JOGOU PRA NÃO GANHAR, GANHOU PRA NÃO CHEGAR

Palmeiras se esforçou o mínimo possível para chegar à final do Paulistão

Imagine que você chega a um restaurante tipo self-service. À mesa, bem à sua frente, há várias opções de pratos, um mais saboroso do que o outro. Porém, para poder se servir de lasanha, feijoada, churrasco ou bacalhau, você obrigatoriamente tem de colocar em seu prato, também, uma generosa quantidade de quiabo. Você não precisa comer todo o legume, mas tem de mandar goela abaixo a maior quantidade possível – caso contrário, não poderá saborear as outras delícias à sua espera.

Usei esta imagem metafórica para mostrar a você, amigo palmeirense, a forma como o Palmeiras encarou este Campeonato Paulista. Até para ter o direito de “comer” uma Libertadores, uma Copa do Brasil, um Brasileirão ou, até mesmo, um Mundial Interclubes, nosso time teve de encarar o Campeonato Paulista – ou, se preferirem, o quiabo desta história.

Daí que a equipe foi comendo aos poucos, ora dando garfadas mais cheias e até com certo sabor, ora ingerindo apenas a quantidade mínima suficiente para se manter viva – na competição. O resultado, claro, dificilmente seria diferente do que vimos neste sábado: eliminada por um adversário inferior tecnicamente, sem um décimo da nossa tradição e, pior ainda, diante de quase 40 mil palmeirenses que lotaram a nossa Arena.

Eu não vou dizer que nossos jogadores entregaram o jogo, pois isso seria um exagero. Mas encaremos as coisas como de fato elas são: se tivesse eliminado a Ponte Preta/SP neste sábado, as quatro próximas partidas do Verdão seriam decisivas, e três delas fora de casa: quarta em Montevidéu/URU, domingo em Itaquera ou no Morumbi, na outra quarta na Bolívia e, por fim, a finalíssima do Paulistão que, neste caso, seria disputada no Pacaembu, já que o Palestra Itália mais uma vez estará fechado para um show. E nem me venham dizer que nossa situação na Libertadores é tranquila, pois na verdade não é: se não vencermos o Peñarol/URU e o Jorge Wilstermann ganhar do Atlético Tucumán/ARG, dois resultados pra lá de normais, perderemos a liderança da chave já no meio da próxima semana. Ou seja: uma pressão gigantesca tanto no torneio sul-americano quanto na competição estadual.

Também por isso, ou talvez até mesmo principalmente por isso, o que vimos nesta noite de sábado foi um Palmeiras valente, sim, mas que em nenhum momento chegou a pressionar, a sufocar o adversário. Tivemos mais posse de bola, infinitamente mais chances de gol, imprimimos nossa forma de jogar mas… E daí?

Nada disso foi suficiente para dar a torcedor ao menos a mínima esperança de que poderíamos reverter a enorme vantagem aberta pelo time comandado por Gílson Kleina (gente: fomos eliminados por uma equipe comandada pelo Gílson Kleina…). Desde o apito inicial do Raphael Claus – tido e havido como um dos melhores árbitros do País, mas que não marcou um claríssimo pênalti de Fernando Bob em Jean, bem na sua cara, ainda no primeiro tempo –, ficou claro que só por um milagre conseguiríamos o placar de que precisávamos. Na verdade, o Palmeiras (com as exceções de Mina e Felipe Melo) jogou pra não ganhar mas, se ganhasse, jogaria pra não chegar. Em outras palavras: vamos vencer, claro, mas por no máximo 2 a 0. E olhe lá.

Para terminar, quero deixar duas colocações que, ao meu ver, são muito pertinentes: a primeira é o reconhecimento a esta torcida que, de fato, sempre foi e sempre será o maior patrimônio do nosso clube. E o segundo é que um time, seja ele qual for, precisa ter em seu comando em momentos decisivos alguém que consiga fazer com que ele se incendeie, que deixe seu adversário sem ar e sem saber o que fazer em campo. E com todo o respeito e carinho que tenho por Nelsinho Baptista, não me parece que seu filho, pelo menos por enquanto, seja este alguém.

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6
BOM 

JEAN – 5
REGULAR

EDU DRACENA – 6
BOM 

MINA – 7
ÓTIMO

EGÍDIO – 4,5
RUIM

FELIPE MELO – 8
EXCELENTE 

TCHÊ TCHÊ – 5
REGULAR 

GUERRA – 5,5
SATISFATÓRIO 

RÓGER GUEDES – 5,5
SATISFATÓRIO 

BORJA – 5
REGULAR 

DUDU – 5,5
SATISFATÓRIO 

EDUARDO BAPTISTA – 5
REGULAR

MICHEL BASTOS – 5
REGULAR

KENO – 5,5
SATISFATÓRIO 

WILLIAN BIGODE – 5
REGULAR 

FOTOS: CESAR GRECO/ AG. PALMEIRAS 

49 Responses to JOGOU PRA NÃO GANHAR, GANHOU PRA NÃO CHEGAR

  1. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito bom seu comentário caro Trevisan, espero que sirva de lição para os próximos Mata-Matas,pois o que vale é o primeiro jogo, veja a Liga dos Campeões.

    Agora para Libertadores, Brasileirão e Copa Brasil, vai ter que melhorar muito as finalizações, bem como esquema tático definido que ainda não o vi!!!!

    Desculpe o desabafo, e gostaria de parabenizar a nossa torcida pois só ela valeu.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Alfano.

      Nossa torcida é qualquer coisa de sensacional. O time leva de 3 a 0 e ela lota o estádio no jogo seguinte.

      Parabéns é pouco.

      Abraços e obrigado pelo elogio.

  2. 3 motivos para demitir o quanto antes o entregador de coletes.

    1 – Previsível: são sempre as mesmas substituições, quando o Guedes e o Bastos não saem jogando, entram no decorrer da partida. Palmeiras só joga pelos lados do campo. Pra que levar meias nos jogos, se os caras nunca entram?!?!

    2 – Limitado: em Campinas, o Palmeiras estava lento e sem criação, ele coloca o Alecsandro para jogar….. sábado, com o time cobrando até tiro de meta em direção a área da Ponte, com o Aranha em um péssimo dia, ele deixa o RM e o Alecsandro no banco.

    3 – Covarde: em Campinas, ele fingiu não ver a briga no elenco, sábado, ele criticou a atitude do Borja, com palavras que claramente mostram que ele não culhão para sacar o “reforço” da patrocinadora do time.

  3. PAULO SERGIO

    Caro Marcio, gostaria de ter essa certeza ,porem não tenho.
    Ficar fora de qualquer competição não é bom para os cofres do clube,que mesmo em jogando no Pacaembu levaria de 35 mil a 40 mil pessoas com uma renda no minimo 2 milhões.
    Não foi bom para o Patrocinador pois sua marca não estará sendo veiculada pela midia…Dois jogos, semana de intensa movimentação no CT e tudo que envolve o marketing.
    Por fim temos um elenco repleto.
    Se a sequência seria penosa por viagens, jogos em pouco espaço de tempo, que se usasse o elenco.
    Jalson , Fabiano, Egidio, T.Santos,R.Marques e Alecsandro fizeram parte do elenco vitorioso de 2016.
    Temos R.Veiga e Yoran loucos para jogar….
    Que usasse o elenco …e faça jus ao plantel que tem.
    Se é para não utiliza-los que diminua a folha salarial de 11 milhões/mes

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Paulo: todo mundo perdeu com esta eliminação, inclusive os jogadores (afinal, há prêmio por conquistas).

      Mas, como eu disse, esses caras são complicados, mesmo, e para mim ficou claro a pouca vontade de buscar o resultado de que precisávamos.

      Abs.

  4. Antonio Manara

    Voltando ao Borja, eu acho que ele tem um bom toque de bola e tem um bom passe, mas o lugar dele e dentro da área, vc faz a assistência e ele empurra pra dentro. Essas assistências seriam os feitas pelo Dudu, Guerra, Wilian, Tche Tche e dar a ele condições de fazer o gol. Se fiserem isso , eu já me contentaria demais. .

  5. Boa noite, Marcio.

    Me permita discordar do que você escreveu.

    Se essa é a justificativa, então que vendam a metade desse elenco caro, que tenhamos um único time considerado como titular e escolhamos um único campeonato para tentar vencer. Não precisamos de opções.

    Só existe uma palavra para descrever essa eliminação do Palmeiras: incompetência.

    Incompetência do treinador, que não soube escolher a equipe para disputar o jogo de ida contra a Ponte Preta. Incompetência de medalhões (Borja, Guerra, Zé Roberto e Tchê Tchê) que não jogaram absolutamente nada nos momentos em que mais se precisava. Incompetência da diretoria, por ter escolhido o EB para comandar esse elenco.

    Esse “quiabo” era o campeonato mais fácil que o Palmeiras disputava esse ano e pelo dinheiro que foi investido tinha a obrigação de vencer.

    Na minha opinião, foi uma grande vergonha ser eliminado por um time que não tem um décimo da nossa estrutura. Não há justificativas.

    Um abraço.

    Valter

    • Perfeito!!!!

    • Mais uma coisa.

      Definitivamente, não concordo que jogamos para não ganhar. Queríamos ganhar e seguir em frente SIM, tanto que EB mudou completamente o esquema tático, fazendo o FM atuar como um terceiro zagueiro e liberando Egídio e Jean para apoiar o ataque.

      Tivemos maior posse de bola e a Ponte ficou boa parte do jogo em seu campo de defesa. Prass, muitas vezes, foi um torcedor com cadeira privilegiada.

      Sabe o que fomos? Incompetentes para concluir a gol. Essa incompetência se soma às outras que falei acima e tudo isso resultou na eliminação do Paulista.

      Dizer que não queríamos seguir em frente é, no mínimo, tapar o sol com a peneira.

    • Márcio Trevisan

      Valter: vc pode discordar de mim o quanto quiser e não precisa pedir permissão – o espaço aqui é nosso e sempre democrático.

      Mas creio que você me interpretou mal: em nenhum momento estou justificando a atitude tomada por elenco e CT – apenas disse os motivos que, acredito, tenham suscitado esta situação.

      Vc tem total razão quando diz que o Paulistão era o torneio mais fácil do ano e que pelo elenco que temos era obrigação vencê-lo. Só que, como eu disse, mais ou menos sei como funciona cabeça de jogador de futebol. Por isso, pode esperar: poderemos até perder do Peñarol/URU, mas o time mostrará muito mais vontade de ganhar.

      Abs.

  6. Não consigo escrever…..Tô muito bravo!!!

    Fora EB!!!

    Borja…Vai p ….enganador

  7. Jorge Farani

    Se os jogadores e comissão técnica usaram o Paulistão como pré-temporada para a Libertadores nós vamos ver agora, pois do contrario a “chapa vai esquentar” para todos, uma vez que não adianta fazer campanha comercial falando que Libertadores é isso, é aquilo, e o time ficar jogando esse futebol que jogou na primeira fase da Copa.

    • Márcio Trevisan

      Farani: fomos bem no primeiro turno desta fase da Libertadores, muito embora nossas duas vitórias tenham sido nos acréscimos e com boa dose de sorte.

      O bicho vai pegar agora, com os dois próximos jogos fora de casa.

      Abs.

  8. Olá Márcio !
    Assim sendo, porque não dar chances no Paulista, para quem tem vontade de vencer ? O elenco não é grande ?
    Vamos que vamos na Libertadores,
    Abraços.

  9. No ultimo post eu mandei uma mensagem de vamos aguardar os jogos com a ponte preta e com o Penãrol.
    Vamos aguardar !

    • Márcio Trevisan

      Jair: o pior é que um já passou e não deu certo.

      Torçamos para que o segundo seja diferente, pois se vencermos no Uruguai estaremos classificados.

      Abs.

  10. Márcio agora vou dar a minha opinião:
    Essa história de não querer se classificar é desculpa de aleijado porque já vai fazer 10 anos que não conseguimos vencer esse campeonato meia boca.
    Se assim fosse a partir do jogo contra o Novorizontino não precisaria colocar os principais jogadores para evitar um desgaste maior principalmente nos mais idosos (que não são poucos).
    Outra coisa que não entendo até hoje foi a traíragem que fizeram com o Jailson, o cara entrou numa roubada, lembram que o Vagner vinha só tomando frangos???, pois bem ele entra, o time pega confiança e com ele no gol não sofremos nenhuma derrota, a única derrota foi contra o Santos em que entrou o Vinicius se não me engano, vou mais longe ainda, se fosse o míope do Práss não teríamos conquistado o brasileiro do ano passado, na minha opinião isso mostra que o Burrardo Batista não tem personalidade e nem comando.
    Quanto a libertadores até poderemos passar da primeira fase, mas pela bolinha que o time jogou nessa competição e as vitórias não convincentes e principalmente pelo treinador incompetente que temos suponho que no primeiro mata-mata já seremos eliminados, aí quero ver qual vai ser a desculpa esfarrapada da diretoria, jogadores e torcida.
    Outra coisa que não concordo é fazer o coitado do torcedor de trouxa, ingresso caro, o cara as vezes deixa a família em casa para ir no estádio para ver um jogo em que o time não quer se classificar?????me explica aí Arnaldo?????, então avisa o torcedor para ficar em casa assistindo novela.
    Minhas notas são as seguintes: pela farsa de enganar o torcedor é 000000000000( Zerooooo) para todos os enganadores e quem não gostar do que escrevi estou pouco me lixando.Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Maciel.

      Temo que sua previsão em relação à Libertadores esteja correta.

      Como há males que vêm para o bem, talvez um tropeço contra o Peñarol/URU possa suscitar uma mudança no comando do time.

      Abs.

  11. Hugo Velázquez

    Bom dia Márcio! Realmente jogamos para não ganhar, o que me parece, o problema realmente é técnico, já que temos o melhor elenco no Brasil, com um clube muito bem financeiramente, além de um patrocínio Master que tem muito dinheiro, porque não oferecer uma bela bolada pro Cuca voltar? Antes que a vaca vá pro brejo…. Esse time é tão bom quanto o Palmeiras de 99, mas num
    vejo o de hoje levantando a taça da libertadores com esse técnico….

    • Márcio Trevisan

      Olá, Hugo.

      Não sei se Cuca voltaria agora, pois as informações que tenho são de que sua esposa segue precisando de cuidados.

      Além disso, ele foi campeão brasileiro do ano passado e, de repente, pode preferir manter esta imagem perante a torcida do que correr o risco de perder uma Libertadores.

      De qualquer forma, o que me parece claro é que, a menos que vençamos os dois próximos jogos da Libertadores, a troca no comando acontecerá.

      Em tempo: vc estava sumido. Sentimos a sua falta.

      Abs.

  12. Irineu Constantino Curtulo Junior

    Bom dia, Márcio
    Intensidade de jogo não significa qualidade, e isso, num elenco qualificado como o nosso, se consegue extraindo de cada jogador o que cada um tem de melhor, e, infelizmente, isso não acontece com o nosso estudioso. Tchê Tchê, por exemplo, se destacou no “Esquema Cuca” flutuando livremente pelo campo. E como está jogando no “Pseudo-esquema Estudioso”? Função especificamente defensiva, ou seja, matou um elemento surpresa, matou um arrematador de qualidade, matou um grande jogador. Edu Dracena é destro e lento, o não o desqualifica completamente para ocupar uma posição de cobertura do lado esquerdo, mas, nós temos alguém canhoto, mais veloz para fazer essa função? Sim! Vitor Hugo esteve presente em quase todos os jogos do “Esquema Cuca”, ou seja, matou dois coelhos com apenas uma cajadada: nosso lado esquerdo é uma piada, tanto ofensiva como defensivamente. Sem me estender, já que são inúmeros os desmandos táticos desse “Estudioso”, acredito que sofreremos muito mais nesse ano em função de um “Estudioso” que pra continuar no cargo se alimenta de “Cara de Bonzinho” e “Amiguinho” dos mais “ferozes” do elenco. Perder um mata-mata é extremamente possível, mas não ter ideia alguma do que fazer com um elenco tão qualificado – culpando sempre circunstâncias individuais pelo insucesso – é plenamente injustificável.

    • Irineu Constantino Curtulo Junior

      Só uma pergunta: alguém observou se temos uma, eu disse uma, jogada ensaiada?

    • Márcio Trevisan

      Então, Irineu, concordo com tudo o que vc escreveu.

      No começo deste ano, disse que daria um tempo a EB para ver até onde ele poderia chegar, mas me parece, infelizmente, que ele não pode chegar muito longe.

      Abs.

  13. Para mim Jean e Borja, nota zero. Jean nos ferrou nos dois jogos. Borja nervosinho por ter saído, tem que comer banco para aprender a respeitar. Egídio, coitado, o mesmo de sempre. Felipe Melo, um leão, nota dez. Agora venhamos e convenhamos, o estagiário EB foi mexer no time aos 25 do segundo tempo, precisando ganhar o jogo, tá de brincadeira. Outra coisa, não sei se vcs notaram mas o EB estava visivelmente com medo de perder o jogo. Com relação ao artigo do Trevisan, perfeito, concordo com tudo plenamente, mas fica uma pergunta, não teríamos um segundo time para disputar o paulista, com grandes possibilidades de ser campeão? Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: agradeço o elogio.

      A ideia era mesclar a equipe no Paulistão, pelo menos até chegarmos à final. Mas como levamos de 3 a 0 n primeiro jogo tivemos de escalar os titulares.

      Em relação às mudanças de ontem, é meu dever lembrar que EB mexeu no time pela primeira vez aos 14 minutos, colocando Michel Bastos no lugar de TT. Algo que, por sinal, já devera ter feito no intervalo.

      Abs.

  14. Antonio Manara

    Marcio, infelizmente eu sou obrigado a fazer das suas palavras as minhas. E mais, tenho a impressão que o elenco todo está rompido com o Eduardo Batista e comissão técnica. O elenco muito nervoso onde ontem vimos até o sorridente Mina, e o time inteiro de cara amarrada, sem alegria, vibração,onde só não entregaram o jogo em respeito à torcida. Eu tenho comigo a impressão que ele já caiu, mas devido ao jogo no Uruguai não foi demitido.

    • Márcio Trevisan

      Manara: não creio que o elenco esteja rompido com o Eduardo – apenas acredito que os caras já sacaram que ele é meio devagar.

      Quanto à sua frase final, pode estar certa. Se perder no Uruguai e depois na Bolívia poderá, sim, ser demitido.

      Abs.

  15. Só mais um acréscimo da minha parte: Vc olha um técnico com a postura de um Abel Braga no Fluminense. O cara é a personificação do que estou dizendo. Para vencer no futebol tem de ser daquele jeito. Ele comanda o time como se estivesse com uma faca nos dentes. O Palmeiras sempre foi campeão com técnicos assim. Vou falar da década de 80 pra cá que é o que acompanhei com meus próprios olhos…O Palmeiras só foi vencedor com técnicos “facanacaveira”. Eduardo Batista e seu estilo lord jamais darão certo. Desperdício de tempo e dinheiro.

  16. Uma obs quanto ao Borja: que mico !!!

    • Antonio Manara

      Ed, desculpe, mas tenho a impressão de perseguição do Eduardo Batista ao Borja. Eu vejo nele um bom jogador tecnicamente falando, tem ótima visão de jogo, faz bons passes mas a área e seu lugar oreferido.

      • Pode ser Sr. Antonio Manara, pode ser, e espero sinceramente que o senhor esteja certo pois que futebolzinho ruim o Borja vem demonstrando. Eu nem ligaria se tivesse sido contratado como um jogador normal, mas veio com pompas de craque e por um valor astronômico, portanto, tem que ter algo de diferente nesse jogador pra ter valido tanto. Até o momento foi ridículo.

        Abraços.

    • Jorge Farani

      Contrataram o Borja porque ele fez os gols que eliminaram o SP na Copa do ano passado, pois se tivessem verificado o currículo do jogador saberiam que ele já tinha passado pelo futebol europeu e fracassado.

      • Márcio Trevisan

        Farani: Borja foi o 9º artilheiro no mundo em 2016. Isso não o qualifica a jogar no Palmeiras?

        O que me parece é que ele joga mais para ele do que para o grupo, os caras já perceberam e, se isso não mudar, vai ficar difícil pra ele.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Pois é,Ed, não sei o que está acontecendo com o cara.

      Talvez seja o esquema tático.

      Abs.

    • Jogador comum….já escrevi isso p Trevisan…..e escrevo mais….pior que o Barrios.

      • Troque o treinador e verá o que acontecerá com o futebol do Borja.
        Aliás não é só o Borja que ele está queimando.
        É Tche-Tche jogando na defesa, Guerra de ponta direita, Guedes de centroavante e ponta esquerda, outro dia vi o Borja voltando na defesa para sair jogando como se fosse um armador.
        O que é isso?
        Nem falei do Michel de ponta direita porque ele está se virando, para cruzar tem que dar uma de contorcionista.

        • Márcio Trevisan

          Muito bem lembrado, Elcio.

          Alguns jogadores do atual elenco estão tendo suas características distorcidas.

          Abs.

  17. Marcio permita-me respeitosamente discordar desse seu raciocínio quanto ao motivo de não termos passado. Pra mim não passamos porque o nosso time é inferior sim ao da Ponte, por incrível que pareça eu acho inferior sim, podemos até ter o melhor elenco e realmente temos, mas vejo mais quantidade do que qualidade nesse elenco,os 11 que entraram em campo nos dois jogos podem jogar 20 vezes contra a Ponte Preta que não vão conseguir fazer um 3 X 0 e aposto que iriam perder uns 10 desses 20 jogos empatando mais uns 5. Não sei se vc lembra dos meus comentários no começo do ano onde eu dizia não ter me empolgado com nenhuma contratação que fizeram. Em toda minha vida como apaixonado pelo futebol e pelo Palmeiras, eu nunca vi um time ter tanto dinheiro a disposição e gastar tão mal esse dinheiro. Pra completar coloque pra comandar esse elenco um treinador que não tem cara de campeão, que não tem cara de vencedor, que não consegue transmitir energia, que não consegue mexer com o brio do jogador. Eu já jogo a toalha nos outros torneios. É triste ficar vendo a pasmaceira e a burrice dos dirigentes que estão jogando mais um ano com chances reais de ganhar um título internacional na lata do lixo, assim como fizeram o ano passado com o Marcelo Oliveira onde só foram cair na real quando a classificação já tinha ido pro saco. Chega a ser inacreditável ver que nos últimos anos tivemos elencos ridículos devido a falta de dinheiro, mas com treinadores de nome (Murici,,Felipão, por exemplo) e agora que estão nadando no dinheiro e podem contratar, ficam insistindo no técnico errado. O mesmo filme do ano passado. Não aprenderam nada.

    Abraços.

    • Exatamente isso Ed,é a mesma coisa de um rico entrar no supermercado e comprar alimentos vencidos, vai gastar mal lá na china, pelo amor de Deus.Abraços.

      • Bom dia Márcio!
        Concordo com tudo acima comentado,mas o que tem passado despercebido, é que no dito futebol moderno, time que não tem bons laterais está fadado ao fracasso.Nossos quatro “laterais são fraquíssimos,faltou visão para esse setor fundamental do time.
        Abraço
        Heitor

        • Márcio Trevisan

          Olá, Heitor.

          Talvez por isso o Palmeiras tenha exigido o retorno de Lucas Taylor, que poderá ser utilizado a partir da próxima fase da Libertadores e também na Copa do Brasil.

          Abs.

    • Márcio Trevisan

      Ed: vc lembrou bem esta história de times fraquíssimos dirigidos por treinadores renomados, e este agora que é muito bom e comandado por uma treinador ainda em início de carreira.

      Mas, pode apostar: se perdermos a liderança na Libertadores nesta semana, ou mesmo se ganharmos zero ou então apenas um ponto nas duas próximas partidas do torneio, Eduardo Baptista perderá o emprego.

      Mas aí, como vc mesmo disse, pode se repetir o que vimos na Libertadores do ano passado, embora neste nossa situação seja um pouco mais tranquila.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>