LIBERTADORES VEM AÍ. E É BOM SE PREPARAR DIREITO.

Diretoria precisa ter atenção para não repetir erros cometidos no torneio deste ano 

Assim que terminou a partida contra o Sport/PE, domingo passado, duas certezas tomaram conta de todos os palmeirenses: a primeira, óbvia, era que o título brasileiro ficara um pouco mais perto, e a segunda, e ainda mais óbvia, era que a vaga à próxima edição da Copa Libertadores da América estava garantida. E aí surgiu, também, uma terceira certeza: a fim de não repetirmos o vexame cometido neste ano, serão necessárias ações mais ousadas por parte da diretoria.

Já com Maurício Galliotte na presidência, à qual será eleito ainda no fim de 2016, o Palmeiras terá de aprender rapidamente a seguir sem Paulo Nobre, que nos últimos quatro anos muitas vezes bancou o clube com dinheiro do seu bolso. Mas com o caixa cheio devido ao sucesso da Arena Palestra Itália, à venda dos direitos econômicos de Gabriel Jesus e, principalmente, do Programa Avanti, recursos não faltarão para que reforços pontuais, mas com qualidade suficiente para serem titulares, sejam adquiridos.

Os ainda não confirmados, mas praticamente já contratados – Keno e Raphael Veiga – são ótimos nomes, porém apenas para comporem o elenco (ainda que o destaque do Santa Cruz/PE, se não sentir o peso da camisa, tenha condições de assumir um lugar no time titular). O mesmo se aplica ao ótimo Hyoran, da Chapecoense/SC, caso de fato seja contratado. Só que o objetivo maior do Verdão em 2017 não será apenas participar, e sim vencer a Libertadores. Portanto, serão necessárias as vindas de jogadores de outro patamar.

Ele irá embora. Quem virá para o lugar dele?

Mas quais seriam eles? Isso dependerá de algo vital: quais jogadores do atual elenco deixarão o clube no fim deste ano e começo do ano que vem? Se a única perda significativa for o já negociado Gabriel Jesus, menos mal – muito embora um homem-gol tenha de ser contratado, pois embora possuam qualidades os demais centroavantes do time atual (Lucas Barrios, Alecsandro e Leandro Pereira) não têm bola suficiente para assumir o comando do nosso ataque. O problema, meus amigos, é se alguns jogadores essenciais à nossa equipe também se deixem seduzir pelas milionárias propostas internacionais.

Refiro-me, principalmente, a três nomes: Vítor Hugo, Moisés e Dudu. Integrantes do que se chama de “espinha dorsal” da equipe, que conta também com Fernando Prass e Zé Roberto, os três já foram sondados por equipes europeias e chinesas, e por muito pouco o zagueiro e o atacante não foram embora no meio deste ano – coube ao diretor Alexandre Mattos convencê-los de que seria mais vantajoso permanecerem na Academia de Futebol pelo menos até o fim de 2016.

Ou seja: se mais perdas significativas acontecerem, nossa diretoria terá de compensá-las abrindo ou o caixa do clube ou, então, a mão de nomes que pouco renderam nesta temporada e que poderão ser valiosas moedas de troca – Egídio, Arouca, Cleiton Xavier e Lucas Barrios são alguns deleas. E nem adianta pensar no retorno de jogadores emprestados, pois dos mais de 30 que voltarão ao clube a partir de janeiro raríssimos são os que poderão ser, no máximo, opções a Cuca: o zagueiro Nathan, o volante Renato, o ponta-de-lança Juninho e o atacante Leandro – e olhe lá.

Em síntese: que esteja nossa diretoria preparada, pois trabalho é o que não lhe faltará nos últimos dias de 2016 e nos primeiros de 2017. E esperemos que tenha aprendido com os erros que cometeu neste ano, pois é certo: quem não estuda a História corre o sério risco de repeti-la.

12 Responses to LIBERTADORES VEM AÍ. E É BOM SE PREPARAR DIREITO.

  1. Márcio, tenho dúvida sobre o Borja.

    Estão cogitando ele aqui, você já viu alguns jogos dele? Eu, tenho dúvidas se não é daqueles casos em que o cara tem uma temporada espetacular e depois some.

    Se viu o que acha dele para substituir Jesus?

  2. Ciao a tutti,
    Pra libertadores precisamos de jogadores cascudos, senao nao passa nem da fase de grupos…com mais dois laterais , um meia e um matador top eu acho que a América serà verde de novo.O que vc acha do Reinaldo (lateral esquerdo da Ponte)?eu particularmente acho que seria a melhor opçao para o Palmeiras.

  3. Quando ao assunto libertadores acho fundamental a permanência de boa parte do elenco assim como do nosso comandante Cuca, que pode ter cometido alguns equívocos mas é inegável sua competência.

  4. Paulo Nobre estou necessitando de 1 milhão de reais, favor depositar em minha C.C 13784 Agência 235 Banco do Brasil. Grato.

  5. Vou aguardar o Palmeiras ganhar o titulo de campeão brasileiro, em seguida vou fazer a minha relação dos que devem ganhar diploma de honra ao mérito, receber a medalha pelos ótimos serviços prestados, e desenvolver os seus serviços futebolísticos a pelo menos 10.000 km de distancia do Allianz Parque.
    Vou aguardar !

    • Fábio P. R.

      não esquece de mandar pra diretoria

      • Márcio Trevisan

        Oi, Fábio.

        Nem preciso me dar a este trabalho. Meu site é lido todos os dias no Palmeiras.

        Eles não admitem, claro, mas já tive “n” provas.

        Abs.

    • Márcio Trevisan

      Vc está correto, Jair.

      Mesmo que sejamos campeões – e creio que seremos -, não significa que todos devem permanecer.

      E muito menos que outros não devam chegar.

      Abs.

  6. Marcelo Camargo

    Olá,
    De fato, com a vaga para a Liberta garantida, se faz necessário imediato planejamento para este torneio. O vexame deste ano não pode ocorrer de forma alguma.

    Creio que são muitos os pontos favoráveis para que este planejamento logre êxito. A continuidade do trabalho com o novo presidente, que praticamente já pode começar com um gabinete de transição, o dinheiro em caixa com a venda do GJ, a manutenção dos nomes dos jogadores citados – incluiria o Mina – e também do Alexandre, Cuca e comissão técnica.

    Com a contratação de dois ou três titulares absolutos e com significativa melhora do passe, vamos, seguramente, ter muitas alegrias em 2017.

    Saudações Alviverdes

    • Márcio Trevisan

      É bem por aí, Marcelo.

      Dinheiro tem e, se Mattos for mantido – creio que será – competência para gastá-lo da forma correta.

      Mas vc estava sumido: espero que agora tenha voltado pra ficar.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>