APENAS UMA AVANT-PREMIÈRE

Palmeiras “passeia” no Interior e dá uma prévia do que pode acontecer contra o time “deles”

Vou começar esta crônica pós-jogo com uma afirmação da qual você, amigo palmeirense, certamente não gostará nem um pouquinho: sim, é possível que o Corinthians/SP vença o Palmeiras na próxima quarta-feira, e por alguns motivos: o jogo será em seu estádio, sua torcida será a única no local, já faz 2 anos que “eles” não nos vencem (empataram dois e perderam quatro dos últimos seis derby’s) e, historicamente, não foram poucas as vezes em que o pior dos dois ganhou – eu mesmo me cansei de ver times bem fraquinhos do Verdão atropelarem as estrelas corintianas.

Mas há o outro lado desta história: a diferença entre ambas as equipes, neste momento, pode ser ínfima em termos de tabela (estamos à frente apenas pelo saldo de gols), mas é abismal no que diz respeito não só ao futebol apresentado mas, principalmente, às opções que cada treinador tem a sua disposição no banco. Com raríssimas exceções, qualquer reserva palmeirense seria titular absoluto do Corinthians/SP, e uma das provas é a presença do cabeça-de-área Gabriel no time “deles”.

Lucas Barrios e Dudu: destaques do Palmeiras nesta goleada

Por falar em elenco, na goleada deste domingo sobre o Linense/SP ficou ainda mais evidente a qualidade do nossos grupo. Edu Dracena e Guerra, que vinham bem, não fizeram a menor falta. O mesmo se pode dizer que Zé Roberto, inteligentemente poupado por Eduardo Baptista. Róger Guedes perdeu a posição para Michel Bastos que, só para provar outro acerto do novo treinador, foi um dos melhores do time e de toda a partida. Por fim, até mesmo alguém em quem muitos pouco apostam foi bem demais – Lucas Barrios.

É claro que o adversário é fraco e tem a pior defesa da competição até o momento – sofreu 13 gols em quatro jogos. Também, pudera: tendo como titular um goleiro como o ridículo Victor Golas, que mais parece um péssimo ator do que um jogador profissional de futebol… Mas estes fatores, na verdade, pouco ou quase nada contribuíram para a goleada palmeirense. Esta foi construída por meio de um futebol solidário, com um entrosamento até então inédito em 2017 e, principalmente, com um jogador jogando pelo outro, fazendo a função do outro, ocupando o espaço do outro, corrigindo o erro do outro.

Qual a razão de tão radical mudança em tão exíguo espaço de tempo? Eu só consigo encontrar uma: união. Para mim, ficou claro que o elenco ficou “mordido” com as críticas que vinha recebendo e também porque não apresentara até aqui um futebol condizente com a qualidade que possui, se “fechou” e começou a dar a resposta não só àqueles que o criticaram, mas também a si próprio. Que o diga Dudu, que não comemorou seu gol na quinta-feira e que hoje foi o maior destaque do time e de todo o jogo. E nisso, claro, há a participação de Eduardo Baptista, que hoje foi ótimo não só ao escolher os 11 titulares mas também ao promover as três alterações.

Como eu frisei lá em cima, o Corinthians/SP ganhar do Palmeiras na quarta-feira é até possível. Mas também é pra lá de improvável. 

ANÁLISES INDIVIDUAIS

FERNANDO PRASS – 6
BOM 

JEAN – 5,5
SATISFATÓRIO

MINA – 6
BOM 

VÍTOR HUGO – 7,5
ÓTIMO 

EGÍDIO – 6
BOM 

FELIPE MELO – 6
BOM 

MOISÉS – SEM NOTA
SEM AVALIAÇÃO 

RAPHAEL VEIGA – 7
ÓTIMO 

MICHEL BASTOS – 7
ÓTIMO 

WILLIAN BIGODE – 7,5
ÓTIMO 

DUDU – 8,5
EXCELENTE 

EDUARDO BAPTISTA – 7
ÓTIMO 

KENO – 7
ÓTIMO 

MICHEL BASTOS – 6,5
MUITO BOM 

THIAGO SANTOS – 5
REGULAR

FOTOS: CÉSAR GRECO (AGÊNCIA PALMEIRAS)

27 Responses to APENAS UMA AVANT-PREMIÈRE

  1. willian de centro avante a 5 jogos. time sem técnico desde o ultimo jog do brasileirão. #LuxemburgoJá. Barrios fora, cx10 fora, gabriel fora… cambada de imbecis… mandando os caras que poderia ser titulares embora…

  2. ANTONIO O VERDÃO

    Grande Márcio, bom dia

    Notas merecidas vimos o mesmo jogo. E fecho com voce na analise quanto ao proximo o clássico.
    Tudo muito bom e tudo muito bem, mas ainda acho que o Palmeiras não tem um bom jogador de chute de fora da área. não sou muito exigente pra querer um Zinho, ou Alex, ou Arce e um Marcos Assunção. Mas, dos que já tem, dois ou tres precisam treinar cobranças de falta. Seria mais uma arma, pois se o nosso time tem bons e habilidosos meias.
    Letal nas bolas aéreas
    Letal nas jogadas próximas e dentro da grande área.
    Fraco nas cobranças de falta(tiro livre)
    Alguns colegas levantou a maldade no lance do Moisés, Vendo o lance não parece ser deslealdade, porém é muita coincidência ser o mesmo jogador da vez anterior.
    E em ambas o açougueiro justifica lance normal.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Antônio.

      Também sinto muita falta de um cobrador de faltas, mas isso hoje é raríssimo no futebol brasileiro.

      Quanto ao lance do Moisés, sinceramente não vi maldade.

      Abs.

  3. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    É MEU AMIGO … GANHAR AMANHÃ NOS FARA MUITO BEM, AINDA MAIS PRA CALAR UM TAL DE CRAQUE DA BAND. NUNCA VI UMA PESSOA “GORAR” TANTO O VERDÃO COMO ESSE INDIVIDUO. OUTRO DIA, ESTAVA FALANDO QUE AGORA É SOCIEDADE LEILA PALMEIRAS … SE FOSSE UMA GOLEADA SERIA DEMAIS. DIFICIL EU SEI, EU MESMO ACREDITO NUM 2X1 E JOGO DURISSIMO.

  4. Antonio Carlos Moraes

    Se foi maldade não sei…só sei que ele entrou com a perna flexionada e atingiu em cheio a perna do moises que estava com o pé preso no chão. pra quem joga, ou já jogou futebol como eu, poderia sim ter evitado o choque. Agora, imaginem se fosse o contrario, com o Felipe Mello atingindo o jogador do Linense da mesma forma..Ele seria expulso e preso…alguém duvida…?????

    • Márcio Trevisan

      Não vi maldade no lance, Antonio Carlos, mas vc tem razão quanto ao FM: se fosse ele, seria expulso na hora.

      Abs.

  5. Márcio gostei da atuação do time,mesmo jogando diante de um adversário ridículo e violento.
    Agora o que não pode é entregar o ouro ao bandido na quarta.abraços.

    • Márcio Trevisan

      Maciel: historicamente, quem está pior costuma se dar bem no derby – e isso me preocupa neste momento.

      Mas tem um outro lado desta história: a diferença entre nós e “eles” é abismal.

      Abs.

  6. Boa tarde, Márcio.
    Gostaria de saber sua opinião sobre a disputa que resultou na lesão do nosso profeta, Moisés. O jogador do Linense foi desleal?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Sérgio.

      No meu modo de ver, não. A entrada foi forte, mas na disputa da bola.

      Sei que muitos palmeirenses pensam o contrário, mas sinceramente não vi maldade e nem mesmo falta no lance.

      Abs.

  7. Boa tarde, Márcio.

    Não sei se foi o grupo fechado, não sei se foi a fragilidade do Linense, fato é que foi a nossa melhor partida no campeonato. Se jogar assim, mesmo que seja na casa dos caras, acho que ganhamos na quarta. E bem!

    Acabei de ver que o Moisés rompeu dois ligamentos e fica fora por 6 meses. Uma pena. Um jogador que, certamente, nos fará muito falta.

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: e o pior é que não vi maldade no cara que o atingiu.

      Foi, isso sim, uma baita de uma infelicidade do Moisés e também uma enorme coincidência.

      Abs.

  8. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito bom o entrosamento neste jogo do Palmeiras, valeu.

    Fato triste a contusão do Moisés, esperamos que de tudo certo na sua recuperação.

    Também acho que na Quarta – Feira eles virão contudo, mais acredito na Força do Palmeiras de hoje.

    Abraço.

  9. Boa tarde a todos!

    Não vou comentar o jogo e nem o adversário, quero expor e torcer p que também tenham visto o que vi. O elenco, mesmo com grande número e várias estrelas, está unido. Isso que mais gostei!!!

    Abços

    • Márcio Trevisan

      Verdade, Bergo: e como disse várias vezes, já vi time ruim ganhar campeonato (Palmeiras da Copa do Brasil de 2012, por exemplo), mas nunca vi time desunido ganhar campeonato.

      Abs.

  10. Não tinha feito nenhum comentário até este jogo.
    Não tinha feito nenhuma critica VIOLENTA contra o Eduardo Batista.
    …. E agora também não vou fazer nenhum poema pra endeusar o filho do “esquecível” Nelsinho Batista.
    Só vou dizer uma coisa, “Sr Eduardo Batista não Inventa, não seja Professor Pardal, com o elenco que você tem nas mãos, não inventa Fabiano de lateral, Jean deslocado pra volante, contra o Ituano ter ao mesmo tempo no meio de campo Felipe Melo e Tiago Santos, Fixar Dudu de ponta direita, etc…”
    NÃO INVENTA A PÓLVORA SR. EDUARDO BATISTA !

    • Amigo, Jair….também esperei esse ano alguns jogos p comentar (e cornetar como bom Palmeirense, rsrs)….até peço desculpas ao Marcio, mas o Dudu tem que jogar como ontem, na esquerda e flutuando no meio….concordo que o EB não tem mesmo que inventar….Abços.

      • Márcio Trevisan

        Bergo: não há nada com o que se desculpar.

        É a sua opinião e aqui vc sempre terá espaço para torná-la pública.

        Abs.

  11. O time jogou mais solto e só. O time do Linense é muito fraco e ontem entrou pra bater, é um time que vai cair. Ganhou mais pela qualidade dos jogadores do que por posicionamento tático. Não quero ficar pegando no pé do Eduardo Baptista, pelo contrario torço e quero que ele acerte, mas ainda não foi testado realmente, para mostrar o que pode fazer.

    • Márcio Trevisan

      Concordo, Marcos.

      E o primeiro teste do EB será nesta quarta, mesmo tendo o Corinthians um time feio de dar dó.

      Abs.

  12. Não tenho o que falar desse jogo. Foram quase perfeitos. Acho que exageramos em relação ao treinador. Os jogadores demonstraram que estão fechados com ele então temos é que torcer pra dar certo.

    Abçs

    • Márcio Trevisan

      Ed: é normal esta desconfiança.

      Quando Luxa chegou pela primeira vez, foi a mesma situação e -lha que ele já tinha sido campeão paulista pelo Bragantino…

      É o que eu disse: vamos dar um tempo pro cara e ver o que ele é capaz de fazer. Mas se conquistar o grupo como parece que vem conquistando, tem grandes chances de dar certo.

      Abs.

  13. Caros, achei que o Raphael Veiga foi muito bem mas o garoto sumiu no segundo tempo. E o Moisés hem, é muita coincidência, contra o mesmo time de açougueiros de Lins. Quero aqui deixar minha boa sorte ao Moisés. E que venha os gambhás. Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Tadeu: RV foi mesmo muito bem e de fato sumiu na etapa final.

      Acho que foi por causa do preparo físico ainda não ser o ideal.

      Abs.

  14. Bom dia Márcio e amigos.

    Gostei demais do jogo de ontem, a equipe jogou muito bem. Dadas as pancadas que vem tomando ultimamente, Tchê Tchê e Moisés que o diga.

    Apesar de eu encontrar um único erro na escalação, mas que durante a partida não foi muito percebida, foi a não escalação inicial de um centroavante. Mesmo Willian marcando seu primeiro gol com nossa camisa ele não é dessa posição.

    Gostei do Rafael Veiga e Michel Bastos, bastante movimentação. Agora para a partida contra eles esse homem de referência precisava existir, sendo que eles tem uma defesa alta e pesada facilitando pra quem vem de trás com o pivô e isso Barrios faz muito bem.

    Acha que seja possível?

    Bora curtir a bela vitória do final de semana e comemorar na próxima quinta mais uma…

    Grande abraço.

    • Márcio Trevisan

      Oi, Fagner.

      Também daria uma chance na equipe titular ao Barrios, até para incentivá-lo (se bem que ele sabe que será reserva do Borja…).

      Mas agora que o Bigode marcou seu primeiro gol, não creio que isso acontecerá neste derby.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>