CADA VEZ MAIS PERTO. MAS AINDA DISTANTE.

Veja as análises tática e técnica de todos os profissionais do Palmeiras que, mesmo ganhando outra e ampliando a vantagem sobre o vice-líder, ainda não pode se considerar campeão. Por mais paradoxal que isso seja.

EM SÍNTESE - Verdade nº 1: faltam seis jogos para o fim do Brasileirão, e se o Palmeiras vencer quatro destes (não importam quais) será campeão brasileiro pela 9ª vez em sua história, ampliando ainda mais sua condição de maior campeão do Brasil. Neste caso, até poderemos ser alcançados pelo Flamengo/RJ tanto em pontos (77) como em vitórias (24), mas certamente o superaremos no saldo de gols que, hoje, nos dá 13 de vantagem. Verdade nº2: ainda é cedo para começarmos a comemorar. Explico: nossas próximas três partidas serão dificílimas – Santos/SP, lutando pelo G3 (fora); Inter/RS (desesperado pelo alto risco de rebaixamento (em casa); e Atlético/MG (na briga pelo título), fora – e não será surpresa se, destes próximos 9 pontos, não conseguirmos somar mais do que 4 ou 5. Enquanto isso, o time carioca terá Atlético/MG (fora), sem dúvida seu mais difícil adversário até o fim deste torneio; Botafogo/RJ, cumprindo surpreendente ótima campanha (em campo neutro); e a babinha do América/MG (fora), já rebaixado, pelo menos moralmente. Assim, o time que a TV sempre ajuda com interferência externa poderá, sim, somar de 6 a 7 dos próximos 9 pontos. Em síntese: se a lógica se der, após o fim da 35ª rodada poderemos estar apenas três ou, até mesmo, somente dois pontos à frente. Claro que são projeções, e que estas podem não se concretizar, mas o que quero salientar é que, embora a cada rodada fiquemos mais próximos do enea, precisamos ter os pés no chão e muita calma nesta hora.   

JAÍLSON – 7,5
ÓTIMO

Mais uma grande atuação deste rapaz, que além de não ter tido culpa alguma no gol que sofreu fez pelo menos três excelentes defesas – uma delas quando o jogo ainda estava 0 a 0. Pena ter bobeado no fim do jogo e recebido o terceiro cartão, que o deixará fora do clássico com o Santos/SP

FABIANO – 5,5
SATISFATÓRIO

No apoio foi muito bem, aparecendo várias vezes e com muita qualidade. Mas defensivamente deixou a desejar, obrigando Mina a cobrir seus avanços e ainda falhando no lance do gol do Sport/PE ao permitir o toque de cabeça do adversário.

MINA – 5
REGULAR

Não teve uma boa atuação este zagueiro que parece ser bom de bola. Além de se atrapalhar toda vez que teve de cobrir o apoio de Fabiano, numa das vezes inclusive proporcionando um perigosíssimo contra-ataque, foi apenas discreto nas antecipações e também no jogo aéreo. Para piorar, teve ótima chance de concluir e “matar” o jogo após passe de Alecsandro, mas chutou fraquinho, fraquinho…

VÍTOR HUGO – 6,5
MUITO BOM

Voltou a apresentar um bom futebol, e hoje esteve sobrecarregado em todo o primeiro tempo, pois coube principalmente a ele a função de ajudar Tchê Tchê na marcação a Diego Souza. Mesmo assim, jogou sério e não hesitou quando teve de dar carrinhos, sempre na bola. 

ZÉ ROBERTO – 6,5
MUITO BOM

É verdade que contou com um erro tático do ainda incipiente treinador do Sport/PE, o ex-volante Daniel Paulista que, em vez de colocar o rápido e ágil Rogério em seu setor, manteve apenas o bom lateral-direito Samuel Xavier nessa faixa do gramado. Mas é inegável que a condição física e a qualidade técnica que mais uma vez demonstrou foram de novo importantíssimas à conquista de mais uma vitória.  

JEAN – 6
BOM

Por ter dado certo contra o Figueirense/SC, foi de novo escalado no meio-campo. Só que hoje o adversário era bem superior à equipe catarinense, e o resultado foi uma atuação quase nula no primeiro tempo. E pior: vacilou feio no lance do gol pernambucano, pois permitiu que Rogério se deslocasse à sua frente e cabeceasse livre. Na etapa final, de novo atuando em seu setor, voltou a jogar bem, sobretudo na marcação.

TCHÊ TCHÊ – 6,5
MUITO BOM

Hoje foi bem demais e muito útil à equipe, pois começou como primeiro volante mas, mesmo assim, se deslocou por todas as faixas do gramado sempre que o Palmeiras teve a posse de bola. Além disso, foi mais uma vez agraciado com um gol da entrada da área, gol este que deu a tranquilidade de que nossa equipe precisava.

MOISÉS – 8
EXCELENTE

Hoje voltou a jogar um futebol de encher os olhos. Ajudou na marcação, é verdade, mas se destacou mesmo na armação, sendo o responsável por vários e ótimos passes. No lançamento que deu a Dudu para este abrir o placar, lembrou Gerson, o “Canhotinha de Ouro”, tamanha a sua precisão. E, claro, vale lembrar que o segundo gol começou com um arremesso manual efetuado por ele. No último lance da partida, arrancou de forma brilhante até a área adversária e quase fez um golaço!

ALLIONE – 6
BOM 

Todos sabem que só começou como titular porque, de forma inteligente, Cuca optou por prestigiá-lo quando o mais esperado seria cortá-lo até mesmo do banco após o a imbecilidade que cometeu na Copa do Brasil. Mas até que ele soube aproveitar bem o presente que ganhou, ajudando bastante a equipe tanto nas jogadas pela direita quanto defensivamente. 

LUCAS BARRIOS – 5,5
SATISFATÓRIO 

A qualidade que tem ao tocar na bola o faz se destacar dos demais centroavantes do Palmeiras. O problema é que finaliza muito pouco para um comandante de ataque e, com isso, acaba se tornando, em alguns momentos, quase um cone. Foi corretamente substituído.     

DUDU – 6,5
MUITO BOM

Tem totais méritos pela ótima finalização, que resultou no primeiro gol palmeirense, e também pela ajuda defensiva que deu, tanto desarmando quanto cavando faltas e impedindo os ataques do Sport/PE. Faltou um pouco mais de participação na etapa final.  

CUCA – 5,5
SATISFATÓRIO

Vou ser direto: apesar da vitória, não gostei muito da atuação do nosso treinador. Ele até começou bem, optando por Allione no time titular apesar da lambança feita pelo argentino diante do Grêmio/RS e que custou nossa eliminação da Copa do Brasil. Afinal, pelo menos até o fim deste ano ele fará parte do elenco e, como se sabe, qualquer baixa a esta altura do campeonato não é positiva. Mas em termos de acerto na escalação inicial, paramos por aí. Muito embora o jogo fosse em nossa casa e diante de uma equipe inferior, jamais se pode dar espaço a um jogador como Diego Souza. Daí que a definição de Tchê Tchê como seu principal marcador foi um erro grotesco de Cuca. E pior: ele percebeu a bobagem que cometera, mas nem após levar o merecido empate e quase tomar a virada teve a humildade de admiti-la. Assim, só promoveu a entrada de Thiago Santos no intervalo quando, para nossa sorte, o Palmeiras já vencia outra vez. Este tipo de pisada na bola pode ser fatal se o adversário tiver um pouco mais de qualidade ou, então, um pouco menos de azar. Nas outras duas alterações que promoveu, o técnico foi bem em uma e mal demais na outra: acertou quando deu chance a Alecsandro no lugar de Barrios, mas não entendi o que ele esperava ao optar pelo lento e apático Cleiton Xavier para a vaga de Allione. Muito melhor teria sido a opção por Róger Guedes (que, afinal, só perdera o lugar no time por motivos estratégicos) ou, então, por Erik, pois assim o Verdão teria a jogada em velocidade e o contra-ataque. Mas o que mais me preocupou em relação a Cuca nesta tarde/noite foi sua evidente falta de ação ao ver a equipe ser dominada diante de sua torcida em boa parte do jogo e não conseguir resolver o problema. Sim, é verdade que o péssimo estado do gramado (é com vocês, WTorre!!!) prejudicou muito mais o nosso time, que tem ótimo toque de bola, mas isso não serve de explicação para mais uma partida sem apresentar um futebol de melhor qualidade.  

ALECSANDRO  - 5,5
SATISFATÓRIO

Entrou para prender mais a bola no ataque, e conseguiu. É fato que recuou uma bola a Jaílson com enorme perigo e quase pôs tudo a perder, mas se recuperou ao dar um passe para Mina marcar – e o colombiano desperdiçar.

THIAGO SANTOS – 6
BOM

Deveria ter sido titular e cuidado de Diego Souza desde o começo do jogo, o que impediria o desfile do meia-atacante. Na etapa final, grudou no ex-palmeirense, que só apareceu uma única vez – num chute fortíssimo brilhantemente defendido por Jaílson.

CLEITON XAVIER – 4,5 
RUIM

Sua entrada foi um erro ridículo de Cuca, pois o time precisava de velocidade, e não de cadência de jogo. Resultado: não fez nada em campo.

Crédito das fotos: César Greco/Ag. Palmeiras

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

10 – DIVINO
9,5 – PERFEITO
09 – QUASE PERFEITO
 8,5 – EXCELENTE
 08 – EXCELENTE
 7,5 – ÓTIMO
 
07 – ÓTIMO
 6,5 – MUITO BOM
 06 – BOM
 5,5 – SATISFATÓRIO
 
05 – REGULAR
 4,5 – RUIM
 04 – MUITO RUIM
 03 e 3,5 – PÉSSIMO
 00 a 2,5 – VERGONHOSO

25 Responses to CADA VEZ MAIS PERTO. MAS AINDA DISTANTE.

  1. emilio maranga

    Olá Márcio será que o CUCA ainda não percebeu que jogar com Allione com CX Alecsandro ou até mesmo Lucas Barrios o time estará sempre com 1 ou 2 á menos???Nosso CUCA ta abusando no direito de errar nas trocas….Contra o santos, saberemos como é jogar defesa contra ataque…..Meu DEUS !!

    • Márcio Trevisan

      É, Maranga, como eu escrevi não gostei do Cuca nesta partida.

      E vc tem razão: o Santos vai atacar desde o começo e a gente vai ficar só atrás, esperando a hora de acertar um contra-ataque.

      Por isso, eu entraria com a seguinte escalação: Vágner; Jean, Mina, Vítor Hugo e Egídio; Gabriel (ou Thiago Santos), Tchê Tchê, Zé Roberto e Moisés; Gabriel Jesus e Dudu.

      Abs.

  2. Roberto Alfano

    Boa tarde, muito boa a sua crônica caro Trevisan, temos que ter os pés no chão no mínimo com mais 03 vitórias, pois não vão serem fáceis.

    Já para próxima rodada não teremos o Jaílson, vai fazer muita falta.

    Só depende de nós, força Verdão falta pouco para o grito.

    Abraço.

    • Márcio Trevisan

      Obrigado, Alfano.

      Olha só: sinto que se ganharmos do Santos FC (eu sei: é muito difícil, mas não é impossível) seremos campeões.

      Abs.

  3. Júnior Colletti

    Boa tarde!

    Rodada perfeita!!!

    Regressiva: faltam mais 04 (embora, pode ser até 03, pois, o saldo de gols é enorme!!!).

    Que os pés continuem no chão!!! Inclusive os nossos!!!

    Abraços!

  4. Os 3 pontos é tudo que precisamos, Mas é notório a queda de rendimento da equipe.

    • Márcio Trevisan

      Odair: notória e indiscutível.

      E mesmo assim ainda temos uma pequena gordura pra queimar. Ainda bem!

      Abs.

  5. Jorge Farani

    Para mim o jogo valeu apenas pela conquista dos 3 pontos, pois pelo futebol apresentado deu dó! Ganhamos graças ao Jailson e mais nada a declarar.

    • Márcio Trevisan

      Farani: acho que, além das defesas do Jaílson, houve também uma aplicação tática elogiável.

      No fim do jogo, Dudu se transformou em lateral-esquerdo, amigo.

      Abs.

  6. Não existe jogo fácil em reta final de campeonato e o Sport provou isso, se jogassem sempre como ontem estariam disputando o título.

    Abraços.

    • Márcio Trevisan

      Verdade, Ed.

      Mas jogador de futebol é assim mesmo: só quando vê que a água já ultrapassou a cintura é que resolve jogar bola.

      Abs.

  7. S.E.PRESIDENTE PRUDENTE

    CX … já deu sua hora … Marcio, não consigo vêr nada no futebol desse rapaz.
    A entrada do Alione foi de extrema inteligência por parte do Cuca, pois o mlk tem apenas 21 anos e ainda vai render muito por ai, só espero que seja vendido para o ano que vem. A contratação do keno foi excelente e que venha um camisa 10 agora.

    • Márcio Trevisan

      Então, amigo, também gostei demais da contratação do Keno.

      Trata-se de um segundo atacante que joga pela esquerda, mas que pode muito bem atuar centralizado também.

      Em relação ao meia, acredito que outro nome, além das promessas Raphael Veiga e, talvez, Hyoran, seja contratado. Se isso acontecer, será um cara para chegar e jogar.

      Quanto ao CX10, se aparecer uma proposta o Palmeiras não fará esforços para mantê-lo, pois se trata de um dos maiores salários do elenco.

      Abs.

  8. Bom dia Márcio e Palestrinos!

    Está chegando!!!
    Depois de muito tempo, ouvi um jogo pelo rádio. Além deles estarem preocupados com o jogo das aves de rapina, era notório como vibravam quando o Sport chegava. Mas isso não é novidade, importante foi vencer e abrir uma vantagem de duas rodadas. Estão ficando tão atordoados com a sequencia de vitórias do Verdão que durante os cavalinhos nem fazem mais comentários bizarros, kkkk.
    Nota de repúdio ao péssimo estado do gramado, de que adianta ter a mais moderna arena de futebol se o principal intuito dela está sendo muito prejudicado. Tem hora que acho que o tal Walter Torre, por problemas com nosso presidente faz de propósito. Será que o Paulo Nobre não pode comprar a parte do ‘Warte’! Rs, abraços.

    • Márcio Trevisan

      Olá, Fagner.

      Comprar ele pode, pois o que o cara tem de dinheiro é uma enormidade.

      Mas o que a WTorre ainda não entendeu é que toda vez que o gramado é criticado, é a imagem dela – e não a do clube – que fica arranhada. Shows acontecem em todas as arenas do mundo e seus gramados não sofrem tanto quanto o nosso.

      É uma questão de tecnologia. E também de boa vontade.

      Abs.

  9. Pedro Campos

    Olá Marcio!

    concordo na totalidade as suas analises …
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta , já que vc acompanha de perto as informações palestrinas ….O goleiro Vinicius esta pronto pra assumir o gol no próximo jogo?? vc tem visto ou tem informações da sua performance nos treinos?? Colocaria ele ou Vagner??

    Abraços…

    • Márcio Trevisan

      Oi, Pedro.

      Pronto ele tem de estar porque, se treina e se concentra com os demais jogadores, tem a obrigação de estar preparado para jogar a qualquer momento.

      Mas no sábado quem jogará será o o Vágner, com certeza. E seja o que Deus quiser.

      Abs.

  10. Antonio o Verdão

    Márcio,
    Mas que sentimento repugnante comemorar gol do time rival.
    Marcio, acho que o flamerda e o galo vao empatar. Mas estou receioso quanto ao jogo da vila e contra o Inter.
    Sera que ninguem avisou ao Jailson sobre ele tomar amarelo? Em post anterior sugerir por um chat para podermos conversar em tempo real, o que vc acha.?

    • Márcio Trevisan

      Oi, Verdão.

      Também acho que vai dar empate no jogo entre Galo e Fla, o que será ótimo para nós. E como também disse, temo pelas partidas contra Santos e Inter, porém mais ainda contra os gaúchos (mesmo esta sendo em casa), pois é um clássico nacional e eles, com certeza, ficarão fechadíssimos.

      Em relação à sua sugestão, eu a respondi, mas responderei novamente: é uma boa ideia e eu agradeço muito o seu interesse. Apenas preciso verificar com os responsáveis pelo site a viabilidade técnica deste tipo de operação. Por favor, aguarde.

      Abs.

  11. Márcio não vi o jogo do Palmeiras porque na TV abeta estava passando Come-Carniça x Gambás,pelo que ouvi dizer não jogou bem e o Cuca está inventando muito, Allione, Barrios e CX é dose, pelo menos conseguiu a vitória e como sempre digo é o que mais importa no momento.Abraços.

    • * TV aberta *

    • Márcio Trevisan

      Maciel: de fato, não jogamos bem – outra vez.

      É nítida a queda no futebol do Palmeiras nos últimos jogos, mas também é nítida a vontade destes jogadores de se sagrarem campeões brasileiros.

      Além disso, acho que estamos tendo o que se chama de “sorte de campeão”, algo que o próprio Cuca admitiu em sua entrevista coletiva pós-jogo.

      Abs.

  12. Parabéns ao Palmeiras, mesmo num jogo ultra importante e entrando com 9 jogadores em campo, conseguiu enfrentar o Sport com 11 jogadores.
    Lucas Barrios e Allione são duas brincadeiras de mau gosto !

    • Márcio Trevisan

      Jair: concordo que ambos estão devendo muito, como aliás já disse várias vezes.

      Mas ontem até que não foram tão mal assim.

      Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>