MUITO MAIS DO QUE MERECIDO

Jaílson chegou para ser apenas mais um, mas agarrou sua chance e se transformou no melhor do Palmeiras em 2016

Muitas vezes o futebol nos presenteia com histórias emocionantes, e uma delas todos nós, palmeirenses ou não, pudemos conhecer em 2016. A história de um jogador já veterano, que jamais havia vestido a camisa de um grande clube brasileiro e nem mesmo disputado uma única partida na divisão de elite do futebol nacional. E, ainda assim, topou o desafio de substituir o melhor goleiro do Brasil em sua posição.

Mas não foi só isso. Jaílson fez com que os milagres de Fernando Prass se repetissem através de suas defesas, e com isso conseguiu que toda a torcida palmeirense até mesmo se esquecesse do grande ídolo.

Seu prêmio: foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão pelos técnicos e jornalistas esportivos de todo o País, ganhou também a tradicional Bola de Prata como o melhor jogador de sua posição no Brasileirão e, de quebra mas não menos importante (e espero que todos vocês perdoem-me pela falta de modéstia), deste site o status de maior destaque do Verdão em toda a temporada.

Parabéns, Jaílson. É quase certo que em 2017 você voltará a ser apenas o reserva de Fernando Prass, mas acredite: você já tem um lugar cativo na história do Palmeiras e no coração de todos nós.

 

critério para se chegar à média dos atletas foi muitos simples: somaram-se as notas obtidas pelos jogadores em todos os jogos e seu resultado foi dividido pelo número de partidas que ele disputou. Mas, atenção: para fazer parte da lista, o cara teve de atuar em um número mínimo de compromissos, número este que foi diminuindo proporcionalmente e de acordo com a tabela abaixo:

Até 20 partidas - 50%
Até 30 partidas - 40%
Até 40 partidas - 30%
Após a 41ª partida - 20%

Ou seja: da relação abaixo, feita após os 67 compromissos deste ano, constam apenas aqueles que jogaram pelo menos 14 vezes. Ah, sim: atletas que forem avaliados como “Sem Nota” não terão tal fato somado à sua média e, claro, jogadores que já deixaram o time foram automaticamente excluídos da relação.

E a CLASSIFICAÇÃO FINAL ficou assim:

638

JAÍLSON

635

MOISÉS

629

CUCA

622

DUDU

617

G. JESUS

 

617

MINA

616

R. GUEDES

614

TCHÊ TCHÊ

598

F. PRASS

10º

593

T. SANTOS

11º

588

ZÉ ROBERTO

12º

582

V. HUGO

13º

581

DRACENA

14º

580

GABRIEL

 15º 

570

ALECSANDRO

16º

561

L. BARRIOS

17º

560

JEAN

18º

554

C. XAVIER

19º

540

EGÍDIO

 

540

ERIK

 

540

T. MARTINS

22º

539

ALLIONE

23º

536

M. SALES

24º

517

AROUCA

25º

515

R. MARQUES

Obs.: Por não terem atingido o número mínimo de partidas, ficaram de fora desta disputa os seguintes profissionais: Artur Victor (1), Fabiano (10), Fabrício (6), João Pedro (6), Leandro Pereira (11), Rodrigo (1), Róger Carvalho (6), Vágner (4), Vinícius (1) e Vitinho (4).

8 Responses to MUITO MAIS DO QUE MERECIDO

  1. Prass irá começar o ano jogando, irá falhar constantemente tomando gols bestas e gritos de Jailson começarão a ecoar das arquibancadas. É inevitável. Jailson vai dominar o gol do Palmeiras por pelo menos mais uns 5 anos.

    Abraços…rs

  2. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    Com certeza esse “cara” merece nosso respeito e ficou na historia do palestra. Em 2017, havera um revesamento entre ele e o Prass. Claro, o Prass é titular pela liderança que tem entre o grupo, mas a sombra do Jailson, não lhe atrapalhara, pois ambos se respeitam demais.

  3. Bom dia, Márcio e Colegas.

    É uma linda história essa a do Jaílson. Ver um jogador com 34 anos (se não me engano) esperar tanto tempo para ter uma oportunidade e agarrá-la com unhas e dentes como o fez é de se impressionar.

    Jaílson não merece continuar a ser reserva. A competência e a dedicação que mostrou no gol do Palmeiras foram reconhecidas por todos os especialistas esportivos e deixá-lo sem jogar seria, no mínimo, um desrespeito com ele, para não dizer um desperdício.

    Por outro lado, temos um outro goleiro que dispensa comentários. Mais que um jogador, um líder que foi decisivo para a conquista da Copa do Brasil em 2015 e também o teria sido neste Brasileiro de 2016 não fosse a lesão que o retirou dos gramados. Fernando Prass é, sem dúvida, um jogador fundamental para os planos do clube em 2017.

    O que fazer, então? No mínimo, um revezamento entre eles, de tal forma que ambos possam jogar. Esse é o típico caso do “problema bom”, mas precisa ser administrado com inteligência e não ser escondido embaixo do tapete.

    Depois de tudo que viveu e da competência que descobriu ter, não acredito que Jaílson aceitará a reserva com a mesma tranquilidade e humildade de antes, assim como não acredito que os clubes do Brasil perderão a oportunidade de contratar um goleiro que pode ser titular em suas equipes.

    O que você acha, Márcio?

    Um grande abraço.

    Valter

    • Márcio Trevisan

      Valter: rodízio entre goleiros não dá certo.

      Eu me lembro que em 1980, Oswaldo Brandão tentou fazer o mesmo com Gilmar e Ivan – cada um jogava três ou quatro e depois cedia o lugar ao outro. O resultado é que ambos foram mal.

      Concordo com tudo o que vc disse, mas em forma e em ritmo de jogo idênticos Prass é bem superior a Jaílson. Então, não tem jeito: quem irá jogar será Prass, ainda que Jaílson – que, acredito, aceitará o banco, sim – tenha sido o melhor jogador do Palmeiras neste ano.

      Abs.

      • Boa tarde, Márcio.

        Quando me referi a rodízio, não quis dizer em um mesmo campeonato com 3 ou 4 partidas para cada um, mas em campeonatos distintos. Por exemplo, Jaílson no Paulista e Copa do Brasil e Prass na Libertadores e Brasileiro.

        Note que eu não disse que o Jaílson não irá aceitar o banco. Disse que ele não aceitará com as mesmas tranquilidade e humildade de antes, principalmente após ter mostrado que tem muita condição de ser titular.

        Um abraço.

        Valter

  4. Marcio esta lista mostra, como eu já escrevi varias vezes aqui, que você é o “cara”!
    Justíssima a escolha do Jailson como 1º e praticamente toda a sequencia posterior.
    Só lamento que pelos critérios o Allione e o Lorde Lucas Barrios não estejam fazendo companhia pro Rafael Marques na lanterna da lista.

    • Márcio Trevisan

      Pois é, Jair.

      Muito obrigado pelo elogio. Quer dizer, então, que ao contrário do que pensa o Roberto Carlos, “esse cara” sou eu? Rs…

      Em relação ao RM, o problema é que o único jogo em que ele foi de fato bem aconteceu na semifinal do Paulistão, na Vila Belmiro.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>