QUEM IRÁ RODAR?

Palmeiras tem até sexta-feira que vem para definir os 28 inscritos no Paulistão. Três jogadores terão de ser cortados.

Nem bem começou seu trabalho à frente do Palmeiras e Eduardo Baptista já terá uma árdua e ingrata missão pela frente: no máximo até a próxima sexta-feira, 27 de janeiro, ele terá de enviar à Federação Paulista de Futebol a relação com os 28 jogadores que disputarão a Primeira Fase do Paulistão. Isso significa que, se mais nenhum atleta for negociado até lá, três profissionais do atual elenco terão de se contentar em apenas treinar durante esta etapa da competição.

A decisão já seria bastante complicada se nosso treinador tivesse de rifar três caras do atual elenco, que hoje conta com 31 profissionais. Mas é ainda pior do que isso: de acordo com o regulamento do torneio, três dos 28 escolhidos têm, obrigatoriamente, de ser goleiros, o que faz com que o novo comandante palmeirense seja obrigado a escolher os seus preteridos dentre apenas 28 jogadores. Menos mal que, para a Libertadores, o corte na própria carne será menor, pois são 30 os atletas permitidos pela Conmebol.

Não queria estar na pele de Eduardo Baptista, mas como jornalista é minha obrigação apontar os prováveis “treineiros” do Verdão até o fim de março, quando será encerrada a Primeira Fase do Campeonato Paulista e quatro substituições poderão ser feitas. Sendo assim, vamos à análise de quem já pode ficar tranquilo, pois certamente fará parte do time:

Moisés é o novo camisa 10 do time e tem lugar garantido

1 – Fernando Prass, Jaílson e Vinícius, os três principais goleiros do elenco, já estão garantidos pelas razões acima explicadas. Sobram apenas 25 lugares…

2 – Oito reforços foram contratados neste início de temporada, e deixar qualquer um deles de fora da lista seria o cúmulo da incoerência. Desta forma, é claro que Antônio Carlos, Felipe Melo, Guerra, Hyoran, Michel Bastos, Raphael Veiga, Keno e Willian Bigode não têm com o que se preocupar. Sobram agora somente 17 vagas…

3 – Há apenas quatro zagueiros no grupo além de Antônio Carlos, o que garante as presenças de Mina, Vítor Hugo, Edu Dracena e Thiago Martins na lista. Fazendo as contas, só mais 13 podem ser escolhidos…

4 – O mesmo se aplica às laterais direita (Jean e Fabiano) e esquerda (Egídio e Zé Roberto). Os quatro, claro, serão escolhidos por Baptista. Contando nos dedos, agora só existem 9 possibilidades…

5 – Quatro jogadores foram protagonistas na vitoriosa campanha do eneacampeonato brasileiro em 2016, e por justiça também têm lugar garantido – e na janelinha. São eles: Tchê Tchê, Moisés, Dudu e Róger Guedes. Está cada vez mais complicado: neste momento, só existem 5 lugares…

6 – Três jogadores não foram titulares no ano passado, mas gozam de prestígio ou junto à diretoria, caso de Alecsandro, que teve seu vínculo renovado ainda em dezembro, ou ao novo técnico: neste caso, o cabeça-de-área Thiago Santos, que pode ser escalado na zaga e por isso ganha pontos, e Lucas Barrios, cuja saída foi vetada por Eduardo Baptista, que já adiantou que irá lhe dar todas as chances possíveis e imagináveis neste começo de temporada. Como se vê, agora só há três poltronas disponíveis, e cinco passageiros para ocupá-las…

Perceberam? Sobraram os volantes Rodrigo e Arouca, o meia Vitinho e os atacantes Rafael Marques e Erik. Se eu tivesse escrito esta matéria na semana passada, cravaria que Rodrigo, Vitinho e Rafael Marques perderiam seus lugares, mas após o amistoso com a Chapecoense/SC isso não está mais garantido. Por quê? Porque o garoto matou a pau e fez um golaço e Erik não correspondeu na função de centroavante. Isso significa que o ex-jogador do Goiás/GO, mesmo tendo sido uma contratação caríssima no ano passado, poderá ceder seu lugar à jovem promessa palmeirense, também porque há outros no elenco com características semelhantes ou mesmo idênticas às suas. Enfim: creio que os escolhidos para verem o Paulistão/2017 apenas pelo TV serão Rodrigo, Erik e Rafael Marques ou Arouca.

Mas seja lá quem for que ficará de fora, uma certeza já se tem: o cara irá chiar. E muito.

9 Responses to QUEM IRÁ RODAR?

  1. O Erick eu cortaria pra sempre de todos os campeonatos. Jogador ridículo. Não foi a toa que o Goiás foi rebaixado. Cortaria o Hyoran mesmo tendo sido contratado agora pois não consigo ver esse cara como jogador. Tá mais pra ator da Malhação. Deveriam ter deixado em Chapecó pois lá seria muito mais útil. E por fim cortaria o Arouca. O desinteresse do Arouca já está me intrigando. É como se ele estivesse nem aí pra jogar e feliz com a comodidade de só receber salário. E por fim o Palmeiras entra com 27 jogadores no campeonato pois mantive o Barrios na lista.

    Abraços.

  2. Analisando pelo aspecto da INDOLÊNCIA, PREGUIÇA, falta de força física, falta de velocidade, e preocupação de machucar o pé ao “chutar a bola” eu cortaria o Lord Lucas Barrios e o mandaria pra treinar neste período no Campus das Universidades de Harvard e Oxford.
    Analisando pelo aspecto da falta de força física, falta de velocidade, não querer jogar em hipótese nenhuma de centro avante pra brigar com os zagueiros adversários, só querer jogar de “armandinho” na lateral do campo, dando toquinhos de chaleira, calcanhar, etc., eu cortaria o Rafael Marques e mandaria ele treinar nos eventos em que tem inauguração de lojas, com os personagens de perna de pau gigantes, pois o Rafael Marques TEM CERCA DE 2,87 METROS DE ALTURA e mesmo assim não quer colaborar pra jogar de Centroavante.
    Por comentários que eu ouvi de um torcedor que foi num jogo na Vila Belmiro contra o Santos, onde mais uma vez nos últimos tempos o Palmeiras fez uma partida PÍFIA,e depois esse torcedor foi num determinado lugar, me contou o que viu, infelizmente eu cortaria o Arouca.
    Mas eu não tenho poder de decisão, e sim o Eduardo Batista, e aposto que será cortado o Eric, o Rodrigo e o Rafael Marques.

  3. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    AMIGÃO…vc foi perfeito na sua analise. Será que ainda chega um 09 até sexta?

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, fera.

      Possível é, mas não acredito.

      Acho que um novo centroavante só será contratado se os três que estão no elenco – Barrios, Alecsandro e Bigode – não corresponderem no Paulistão.

      Abs.

  4. Bom dia, Márcio.

    Muito boa a sua análise. Para mim, aqueles que você disse que podem ficar de fora dessa primeira fase merecem, mesmo, ficar de fora. Não conseguiram conquistar espaço no elenco.

    Gostaria de ouvir sua opinião a respeito de dois assuntos:

    1. Considerando que a renovação do patrocínio com a Crefisa está quase certa, você acha que o Borja pode pintar no Verdão? Aparentemente, ele não recebeu as propostas que esperava do velho continente e tem se falado muito sobre sua vinda para o Palmeiras;

    2. Por falar em Crefisa, sites esportivos tem mencionado que a candidatura de Leila Pereira para o conselho do Verdão terá show da Mancha Verde. Na boa, acho isso, no mínimo, estranho. A forma como essa empresa, representada por essa senhora, tem se interessado pelos negócios do Palmeiras me chama muita atenção. Parece que o principal interesse é deixar de ter uma relação de patrocinador para conseguir algo muito maior. Eu não aceitaria a candidatura dessa senhora e começo a entender a reação do PN.

    Um forte abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Oi, Valter.

      Agradeço o elogio.

      Respondendo às suas perguntas:

      1 – A vinda de um novo camisa 9 – no caso, Borja ou mesmo Pratto – até pode acontecer até sexta-feira, mas não acredito. O mais provável é que Barrios, Alecsandro e Bigode recebam chances durante o Paulistão e, se nenhum deles convencer, aí sim o time irá correr atrás de um nome de peso para a posição.

      2 – O que me preocupa não é a insistência de Leila Pinheiro em ser conselheira e, dentro de 8 anos (caso se mantenha na função até lá), candidatar-se à presidência do clube. O que me deixa cabreiro são os motivos que a fazem agir desta forma. Claro que vaidade e inerente ao ser humano, mas daí a enfrentar a barra que ela vem enfrentando… Temo que o real objetivo dela seja utilizar o Palmeiras para fins menos nobres, como por exemplo lavagem de dinheiro.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>