CAP. 110: O JARDIM SUSPENSO

Pense bem e responda: você sabe por que o antigo Estádio Palestra Itália era também conhecido por “Jardim Suspenso”? A resposta, claro, é óbvia: seu gramado se encontrava acima do nível do solo. Mas de onde será que surgiu a ideia de transformar naquele que durante todos os anos foi o nosso campo de jogo numa referência mundial? 

Da necessidade, meus amigos. Durante décadas, nosso clube sofreu todo começo de ano. Os meses de janeiro e fevereiro são, até hoje, muito chuvosos em São Paulo/SP, e como o clube se encontra em um vale as enchentes são comuns. 

Mas, como se sabe, um gramado não depende apenas de investimentos. Ele precisa de sol, de chuva, de umidade para poder crescer forte e se tornar o local ideal para a prática do futebol. Cansada de, quase todos os anos, ter de trocar todo o piso de seu campo de jogo devido às inundações, nossa diretoria optou por um projeto ousado e inédito: elevá-lo a cerca de três metros acima do nível do solo.

Assim era o Estádio Palestra Itália antes de dar lugar à Arena Palestra Itália

As obras tiveram início em janeiro de 1962 e se estenderam até setembro de 1964. Durante este período, o Verdão não pôde atuar em seuo campo, tendo mandado exatas 50 partidas no Pacaembu, três no Morumbi e uma no Estádio Costa Coelho,em Ribeirão Preto/SP. Porém, valeu a pena. Pronto, o novo Palestra Itália foi o assunto do ano e se transformou, também, em um marco na engenharia brasileira.

A partida que reinaugurou nossa casa valeu pelo Paulistão de 1964 e o Verdão, claro, não perderia a chance de recomeçar sua trajetória em seu próprio – e novo – estádio com uma boa vitória: 2 a 0 na Esportiva Guaratinguetá/SP.

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>