CAP. 103: PALMEIRAS, O SUPERCAMPEÃO (PARTE III – FINAL)

A Cidade de São Paulo/SP não respirava outra coisa senão a grande finalíssima do dia 10. Afinal, após os dois empates nos dois primeiros jogos finais ninguém sabia, com certeza, com certeza, qual das duas equipes ficaria com o título. 

Superlotado, o Pacaembu assistiu a uma das decisões mais emocionantes de toda a sua história. Pelé – sempre ele! – abriu o placar aos 14 da etapa inicial, mas parou por aí. Ainda no primeiro tempo (aos 43), Julinho Botelho, quase caído ao chão, empatou o jogo. 

Mesmo tendo pela frente um adversário que, naquela década, se tornaria o melhor time de futebol que o mundo já conheceu, o Verdão foi bravo, valente e em nenhum momento permitiu ser dominado. E foi então que começou a brilhar a estrela o grande herói daquelas três decisões: Chinesinho.

Ele, que havia sido o grande maestro palmeirense nos dois jogos iniciais, sofreu falta na entrada da área bem no comecinho da etapa final. O ponta-esquerda Romeiro cobrou com a conhecida violência e qualidade, colocando a bola no ângulo, sem chances para o goleiro Laércio. 

Laércio, completamente batido, vê a bola chutada por Romeiro após perfeita cobrança de falta, entrar em suas redes.    Era o gol da vitória do Palmeiras, o gol do Supercampeonato!

Claro que, dali em diante, a pressão que o Santos/SP exerceu sobre o Verdão foi descomunal. Conta a lenda que, aos berros, o goleiro Valdir de Moraes gritava a todo instante com seus zagueiros: “Não tirem o olho do Pelé! Não deixem o Pelé tocar na bola!”.

E assim, com muita garra e também muito talento, o Verdão faturou o 13º título paulista de sua história e colocou fim a um jejum que, então, já durava havia 9 anos. 

Como se vê, não foi à toa que aquele Paulistão ficou conhecido como Supercampeonato. E o Palmeiras, seu grande vencedor, como “Supercampeão”. 

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

2 Responses to CAP. 103: PALMEIRAS, O SUPERCAMPEÃO (PARTE III – FINAL)

  1. Só faltou a escalação.

    • Márcio Trevisan

      Agora não falta mais, caríssimo Jair. Ei-la, e em letras garrafais:

      VALDIR DE MORAES; DJALMA SANTOS, VALDEMAR CARABINA, ALDEMAR E GERALDO SCOTTO; ZEQUINHA E CHINESINHO; JULINHO BOTELHO, NARDO, AMÉRICO MUROLO E ROMEIRO. TÉCNICO: OSWALDO BRANDÃO.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>