de quem não está nada preocupado com o futebol, o que não acredito que seja verdade.

      Abs.

  18. Marcio

    O quê aconteceu com o futebol do Vitor Hugo? Que horror! Parece que desaprendeu alguns fundamentos.
    Poderíamos deixar para sofrer um derrota indolor na próxima rodada, já classificados, pois o time do JOrge é fraco, mas infelizmente parece que o time não estava muito afim.

    Abs

    • Márcio Trevisan

      Rodrigo: VH enfrenta uma péssima fase, só isso.

      Acontece com qualquer jogador e, com ele, está demorando demais para passar.

      Em relação à derrota, melhor que ela tenha sido agora: chegar à próxima fase com um resultado adverso não seria legal.

      Abs.

  19. O gramado do Allianz no ano passado estava um lixo e mesmo assim o Palmeiras jogava bem…Praticamente esse técnico transformou um time imbativel em um time que no mes de maio ainda nao tem padrao de jogo…sem falar na quantidade de gols que esse time leva!!!!FORA EB, senao esse ano ja era!!!o Paulista ja foi, uma semana treinando e nada…FORA EB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Márcio Trevisan

      Enrico: vc lembrou bem.

      Já estamos em maio e o treinador ainda fala em “acertos” que precisam ser feitos.

      Aí, fica difícil.

      Abs.

  20. Antonio Manara

    Tudo bem, mas se tiver que trocar tem que ser demitido agora é já ter outronengatilhado. Ou torcer para vencermos bem o A. Tucuman em casa e após esse jogo demiti-lo. Só não sei quem seria o melhor para o Palmeiras.

    • Márcio Trevisan

      Manara: não dá pra demitir um cara que irá classificar o Palmeiras em primeiro lugar do grupo na Libertadores.

      Assim, a demissão tem de ser agora, preferencialmente no máximo até o fim desta semana.

      Quanto ao substituto, não tantas opções no mercado, mas se Cuca não topar voltar agora eu escolho Wanderley Luxemburgo.

      Abs.

  21. Uma obs: Borja…..que mico…que mico…Aprende torcida, não é porque um jogador fez uma boa libertadores que é um craque.

    Valorizem seus ombros e parem de ficar carregando qualquer um que chega no aeroporto.

  22. Duas coisas:

    1) Sei que é repetitivo ficar dizendo toda vez a mesma coisa aqui mas sou obrigado: Com esse treinador esqueçam título esse ano. 2017 jogado na lata do lixo pela diretoria que resolveu torrar milhões com jogadores pra entregar na mão de um estagiário.

    2) Vou ter que ser repetitivo de novo. O elenco é milionário mas não vejo essa qualidade que muitos vêem não. Contrataram mal demais. Aliás, nunca vi um time ter tanto dinheiro e usar tão mal como o Palmeiras fez esse ano.

    Na verdade o que aconteceu no Palmeiras foi o mesmo que o o Pai dar uma bolada pro filho que acabou de fazer 18 anos gastar. Na primeira loja o garoto já gastou tudo em meia e calça e só depois se deu conta que esqueceu de comprar o sapato.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>